Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas






Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas
Brasil Mato Grosso

Porto Alegre Do Norte

Amazônia Legal

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes:
  Comparar

2 - Média de anos

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Média de anos 16,4

3 - Média de anos

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Média de anos 3,6

4 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Prestação de contas (Média de horas) 9,6
Reunião com professores(as) (Média de horas) 5,4
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) 8,4
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) 7,0
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) 10,0
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) 4,4
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) 4,6
Merenda (Média de horas) 3,8
Manutenção (Média de horas) 3,6
Segurança (Média de horas) 3,4

5 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
60%
40%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
20%
60%
20%
Atender as demandas administrativas da escola.
40%
40%
20%
Garantir a manutenção da escola.
60%
40%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
60%
40%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
40%
40%
20%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
40%
40%
20%
Administrar conflitos.
20%
60%
20%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
60%
40%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
20%
80%
Realizar a autoavaliação institucional.
40%
40%
20%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
20%
40%
40%

Condições de funcionamento da escola

6 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
100%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
60%

7 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
100%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
40%
40%
20%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
40%
20%
40%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
20%
20%
40%
20%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
40%
60%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
20%
80%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
80%
20%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
80%
20%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
100%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
20%
80%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
100%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
100%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
80%
20%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
40%
60%

8 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

9 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

10 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?

Total de respondentes:
  Comparar

11 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
80%
20%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
60%
40%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
80%
20%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
100%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

Recursos e Infraestrutura

12 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
100%
Banheiro infantil
60%
Área sombreada
60%
Área coberta
60%
Vegetação e jardim
40%
Horta
60%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola

13 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?

Total de respondentes: 5
  Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
40%
Cimento áspero
40%
Areia
20%
Grama
40%
Terra
80%
Cerâmica
0%
Pedras
40%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola

14 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?

Total de respondentes: 5
  Comparar
Tanque de areia
0%
Gira-gira
0%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
0%
Escorregador
0%
Casinha
0%
Balanço
0%
Brinquedo para escalar
0%
Banco
0%
Outros
40%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola

15 - Avalie os seguintes aspectos da escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
20%
80%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
40%
60%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
40%
60%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
40%
60%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
40%
40%
20%

Gestão e Participação

16 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?

Total de respondentes:
  Comparar

17 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho

Total de respondentes:
  Comparar

18 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.

Total de respondentes:
  Comparar

19 - A escola é administrada pela Polícia Militar

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

20 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

21 - A escola segue orientação religiosa.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

22 - Programa Dinheiro Direto da Escola.

Total de respondentes: 5
  Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
100%

23 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?

Total de respondentes:
  Comparar

24 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?

Total de respondentes: 5
  Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
80%
20%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
20%
20%
60%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
40%
60%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

25 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

26 - Os alimentos são de boa qualidade.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

27 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

28 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

29 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

30 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

31 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

32 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

Gestão Pedagógica

33 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?

Total de respondentes:
  Comparar

34 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

35 - Quem participou da elaboração?

Total de respondentes: 5
  Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
80%
20%
Os(As) estudantes ?
80%
20%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

36 - Estabelece metas de aprendizagem?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

37 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

38 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

39 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?

Total de respondentes:
  Comparar

40 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Não se aplica
20%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
60%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
0%
Manter as turmas existentes do ano anterior
20%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
0%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
20%
Outro
0%

41 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?

Total de respondentes: 5
  Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
60%
Tempo de serviço.
60%
Cursos de formação continuada realizados.
80%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
0%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
20%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
0%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
20%

42 - Na sua escola há parcerias com:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Ministério Público
60%
Conselho Tutelar
100%
Secretaria de Saúde
100%
Secretaria de Educação
80%
Secretaria de Assistência Social
60%
Secretaria de Segurança Pública
40%
Organizações não governamentais/instituições privadas
20%

43 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
80%
20%
Ir à residência do(a) estudante
60%
40%
Informar ao Conselho Tutelar
60%
40%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

44 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
20%
80%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
80%
20%
Revisão dos procedimentos de avaliação
100%
Revisão das práticas pedagógicas
20%
80%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

45 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Violência
40%
Bullying
80%
Machismo
20%
Homofobia
20%
Sexualidade
40%
Uso de drogas
40%
Direitos dos idosos
0%
Educação ambiental
80%
Ciência e tecnologia
40%
Diversidade religiosa
0%
Desigualdades sociais
20%
Nutrição e alimentação
80%
Educação para o trânsito
40%
Relações étnico-raciais/racismo
80%
Direitos da criança e do adolescente
60%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
40%
Educação financeira e consumo sustentável
0%

46 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
100%
Avaliação da aprendizagem.
80%
Avaliação em larga escala.
0%
Metodologias de ensino.
80%
Conhecimento do currículo.
100%
Gestão da sala de aula.
60%
Educação inclusiva.
60%
Novas tecnologias.
40%
Gestão e administração escolar.
20%

Educação Inclusiva

Avaliação do Instrumento

47 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
20%
60%
20%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
20%
60%
20%

Questionário Diretores

Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento