Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca.
%
Preta.
%
Parda.
%
Amarela.
%
Indígena.
%
Não quero declarar.
2 - Há quantos anos você trabalha como professor (a)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Meu primeiro ano.
%
1-2 anos.
%
3-5 anos.
%
6-10 anos.
%
11-15 anos.
%
16-20 anos.
%
Mais de 20 anos.
3 - Há quantos anos você trabalha como professor(a) nesta escola?
Total de respondentes:
Comparar
%
Meu primeiro ano.
%
1-2 anos.
%
3-5 anos.
%
6-10 anos.
%
11-15 anos.
%
16-20 anos.
%
Mais de 20 anos.
4 - Em quantas escolas você trabalha?
Total de respondentes:
Comparar
%
Apenas nesta.
%
Em 2.
%
Em 3.
%
Em 4 ou mais.
5 - Qual o seu tipo de vínculo trabalhista nesta escola?
Total de respondentes:
Comparar
%
Concursado/efetivo/estável.
%
Contrato temporário.
%
Contrato terceirizado.
%
Contrato CLT.
%
Pessoa jurídica.
%
Outra situação trabalhista.
6 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Total de respondentes: 269
Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Tornar-me professor(a) foi a realização de um dos meus sonhos
9%
62%
29%
- A profissão de professor(a) é valorizada pela sociedade
22%
58%
18%
2%
- As vantagens de ser professor(a) superam claramente as desvantagens
7%
32%
55%
6%
6%
- No geral, estou satisfeito com o meu trabalho de professor(a)
1%
7%
65%
27%
- Repetir de ano é bom para o aluno que não apresentou desempenho satisfatório
7%
41%
46%
7%
- A quantidade de avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) é excessiva
11%
71%
14%
4%
4%
- As avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) têm direcionado o que deve ser ensinado na escola
2%
14%
64%
20%
- As avaliações externas têm ajudado a melhorar o processo de ensino e aprendizagem desta escola
1%
10%
65%
25%
- Os estudantes apresentam problemas de aprendizagem
1%
19%
59%
22%
7 - NESTE ANO, O QUE NORMALMENTE VOCÊ TEM FEITO QUANDO ESTÁ FORA DO(S) SEU(S) LOCAL(IS) DE TRABALHO?
Total de respondentes: 269
Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Leio notícias por meio de jornais, revistas, internet etc
11%
40%
49%
- Leio livros não relacionados à Educação
3%
3%
41%
37%
20%
- Acesso blogs, Youtube, redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook etc.)
1%
16%
42%
42%
- Assisto a filmes
3%
3%
33%
37%
27%
- Vou a exposições (museus, centros culturais)
16%
60%
17%
6%
6%
- Participo de festas da comunidade (igreja, bairro etc.)
13%
40%
31%
16%
- Estudo
4%
4%
28%
67%
- Assisto a telejornal
1%
28%
36%
35%
8 - Considerando TODAS as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal?
Total de respondentes:
Comparar
%
Até 10 horas.
%
De 11 a 20 horas.
%
De 21 a 30 horas.
%
De 31 a 40 horas.
%
Mais de 40 horas.
9 - Nesta escola, quantas horas você trabalha em uma semana normal (dando aulas, preparando murais, planejando aulas, corrigindo atividades, participando de reuniões etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Até 10 horas.
%
De 11 a 20 horas.
%
De 21 a 30 horas.
%
De 31 a 40 horas.
%
Mais de 40 horas.
10 - Numa semana normal de trabalho, quantas horas você dedica exclusivamente a dar aulas aqui nesta escola?
Total de respondentes:
Comparar
%
Até 10 horas.
%
De 11 a 20 horas.
%
De 21 a 30 horas.
%
De 31 a 40 horas.
%
Mais de 40 horas.
11 - EM QUE MEDIDA VOCÊ SE SENTE PREPARADO(A) PARA AS SEGUINTES ATIVIDADES:
Total de respondentes: 269
Comparar
Nada preparado(a).
Pouco preparado(a).
Razoavelmente preparado(a).
Muito preparado(a).
- Desenvolver o conteúdo da(s) área(s) de ensino que leciono
10%
90%
- Aplicar diferentes metodologias de ensino
1%
44%
55%
- Relacionar as outras áreas do currículo com aquela que leciono
4%
4%
55%
41%
- Desenvolver instrumentos de avaliação de sala de aula
1%
39%
59%
- Gestão de sala de aula
1%
29%
71%
- Ensinar para o público-alvo da educação especial
23%
52%
20%
4%
4%
- Usar novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
6%
6%
46%
48%
- Comunicar-me com as famílias de alunos(as)
1%
5%
5%
40%
54%
- Utilizar conhecimentos sobre o desenvolvimento da aprendizagem
4%
4%
41%
56%
- Participar da gestão da escola
2%
12%
51%
35%
- Lidar com conflitos do cotidiano escolar
4%
4%
54%
42%
12 - DENTRE AS ATIVIDADES FORMATIVAS LISTADAS ABAIXO, INDIQUE QUANTAS VOCÊ REALIZOU NESSE ANO:
Total de respondentes: 268
Comparar
Nenhuma.
Uma.
Duas.
Três ou mais.
- Atividades formativas com menos de 20 horas
24%
25%
24%
28%
- Cursos de 20 a menos de 180 horas
26%
39%
22%
12%
- Cursos de aperfeiçoamento de 180 a 360 horas
54%
34%
8%
4%
4%
13 - CONSIDERANDO AS ATIVIDADES FORMATIVAS DE CURTA DURAÇÃO (INFERIORES A 360 HORAS) DAS QUAIS PARTICIPOU NESTE ANO, EM QUAIS DELAS ESTAVA PREVISTO:
Total de respondentes: 268
Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Participação de colegas da(s) escola(s) em que leciono?
18%
38%
27%
17%
- Atividades colaborativas de aprendizado?
10%
32%
40%
17%
- Encontros de formação distribuídos por semanas ou meses?
15%
34%
32%
19%
14 - DURANTE ESTE ANO, INDIQUE DE QUAIS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO VOCÊ PARTICIPOU E SE RECEBEU APOIO DA SECRETARIA OU MANTENEDORA PARA REALIZÁ-LO:
Total de respondentes: 268
Comparar
Não fiz este curso.
Sim, sem apoio.
Sim, com apoio parcial.
Sim, com apoio total.
- Especialização (mínimo de 360 horas)
66%
17%
7%
11%
- Mestrado (acadêmico ou profissional)
90%
1%
5%
5%
4%
4%
- Doutorado
99%
1%
15 - INDIQUE O NÍVEL DE CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS E CURSOS REALIZADOS NESTE ANO PARA:
Total de respondentes: 265
Comparar
Não contribuiu.
Contribuiu pouco.
Contribuiu razoavelmente.
Contribuiu muito.
- Aprofundar meus conhecimentos sobre as disciplinas que leciono
8%
8%
31%
54%
- Compreender o processo de aprendizagem
5%
5%
9%
31%
55%
- Aprimorar os processos avaliativos de sala de aula
6%
6%
11%
32%
52%
- Utilizar novas tecnologias para apoiar minhas atividades
8%
13%
35%
44%
- Colaborar com meus colegas na preparação de atividades e projetos
9%
14%
36%
41%
- Aprimorar as metodologias de ensino
5%
5%
9%
32%
54%
- Auxiliar na mediação de conflitos em sala de aula
12%
22%
33%
32%
Recursos e Infraestrutura
16 - AVALIE AS CONDIÇÕES DA SALA DE AULA QUE VOCÊ UTILIZA NESTA ESCOLA COM RELAÇÃO AOS SEGUINTES ELEMENTOS:
Total de respondentes: 269
Comparar
Inadequado.
Pouco adequado.
Razoavelmente adequado.
Adequado.
- Tamanho da sala com relação ao número de alunos
6%
6%
10%
26%
57%
- Acústica
3%
3%
8%
24%
65%
- Iluminação natural
7%
9%
33%
51%
- Ventilação natural
12%
23%
32%
33%
- Temperatura
4%
4%
12%
27%
57%
- Limpeza
1%
4%
4%
28%
67%
- Acessibilidade
1%
3%
3%
22%
74%
- Mobiliário (mesas e carteiras)
2%
22%
76%
- Infraestrutura (paredes, teto, assoalho, portas)
2%
7%
28%
63%
- Lousa (quadro de giz ou quadro branco)
1%
4%
4%
23%
72%
17 - INDIQUE OS RECURSOS QUE VOCÊ NORMALMENTE USA NESTA ESCOLA E QUAL A SUA ADEQUAÇÃO PARA AS ATIVIDADES EM SALA DE AULA:
Total de respondentes: 269
Comparar
NÃO USO / Não tem.
USO E É Inadequado.
USO E É Pouco adequado.
USO E É Razoavelmente adequado.
USO E É Adequado.
- Livro didático
1%
6%
6%
38%
54%
- Projetor multimídia (datashow)
3%
3%
2%
7%
26%
62%
- Computador (de mesa, portátil, tablet)
4%
4%
3%
3%
14%
30%
49%
- Software
12%
5%
5%
15%
37%
31%
- Internet
3%
3%
11%
25%
39%
23%
- Acervo multimídia
9%
3%
3%
17%
41%
30%
Gestão e Participação
18 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/série. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes:
Comparar
%
Não existe Conselho de Classe nesta escola.
%
Nenhuma vez.
%
Uma vez.
%
Duas vezes.
%
Três vezes ou mais.
19 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA COM OS SEGUINTES TEMAS:
Total de respondentes: 264
Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- O(A) diretor(a) debate com frequência metas educacionais com os(as) professores(as) nas reuniões
2%
26%
73%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre tratam a qualidade de ensino como uma responsabilidade coletiva
3%
3%
27%
71%
- O(A) diretor(a) informa aos(às) professores(as) sobre as possibilidades de aperfeiçoamento profissional
1%
3%
3%
37%
59%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados à aprendizagem dos alunos
3%
3%
33%
64%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados às normas administrativas
3%
3%
33%
64%
- O(A) diretor(a) com frequência me anima e me motiva para o trabalho
2%
10%
40%
48%
- Tenho confiança no(a) diretor(a) como profissional
2%
28%
70%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre asseguram que as questões relacionadas à qualidade da convivência e gestão de conflitos sejam uma responsabilidade coletiva
5%
5%
31%
64%
20 - NESTA ESCOLA E NESTE ANO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORREU:
Total de respondentes: 264
Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Colaboração das famílias para superar problemas que interferem na aprendizagem dos(as) alunos(as) (ausências, indisciplinas, acompanhamento das tarefas escolares etc.)
22%
52%
25%
- Colaboração entre colegas (feedback, trocas, projetos interdisciplinares)
10%
52%
37%
- Colaboração da gestão da escola para superar dificuldades de sala de aula
8%
45%
47%
- Colaboração da gestão da escola para superar problemas que interferem na qualidade das relações com os estudantes
1%
10%
41%
48%
- Apoio da Secretaria de Educação para superar as dificuldades do cotidiano escolar
9%
39%
36%
15%
Gestão Pedagógica
21 - NESTE ANO, INDIQUE O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELAS SEGUINTES DEFINIÇÕES:
Total de respondentes: 266
Comparar
Docente da turma.
Todo o corpo docente da escola.
Equipe gestora.
Decisão externa à escola (Secretaria de Educação, sistema apostilado de ensino etc.).
- Material didático
27%
60%
10%
3%
3%
- Metodologia de ensino
55%
38%
7%
- Conteúdos trabalhados em sala
66%
30%
3%
3%
- Instrumentos para avaliar os(as) alunos(as)
27%
48%
23%
2%
- Peso de cada instrumento de avaliação na nota final do(a) aluno(a)
24%
55%
20%
2%
- Seleção de conteúdos usados nas provas
79%
18%
3%
3%
22 - INDIQUE SE AS SITUAÇÕES ABAIXO SE APLICAM OU NÃO AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DESTA ESCOLA:
Total de respondentes: 265
Comparar
Desconheço o projeto.
Não.
Sim.
- Seu conteúdo é discutido em reuniões
3%
3%
8%
89%
- Os(As) professores(as) participaram da sua elaboração
3%
3%
8%
89%
- Estabelece metas de aprendizagem
3%
3%
2%
96%
- Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)
3%
3%
97%
- Há metas de alcance de índices (Ideb, índices estaduais ou municipais)
2%
2%
96%
Percepção sobre alunos
23 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO SEUS(SUAS) ALUNOS(AS) NESTA ESCOLA:
Total de respondentes: 265
Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Respeitam os acordos estabelecidos em sala
6%
6%
74%
20%
- Chegam pontualmente
2%
16%
63%
19%
- Estão sempre presentes às minhas aulas
10%
66%
24%
- São respeitosos(as) comigo
2%
53%
45%
- São respeitosos(as) com os(as) colegas da turma
1%
12%
71%
17%
- Interessam-se pela disciplina que leciono
1%
10%
69%
20%
Violência
24 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:
Total de respondentes: 265
Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica
93%
6%
6%
1%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas
97%
2%
1%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.)
98%
1%
25 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:
Total de respondentes: 265
Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Fui ameaçado(a) por algum(a) aluno(a)
99%
1%
- Fui ameaçado(a) por familiares de alunos(as)
99%
- Fui agredido(a) fisicamente por algum(a) aluno(a)
100%
- Fui agredido(a) fisicamente por familiares dos(as) alunos(as)
100%
- Fui vítima de roubo com uso de violência
100%
- Fui vítima de atentado à vida
100%
- Outro(a) profissional foi vítima de atentado à vida
99%
1%
Práticas Pedagógicas
26 - INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE VOCÊ DESENVOLVE AS SEGUINTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NESTA TURMA:
Total de respondentes: 268
Comparar
Nunca.
Uma vez por ano.
De 3 a 4 vezes ao ano.
Mensalmente.
Semanalmente.
Diariamente.
- Propor dever de casa
4%
4%
3%
3%
10%
54%
29%
- Corrigir com os(as) alunos(as) o dever de casa
4%
4%
2%
7%
57%
30%
- Desenvolver atividades em grupo, em sala de aula, para que os(as) alunos(as) busquem soluções de problemas
1%
3%
3%
26%
44%
25%
- Desenvolver projetos temáticos com o objetivo de aprimorar as habilidades de trabalho em equipe
6%
6%
13%
25%
31%
16%
9%
- Solicitar que os(as) alunos(as) copiem textos e atividades do livro didático ou do quadro negro (lousa)
14%
4%
4%
14%
39%
28%
- Estimular os(as) alunos(as) a expressarem suas opiniões e a desenvolverem argumentos a partir de temas diversos
1%
2%
3%
3%
36%
58%
- Propor situações de aprendizagem que sejam familiares ou de interesse dos(as) alunos(as)
2%
5%
5%
13%
37%
43%
- Promover discussões a partir de textos de jornais ou revistas
1%
1%
12%
28%
35%
23%
- Propor atividades gramaticais relacionadas aos textos de jornais ou revistas
3%
3%
11%
21%
45%
21%
- Promover a leitura e discussão de contos, crônicas, poesias ou romances
2%
2%
24%
46%
26%
- Utilizar contos, crônicas, poesias ou romances para exercitar aspectos da gramática
3%
3%
4%
4%
19%
50%
24%
- Utilizar revistas em quadrinhos como instrumento de aprendizado
11%
9%
17%
24%
26%
13%
- Fixar os nomes de conceitos gramaticais e linguísticos
7%
3%
3%
7%
13%
50%
20%
- Fazer exercícios para fixar procedimentos e regras
1%
1%
36%
63%
- Discutir se os resultados numéricos obtidos na solução de um problema são adequados à situação apresentada
1%
3%
3%
35%
61%
- Discutir diferentes modos para resolver problemas e cálculos
1%
2%
34%
63%
- Lidar com temas que aparecem em jornais e/ou revistas, discutindo a relação dos temas com a matemática
5%
5%
14%
22%
40%
18%
- Fornecer esquemas/regras que permitem obter as respostas certas dos cálculos e problemas
1%
2%
3%
3%
32%
62%
- Experimentar diferentes ações (coletar informações, recortar, explorar, manipular etc.) para resolver problemas
5%
5%
2%
13%
18%
38%
24%
Perfil
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Percepção sobre alunos
Violência
Práticas Pedagógicas