Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas






Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas
Brasil Rio de Janeiro

Rio De Janeiro

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes:
  Comparar

2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?

Total de respondentes: 23
Pergunta Média
Média de anos 15,7
Média de meses 2,3

3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?

Total de respondentes: 23
Pergunta Média
Média de anos 9,2
Média de meses 4,1

4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?

Total de respondentes: 24
Pergunta Média
Média de anos 8,0
Média de meses 4,7

5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas

Total de respondentes: 23
Pergunta Média
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas 45,2

6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas

Total de respondentes: 22
Pergunta Média
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas 48,7

7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas

Total de respondentes: 23
Pergunta Média
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas 47,4

8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:

Total de respondentes: 22
Pergunta Média
Prestação de contas (Média de horas) 7,4
Reunião com professores(as) (Média de horas) 3,5
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) 5,9
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) 6,8
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) 9,7
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) 4,3
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) 8,1
Merenda (Média de horas) 3,3
Manutenção (Média de horas) 4,6
Segurança (Média de horas) 3,8
Outras atividades (Média de horas) 3,8

9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:

Total de respondentes: 24
  Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
79%
21%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
75%
25%
Atender as demandas administrativas da escola.
67%
33%
Garantir a manutenção da escola.
67%
33%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
21%
58%
21%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
8%
71%
21%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
74%
26%
Administrar conflitos.
8%
58%
33%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
8%
71%
21%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
67%
33%
Realizar a autoavaliação institucional.
83%
17%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
75%
25%

Condições de funcionamento da escola

10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:

Total de respondentes: 20
  Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
10%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
15%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
35%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
48%
Ensino Médio.
82%

11 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:

Total de respondentes: 24
  Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
21%
42%
25%
13%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
4%
4%
38%
46%
13%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
29%
46%
21%
4%
4%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
21%
46%
25%
8%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
8%
29%
63%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
4%
4%
21%
58%
17%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
4%
4%
21%
58%
17%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
21%
67%
13%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
21%
46%
21%
13%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
4%
4%
42%
54%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
4%
4%
63%
33%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
4%
4%
71%
25%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
8%
42%
42%
8%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
4%
4%
29%
67%
Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
21%
46%
33%
Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
17%
46%
38%
O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
88%
13%

12 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:

Total de respondentes: 24
  Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
83%
13%
4%
4%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
50%
50%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
96%
4%
4%
Houve tráfico de drogas na escola.
96%
4%
4%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
71%
29%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
75%
21%
4%
4%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
88%
13%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
88%
13%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

Recursos e Infraestrutura

13 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:

Total de respondentes: 7
  Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
86%
Banheiro infantil
43%
Área sombreada
71%
Área coberta
71%
Vegetação e jardim
71%
Horta
57%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola

14 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?

Total de respondentes: 7
  Comparar
Piso emborrachado
14%
Cimento liso
71%
Cimento áspero
100%
Areia
14%
Grama
29%
Terra
43%
Cerâmica
29%
Pedras
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola

15 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?

Total de respondentes: 7
  Comparar
Tanque de areia
43%
Gira-gira
0%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
29%
Escorregador
57%
Casinha
43%
Balanço
57%
Brinquedo para escalar
29%
Banco
71%
Outros
57%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola

16 - Avalie os seguintes aspectos da escola:

Total de respondentes: 24
  Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
21%
67%
13%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
8%
25%
54%
13%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
17%
25%
38%
21%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
17%
25%
54%
4%
4%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
4%
4%
8%
50%
38%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
4%
4%
38%
58%

Gestão e Participação

17 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?

Total de respondentes:
  Comparar

18 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?

Total de respondentes: 20
Pergunta Média
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? 6,7
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

19 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)

Total de respondentes: 20
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) 4,2
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

20 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)

Total de respondentes: 19
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) 3,2
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

21 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)

Total de respondentes: 18
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) 2,8
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

22 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários

Total de respondentes: 20
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários 2,7
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

23 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros

Total de respondentes: 9
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros 3,2
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

24 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:

Total de respondentes: 20
  Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
5%
5%
25%
25%
45%
Questões administrativas e institucionais
25%
35%
40%
Questões financeiras
5%
5%
20%
35%
40%
Questões de relacionamento com a comunidade
5%
5%
20%
35%
40%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

25 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

26 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes: 24
Pergunta Média
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? 3,3

27 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho

Total de respondentes:
  Comparar

28 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.

Total de respondentes:
  Comparar

29 - Há Grêmio Estudantil?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola

30 - A escola é administrada pela Polícia Militar

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

31 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

32 - A escola segue orientação religiosa.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

33 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:

Total de respondentes: 24
  Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
75%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
33%
Empresas que apoiam a escola.
13%
Organizações sem fins lucrativos.
8%
Repasses da rede de ensino.
75%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
4%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
13%
A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
100%

34 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?

Total de respondentes: 22
  Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
9%
32%
23%
36%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
36%
45%
18%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
4%
4%
61%
35%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

35 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

36 - Os alimentos são de boa qualidade.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

37 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

38 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

39 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

40 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

41 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

42 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

Gestão Pedagógica

43 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?

Total de respondentes:
  Comparar

44 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

45 - Quem participou da elaboração?

Total de respondentes: 24
  Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
96%
4%
4%
Os pais ?
63%
38%
Os(As) estudantes ?
83%
17%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

46 - Estabelece metas de aprendizagem?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

47 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

48 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

49 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?

Total de respondentes:
  Comparar

50 - Neste ano, quais foram os critérios para a matrícula de novos estudantes nesta escola:

Total de respondentes: 17
  Comparar
Sorteio
18%
Local de moradia
18%
Prova de seleção
6%
Ordem de chegada
29%
Cor ou raça do(a) estudante
0%
Características socioeconômicas
0%
Desempenho do(a) estudante no ano anterior
0%
Outros
65%
Respondida apenas por quem declarou que nem todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular

51 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:

Total de respondentes: 24
  Comparar
Não se aplica
21%
Afinidade entre os(as) estudantes
8%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
38%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
25%
Manter as turmas existentes do ano anterior
38%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
13%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
4%
Outro
33%

52 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?

Total de respondentes: 23
  Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
43%
Tempo de serviço.
61%
Cursos de formação continuada realizados.
52%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
35%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
52%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
27%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
60%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
73%

53 - Na sua escola há parcerias com:

Total de respondentes: 24
  Comparar
Ministério Público
38%
Conselho Tutelar
75%
Secretaria de Saúde
42%
Secretaria de Educação
75%
Secretaria de Assistência Social
8%
Secretaria de Segurança Pública
25%
Organizações não governamentais/instituições privadas
25%

54 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 24
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
4%
4%
21%
38%
38%
Ir à residência do(a) estudante
46%
4%
4%
29%
17%
4%
4%
Informar ao Conselho Tutelar
21%
4%
4%
13%
38%
25%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

55 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 24
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
13%
4%
4%
17%
50%
17%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
4%
4%
8%
54%
33%
Revisão dos procedimentos de avaliação
13%
4%
4%
67%
17%
Revisão das práticas pedagógicas
8%
4%
4%
67%
21%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

56 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:

Total de respondentes: 24
  Comparar
Violência
96%
Bullying
100%
Machismo
33%
Homofobia
67%
Sexualidade
58%
Uso de drogas
83%
Direitos dos idosos
21%
Educação ambiental
88%
Ciência e tecnologia
67%
Diversidade religiosa
46%
Desigualdades sociais
71%
Nutrição e alimentação
46%
Educação para o trânsito
25%
Relações étnico-raciais/racismo
83%
Direitos da criança e do adolescente
71%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
75%
Educação financeira e consumo sustentável
67%

57 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:

Total de respondentes: 24
  Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
75%
Avaliação da aprendizagem.
83%
Avaliação em larga escala.
41%
Metodologias de ensino.
65%
Conhecimento do currículo.
74%
Gestão da sala de aula.
52%
Educação inclusiva.
65%
Novas tecnologias.
71%
Gestão e administração escolar.
48%

Educação Inclusiva

58 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?

Total de respondentes:
  Comparar

59 - Indique quais outros(as) profissionais seriam necessários(as) no momento:

Total de respondentes: 18
  Comparar
Professor(a) de Braille
11%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
44%
Professor(a) bilíngue para surdos
17%
Professor(a) de Libras
17%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
33%
Professor(a) itinerante
28%
Monitor(a) de apoio
72%
Outros
17%
Respondida apenas por quem declarou não haver profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial suficientes

60 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?

Total de respondentes:
  Comparar

61 - Em quais áreas ocorreram treinamento:

Total de respondentes: 9
  Comparar
Deficiência intelectual
89%
Deficiência física
56%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
89%
Surdez
44%
Deficiência auditiva
56%
Cegueira
22%
Baixa visão
44%
Deficiência múltipla
33%
Altas habilidades/superdotação
33%
Surdo-cegueira
0%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial

Avaliação do Instrumento

62 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:

Total de respondentes: 24
  Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
8%
17%
42%
33%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
4%
4%
17%
54%
25%

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento