Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas






Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas
Brasil São Paulo

Campos Do Jordão

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes:
  Comparar

2 - Há quantos anos você trabalha como professor (a)?

Total de respondentes:
  Comparar

3 - Há quantos anos você trabalha como professor(a) nesta escola?

Total de respondentes:
  Comparar

4 - Em quantas escolas você trabalha?

Total de respondentes:
  Comparar

5 - Qual o seu tipo de vínculo trabalhista nesta escola?

Total de respondentes:
  Comparar

6 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 47
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Tornar-me professor(a) foi a realização de um dos meus sonhos
2%
4%
4%
64%
30%
- A profissão de professor(a) é valorizada pela sociedade
28%
55%
15%
2%
- As vantagens de ser professor(a) superam claramente as desvantagens
13%
43%
43%
2%
- No geral, estou satisfeito com o meu trabalho de professor(a)
6%
6%
21%
62%
11%

7 - NESTE ANO, O QUE NORMALMENTE VOCÊ TEM FEITO QUANDO ESTÁ FORA DO(S) SEU(S) LOCAL(IS) DE TRABALHO?

Total de respondentes: 47
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Leio notícias por meio de jornais, revistas, internet etc
2%
26%
34%
38%
- Leio livros não relacionados à Educação
2%
38%
38%
21%
- Acesso blogs, Youtube, redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook etc.)
2%
15%
40%
43%
- Assisto a filmes
17%
49%
34%
- Vou a exposições (museus, centros culturais)
2%
77%
17%
4%
4%
- Participo de festas da comunidade (igreja, bairro etc.)
11%
51%
28%
11%
- Estudo
11%
49%
40%
- Assisto a telejornal
26%
40%
34%

8 - Considerando TODAS as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal?

Total de respondentes:
  Comparar

9 - Nesta escola, quantas horas você trabalha em uma semana normal (dando aulas, preparando murais, planejando aulas, corrigindo atividades, participando de reuniões etc.)?

Total de respondentes:
  Comparar

10 - Numa semana normal de trabalho, quantas horas você dedica exclusivamente a dar aulas aqui nesta escola?

Total de respondentes:
  Comparar

11 - EM QUE MEDIDA VOCÊ SE SENTE PREPARADO(A) PARA AS SEGUINTES ATIVIDADES:

Total de respondentes: 47
  Comparar
Nada preparado(a).
Pouco preparado(a).
Razoavelmente preparado(a).
Muito preparado(a).
- Desenvolver o conteúdo da(s) área(s) de ensino que leciono
19%
81%
- Aplicar diferentes metodologias de ensino
2%
51%
47%
- Relacionar as outras áreas do currículo com aquela que leciono
4%
4%
60%
36%
- Desenvolver instrumentos de avaliação de sala de aula
34%
66%
- Gestão de sala de aula
2%
28%
70%
- Ensinar para o público-alvo da educação especial
19%
47%
23%
11%
- Usar novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
21%
60%
19%
- Comunicar-me com as famílias de alunos(as)
40%
60%
- Utilizar conhecimentos sobre o desenvolvimento da aprendizagem
4%
4%
43%
53%
- Participar da gestão da escola
9%
51%
40%
- Lidar com conflitos do cotidiano escolar
2%
53%
45%

12 - DENTRE AS ATIVIDADES FORMATIVAS LISTADAS ABAIXO, INDIQUE QUANTAS VOCÊ REALIZOU NESSE ANO:

Total de respondentes: 47
  Comparar
Nenhuma.
Uma.
Duas.
Três ou mais.
- Atividades formativas com menos de 20 horas
23%
38%
23%
15%
- Cursos de 20 a menos de 180 horas
4%
4%
55%
26%
15%
- Cursos de aperfeiçoamento de 180 a 360 horas
81%
15%
4%
4%

13 - CONSIDERANDO AS ATIVIDADES FORMATIVAS DE CURTA DURAÇÃO (INFERIORES A 360 HORAS) DAS QUAIS PARTICIPOU NESTE ANO, EM QUAIS DELAS ESTAVA PREVISTO:

Total de respondentes: 47
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Participação de colegas da(s) escola(s) em que leciono?
2%
28%
30%
40%
- Atividades colaborativas de aprendizado?
6%
6%
38%
19%
36%
- Encontros de formação distribuídos por semanas ou meses?
9%
32%
32%
28%

14 - DURANTE ESTE ANO, INDIQUE DE QUAIS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO VOCÊ PARTICIPOU E SE RECEBEU APOIO DA SECRETARIA OU MANTENEDORA PARA REALIZÁ-LO:

Total de respondentes: 47
  Comparar
Não fiz este curso.
Sim, sem apoio.
Sim, com apoio parcial.
Sim, com apoio total.
- Especialização (mínimo de 360 horas)
79%
21%
- Mestrado (acadêmico ou profissional)
98%
2%
- Doutorado
100%

15 - INDIQUE O NÍVEL DE CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS E CURSOS REALIZADOS NESTE ANO PARA:

Total de respondentes: 47
  Comparar
Não contribuiu.
Contribuiu pouco.
Contribuiu razoavelmente.
Contribuiu muito.
- Aprofundar meus conhecimentos sobre as disciplinas que leciono
6%
6%
26%
49%
19%
- Compreender o processo de aprendizagem
4%
4%
26%
49%
21%
- Aprimorar os processos avaliativos de sala de aula
9%
23%
49%
19%
- Utilizar novas tecnologias para apoiar minhas atividades
19%
26%
34%
21%
- Colaborar com meus colegas na preparação de atividades e projetos
17%
17%
43%
23%
- Aprimorar as metodologias de ensino
9%
21%
43%
28%
- Auxiliar na mediação de conflitos em sala de aula
19%
30%
32%
19%

Recursos e Infraestrutura

16 - AVALIE AS CONDIÇÕES DA SALA DE AULA QUE VOCÊ UTILIZA NESTA ESCOLA COM RELAÇÃO AOS SEGUINTES ELEMENTOS:

Total de respondentes: 47
  Comparar
Inadequado.
Pouco adequado.
Razoavelmente adequado.
Adequado.
- Tamanho da sala com relação ao número de alunos
13%
9%
28%
51%
- Acústica
15%
38%
47%
- Iluminação natural
2%
4%
4%
23%
70%
- Ventilação natural
11%
4%
4%
28%
57%
- Temperatura
4%
4%
11%
34%
51%
- Limpeza
2%
7%
33%
59%
- Acessibilidade
11%
9%
43%
38%
- Mobiliário (mesas e carteiras)
2%
19%
32%
47%
- Infraestrutura (paredes, teto, assoalho, portas)
6%
6%
9%
40%
45%
- Lousa (quadro de giz ou quadro branco)
34%
66%

17 - INDIQUE OS RECURSOS QUE VOCÊ NORMALMENTE USA NESTA ESCOLA E QUAL A SUA ADEQUAÇÃO PARA AS ATIVIDADES EM SALA DE AULA:

Total de respondentes: 46
  Comparar
NÃO USO / Não tem.
USO E É Inadequado.
USO E É Pouco adequado.
USO E É Razoavelmente adequado.
USO E É Adequado.
- Livro didático
4%
4%
2%
11%
33%
50%
- Projetor multimídia (datashow)
9%
21%
21%
49%
- Computador (de mesa, portátil, tablet)
23%
4%
4%
26%
32%
15%
- Software
47%
6%
6%
23%
21%
2%
- Internet
19%
15%
34%
26%
6%
6%
- Acervo multimídia
36%
13%
30%
13%
9%

Gestão e Participação

18 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/série. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes:
  Comparar

19 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA COM OS SEGUINTES TEMAS:

Total de respondentes: 46
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- O(A) diretor(a) debate com frequência metas educacionais com os(as) professores(as) nas reuniões
9%
59%
33%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre tratam a qualidade de ensino como uma responsabilidade coletiva
2%
4%
4%
50%
43%
- O(A) diretor(a) informa aos(às) professores(as) sobre as possibilidades de aperfeiçoamento profissional
65%
35%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados à aprendizagem dos alunos
9%
51%
40%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados às normas administrativas
40%
60%
- O(A) diretor(a) com frequência me anima e me motiva para o trabalho
11%
45%
45%
- Tenho confiança no(a) diretor(a) como profissional
2%
45%
53%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre asseguram que as questões relacionadas à qualidade da convivência e gestão de conflitos sejam uma responsabilidade coletiva
2%
4%
4%
51%
43%

20 - NESTA ESCOLA E NESTE ANO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORREU:

Total de respondentes: 47
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Colaboração das famílias para superar problemas que interferem na aprendizagem dos(as) alunos(as) (ausências, indisciplinas, acompanhamento das tarefas escolares etc.)
4%
4%
62%
23%
11%
- Colaboração entre colegas (feedback, trocas, projetos interdisciplinares)
2%
17%
49%
32%
- Colaboração da gestão da escola para superar dificuldades de sala de aula
2%
17%
45%
36%
- Colaboração da gestão da escola para superar problemas que interferem na qualidade das relações com os estudantes
21%
40%
38%
- Apoio da Secretaria de Educação para superar as dificuldades do cotidiano escolar
26%
50%
24%

Gestão Pedagógica

21 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 47
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Repetir de ano é bom para o aluno que não apresentou desempenho satisfatório
4%
4%
17%
70%
9%
- A quantidade de avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) é excessiva
2%
74%
21%
2%
- As avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) têm direcionado o que deve ser ensinado na escola
2%
26%
68%
4%
4%
- As avaliações externas têm ajudado a melhorar o processo de ensino e aprendizagem desta escola
6%
6%
21%
68%
4%
4%
- Os estudantes apresentam problemas de aprendizagem
9%
64%
28%

22 - NESTE ANO, INDIQUE O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELAS SEGUINTES DEFINIÇÕES:

Total de respondentes: 47
  Comparar
Docente da turma.
Todo o corpo docente da escola.
Equipe gestora.
Decisão externa à escola (Secretaria de Educação, sistema apostilado de ensino etc.).
- Material didático
26%
38%
11%
26%
- Metodologia de ensino
68%
21%
4%
4%
6%
6%
- Conteúdos trabalhados em sala
34%
28%
4%
4%
34%
- Instrumentos para avaliar os(as) alunos(as)
70%
17%
2%
11%
- Peso de cada instrumento de avaliação na nota final do(a) aluno(a)
74%
17%
6%
6%
2%
- Seleção de conteúdos usados nas provas
89%
2%
9%

23 - INDIQUE SE AS SITUAÇÕES ABAIXO SE APLICAM OU NÃO AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 47
  Comparar
Desconheço o projeto.
Não.
Sim.
- Seu conteúdo é discutido em reuniões
2%
26%
72%
- Os(As) professores(as) participaram da sua elaboração
4%
4%
11%
85%
- Estabelece metas de aprendizagem
2%
4%
4%
94%
- Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)
4%
4%
2%
94%
- Há metas de alcance de índices (Ideb, índices estaduais ou municipais)
4%
4%
96%

Percepção sobre alunos

24 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO SEUS(SUAS) ALUNOS(AS) NESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 47
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Respeitam os acordos estabelecidos em sala
21%
64%
15%
- Chegam pontualmente
36%
57%
6%
6%
- Estão sempre presentes às minhas aulas
11%
77%
13%
- São respeitosos(as) comigo
6%
6%
64%
30%
- São respeitosos(as) com os(as) colegas da turma
2%
17%
79%
2%
- Interessam-se pela disciplina que leciono
13%
78%
9%

Violência

25 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 47
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica
89%
11%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas
89%
11%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.)
89%
11%

26 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 47
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Fui ameaçado(a) por algum(a) aluno(a)
98%
2%
- Fui ameaçado(a) por familiares de alunos(as)
94%
6%
6%
- Fui agredido(a) fisicamente por algum(a) aluno(a)
100%
- Fui agredido(a) fisicamente por familiares dos(as) alunos(as)
100%
- Fui vítima de roubo com uso de violência
100%
- Fui vítima de atentado à vida
100%
- Outro(a) profissional foi vítima de atentado à vida
98%
2%

Práticas Pedagógicas

27 - INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE VOCÊ DESENVOLVE AS SEGUINTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NESTA TURMA:

Total de respondentes: 47
  Comparar
Nunca.
Uma vez por ano.
De 3 a 4 vezes ao ano.
Mensalmente.
Semanalmente.
Diariamente.
- Propor dever de casa
2%
17%
57%
23%
- Corrigir com os(as) alunos(as) o dever de casa
17%
43%
40%
- Desenvolver atividades em grupo, em sala de aula, para que os(as) alunos(as) busquem soluções de problemas
2%
4%
4%
28%
49%
17%
- Desenvolver projetos temáticos com o objetivo de aprimorar as habilidades de trabalho em equipe
2%
6%
6%
34%
34%
13%
11%
- Solicitar que os(as) alunos(as) copiem textos e atividades do livro didático ou do quadro negro (lousa)
2%
2%
19%
28%
49%
- Estimular os(as) alunos(as) a expressarem suas opiniões e a desenvolverem argumentos a partir de temas diversos
2%
2%
19%
77%
- Propor situações de aprendizagem que sejam familiares ou de interesse dos(as) alunos(as)
4%
4%
6%
6%
30%
60%
- Promover discussões a partir de textos de jornais ou revistas
6%
6%
32%
35%
26%
- Propor atividades gramaticais relacionadas aos textos de jornais ou revistas
6%
6%
26%
42%
26%
- Promover a leitura e discussão de contos, crônicas, poesias ou romances
16%
39%
45%
- Utilizar contos, crônicas, poesias ou romances para exercitar aspectos da gramática
13%
55%
32%
- Utilizar revistas em quadrinhos como instrumento de aprendizado
3%
3%
3%
3%
10%
16%
55%
13%
- Fixar os nomes de conceitos gramaticais e linguísticos
6%
6%
26%
42%
26%
- Fazer exercícios para fixar procedimentos e regras
6%
6%
3%
3%
3%
3%
35%
53%
- Discutir se os resultados numéricos obtidos na solução de um problema são adequados à situação apresentada
21%
79%
- Discutir diferentes modos para resolver problemas e cálculos
3%
3%
24%
74%
- Lidar com temas que aparecem em jornais e/ou revistas, discutindo a relação dos temas com a matemática
3%
3%
3%
3%
9%
32%
32%
21%
- Fornecer esquemas/regras que permitem obter as respostas certas dos cálculos e problemas
6%
6%
3%
3%
9%
29%
53%
- Experimentar diferentes ações (coletar informações, recortar, explorar, manipular etc.) para resolver problemas
3%
3%
9%
32%
21%
35%

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Percepção sobre alunos
Violência
Práticas Pedagógicas