Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas






Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas
Brasil Santa Catarina

São Carlos

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes:
  Comparar

2 - Média de anos

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Média de anos 15,6

3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Média de anos 3,6
Média de meses 7,4

4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Média de anos 3,6
Média de meses 7,4

5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas 45,0

6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas 42,8

7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas 45,4

8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Prestação de contas (Média de horas) 5,0
Reunião com professores(as) (Média de horas) 2,4
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) 4,2
Manutenção (Média de horas) 3,4

9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
60%
40%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
20%
80%
Atender as demandas administrativas da escola.
20%
40%
40%
Garantir a manutenção da escola.
80%
20%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
20%
40%
40%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
80%
20%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
20%
60%
20%
Administrar conflitos.
20%
60%
20%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
80%
20%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
20%
60%
20%
Realizar a autoavaliação institucional.
80%
20%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
20%
60%
20%

Condições de funcionamento da escola

10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
40%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
80%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
100%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
100%
Ensino Médio.
20%

11 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
40%
60%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
100%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
20%
80%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
20%
40%
40%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
40%
60%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
80%
20%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
20%
60%
20%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
60%
40%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
40%
60%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
20%
60%
20%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
60%
40%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
60%
40%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
80%
20%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
80%
20%

12 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

13 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

14 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?

Total de respondentes:
  Comparar

15 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
100%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
80%
20%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
100%
Houve tráfico de drogas na escola.
80%
20%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
80%
20%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
60%
40%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
100%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
100%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

Recursos e Infraestrutura

16 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
100%
Banheiro infantil
80%
Área sombreada
80%
Área coberta
100%
Vegetação e jardim
80%
Horta
80%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola

17 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?

Total de respondentes: 5
  Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
20%
Cimento áspero
40%
Areia
0%
Grama
100%
Terra
60%
Cerâmica
60%
Pedras
40%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola

18 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?

Total de respondentes: 5
  Comparar
Tanque de areia
100%
Gira-gira
20%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
40%
Escorregador
100%
Casinha
20%
Balanço
100%
Brinquedo para escalar
20%
Banco
80%
Outros
60%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola

19 - Avalie os seguintes aspectos da escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
80%
20%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
20%
60%
20%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
60%
40%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
40%
60%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
100%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
60%
40%

Gestão e Participação

20 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?

Total de respondentes:
  Comparar

21 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? 5,4
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

22 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) 3,2
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

23 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) 3,0
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

24 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) 4,2
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

25 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
40%
40%
20%
Questões administrativas e institucionais
20%
40%
40%
Questões financeiras
20%
40%
40%
Questões de relacionamento com a comunidade
40%
20%
40%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

26 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

27 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? 3,0

28 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho

Total de respondentes:
  Comparar

29 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? 5,4

30 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.

Total de respondentes:
  Comparar

31 - Há Grêmio Estudantil?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola

32 - A escola é administrada pela Polícia Militar

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

33 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

34 - A escola segue orientação religiosa.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

35 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
100%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
100%
Empresas que apoiam a escola.
80%
Organizações sem fins lucrativos.
60%
Repasses da rede de ensino.
80%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
20%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
100%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
40%

36 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?

Total de respondentes:
  Comparar

37 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?

Total de respondentes: 5
  Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
100%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
20%
20%
40%
20%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
40%
60%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

38 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

39 - Os alimentos são de boa qualidade.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

40 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

41 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

42 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

43 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

44 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

45 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

Gestão Pedagógica

46 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?

Total de respondentes:
  Comparar

47 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

48 - Quem participou da elaboração?

Total de respondentes: 5
  Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
100%
Os(As) estudantes ?
80%
20%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

49 - Estabelece metas de aprendizagem?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

50 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

51 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

52 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?

Total de respondentes:
  Comparar

53 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Não se aplica
20%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
20%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
0%
Manter as turmas existentes do ano anterior
0%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
0%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
0%
Outro
60%

54 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?

Total de respondentes: 5
  Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
40%
Tempo de serviço.
80%
Cursos de formação continuada realizados.
40%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
20%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
40%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
60%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
0%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
40%

55 - Na sua escola há parcerias com:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Ministério Público
80%
Conselho Tutelar
100%
Secretaria de Saúde
80%
Secretaria de Educação
100%
Secretaria de Assistência Social
100%
Secretaria de Segurança Pública
100%
Organizações não governamentais/instituições privadas
40%

56 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
20%
20%
60%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
80%
20%
Revisão dos procedimentos de avaliação
80%
20%
Revisão das práticas pedagógicas
80%
20%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

57 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Violência
100%
Bullying
100%
Machismo
20%
Homofobia
20%
Sexualidade
100%
Uso de drogas
100%
Direitos dos idosos
20%
Educação ambiental
80%
Ciência e tecnologia
100%
Diversidade religiosa
20%
Desigualdades sociais
40%
Nutrição e alimentação
100%
Educação para o trânsito
100%
Relações étnico-raciais/racismo
60%
Direitos da criança e do adolescente
60%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
60%
Educação financeira e consumo sustentável
60%

58 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
100%
Avaliação da aprendizagem.
100%
Avaliação em larga escala.
80%
Metodologias de ensino.
100%
Conhecimento do currículo.
100%
Gestão da sala de aula.
60%
Educação inclusiva.
100%
Novas tecnologias.
80%
Gestão e administração escolar.
100%

Educação Inclusiva

59 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?

Total de respondentes:
  Comparar

60 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?

Total de respondentes:
  Comparar

Avaliação do Instrumento

61 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
20%
80%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
100%

Questionário Diretores

Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento