Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas






Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas
Brasil Paraná

Terra Boa

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes:
  Comparar

2 - Média de anos

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Média de anos 11,4

3 - Média de anos

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Média de anos 3,4

4 - Média de anos

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Média de anos 3,4

5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas 40,0

6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas 40,0

7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas 36,0

Condições de funcionamento da escola

8 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
20%
60%
20%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
60%
40%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
60%
40%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
20%
20%
60%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
20%
20%
40%
20%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
40%
60%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
80%
20%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
40%
60%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
40%
60%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
20%
80%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
60%
40%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
40%
60%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
20%
20%
60%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
100%

9 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

10 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

11 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?

Total de respondentes:
  Comparar

12 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
100%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
80%
20%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
100%
Houve tráfico de drogas na escola.
60%
40%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
80%
20%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
60%
20%
20%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
80%
20%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
100%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

Recursos e Infraestrutura

13 - Avalie os seguintes aspectos da escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
80%
20%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
20%
60%
20%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
20%
20%
20%
40%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
60%
40%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
20%
80%

Gestão e Participação

14 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?

Total de respondentes:
  Comparar

15 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? 5,6
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

16 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) 3,8
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

17 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) 3,4
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

18 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários 3,2
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

19 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros 4,4
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

20 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
40%
20%
40%
Questões administrativas e institucionais
20%
60%
20%
Questões financeiras
60%
40%
Questões de relacionamento com a comunidade
60%
40%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

21 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

22 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? 2,6

23 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho

Total de respondentes:
  Comparar

24 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? 5,4

25 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.

Total de respondentes:
  Comparar

26 - A escola é administrada pela Polícia Militar

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

27 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

28 - A escola segue orientação religiosa.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

29 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
100%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
60%
Empresas que apoiam a escola.
0%
Organizações sem fins lucrativos.
20%
Repasses da rede de ensino.
80%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
40%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
0%

30 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?

Total de respondentes:
  Comparar

31 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?

Total de respondentes: 5
  Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
100%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
20%
40%
40%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
20%
80%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

32 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

33 - Os alimentos são de boa qualidade.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

34 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

35 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

36 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

37 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

38 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

39 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

Gestão Pedagógica

40 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?

Total de respondentes:
  Comparar

41 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

42 - Quem participou da elaboração?

Total de respondentes: 5
  Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
100%
Os(As) estudantes ?
60%
20%
20%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

43 - Estabelece metas de aprendizagem?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

44 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

45 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

46 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?

Total de respondentes:
  Comparar

47 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Não se aplica
20%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
40%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
40%
Manter as turmas existentes do ano anterior
40%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
20%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
0%
Outro
0%

48 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?

Total de respondentes: 5
  Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
20%
Tempo de serviço.
80%
Cursos de formação continuada realizados.
40%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
40%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
40%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
20%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
40%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
60%

49 - Na sua escola há parcerias com:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Ministério Público
60%
Conselho Tutelar
100%
Secretaria de Saúde
100%
Secretaria de Educação
100%
Secretaria de Assistência Social
100%
Secretaria de Segurança Pública
60%
Organizações não governamentais/instituições privadas
0%

50 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
40%
60%
Ir à residência do(a) estudante
40%
20%
40%
Informar ao Conselho Tutelar
20%
20%
60%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

51 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
20%
20%
60%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
60%
40%
Revisão dos procedimentos de avaliação
80%
20%
Revisão das práticas pedagógicas
60%
40%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

52 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Violência
80%
Bullying
80%
Machismo
20%
Homofobia
0%
Sexualidade
60%
Uso de drogas
80%
Direitos dos idosos
0%
Educação ambiental
100%
Ciência e tecnologia
0%
Diversidade religiosa
0%
Desigualdades sociais
0%
Nutrição e alimentação
60%
Educação para o trânsito
40%
Relações étnico-raciais/racismo
40%
Direitos da criança e do adolescente
40%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
20%
Educação financeira e consumo sustentável
40%

53 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
80%
Avaliação da aprendizagem.
100%
Avaliação em larga escala.
80%
Metodologias de ensino.
100%
Conhecimento do currículo.
80%
Gestão da sala de aula.
80%
Educação inclusiva.
60%
Novas tecnologias.
80%
Gestão e administração escolar.
40%

Educação Inclusiva

54 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?

Total de respondentes:
  Comparar

55 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?

Total de respondentes:
  Comparar

Avaliação do Instrumento

56 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
80%
20%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
80%
20%

Questionário Diretores

Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento