Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas






Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas
Brasil Rio de Janeiro

Petrópolis

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes:
  Comparar

2 - Há quantos anos você trabalha como professor (a)?

Total de respondentes:
  Comparar

3 - Há quantos anos você trabalha como professor(a) nesta escola?

Total de respondentes:
  Comparar

4 - Em quantas escolas você trabalha?

Total de respondentes:
  Comparar

5 - Qual o seu tipo de vínculo trabalhista nesta escola?

Total de respondentes:
  Comparar

6 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 192
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Tornar-me professor(a) foi a realização de um dos meus sonhos
3%
3%
7%
50%
40%
- A profissão de professor(a) é valorizada pela sociedade
45%
48%
5%
5%
2%
- As vantagens de ser professor(a) superam claramente as desvantagens
15%
42%
39%
4%
4%
- No geral, estou satisfeito com o meu trabalho de professor(a)
2%
14%
73%
12%

7 - NESTE ANO, O QUE NORMALMENTE VOCÊ TEM FEITO QUANDO ESTÁ FORA DO(S) SEU(S) LOCAL(IS) DE TRABALHO?

Total de respondentes: 195
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Leio notícias por meio de jornais, revistas, internet etc
2%
7%
28%
62%
- Leio livros não relacionados à Educação
1%
34%
40%
25%
- Acesso blogs, Youtube, redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook etc.)
4%
4%
19%
37%
40%
- Assisto a filmes
2%
23%
32%
43%
- Vou a exposições (museus, centros culturais)
5%
5%
56%
26%
13%
- Participo de festas da comunidade (igreja, bairro etc.)
15%
43%
22%
20%
- Estudo
1%
14%
37%
48%
- Assisto a telejornal
3%
3%
21%
29%
47%

8 - Considerando TODAS as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal?

Total de respondentes:
  Comparar

9 - Nesta escola, quantas horas você trabalha em uma semana normal (dando aulas, preparando murais, planejando aulas, corrigindo atividades, participando de reuniões etc.)?

Total de respondentes:
  Comparar

10 - Numa semana normal de trabalho, quantas horas você dedica exclusivamente a dar aulas aqui nesta escola?

Total de respondentes:
  Comparar

11 - EM QUE MEDIDA VOCÊ SE SENTE PREPARADO(A) PARA AS SEGUINTES ATIVIDADES:

Total de respondentes: 195
  Comparar
Nada preparado(a).
Pouco preparado(a).
Razoavelmente preparado(a).
Muito preparado(a).
- Desenvolver o conteúdo da(s) área(s) de ensino que leciono
18%
82%
- Aplicar diferentes metodologias de ensino
4%
4%
59%
37%
- Relacionar as outras áreas do currículo com aquela que leciono
4%
4%
53%
43%
- Desenvolver instrumentos de avaliação de sala de aula
1%
31%
68%
- Gestão de sala de aula
1%
1%
23%
76%
- Ensinar para o público-alvo da educação especial
16%
46%
29%
8%
- Usar novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
1%
23%
46%
30%
- Comunicar-me com as famílias de alunos(as)
8%
40%
53%
- Utilizar conhecimentos sobre o desenvolvimento da aprendizagem
4%
4%
44%
53%
- Participar da gestão da escola
5%
5%
22%
39%
34%
- Lidar com conflitos do cotidiano escolar
1%
7%
46%
47%

12 - DENTRE AS ATIVIDADES FORMATIVAS LISTADAS ABAIXO, INDIQUE QUANTAS VOCÊ REALIZOU NESSE ANO:

Total de respondentes: 195
  Comparar
Nenhuma.
Uma.
Duas.
Três ou mais.
- Atividades formativas com menos de 20 horas
43%
21%
14%
22%
- Cursos de 20 a menos de 180 horas
65%
24%
5%
5%
6%
6%
- Cursos de aperfeiçoamento de 180 a 360 horas
76%
17%
4%
4%
3%
3%

13 - CONSIDERANDO AS ATIVIDADES FORMATIVAS DE CURTA DURAÇÃO (INFERIORES A 360 HORAS) DAS QUAIS PARTICIPOU NESTE ANO, EM QUAIS DELAS ESTAVA PREVISTO:

Total de respondentes: 190
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Participação de colegas da(s) escola(s) em que leciono?
46%
25%
16%
13%
- Atividades colaborativas de aprendizado?
41%
24%
22%
13%
- Encontros de formação distribuídos por semanas ou meses?
44%
28%
17%
12%

14 - DURANTE ESTE ANO, INDIQUE DE QUAIS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO VOCÊ PARTICIPOU E SE RECEBEU APOIO DA SECRETARIA OU MANTENEDORA PARA REALIZÁ-LO:

Total de respondentes: 193
  Comparar
Não fiz este curso.
Sim, sem apoio.
Sim, com apoio parcial.
Sim, com apoio total.
- Especialização (mínimo de 360 horas)
76%
20%
2%
2%
- Mestrado (acadêmico ou profissional)
96%
2%
1%
1%
- Doutorado
98%
2%
1%

15 - INDIQUE O NÍVEL DE CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS E CURSOS REALIZADOS NESTE ANO PARA:

Total de respondentes: 190
  Comparar
Não contribuiu.
Contribuiu pouco.
Contribuiu razoavelmente.
Contribuiu muito.
- Aprofundar meus conhecimentos sobre as disciplinas que leciono
38%
10%
27%
26%
- Compreender o processo de aprendizagem
31%
12%
28%
30%
- Aprimorar os processos avaliativos de sala de aula
33%
12%
29%
26%
- Utilizar novas tecnologias para apoiar minhas atividades
37%
18%
28%
17%
- Colaborar com meus colegas na preparação de atividades e projetos
35%
14%
31%
20%
- Aprimorar as metodologias de ensino
33%
13%
30%
24%
- Auxiliar na mediação de conflitos em sala de aula
35%
15%
29%
21%

Recursos e Infraestrutura

16 - AVALIE AS CONDIÇÕES DA SALA DE AULA QUE VOCÊ UTILIZA NESTA ESCOLA COM RELAÇÃO AOS SEGUINTES ELEMENTOS:

Total de respondentes: 195
  Comparar
Inadequado.
Pouco adequado.
Razoavelmente adequado.
Adequado.
- Tamanho da sala com relação ao número de alunos
4%
4%
12%
24%
60%
- Acústica
4%
4%
18%
30%
48%
- Iluminação natural
5%
5%
7%
30%
59%
- Ventilação natural
5%
5%
10%
33%
52%
- Temperatura
5%
5%
20%
40%
35%
- Limpeza
2%
5%
5%
16%
76%
- Acessibilidade
17%
14%
19%
51%
- Mobiliário (mesas e carteiras)
1%
6%
6%
28%
65%
- Infraestrutura (paredes, teto, assoalho, portas)
1%
8%
30%
61%
- Lousa (quadro de giz ou quadro branco)
3%
3%
4%
4%
22%
72%

17 - INDIQUE OS RECURSOS QUE VOCÊ NORMALMENTE USA NESTA ESCOLA E QUAL A SUA ADEQUAÇÃO PARA AS ATIVIDADES EM SALA DE AULA:

Total de respondentes: 195
  Comparar
NÃO USO / Não tem.
USO E É Inadequado.
USO E É Pouco adequado.
USO E É Razoavelmente adequado.
USO E É Adequado.
- Livro didático
3%
3%
2%
7%
38%
50%
- Projetor multimídia (datashow)
23%
2%
8%
23%
43%
- Computador (de mesa, portátil, tablet)
46%
7%
15%
19%
13%
- Software
59%
7%
11%
12%
11%
- Internet
43%
9%
9%
21%
18%
- Acervo multimídia
46%
7%
15%
18%
13%

Gestão e Participação

18 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/série. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes:
  Comparar

19 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA COM OS SEGUINTES TEMAS:

Total de respondentes: 196
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- O(A) diretor(a) debate com frequência metas educacionais com os(as) professores(as) nas reuniões
4%
4%
12%
54%
30%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre tratam a qualidade de ensino como uma responsabilidade coletiva
3%
3%
2%
44%
52%
- O(A) diretor(a) informa aos(às) professores(as) sobre as possibilidades de aperfeiçoamento profissional
3%
3%
8%
47%
43%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados à aprendizagem dos alunos
3%
3%
5%
5%
52%
41%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados às normas administrativas
1%
3%
3%
45%
52%
- O(A) diretor(a) com frequência me anima e me motiva para o trabalho
3%
3%
8%
48%
42%
- Tenho confiança no(a) diretor(a) como profissional
2%
3%
3%
38%
57%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre asseguram que as questões relacionadas à qualidade da convivência e gestão de conflitos sejam uma responsabilidade coletiva
1%
5%
5%
46%
47%

20 - NESTA ESCOLA E NESTE ANO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORREU:

Total de respondentes: 196
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Colaboração das famílias para superar problemas que interferem na aprendizagem dos(as) alunos(as) (ausências, indisciplinas, acompanhamento das tarefas escolares etc.)
4%
4%
51%
41%
5%
5%
- Colaboração entre colegas (feedback, trocas, projetos interdisciplinares)
1%
19%
47%
33%
- Colaboração da gestão da escola para superar dificuldades de sala de aula
2%
11%
39%
48%
- Colaboração da gestão da escola para superar problemas que interferem na qualidade das relações com os estudantes
1%
13%
33%
53%
- Apoio da Secretaria de Educação para superar as dificuldades do cotidiano escolar
23%
42%
27%
9%

Gestão Pedagógica

21 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 194
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Repetir de ano é bom para o aluno que não apresentou desempenho satisfatório
3%
3%
21%
64%
12%
- A quantidade de avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) é excessiva
5%
5%
80%
14%
1%
- As avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) têm direcionado o que deve ser ensinado na escola
4%
4%
39%
54%
3%
3%
- As avaliações externas têm ajudado a melhorar o processo de ensino e aprendizagem desta escola
3%
3%
38%
55%
4%
4%
- Os estudantes apresentam problemas de aprendizagem
1%
12%
63%
24%

22 - NESTE ANO, INDIQUE O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELAS SEGUINTES DEFINIÇÕES:

Total de respondentes: 196
  Comparar
Docente da turma.
Todo o corpo docente da escola.
Equipe gestora.
Decisão externa à escola (Secretaria de Educação, sistema apostilado de ensino etc.).
- Material didático
24%
53%
13%
10%
- Metodologia de ensino
44%
40%
10%
6%
6%
- Conteúdos trabalhados em sala
53%
29%
5%
5%
13%
- Instrumentos para avaliar os(as) alunos(as)
61%
27%
9%
3%
3%
- Peso de cada instrumento de avaliação na nota final do(a) aluno(a)
41%
28%
25%
6%
6%
- Seleção de conteúdos usados nas provas
84%
12%
4%
4%
1%

23 - INDIQUE SE AS SITUAÇÕES ABAIXO SE APLICAM OU NÃO AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 194
  Comparar
Desconheço o projeto.
Não.
Sim.
- Seu conteúdo é discutido em reuniões
7%
12%
80%
- Os(As) professores(as) participaram da sua elaboração
8%
11%
80%
- Estabelece metas de aprendizagem
7%
4%
4%
89%
- Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)
9%
9%
82%
- Há metas de alcance de índices (Ideb, índices estaduais ou municipais)
10%
17%
74%

Percepção sobre alunos

24 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO SEUS(SUAS) ALUNOS(AS) NESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 196
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Respeitam os acordos estabelecidos em sala
4%
4%
22%
64%
11%
- Chegam pontualmente
7%
27%
52%
14%
- Estão sempre presentes às minhas aulas
1%
19%
65%
15%
- São respeitosos(as) comigo
1%
9%
62%
28%
- São respeitosos(as) com os(as) colegas da turma
1%
28%
60%
11%
- Interessam-se pela disciplina que leciono
2%
23%
64%
11%

Violência

25 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 196
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica
89%
11%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas
88%
12%
1%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.)
98%
2%

26 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 196
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Fui ameaçado(a) por algum(a) aluno(a)
97%
3%
3%
1%
- Fui ameaçado(a) por familiares de alunos(as)
97%
3%
3%
1%
- Fui agredido(a) fisicamente por algum(a) aluno(a)
100%
- Fui agredido(a) fisicamente por familiares dos(as) alunos(as)
100%
- Fui vítima de roubo com uso de violência
100%
- Fui vítima de atentado à vida
100%
- Outro(a) profissional foi vítima de atentado à vida
98%
2%

Práticas Pedagógicas

27 - INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE VOCÊ DESENVOLVE AS SEGUINTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NESTA TURMA:

Total de respondentes: 196
  Comparar
Nunca.
Uma vez por ano.
De 3 a 4 vezes ao ano.
Mensalmente.
Semanalmente.
Diariamente.
- Propor dever de casa
4%
4%
2%
3%
3%
2%
33%
57%
- Corrigir com os(as) alunos(as) o dever de casa
4%
4%
1%
2%
1%
31%
63%
- Desenvolver atividades em grupo, em sala de aula, para que os(as) alunos(as) busquem soluções de problemas
2%
2%
12%
31%
38%
16%
- Desenvolver projetos temáticos com o objetivo de aprimorar as habilidades de trabalho em equipe
5%
5%
12%
30%
33%
11%
9%
- Solicitar que os(as) alunos(as) copiem textos e atividades do livro didático ou do quadro negro (lousa)
7%
1%
2%
6%
6%
22%
64%
- Estimular os(as) alunos(as) a expressarem suas opiniões e a desenvolverem argumentos a partir de temas diversos
1%
1%
2%
7%
16%
73%
- Propor situações de aprendizagem que sejam familiares ou de interesse dos(as) alunos(as)
3%
3%
2%
7%
11%
25%
53%
- Promover discussões a partir de textos de jornais ou revistas
4%
4%
1%
17%
29%
36%
13%
- Propor atividades gramaticais relacionadas aos textos de jornais ou revistas
5%
5%
1%
12%
28%
38%
15%
- Promover a leitura e discussão de contos, crônicas, poesias ou romances
3%
3%
1%
6%
6%
12%
53%
26%
- Utilizar contos, crônicas, poesias ou romances para exercitar aspectos da gramática
3%
3%
1%
2%
12%
58%
24%
- Utilizar revistas em quadrinhos como instrumento de aprendizado
10%
5%
5%
15%
23%
38%
8%
- Fixar os nomes de conceitos gramaticais e linguísticos
6%
6%
1%
8%
44%
41%
- Fazer exercícios para fixar procedimentos e regras
1%
1%
1%
16%
82%
- Discutir se os resultados numéricos obtidos na solução de um problema são adequados à situação apresentada
1%
1%
1%
21%
77%
- Discutir diferentes modos para resolver problemas e cálculos
1%
1%
1%
1%
24%
74%
- Lidar com temas que aparecem em jornais e/ou revistas, discutindo a relação dos temas com a matemática
5%
5%
5%
5%
9%
27%
30%
23%
- Fornecer esquemas/regras que permitem obter as respostas certas dos cálculos e problemas
1%
1%
1%
3%
3%
32%
63%
- Experimentar diferentes ações (coletar informações, recortar, explorar, manipular etc.) para resolver problemas
5%
5%
3%
3%
7%
18%
31%
37%

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Percepção sobre alunos
Violência
Práticas Pedagógicas