Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 15Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 14,5 |
Média de meses | 3,4 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 15Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 4,7 |
Média de meses | 4,4 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 15Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 2,9 |
Média de meses | 4,8 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 14Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 44,0 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 12Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 47,6 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 13Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 45,5 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 14Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 2,9 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 2,3 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 5,9 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 4,8 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 7,9 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 3,6 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 5,0 |
Merenda (Média de horas) | 2,1 |
Manutenção (Média de horas) | 2,9 |
Segurança (Média de horas) | 3,9 |
Outras atividades (Média de horas) | 5,2 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 15
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
7%
67%
27%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
73%
27%
Atender as demandas administrativas da escola.
67%
33%
Garantir a manutenção da escola.
14%
50%
36%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
7%
47%
47%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
20%
53%
27%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
20%
53%
27%
Administrar conflitos.
13%
53%
33%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
33%
40%
27%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
20%
53%
27%
Realizar a autoavaliação institucional.
67%
33%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
13%
60%
27%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 12
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
0%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
54%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
93%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
100%
Ensino Médio.
21%
11 - A educação infantil funciona na sede da escola?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
12 - A área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
13 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 15
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
60%
27%
13%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
7%
60%
33%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
7%
20%
60%
13%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
13%
73%
13%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
40%
53%
7%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
13%
60%
27%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
20%
67%
13%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
13%
67%
20%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
33%
53%
13%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
20%
73%
7%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
7%
93%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
80%
20%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
47%
40%
13%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
40%
60%
14 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
15 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
16 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
17 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 15
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
93%
7%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
80%
20%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
100%
Houve tráfico de drogas na escola.
73%
27%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
60%
40%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
73%
27%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
67%
33%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
100%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
18 - Há na escola banheiro com chuveiro para uso das crianças
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
19 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 14
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
100%
Banheiro infantil
57%
Área sombreada
86%
Área coberta
86%
Vegetação e jardim
64%
Horta
64%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
20 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 14
Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
43%
Cimento áspero
36%
Areia
64%
Grama
79%
Terra
86%
Cerâmica
29%
Pedras
57%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
21 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 14
Comparar
Tanque de areia
21%
Gira-gira
0%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
21%
Escorregador
14%
Casinha
36%
Balanço
21%
Brinquedo para escalar
7%
Banco
29%
Outros
43%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
22 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 14
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
7%
43%
50%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
14%
36%
50%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
13%
33%
53%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
13%
20%
67%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
7%
40%
53%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
13%
80%
7%
23 - Como a escola adquire Brinquedos:
Total de respondentes: 7
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
71%
Doações e campanhas de arrecadação
43%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
14%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
24 - Como a escola adquire Recursos pedagógicos:
Total de respondentes: 7
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
100%
Doações e campanhas de arrecadação
0%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
25 - Como a escola adquire Materiais de higiene pessoal:
Total de respondentes: 7
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
100%
Doações e campanhas de arrecadação
0%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
Gestão e Participação
26 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
27 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 14Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,4 |
28 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
29 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?
Total de respondentes: 15Pergunta | Média |
---|---|
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? | 4,1 |
30 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
31 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
32 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
33 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
34 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
35 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 15
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
100%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
93%
Empresas que apoiam a escola.
7%
Organizações sem fins lucrativos.
7%
Repasses da rede de ensino.
47%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
20%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
33%
36 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
37 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 15
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
73%
13%
13%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
20%
20%
7%
53%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
27%
73%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
38 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
39 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
40 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
41 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
42 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
43 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
44 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
45 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
46 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
47 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
48 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 15
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
60%
27%
13%
Os(As) estudantes ?
47%
33%
20%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
49 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
50 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
51 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
52 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
53 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 15
Comparar
Não se aplica
33%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
20%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
7%
Manter as turmas existentes do ano anterior
27%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
13%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
13%
Outro
27%
54 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 15
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
53%
Tempo de serviço.
73%
Cursos de formação continuada realizados.
47%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
53%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
73%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
40%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
33%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
60%
55 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 15
Comparar
Ministério Público
40%
Conselho Tutelar
80%
Secretaria de Saúde
80%
Secretaria de Educação
100%
Secretaria de Assistência Social
73%
Secretaria de Segurança Pública
53%
Organizações não governamentais/instituições privadas
13%
56 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 15
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
27%
53%
20%
Ir à residência do(a) estudante
13%
7%
53%
13%
13%
Informar ao Conselho Tutelar
7%
40%
20%
33%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
57 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 15
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
33%
33%
33%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
7%
13%
53%
27%
Revisão dos procedimentos de avaliação
40%
40%
20%
Revisão das práticas pedagógicas
27%
53%
20%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
58 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 15
Comparar
Violência
87%
Bullying
93%
Machismo
7%
Homofobia
20%
Sexualidade
53%
Uso de drogas
80%
Direitos dos idosos
20%
Educação ambiental
87%
Ciência e tecnologia
33%
Diversidade religiosa
7%
Desigualdades sociais
27%
Nutrição e alimentação
47%
Educação para o trânsito
80%
Relações étnico-raciais/racismo
60%
Direitos da criança e do adolescente
40%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
27%
Educação financeira e consumo sustentável
27%
59 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 15
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
67%
Avaliação da aprendizagem.
100%
Avaliação em larga escala.
40%
Metodologias de ensino.
80%
Conhecimento do currículo.
87%
Gestão da sala de aula.
47%
Educação inclusiva.
60%
Novas tecnologias.
47%
Gestão e administração escolar.
33%
Professor(a) de Braille
0%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
83%
Professor(a) bilíngue para surdos
0%
Professor(a) de Libras
0%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
17%
Professor(a) itinerante
33%
Monitor(a) de apoio
83%
Outros
33%
Educação Inclusiva
60 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
61 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Avaliação do Instrumento
62 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 15
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
27%
53%
20%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
7%
7%
27%
33%
27%
Questionário Diretores
Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento