Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 39Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 14,8 |
Média de meses | 3,1 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 38Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 4,0 |
Média de meses | 4,1 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 38Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 3,3 |
Média de meses | 4,1 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 39Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 46,1 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 38Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 47,2 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 38Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 46,5 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 38Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 4,9 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 4,6 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 4,7 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 4,6 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 5,8 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 4,1 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 5,8 |
Merenda (Média de horas) | 2,7 |
Manutenção (Média de horas) | 4,2 |
Segurança (Média de horas) | 2,4 |
Outras atividades (Média de horas) | 6,4 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 39
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
5%
5%
59%
36%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
3%
3%
72%
26%
Atender as demandas administrativas da escola.
3%
3%
69%
28%
Garantir a manutenção da escola.
13%
64%
23%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
15%
72%
13%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
21%
59%
21%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
3%
3%
69%
28%
Administrar conflitos.
8%
67%
26%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
8%
79%
13%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
8%
82%
10%
Realizar a autoavaliação institucional.
3%
3%
85%
13%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
3%
3%
74%
23%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 26
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
0%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
4%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
8%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
68%
Ensino Médio.
97%
11 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 39
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
18%
56%
26%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
3%
3%
41%
41%
15%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
18%
46%
33%
3%
3%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
5%
5%
44%
46%
5%
5%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
3%
3%
41%
51%
5%
5%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
8%
18%
69%
5%
5%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
15%
74%
10%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
8%
74%
18%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
13%
49%
36%
3%
3%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
3%
3%
26%
64%
8%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
8%
74%
18%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
10%
72%
18%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
3%
3%
46%
49%
3%
3%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
49%
51%
Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
5%
5%
15%
62%
18%
Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
10%
28%
41%
21%
O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
79%
21%
12 - Qual o motivo da interrupção do calendário?
Total de respondentes: 8
Comparar
Falta de água
38%
Falta de energia
25%
Falta de merenda
0%
Greve de professores
75%
Vandalismo nas instalações
0%
Problemas de infraestrutura da escola
0%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
25%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
0%
Outros
0%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
13 - Por quantos dias ocorreu a interrupção:
Total de respondentes: 8Pergunta | Média |
---|---|
Por quantos dias ocorreu a interrupção: | 7,5 |
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
14 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 39
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
90%
10%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
62%
38%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
87%
13%
Houve tráfico de drogas na escola.
64%
31%
5%
5%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
49%
44%
8%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
51%
38%
10%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
62%
38%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
97%
3%
3%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
15 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 39
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
8%
46%
44%
3%
3%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
5%
5%
46%
49%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
5%
5%
36%
56%
3%
3%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
8%
33%
59%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
26%
62%
13%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
10%
69%
21%
Gestão e Participação
16 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
17 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 33Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 6,5 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
18 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 33Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 5,3 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
19 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)
Total de respondentes: 31Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) | 3,5 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
20 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 32Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 2,7 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
21 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 31Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 3,9 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
22 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros
Total de respondentes: 27Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros | 2,6 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
23 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 33
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
24%
45%
30%
Questões administrativas e institucionais
18%
61%
21%
Questões financeiras
15%
48%
36%
Questões de relacionamento com a comunidade
3%
3%
42%
39%
15%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
24 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
25 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 38Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,2 |
26 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não¹
27 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?
Total de respondentes: 5Pergunta | Média |
---|---|
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? | 3,2 |
28 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não¹
29 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
30 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
31 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
32 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
33 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 38
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
82%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
50%
Empresas que apoiam a escola.
21%
Organizações sem fins lucrativos.
18%
Repasses da rede de ensino.
86%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
11%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
21%
A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
95%
34 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 36
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
56%
3%
3%
3%
3%
39%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
59%
6%
6%
9%
26%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
6%
6%
3%
3%
20%
71%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
35 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
36 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
37 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
38 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
39 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
40 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
41 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
42 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
43 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
44 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
45 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 39
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
69%
15%
15%
Os(As) estudantes ?
86%
5%
5%
8%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
46 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
47 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
48 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
49 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
50 - Neste ano, quais foram os critérios para a matrícula de novos estudantes nesta escola:
Total de respondentes: 12
Comparar
Sorteio
0%
Local de moradia
17%
Prova de seleção
25%
Ordem de chegada
33%
Cor ou raça do(a) estudante
17%
Características socioeconômicas
17%
Desempenho do(a) estudante no ano anterior
17%
Outros
33%
Respondida apenas por quem declarou que nem todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular
51 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 39
Comparar
Não se aplica
21%
Afinidade entre os(as) estudantes
5%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
15%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
10%
Manter as turmas existentes do ano anterior
36%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
8%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
5%
Outro
36%
52 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 39
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
33%
Tempo de serviço.
36%
Cursos de formação continuada realizados.
51%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
29%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
62%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
24%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
36%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
3%
Atribuição pela gestão da escola.
65%
53 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 39
Comparar
Ministério Público
59%
Conselho Tutelar
79%
Secretaria de Saúde
62%
Secretaria de Educação
85%
Secretaria de Assistência Social
51%
Secretaria de Segurança Pública
38%
Organizações não governamentais/instituições privadas
38%
54 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 39
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
10%
38%
51%
Ir à residência do(a) estudante
31%
3%
3%
36%
23%
8%
Informar ao Conselho Tutelar
13%
5%
5%
21%
44%
18%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
55 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 39
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
3%
3%
18%
51%
28%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
3%
3%
8%
51%
38%
Revisão dos procedimentos de avaliação
5%
5%
67%
28%
Revisão das práticas pedagógicas
5%
5%
64%
31%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
56 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 39
Comparar
Violência
82%
Bullying
97%
Machismo
26%
Homofobia
41%
Sexualidade
62%
Uso de drogas
82%
Direitos dos idosos
38%
Educação ambiental
92%
Ciência e tecnologia
59%
Diversidade religiosa
28%
Desigualdades sociais
44%
Nutrição e alimentação
51%
Educação para o trânsito
69%
Relações étnico-raciais/racismo
64%
Direitos da criança e do adolescente
54%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
67%
Educação financeira e consumo sustentável
46%
57 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 39
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
67%
Avaliação da aprendizagem.
87%
Avaliação em larga escala.
54%
Metodologias de ensino.
87%
Conhecimento do currículo.
90%
Gestão da sala de aula.
74%
Educação inclusiva.
92%
Novas tecnologias.
62%
Gestão e administração escolar.
41%
Educação Inclusiva
58 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
59 - Indique quais outros(as) profissionais seriam necessários(as) no momento:
Total de respondentes: 21
Comparar
Professor(a) de Braille
19%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
48%
Professor(a) bilíngue para surdos
14%
Professor(a) de Libras
14%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
29%
Professor(a) itinerante
24%
Monitor(a) de apoio
71%
Outros
5%
Respondida apenas por quem declarou não haver profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial suficientes
60 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
61 - Em quais áreas ocorreram treinamento:
Total de respondentes: 25
Comparar
Deficiência intelectual
84%
Deficiência física
48%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
32%
Surdez
28%
Deficiência auditiva
36%
Cegueira
24%
Baixa visão
32%
Deficiência múltipla
44%
Altas habilidades/superdotação
32%
Surdo-cegueira
16%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial
Avaliação do Instrumento
62 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 39
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
23%
56%
21%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
13%
67%
21%
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento