Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 12Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 11,0 |
Média de meses | 5,0 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 12Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 4,6 |
Média de meses | 7,0 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 3,8 |
Média de meses | 6,6 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 36,8 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 39,8 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 39,3 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 12Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 3,6 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 4,5 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 4,5 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 3,4 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 3,9 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 3,6 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 7,6 |
Merenda (Média de horas) | 3,8 |
Manutenção (Média de horas) | 5,3 |
Segurança (Média de horas) | 4,8 |
Outras atividades (Média de horas) | 8,4 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 12
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
83%
17%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
82%
18%
Atender as demandas administrativas da escola.
83%
17%
Garantir a manutenção da escola.
18%
64%
18%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
8%
83%
8%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
91%
9%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
91%
9%
Administrar conflitos.
75%
25%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
9%
91%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
100%
Realizar a autoavaliação institucional.
100%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
100%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 9
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
0%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
0%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
82%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
80%
Ensino Médio.
30%
11 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 12
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
50%
42%
8%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
18%
45%
36%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
42%
50%
8%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
27%
64%
9%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
33%
42%
25%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
8%
42%
50%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
17%
83%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
92%
8%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
17%
75%
8%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
17%
67%
17%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
75%
25%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
67%
33%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
36%
55%
9%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
33%
67%
12 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
13 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
14 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
15 - Qual o motivo da interrupção do calendário?
Total de respondentes: 6
Comparar
Falta de água
17%
Falta de energia
0%
Falta de merenda
50%
Greve de professores
83%
Vandalismo nas instalações
17%
Problemas de infraestrutura da escola
33%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
50%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
0%
Outros
33%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
16 - Por quantos dias ocorreu a interrupção:
Total de respondentes: 6Pergunta | Média |
---|---|
Por quantos dias ocorreu a interrupção: | 16,8 |
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
17 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 12
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
83%
17%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
42%
42%
17%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
92%
8%
Houve tráfico de drogas na escola.
73%
27%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
42%
58%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
50%
50%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
42%
50%
8%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
83%
17%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
18 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 9
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
89%
Banheiro infantil
67%
Área sombreada
44%
Área coberta
56%
Vegetação e jardim
56%
Horta
89%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
19 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 9
Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
33%
Cimento áspero
67%
Areia
0%
Grama
0%
Terra
67%
Cerâmica
0%
Pedras
33%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
20 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 9
Comparar
Tanque de areia
0%
Gira-gira
33%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
22%
Escorregador
56%
Casinha
0%
Balanço
56%
Brinquedo para escalar
0%
Banco
11%
Outros
44%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
21 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 11
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
36%
36%
27%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
27%
55%
18%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
33%
42%
25%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
33%
42%
25%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
17%
42%
42%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
27%
27%
45%
Gestão e Participação
22 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
23 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 12Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 5,8 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
24 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 12Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 5,3 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
25 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)
Total de respondentes: 7Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) | 2,1 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
26 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 12Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 2,4 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
27 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 12Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 5,7 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
28 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros
Total de respondentes: 5Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros | 2,8 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
29 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 12
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
42%
42%
17%
Questões administrativas e institucionais
50%
33%
17%
Questões financeiras
8%
50%
42%
Questões de relacionamento com a comunidade
50%
42%
8%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
30 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
31 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 12Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 4,2 |
32 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
33 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
34 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
35 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
36 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
37 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
38 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 12
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
100%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
83%
Empresas que apoiam a escola.
0%
Organizações sem fins lucrativos.
8%
Repasses da rede de ensino.
33%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
25%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
50%
39 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
40 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 12
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
92%
8%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
36%
27%
18%
18%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
9%
9%
9%
73%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
41 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
42 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
43 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
44 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
45 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
46 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
47 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
48 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
49 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
50 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
51 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 12
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
92%
8%
Os pais ?
83%
17%
Os(As) estudantes ?
58%
42%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
52 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
53 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
54 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
55 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
56 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 12
Comparar
Não se aplica
17%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
33%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
58%
Manter as turmas existentes do ano anterior
8%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
33%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
25%
Outro
17%
57 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 12
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
33%
Tempo de serviço.
64%
Cursos de formação continuada realizados.
73%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
18%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
45%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
9%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
18%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
9%
Atribuição pela gestão da escola.
18%
58 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 12
Comparar
Ministério Público
42%
Conselho Tutelar
100%
Secretaria de Saúde
92%
Secretaria de Educação
92%
Secretaria de Assistência Social
42%
Secretaria de Segurança Pública
58%
Organizações não governamentais/instituições privadas
0%
59 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 12
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
58%
42%
Ir à residência do(a) estudante
8%
8%
50%
33%
Informar ao Conselho Tutelar
17%
42%
42%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
60 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 12
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
8%
8%
25%
58%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
75%
25%
Revisão dos procedimentos de avaliação
75%
25%
Revisão das práticas pedagógicas
75%
25%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
61 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 12
Comparar
Violência
100%
Bullying
100%
Machismo
25%
Homofobia
50%
Sexualidade
75%
Uso de drogas
100%
Direitos dos idosos
17%
Educação ambiental
83%
Ciência e tecnologia
50%
Diversidade religiosa
25%
Desigualdades sociais
67%
Nutrição e alimentação
58%
Educação para o trânsito
83%
Relações étnico-raciais/racismo
75%
Direitos da criança e do adolescente
50%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
42%
Educação financeira e consumo sustentável
25%
62 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 12
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
58%
Avaliação da aprendizagem.
92%
Avaliação em larga escala.
45%
Metodologias de ensino.
82%
Conhecimento do currículo.
83%
Gestão da sala de aula.
70%
Educação inclusiva.
83%
Novas tecnologias.
55%
Gestão e administração escolar.
64%
Professor(a) de Braille
14%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
43%
Professor(a) bilíngue para surdos
57%
Professor(a) de Libras
43%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
43%
Professor(a) itinerante
43%
Monitor(a) de apoio
86%
Outros
0%
Educação Inclusiva
63 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
64 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Avaliação do Instrumento
65 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 12
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
8%
58%
33%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
8%
67%
25%
Questionário Diretores
Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento