Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 23Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 15,7 |
Média de meses | 2,3 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 23Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 9,2 |
Média de meses | 4,1 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 24Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 8,0 |
Média de meses | 4,7 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 23Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 45,2 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 22Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 48,7 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 23Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 47,4 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 22Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 7,4 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 3,5 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 5,9 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 6,8 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 9,7 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 4,3 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 8,1 |
Merenda (Média de horas) | 3,3 |
Manutenção (Média de horas) | 4,6 |
Segurança (Média de horas) | 3,8 |
Outras atividades (Média de horas) | 3,8 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 24
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
79%
21%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
75%
25%
Atender as demandas administrativas da escola.
67%
33%
Garantir a manutenção da escola.
67%
33%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
21%
58%
21%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
8%
71%
21%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
74%
26%
Administrar conflitos.
8%
58%
33%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
8%
71%
21%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
67%
33%
Realizar a autoavaliação institucional.
83%
17%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
75%
25%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 20
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
10%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
15%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
35%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
48%
Ensino Médio.
82%
11 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 24
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
21%
42%
25%
13%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
4%
4%
38%
46%
13%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
29%
46%
21%
4%
4%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
21%
46%
25%
8%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
8%
29%
63%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
4%
4%
21%
58%
17%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
4%
4%
21%
58%
17%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
21%
67%
13%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
21%
46%
21%
13%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
4%
4%
42%
54%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
4%
4%
63%
33%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
4%
4%
71%
25%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
8%
42%
42%
8%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
4%
4%
29%
67%
Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
21%
46%
33%
Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
17%
46%
38%
O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
88%
13%
12 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 24
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
83%
13%
4%
4%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
50%
50%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
96%
4%
4%
Houve tráfico de drogas na escola.
96%
4%
4%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
71%
29%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
75%
21%
4%
4%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
88%
13%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
88%
13%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
13 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 7
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
86%
Banheiro infantil
43%
Área sombreada
71%
Área coberta
71%
Vegetação e jardim
71%
Horta
57%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
14 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 7
Comparar
Piso emborrachado
14%
Cimento liso
71%
Cimento áspero
100%
Areia
14%
Grama
29%
Terra
43%
Cerâmica
29%
Pedras
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
15 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 7
Comparar
Tanque de areia
43%
Gira-gira
0%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
29%
Escorregador
57%
Casinha
43%
Balanço
57%
Brinquedo para escalar
29%
Banco
71%
Outros
57%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
16 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 24
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
21%
67%
13%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
8%
25%
54%
13%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
17%
25%
38%
21%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
17%
25%
54%
4%
4%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
4%
4%
8%
50%
38%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
4%
4%
38%
58%
Gestão e Participação
17 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
18 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 20Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 6,7 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
19 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 20Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 4,2 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
20 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)
Total de respondentes: 19Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) | 3,2 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
21 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 18Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 2,8 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
22 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 20Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 2,7 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
23 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros | 3,2 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
24 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 20
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
5%
5%
25%
25%
45%
Questões administrativas e institucionais
25%
35%
40%
Questões financeiras
5%
5%
20%
35%
40%
Questões de relacionamento com a comunidade
5%
5%
20%
35%
40%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
25 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
26 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 24Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,3 |
27 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não¹
28 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não¹
29 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
30 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
31 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
32 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
33 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 24
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
75%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
33%
Empresas que apoiam a escola.
13%
Organizações sem fins lucrativos.
8%
Repasses da rede de ensino.
75%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
4%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
13%
A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
100%
34 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 22
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
9%
32%
23%
36%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
36%
45%
18%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
4%
4%
61%
35%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
35 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
36 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
37 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
38 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
39 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
40 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
41 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
42 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
43 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
44 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
45 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 24
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
96%
4%
4%
Os pais ?
63%
38%
Os(As) estudantes ?
83%
17%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
46 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
47 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
48 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
49 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
50 - Neste ano, quais foram os critérios para a matrícula de novos estudantes nesta escola:
Total de respondentes: 17
Comparar
Sorteio
18%
Local de moradia
18%
Prova de seleção
6%
Ordem de chegada
29%
Cor ou raça do(a) estudante
0%
Características socioeconômicas
0%
Desempenho do(a) estudante no ano anterior
0%
Outros
65%
Respondida apenas por quem declarou que nem todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular
51 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 24
Comparar
Não se aplica
21%
Afinidade entre os(as) estudantes
8%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
38%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
25%
Manter as turmas existentes do ano anterior
38%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
13%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
4%
Outro
33%
52 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 23
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
43%
Tempo de serviço.
61%
Cursos de formação continuada realizados.
52%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
35%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
52%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
27%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
60%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
73%
53 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 24
Comparar
Ministério Público
38%
Conselho Tutelar
75%
Secretaria de Saúde
42%
Secretaria de Educação
75%
Secretaria de Assistência Social
8%
Secretaria de Segurança Pública
25%
Organizações não governamentais/instituições privadas
25%
54 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 24
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
4%
4%
21%
38%
38%
Ir à residência do(a) estudante
46%
4%
4%
29%
17%
4%
4%
Informar ao Conselho Tutelar
21%
4%
4%
13%
38%
25%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
55 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 24
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
13%
4%
4%
17%
50%
17%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
4%
4%
8%
54%
33%
Revisão dos procedimentos de avaliação
13%
4%
4%
67%
17%
Revisão das práticas pedagógicas
8%
4%
4%
67%
21%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
56 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 24
Comparar
Violência
96%
Bullying
100%
Machismo
33%
Homofobia
67%
Sexualidade
58%
Uso de drogas
83%
Direitos dos idosos
21%
Educação ambiental
88%
Ciência e tecnologia
67%
Diversidade religiosa
46%
Desigualdades sociais
71%
Nutrição e alimentação
46%
Educação para o trânsito
25%
Relações étnico-raciais/racismo
83%
Direitos da criança e do adolescente
71%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
75%
Educação financeira e consumo sustentável
67%
57 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 24
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
75%
Avaliação da aprendizagem.
83%
Avaliação em larga escala.
41%
Metodologias de ensino.
65%
Conhecimento do currículo.
74%
Gestão da sala de aula.
52%
Educação inclusiva.
65%
Novas tecnologias.
71%
Gestão e administração escolar.
48%
Educação Inclusiva
58 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
59 - Indique quais outros(as) profissionais seriam necessários(as) no momento:
Total de respondentes: 18
Comparar
Professor(a) de Braille
11%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
44%
Professor(a) bilíngue para surdos
17%
Professor(a) de Libras
17%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
33%
Professor(a) itinerante
28%
Monitor(a) de apoio
72%
Outros
17%
Respondida apenas por quem declarou não haver profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial suficientes
60 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
61 - Em quais áreas ocorreram treinamento:
Total de respondentes: 9
Comparar
Deficiência intelectual
89%
Deficiência física
56%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
89%
Surdez
44%
Deficiência auditiva
56%
Cegueira
22%
Baixa visão
44%
Deficiência múltipla
33%
Altas habilidades/superdotação
33%
Surdo-cegueira
0%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial
Avaliação do Instrumento
62 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 24
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
8%
17%
42%
33%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
4%
4%
17%
54%
25%
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento