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Composição do Ideb

O Ideb é calculado como a média dos resultados padronizados do Saeb de português e matemática multiplicados pela taxa de aprovação do Censo Escolar.

 

Anos Iniciais
AI
Anos Finais
AF
Ensino Médio
EM

Matemática

5,34
4,56
3,84

Português

5,06
4,83
3,96

Aprovação

0,98
0,95
0,99

Ideb

5,1
4,4
3,9

Legenda

Fonte: Saeb/Ideb, INEP - 2023

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com nível de aprendizado considerado suficiente para a etapa (nível Proficiente ou Avançado no Saeb)

2017

15%

Português

5%

Matemática

Ver mais

-3pts

0pts

2019

12%

Português

5%

Matemática

Ver mais

+10pts

+4pts

2021

22%

Português

9%

Matemática

Ver mais

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Ioeb

O Índice de Oportunidade da Educação Brasileira (Ioeb) mede, em escala de 0 a 10, as oportunidades educacionais oferecidas no Brasil. Os extremos da barra laranja mostram a distância entre o maior e o menor Ioeb da região, a barra amarela mostra o intervalo que contém a maioria dos municípios, e a linha tracejada mostra a nota média da região. Entenda o Ioeb.

2021

Placas

0
3.94
10

Pará

0
10
4.2
2.9
3.1
4.5
4.5
5.0

Brasil

0
10
5.0
2.9
3.6
5.6
5.6
6.7

2023

Placas

0
4.01
10

Pará

0
10
4.3
3.0
3.2
4.5
4.5
5.1

Brasil

0
10
5.1
2.9
3.8
5.5
5.5
7.3

Fonte: Ioeb, Roda Educativa

Nível de equidade

Percentual de estudantes com aprendizado considerado suficiente para a etapa, entre diferentes grupos sociais

Português

Nível Socioeconômico

Baixo NSE

10%

Alto NSE

9%

Raça/Cor

Pretos

sem dados

Brancos

20%

Matemática

Nível Socioeconômico

Baixo NSE

6%

Alto NSE

2%

Raça/Cor

Pretos

sem dados

Brancos

4%

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem. Saiba mais.

Fonte: Saeb, INEP - 2019

Permanência

SAIBA MAIS  

Percentual de crianças fora da escola em 2020.

Fora da Escola29%

Nascidos em 2003

Fora da Escola22%

Nascidos em 2004

Fora da Escola12%

Nascidos em 2005

≥ 95%
da geração matriculada
≥ 90%
da geração matriculada
≥ 85%
da geração matriculada
< 85%
da geração matriculada

Fonte: Indicador próprio calculado pelo Iede com base nos dados do Censo Escolar - 2020

Indicador de Não aprovação

Percentual de alunos reprovados ou que abandonaram a escola

Abandono

Ver mais

2021202120222022202320231%0.75%0.5%0.25%0%
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<

2%

<

5%

<

10%

10%

* As faixas de cores para taxas de abandono foram criadas de acordo com a visão de que, se alguns alunos abandonam na etapa inicial do Fundamental isso deveria representar um insucesso; e de que, nos anos finais e Ensino Médio, a rede de ensino deveria buscar que o abandono escolar fosse raro.

Indicador Taxa de Rendimento - Inep 2023

Reprovação

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2021202120222022202320238%6%4%2%0%
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<

4%

<

10%

<

15%

15%

* As faixas de cores para taxas de reprovação foram criadas de acordo com a visão de que não deveria acontecer a reprovação nos anos iniciais; e de que nos anos finais a reprovação deveria ser uma política de exceção para pouquíssimos alunos.

Indicador Taxa de Rendimento - Inep 2023

Distorção idade-série

Percentual de alunos com 2 ou mais anos de atraso em relação à idade esperada para o ano em que estão matriculados, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio da rede pública

Anos Iniciais
Anos Finais
Ensino Médio
20212021202220222023202345%33.75%22.5%11.25%0%
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Fonte: Indicador de Distorção idade-série - INEP, 2023

Infraestrutura

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Percentual de escolas do município com cada tipo de equipamento de infraestrutura.

19%

Escolas com Acessibilidade

100%

Alimentação fornecida

13%

TV

6%

Biblioteca*

3%

Láb. Informática

2%

Láb. Ciências

10%

Quadra de Esportes

13%

Água tratada (rede pública)

97%

Energia Elétrica (rede pública)

24%

Lixo com coleta periódica

0%

Esgoto (rede pública)

86%

Banda Larga

A equipe QEdu entende que é essencial a garantia de boas condições de funcionamento para todos e cada um dos alunos. Por isso, para os itens de acessibilidade, saneamento básico e condições elementares de infraestrutura, se marcou em vermelho todos os itens abaixo de 70%.

* A partir da definição do Inep, a biblioteca é um local composto por um acervo de livros e um profissional especializado, o bibliotecário.

Fonte: Censo, INEP - 2024

Enem por escola

Escolas públicas com maiores taxas de participação e maiores médias (critério de desempate)

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Média Geral
EEEM PRESIDENTE TANCREDO NEVES

11% de taxa de participação

(18 participantes)

464 pts

Fonte: Enem, INEP - 2019

Como é calculado o Ideb?

Com base no aprendizado dos alunos: a soma de português e matemática dividido por dois, multiplicado pelo taxa de aprovação que resulta na nota do Ideb.

Quadro como é calculado o ideb

Fonte: Ideb, INEP.

Você sabia?

O Iede, gestor do QEdu, pode fazer uma formação sobre indicadores educacionais na sua secretaria!

São três tipos de formações que podem ser adaptadas à sua necessidade.

Saiba mais

Situação do municipio (rede pública)

Escolas

63

Alunos Matriculados

5.759

Professores

260*

Fonte: Censo, INEP - 2024
* A partir de 2021 os dados de professores são a soma da contagem dos Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio.

Destaques na sua região

Conheça as escolas e redes de ensino brasileiras que possuem destaque na condução da educação.

Total de crianças fora da escola

1.270

Total de crianças nascidas em 2003, 2004 e 2005.

261

Crianças fora da escola

Fonte: IBGE, INEP - 2020