Aprendizado adequado
De acordo com a pesquisa Alfabetiza Brasil (MEC/Inep), um aluno com aprendizado adequado em Leitura no 2º ano do Ensino Fundamental atingiu, no mínimo, 743 pontos no Saeb. Para chegar a uma definição sobre o conjunto de habilidades que devem caracterizar esse perfil de aprendizado adequado, MEC e Inep consultaram professores alfabetizadores e outros especialistas. Com a análise combinada das informações coletadas, e considerando a escala de proficiência do Saeb, estabeleceu-se o parâmetro de 743 pontos.
Os estudantes que alcançam o patamar de 743 pontos são capazes de ler e realizar processos básicos de interpretação de texto, com base na articulação entre texto verbal e não verbal, como em tirinhas e histórias em quadrinhos. Além disso, escrevem (ainda que com desvios ortográficos) textos que remetem a situações da vida cotidiana, como um convite ou um lembrete. São leitores e escritores que iniciam sua jornada autônoma no mundo da leitura e da escrita, com a necessidade de serem acompanhados, com investimentos pedagógicos, na consolidação e avanço desse processo.
De acordo com a pesquisa Alfabetiza Brasil (MEC/Inep), um aluno com aprendizado adequado em Leitura no 2º ano do Ensino Fundamental atingiu, no mínimo, 743 pontos no Saeb. Para chegar a uma definição sobre o conjunto de habilidades que devem caracterizar esse perfil de aprendizado adequado, MEC e Inep consultaram professores alfabetizadores e outros especialistas. Com a análise combinada das informações coletadas, e considerando a escala de proficiência do Saeb, estabeleceu-se o parâmetro de 743 pontos.
Os estudantes que alcançam o patamar de 743 pontos são capazes de ler e realizar processos básicos de interpretação de texto, com base na articulação entre texto verbal e não verbal, como em tirinhas e histórias em quadrinhos. Além disso, escrevem (ainda que com desvios ortográficos) textos que remetem a situações da vida cotidiana, como um convite ou um lembrete. São leitores e escritores que iniciam sua jornada autônoma no mundo da leitura e da escrita, com a necessidade de serem acompanhados, com investimentos pedagógicos, na consolidação e avanço desse processo.
Percentual de estudantes com nível de aprendizado considerado suficiente para a etapa (nível Proficiente ou Avançado no Saeb)
Português
Matemática
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70%
Aprendizado
50%
Aprendizado
25%
Aprendizado
25%
Aprendizado
* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
** A dependência "Pública" não inclui informações da rede Federal de ensino. As informações foram calculadas a partir dos dados de aprendizagem do Saeb divulgados no âmbito da complementação VAAR do Fundeb. Como a rede Federal não está sujeita a essa complementação, seus dados não puderam ser incluídos.
Distribuição dos alunos por proficiência
Podemos posicionar o aprendizado dos alunos em 4 níveis qualitativos de proficiência. O aprendizado adequado engloba os níveis proficiente e avançado.
42%
Aprendizado adequado2015
17%
(853.345 alunos)
Avançado
Legenda Aprendizado
Avançado
Aprendizado além da expectativa. Recomenda-se para os alunos neste nível atividades desafiadoras.
Proficiente
Os alunos neste nível encontram-se preparados para continuar os estudos. Recomenda-se atividades de aprofundamento.
Básico
Os alunos neste nível precisam melhorar. Sugere-se atividades de reforço.
Insuficiente
Os alunos neste nível apresentaram pouquíssimo aprendizado. É necessário a recuperação de conteúdos.
Nível de equidade
Percentual de estudantes com aprendizado considerado suficiente para a etapa, entre diferentes grupos sociais
Nível Socioeconômico
Baixo NSE
Alto NSE
Raça/Cor
Pretos
Brancos
70%
Aprendizado
50%
Aprendizado
25%
Aprendizado
25%
Aprendizado
* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem. Saiba mais.
** Em 2017 e 2019, o QEdu adotava o nível socioeconômico dos estudantes estimado com base nas respostas ao questionário do Saeb, utilizando o Critério Brasil da Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep), que considera posse de bens e escolaridade dos pais. A partir de 2021, passou-se a adotar o Indicador de Nível Socioeconômico (Inse), calculado pelo Inep com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), considerando 22 variáveis do questionário. A principal diferença entre os modelos reside na metodologia estatística empregada: enquanto o critério anterior seguia um sistema de pontuação fixa, o Inse utiliza modelagem psicométrica, permitindo estimativas mais robustas do perfil socioeconômico. Para maiores informações sobre o INSE acesse: https://download.inep.gov.br/areas_de_atuacao/Indicadores_de_nivel_Nota_tenica_2021.pdf
Fonte: Saeb e Fundeb - Inep