Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 2.092Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 13,8 |
Média de meses | 3,6 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 2.005Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 5,1 |
Média de meses | 5,6 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 1.960Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 3,8 |
Média de meses | 5,9 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 2.045Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 44,7 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 2.039Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 44,7 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 2.043Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 44,0 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 2.056Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 4,9 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 3,9 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 5,8 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 5,4 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 6,5 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 4,4 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 6,2 |
Merenda (Média de horas) | 3,6 |
Manutenção (Média de horas) | 3,9 |
Segurança (Média de horas) | 3,2 |
Outras atividades (Média de horas) | 5,9 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 2.127
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
2%
71%
26%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
5%
5%
74%
21%
Atender as demandas administrativas da escola.
2%
72%
26%
Garantir a manutenção da escola.
8%
71%
21%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
11%
72%
17%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
14%
69%
17%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
4%
4%
73%
23%
Administrar conflitos.
6%
6%
70%
24%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
9%
73%
18%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
4%
4%
77%
19%
Realizar a autoavaliação institucional.
5%
5%
77%
18%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
6%
6%
75%
19%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 1.653
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
2%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
40%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
69%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
63%
Ensino Médio.
39%
11 - A educação infantil funciona na sede da escola?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
12 - A área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
13 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 2.148
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
18%
53%
28%
1%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
6%
6%
29%
56%
9%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
13%
43%
40%
4%
4%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
8%
32%
55%
6%
6%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
6%
6%
44%
46%
3%
3%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
1%
15%
74%
10%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
1%
18%
70%
11%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
6%
6%
76%
17%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
8%
32%
53%
8%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
1%
24%
70%
5%
5%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
6%
6%
75%
19%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
4%
4%
74%
21%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
3%
3%
36%
55%
5%
5%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
2%
38%
57%
3%
3%
14 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
15 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
16 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
17 - Qual o motivo da interrupção do calendário?
Total de respondentes: 292
Comparar
Falta de água
14%
Falta de energia
5%
Falta de merenda
2%
Greve de professores
60%
Vandalismo nas instalações
2%
Problemas de infraestrutura da escola
8%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
35%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
3%
Outros
20%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
18 - Por quantos dias ocorreu a interrupção:
Total de respondentes: 289Pergunta | Média |
---|---|
Por quantos dias ocorreu a interrupção: | 9,7 |
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
19 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 2.147
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
88%
11%
1%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
62%
34%
3%
3%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
89%
10%
1%
Houve tráfico de drogas na escola.
77%
19%
3%
3%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
70%
28%
2%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
68%
29%
4%
4%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
73%
26%
1%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
97%
3%
3%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
20 - Há na escola espaço destinado exclusivamente à amamentação?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou creche (entre 0 e 3 anos) na sua escola
21 - Há na escola local para armazenamento de leite materno?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou creche (entre 0 e 3 anos) na sua escola
22 - Há na escola banheiro com chuveiro para uso das crianças
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
23 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 1.339
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
96%
Banheiro infantil
64%
Área sombreada
66%
Área coberta
73%
Vegetação e jardim
51%
Horta
40%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
24 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 1.339
Comparar
Piso emborrachado
2%
Cimento liso
42%
Cimento áspero
65%
Areia
14%
Grama
50%
Terra
59%
Cerâmica
22%
Pedras
14%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
25 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 1.339
Comparar
Tanque de areia
7%
Gira-gira
11%
Túnel lúdico
5%
Gangorra
19%
Escorregador
27%
Casinha
7%
Balanço
27%
Brinquedo para escalar
13%
Banco
27%
Outros
40%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
26 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 2.027
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
18%
39%
41%
2%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
16%
42%
40%
2%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
9%
35%
53%
3%
3%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
9%
30%
56%
5%
5%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
5%
5%
16%
67%
12%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
3%
3%
14%
65%
17%
27 - Como a escola adquire Brinquedos:
Total de respondentes: 717
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
75%
Doações e campanhas de arrecadação
37%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
14%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
28 - Como a escola adquire Recursos pedagógicos:
Total de respondentes: 717
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
97%
Doações e campanhas de arrecadação
12%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
9%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
29 - Como a escola adquire Materiais de higiene pessoal:
Total de respondentes: 717
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
95%
Doações e campanhas de arrecadação
6%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
8%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
Gestão e Participação
30 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
31 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 1.979Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 6,1 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
32 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 1.970Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 5,1 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
33 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)
Total de respondentes: 1.190Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) | 2,9 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
34 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 1.952Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 3,2 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
35 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 1.949Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 4,2 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
36 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros
Total de respondentes: 1.243Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros | 2,7 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
37 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 1.994
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
2%
33%
40%
25%
Questões administrativas e institucionais
1%
30%
46%
23%
Questões financeiras
1%
18%
45%
36%
Questões de relacionamento com a comunidade
4%
4%
40%
37%
19%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
38 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
39 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 2.084Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,4 |
40 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
41 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?
Total de respondentes: 385Pergunta | Média |
---|---|
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? | 3,6 |
42 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
43 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
44 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
45 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
46 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
47 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 2.141
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
95%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
73%
Empresas que apoiam a escola.
15%
Organizações sem fins lucrativos.
19%
Repasses da rede de ensino.
70%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
1%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
19%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
33%
48 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
49 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 2.093
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
69%
5%
5%
3%
3%
23%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
31%
15%
7%
47%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
2%
4%
4%
13%
81%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
50 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
51 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
52 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
53 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
54 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
55 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
56 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
57 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
58 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
59 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
60 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 2.143
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
76%
21%
3%
3%
Os(As) estudantes ?
63%
30%
7%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
61 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
62 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
63 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
64 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
65 - Neste ano, quais foram os critérios para a matrícula de novos estudantes nesta escola:
Total de respondentes: 689
Comparar
Sorteio
9%
Local de moradia
19%
Prova de seleção
2%
Ordem de chegada
58%
Cor ou raça do(a) estudante
1%
Características socioeconômicas
1%
Desempenho do(a) estudante no ano anterior
4%
Outros
37%
Respondida apenas por quem declarou que nem todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular
66 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 2.151
Comparar
Não se aplica
18%
Afinidade entre os(as) estudantes
4%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
32%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
20%
Manter as turmas existentes do ano anterior
34%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
12%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
6%
Outro
25%
67 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 2.121
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
39%
Tempo de serviço.
32%
Cursos de formação continuada realizados.
64%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
40%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
61%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
29%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
43%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
2%
Atribuição pela gestão da escola.
64%
68 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 2.151
Comparar
Ministério Público
46%
Conselho Tutelar
89%
Secretaria de Saúde
74%
Secretaria de Educação
95%
Secretaria de Assistência Social
53%
Secretaria de Segurança Pública
50%
Organizações não governamentais/instituições privadas
21%
69 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 2.146
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
2%
8%
45%
44%
Ir à residência do(a) estudante
19%
3%
3%
26%
41%
11%
Informar ao Conselho Tutelar
4%
4%
2%
15%
50%
30%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
70 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 2.144
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
5%
5%
1%
14%
53%
28%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
8%
67%
25%
Revisão dos procedimentos de avaliação
1%
5%
5%
69%
26%
Revisão das práticas pedagógicas
5%
5%
67%
28%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
71 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 2.151
Comparar
Violência
81%
Bullying
89%
Machismo
15%
Homofobia
30%
Sexualidade
52%
Uso de drogas
78%
Direitos dos idosos
24%
Educação ambiental
85%
Ciência e tecnologia
37%
Diversidade religiosa
24%
Desigualdades sociais
42%
Nutrição e alimentação
64%
Educação para o trânsito
70%
Relações étnico-raciais/racismo
58%
Direitos da criança e do adolescente
58%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
38%
Educação financeira e consumo sustentável
36%
72 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 2.108
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
69%
Avaliação da aprendizagem.
86%
Avaliação em larga escala.
50%
Metodologias de ensino.
80%
Conhecimento do currículo.
85%
Gestão da sala de aula.
68%
Educação inclusiva.
80%
Novas tecnologias.
52%
Gestão e administração escolar.
48%
Professor(a) de Braille
11%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
58%
Professor(a) bilíngue para surdos
13%
Professor(a) de Libras
18%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
35%
Professor(a) itinerante
21%
Monitor(a) de apoio
72%
Outros
18%
Educação Inclusiva
73 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
74 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
75 - Em quais áreas ocorreram treinamento:
Total de respondentes: 1.212
Comparar
Deficiência intelectual
89%
Deficiência física
42%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
74%
Surdez
34%
Deficiência auditiva
36%
Cegueira
19%
Baixa visão
30%
Deficiência múltipla
45%
Altas habilidades/superdotação
32%
Surdo-cegueira
13%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial
Avaliação do Instrumento
76 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 2.149
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
1%
1%
19%
57%
21%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
1%
2%
16%
61%
20%
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento