Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 6Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 15,0 |
Média de meses | 5,2 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 6Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 3,0 |
Média de meses | 4,8 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 5Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 2,6 |
Média de meses | 5,8 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 6Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 40,0 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 6Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 40,0 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 6Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 40,0 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 6Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 2,7 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 3,3 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 3,5 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 3,8 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 4,2 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 2,3 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 6,8 |
Merenda (Média de horas) | 2,0 |
Manutenção (Média de horas) | 2,8 |
Segurança (Média de horas) | 1,2 |
Outras atividades (Média de horas) | 5,0 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 6
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
100%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
100%
Atender as demandas administrativas da escola.
100%
Garantir a manutenção da escola.
17%
83%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
17%
50%
33%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
33%
67%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
17%
83%
Administrar conflitos.
100%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
17%
67%
17%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
100%
Realizar a autoavaliação institucional.
100%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
17%
83%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 5
Comparar
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
20%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
50%
11 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 6
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
17%
67%
17%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
33%
67%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
33%
33%
33%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
33%
17%
50%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
67%
33%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
33%
17%
50%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
33%
17%
33%
17%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
33%
33%
33%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
17%
33%
17%
33%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
67%
33%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
17%
50%
33%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
17%
67%
17%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
33%
33%
33%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
33%
33%
33%
12 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
13 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
14 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
15 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 6
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
83%
17%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
50%
50%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
100%
Houve tráfico de drogas na escola.
67%
33%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
67%
33%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
67%
17%
17%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
83%
17%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
100%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
16 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 5
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
20%
60%
20%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
17%
83%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
17%
83%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
17%
67%
17%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
17%
83%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
17%
17%
67%
Gestão e Participação
17 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
18 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 6Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 3,5 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
19 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 6Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 8,7 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
20 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 5Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 2,8 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
21 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 6
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
17%
50%
33%
Questões administrativas e institucionais
50%
17%
33%
Questões financeiras
17%
33%
33%
17%
Questões de relacionamento com a comunidade
50%
50%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
22 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
23 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 6Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,0 |
24 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
25 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?
Total de respondentes: 6Pergunta | Média |
---|---|
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? | 3,3 |
26 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
27 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
28 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
29 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
30 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 6
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
67%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
67%
Empresas que apoiam a escola.
0%
Organizações sem fins lucrativos.
17%
Repasses da rede de ensino.
33%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
0%
31 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
32 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 6
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
33%
67%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
50%
17%
33%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
100%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
33 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
34 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
35 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
36 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
37 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
38 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
39 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
40 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
41 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
42 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
43 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 6
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
83%
17%
Os(As) estudantes ?
33%
67%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
44 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
45 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
46 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
47 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
48 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 6
Comparar
Não se aplica
33%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
17%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
17%
Manter as turmas existentes do ano anterior
33%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
17%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
0%
Outro
33%
49 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 6
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
50%
Tempo de serviço.
40%
Cursos de formação continuada realizados.
0%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
33%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
33%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
33%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
33%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
50%
50 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 6
Comparar
Ministério Público
50%
Conselho Tutelar
83%
Secretaria de Saúde
50%
Secretaria de Educação
100%
Secretaria de Assistência Social
50%
Secretaria de Segurança Pública
50%
Organizações não governamentais/instituições privadas
33%
51 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 6
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
50%
50%
Ir à residência do(a) estudante
17%
50%
33%
Informar ao Conselho Tutelar
33%
50%
17%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
52 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 6
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
17%
33%
50%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
33%
50%
17%
Revisão dos procedimentos de avaliação
67%
33%
Revisão das práticas pedagógicas
17%
67%
17%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
53 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 6
Comparar
Violência
50%
Bullying
33%
Machismo
33%
Homofobia
17%
Sexualidade
17%
Uso de drogas
50%
Direitos dos idosos
0%
Educação ambiental
83%
Ciência e tecnologia
33%
Diversidade religiosa
17%
Desigualdades sociais
33%
Nutrição e alimentação
17%
Educação para o trânsito
33%
Relações étnico-raciais/racismo
17%
Direitos da criança e do adolescente
17%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
0%
Educação financeira e consumo sustentável
17%
54 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 6
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
33%
Avaliação da aprendizagem.
50%
Avaliação em larga escala.
0%
Metodologias de ensino.
50%
Conhecimento do currículo.
50%
Gestão da sala de aula.
33%
Educação inclusiva.
67%
Novas tecnologias.
33%
Gestão e administração escolar.
0%
Educação Inclusiva
55 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
56 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Avaliação do Instrumento
57 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 6
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
17%
33%
33%
17%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
17%
17%
33%
33%
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento