Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas






Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas
Brasil Maranhão

Açailândia

Açailândia

Nordeste

/ Maranhão
Amazônia Legal

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes: 111
  Comparar
12%
Branca.
15%
Preta.
68%
Parda.
2%
Amarela.
1%
Indígena.
3%
Não quero declarar.

2 - Há quantos anos você trabalha como professor (a)?

Total de respondentes: 112
  Comparar
0%
Meu primeiro ano.
2%
1-2 anos.
11%
3-5 anos.
19%
6-10 anos.
15%
11-15 anos.
17%
16-20 anos.
37%
Mais de 20 anos.

3 - Há quantos anos você trabalha como professor(a) nesta escola?

Total de respondentes: 111
  Comparar
17%
Meu primeiro ano.
22%
1-2 anos.
16%
3-5 anos.
25%
6-10 anos.
14%
11-15 anos.
4%
16-20 anos.
2%
Mais de 20 anos.

4 - Em quantas escolas você trabalha?

Total de respondentes: 110
  Comparar
44%
Apenas nesta.
42%
Em 2.
9%
Em 3.
5%
Em 4 ou mais.

5 - Qual o seu tipo de vínculo trabalhista nesta escola?

Total de respondentes: 112
  Comparar
82%
Concursado/efetivo/estável.
17%
Contrato temporário.
0%
Contrato terceirizado.
1%
Contrato CLT.
0%
Pessoa jurídica.
0%
Outra situação trabalhista.

6 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 111
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Tornar-me professor(a) foi a realização de um dos meus sonhos
6%
6%
15%
56%
23%
- A profissão de professor(a) é valorizada pela sociedade
29%
54%
18%
- As vantagens de ser professor(a) superam claramente as desvantagens
8%
36%
48%
8%
- No geral, estou satisfeito com o meu trabalho de professor(a)
3%
3%
13%
66%
18%

7 - NESTE ANO, O QUE NORMALMENTE VOCÊ TEM FEITO QUANDO ESTÁ FORA DO(S) SEU(S) LOCAL(IS) DE TRABALHO?

Total de respondentes: 112
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Leio notícias por meio de jornais, revistas, internet etc
9%
45%
46%
- Leio livros não relacionados à Educação
4%
4%
44%
35%
18%
- Acesso blogs, Youtube, redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook etc.)
2%
16%
37%
46%
- Assisto a filmes
1%
45%
37%
18%
- Vou a exposições (museus, centros culturais)
22%
67%
10%
2%
- Participo de festas da comunidade (igreja, bairro etc.)
3%
3%
26%
31%
40%
- Estudo
4%
4%
38%
59%
- Assisto a telejornal
14%
37%
49%

8 - Considerando TODAS as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal?

Total de respondentes: 111
  Comparar
0%
Até 10 horas.
16%
De 11 a 20 horas.
20%
De 21 a 30 horas.
37%
De 31 a 40 horas.
27%
Mais de 40 horas.

9 - Nesta escola, quantas horas você trabalha em uma semana normal (dando aulas, preparando murais, planejando aulas, corrigindo atividades, participando de reuniões etc.)?

Total de respondentes: 112
  Comparar
2%
Até 10 horas.
27%
De 11 a 20 horas.
38%
De 21 a 30 horas.
20%
De 31 a 40 horas.
13%
Mais de 40 horas.

10 - Numa semana normal de trabalho, quantas horas você dedica exclusivamente a dar aulas aqui nesta escola?

Total de respondentes: 112
  Comparar
4%
Até 10 horas.
51%
De 11 a 20 horas.
32%
De 21 a 30 horas.
10%
De 31 a 40 horas.
4%
Mais de 40 horas.

11 - EM QUE MEDIDA VOCÊ SE SENTE PREPARADO(A) PARA AS SEGUINTES ATIVIDADES:

Total de respondentes: 112
  Comparar
Nada preparado(a).
Pouco preparado(a).
Razoavelmente preparado(a).
Muito preparado(a).
- Desenvolver o conteúdo da(s) área(s) de ensino que leciono
21%
79%
- Aplicar diferentes metodologias de ensino
1%
41%
58%
- Relacionar as outras áreas do currículo com aquela que leciono
4%
4%
50%
46%
- Desenvolver instrumentos de avaliação de sala de aula
2%
34%
64%
- Gestão de sala de aula
1%
21%
79%
- Ensinar para o público-alvo da educação especial
17%
44%
32%
7%
- Usar novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
12%
47%
41%
- Comunicar-me com as famílias de alunos(as)
4%
4%
35%
62%
- Utilizar conhecimentos sobre o desenvolvimento da aprendizagem
3%
3%
37%
61%
- Participar da gestão da escola
1%
10%
49%
40%
- Lidar com conflitos do cotidiano escolar
1%
2%
49%
49%

12 - DENTRE AS ATIVIDADES FORMATIVAS LISTADAS ABAIXO, INDIQUE QUANTAS VOCÊ REALIZOU NESSE ANO:

Total de respondentes: 110
  Comparar
Nenhuma.
Uma.
Duas.
Três ou mais.
- Atividades formativas com menos de 20 horas
19%
19%
34%
28%
- Cursos de 20 a menos de 180 horas
30%
30%
25%
15%
- Cursos de aperfeiçoamento de 180 a 360 horas
63%
19%
13%
5%
5%

13 - CONSIDERANDO AS ATIVIDADES FORMATIVAS DE CURTA DURAÇÃO (INFERIORES A 360 HORAS) DAS QUAIS PARTICIPOU NESTE ANO, EM QUAIS DELAS ESTAVA PREVISTO:

Total de respondentes: 111
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Participação de colegas da(s) escola(s) em que leciono?
21%
37%
19%
23%
- Atividades colaborativas de aprendizado?
20%
26%
33%
21%
- Encontros de formação distribuídos por semanas ou meses?
21%
40%
19%
21%

14 - DURANTE ESTE ANO, INDIQUE DE QUAIS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO VOCÊ PARTICIPOU E SE RECEBEU APOIO DA SECRETARIA OU MANTENEDORA PARA REALIZÁ-LO:

Total de respondentes: 111
  Comparar
Não fiz este curso.
Sim, sem apoio.
Sim, com apoio parcial.
Sim, com apoio total.
- Especialização (mínimo de 360 horas)
71%
23%
5%
5%
2%
- Mestrado (acadêmico ou profissional)
95%
3%
3%
2%
- Doutorado
95%
1%
2%
2%

15 - INDIQUE O NÍVEL DE CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS E CURSOS REALIZADOS NESTE ANO PARA:

Total de respondentes: 110
  Comparar
Não contribuiu.
Contribuiu pouco.
Contribuiu razoavelmente.
Contribuiu muito.
- Aprofundar meus conhecimentos sobre as disciplinas que leciono
15%
9%
26%
49%
- Compreender o processo de aprendizagem
14%
4%
4%
28%
55%
- Aprimorar os processos avaliativos de sala de aula
13%
5%
5%
32%
50%
- Utilizar novas tecnologias para apoiar minhas atividades
17%
9%
37%
36%
- Colaborar com meus colegas na preparação de atividades e projetos
14%
12%
33%
42%
- Aprimorar as metodologias de ensino
14%
6%
6%
30%
50%
- Auxiliar na mediação de conflitos em sala de aula
13%
15%
33%
39%

Recursos e Infraestrutura

16 - AVALIE AS CONDIÇÕES DA SALA DE AULA QUE VOCÊ UTILIZA NESTA ESCOLA COM RELAÇÃO AOS SEGUINTES ELEMENTOS:

Total de respondentes: 112
  Comparar
Inadequado.
Pouco adequado.
Razoavelmente adequado.
Adequado.
- Tamanho da sala com relação ao número de alunos
17%
10%
29%
44%
- Acústica
22%
29%
30%
18%
- Iluminação natural
12%
21%
34%
34%
- Ventilação natural
27%
31%
25%
17%
- Temperatura
44%
24%
19%
13%
- Limpeza
6%
6%
9%
39%
46%
- Acessibilidade
13%
13%
38%
37%
- Mobiliário (mesas e carteiras)
9%
21%
40%
30%
- Infraestrutura (paredes, teto, assoalho, portas)
21%
18%
38%
22%
- Lousa (quadro de giz ou quadro branco)
8%
13%
38%
41%

17 - INDIQUE OS RECURSOS QUE VOCÊ NORMALMENTE USA NESTA ESCOLA E QUAL A SUA ADEQUAÇÃO PARA AS ATIVIDADES EM SALA DE AULA:

Total de respondentes: 110
  Comparar
NÃO USO / Não tem.
USO E É Inadequado.
USO E É Pouco adequado.
USO E É Razoavelmente adequado.
USO E É Adequado.
- Livro didático
2%
3%
3%
34%
62%
- Projetor multimídia (datashow)
13%
6%
6%
16%
37%
29%
- Computador (de mesa, portátil, tablet)
22%
6%
6%
25%
24%
22%
- Software
34%
6%
6%
26%
20%
14%
- Internet
12%
7%
22%
30%
29%
- Acervo multimídia
25%
7%
21%
34%
13%

Gestão e Participação

18 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/série. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes: 110
  Comparar
0%
Não existe Conselho de Classe nesta escola.
5%
Nenhuma vez.
6%
Uma vez.
55%
Duas vezes.
34%
Três vezes ou mais.

19 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA COM OS SEGUINTES TEMAS:

Total de respondentes: 111
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- O(A) diretor(a) debate com frequência metas educacionais com os(as) professores(as) nas reuniões
3%
3%
14%
59%
23%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre tratam a qualidade de ensino como uma responsabilidade coletiva
2%
5%
5%
58%
36%
- O(A) diretor(a) informa aos(às) professores(as) sobre as possibilidades de aperfeiçoamento profissional
4%
4%
14%
62%
21%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados à aprendizagem dos alunos
4%
4%
11%
56%
30%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados às normas administrativas
1%
6%
6%
63%
30%
- O(A) diretor(a) com frequência me anima e me motiva para o trabalho
8%
16%
54%
22%
- Tenho confiança no(a) diretor(a) como profissional
5%
5%
11%
53%
31%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre asseguram que as questões relacionadas à qualidade da convivência e gestão de conflitos sejam uma responsabilidade coletiva
4%
4%
7%
57%
32%

20 - NESTA ESCOLA E NESTE ANO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORREU:

Total de respondentes: 111
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Colaboração das famílias para superar problemas que interferem na aprendizagem dos(as) alunos(as) (ausências, indisciplinas, acompanhamento das tarefas escolares etc.)
7%
59%
27%
6%
6%
- Colaboração entre colegas (feedback, trocas, projetos interdisciplinares)
4%
4%
30%
50%
17%
- Colaboração da gestão da escola para superar dificuldades de sala de aula
2%
23%
53%
23%
- Colaboração da gestão da escola para superar problemas que interferem na qualidade das relações com os estudantes
2%
17%
55%
26%
- Apoio da Secretaria de Educação para superar as dificuldades do cotidiano escolar
25%
45%
20%
10%

Gestão Pedagógica

21 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 112
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Repetir de ano é bom para o aluno que não apresentou desempenho satisfatório
11%
48%
36%
5%
5%
- A quantidade de avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) é excessiva
11%
69%
19%
2%
- As avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) têm direcionado o que deve ser ensinado na escola
4%
4%
19%
70%
7%
- As avaliações externas têm ajudado a melhorar o processo de ensino e aprendizagem desta escola
2%
15%
71%
12%
- Os estudantes apresentam problemas de aprendizagem
1%
8%
64%
27%

22 - NESTE ANO, INDIQUE O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELAS SEGUINTES DEFINIÇÕES:

Total de respondentes: 110
  Comparar
Docente da turma.
Todo o corpo docente da escola.
Equipe gestora.
Decisão externa à escola (Secretaria de Educação, sistema apostilado de ensino etc.).
- Material didático
13%
32%
23%
33%
- Metodologia de ensino
43%
32%
10%
14%
- Conteúdos trabalhados em sala
31%
14%
9%
46%
- Instrumentos para avaliar os(as) alunos(as)
36%
30%
10%
24%
- Peso de cada instrumento de avaliação na nota final do(a) aluno(a)
53%
25%
10%
12%
- Seleção de conteúdos usados nas provas
68%
16%
6%
6%
9%

23 - INDIQUE SE AS SITUAÇÕES ABAIXO SE APLICAM OU NÃO AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 111
  Comparar
Desconheço o projeto.
Não.
Sim.
- Seu conteúdo é discutido em reuniões
9%
15%
76%
- Os(As) professores(as) participaram da sua elaboração
9%
15%
76%
- Estabelece metas de aprendizagem
11%
3%
3%
86%
- Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)
8%
8%
84%
- Há metas de alcance de índices (Ideb, índices estaduais ou municipais)
6%
6%
5%
5%
89%

Percepção sobre alunos

24 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO SEUS(SUAS) ALUNOS(AS) NESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 110
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Respeitam os acordos estabelecidos em sala
6%
6%
25%
53%
15%
- Chegam pontualmente
5%
5%
27%
53%
15%
- Estão sempre presentes às minhas aulas
4%
4%
14%
65%
17%
- São respeitosos(as) comigo
5%
5%
8%
62%
25%
- São respeitosos(as) com os(as) colegas da turma
8%
33%
45%
14%
- Interessam-se pela disciplina que leciono
5%
5%
21%
63%
11%

Violência

25 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 111
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica
81%
15%
4%
4%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas
84%
13%
4%
4%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.)
89%
9%
2%

26 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 111
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Fui ameaçado(a) por algum(a) aluno(a)
89%
7%
4%
4%
- Fui ameaçado(a) por familiares de alunos(as)
92%
5%
5%
3%
3%
- Fui agredido(a) fisicamente por algum(a) aluno(a)
95%
3%
3%
2%
- Fui agredido(a) fisicamente por familiares dos(as) alunos(as)
98%
2%
- Fui vítima de roubo com uso de violência
95%
2%
3%
3%
- Fui vítima de atentado à vida
95%
2%
3%
3%
- Outro(a) profissional foi vítima de atentado à vida
87%
10%
3%
3%

Práticas Pedagógicas

27 - INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE VOCÊ DESENVOLVE AS SEGUINTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NESTA TURMA:

Total de respondentes: 107
  Comparar
Nunca.
Uma vez por ano.
De 3 a 4 vezes ao ano.
Mensalmente.
Semanalmente.
Diariamente.
- Propor dever de casa
5%
5%
30%
65%
- Corrigir com os(as) alunos(as) o dever de casa
4%
4%
25%
71%
- Desenvolver atividades em grupo, em sala de aula, para que os(as) alunos(as) busquem soluções de problemas
2%
15%
56%
27%
- Desenvolver projetos temáticos com o objetivo de aprimorar as habilidades de trabalho em equipe
7%
31%
45%
9%
8%
- Solicitar que os(as) alunos(as) copiem textos e atividades do livro didático ou do quadro negro (lousa)
5%
5%
1%
13%
39%
43%
- Estimular os(as) alunos(as) a expressarem suas opiniões e a desenvolverem argumentos a partir de temas diversos
1%
2%
14%
84%
- Propor situações de aprendizagem que sejam familiares ou de interesse dos(as) alunos(as)
1%
2%
8%
25%
64%
- Promover discussões a partir de textos de jornais ou revistas
1%
21%
48%
30%
- Propor atividades gramaticais relacionadas aos textos de jornais ou revistas
1%
1%
18%
55%
24%
- Promover a leitura e discussão de contos, crônicas, poesias ou romances
1%
1%
4%
4%
37%
57%
- Utilizar contos, crônicas, poesias ou romances para exercitar aspectos da gramática
2%
2%
4%
4%
51%
40%
- Utilizar revistas em quadrinhos como instrumento de aprendizado
7%
6%
6%
40%
32%
15%
- Fixar os nomes de conceitos gramaticais e linguísticos
1%
1%
15%
46%
37%
- Fazer exercícios para fixar procedimentos e regras
1%
26%
73%
- Discutir se os resultados numéricos obtidos na solução de um problema são adequados à situação apresentada
1%
21%
78%
- Discutir diferentes modos para resolver problemas e cálculos
1%
21%
78%
- Lidar com temas que aparecem em jornais e/ou revistas, discutindo a relação dos temas com a matemática
1%
5%
5%
14%
41%
39%
- Fornecer esquemas/regras que permitem obter as respostas certas dos cálculos e problemas
1%
5%
5%
31%
63%
- Experimentar diferentes ações (coletar informações, recortar, explorar, manipular etc.) para resolver problemas
13%
48%
39%

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Percepção sobre alunos
Violência
Práticas Pedagógicas