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Capela Do Alto

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Composição do Ideb

O Ideb é calculado como a média dos resultados padronizados do Saeb de português e matemática multiplicados pela taxa de aprovação do Censo Escolar.

 

Anos Iniciais
AI
Anos Finais
AF
Ensino Médio
EM

Matemática

6,64
5,46
4,29

Português

6,02
5,24
4,57

Aprovação

1
0,99
0,89

Ideb

6,3
5,3
4

Legenda

Fonte: Saeb/Ideb, INEP - 2023

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com nível de aprendizado considerado suficiente para a etapa (nível Proficiente ou Avançado no Saeb)

2017

33%

Português

20%

Matemática

Ver mais

+4pts

0pts

2019

37%

Português

20%

Matemática

Ver mais

+5pts

+2pts

2021

42%

Português

22%

Matemática

Ver mais

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Ioeb

O Índice de Oportunidade da Educação Brasileira (Ioeb) mede, em escala de 0 a 10, as oportunidades educacionais oferecidas no Brasil. Os extremos da barra laranja mostram a distância entre o maior e o menor Ioeb da região, a barra amarela mostra o intervalo que contém a maioria dos municípios, e a linha tracejada mostra a nota média da região. Entenda o Ioeb.

2021

Capela do Alto

0
5.38
10

São Paulo

0
10
5.7
4.4
5.0
5.8
5.8
6.1

Brasil

0
10
5.0
2.9
3.6
5.6
5.6
6.7

2023

Capela do Alto

0
5.53
10

São Paulo

0
10
5.5
4.7
5.0
5.6
5.6
5.9

Brasil

0
10
5.1
2.9
3.8
5.5
5.5
7.3

Fonte: Ioeb, Roda Educativa

Nível de equidade

Percentual de estudantes com aprendizado considerado suficiente para a etapa, entre diferentes grupos sociais

Português

Nível Socioeconômico

Baixo NSE

23%

Alto NSE

61%

Raça/Cor

Pretos

sem dados

Brancos

46%

Matemática

Nível Socioeconômico

Baixo NSE

9%

Alto NSE

33%

Raça/Cor

Pretos

sem dados

Brancos

24%

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem. Saiba mais.

Fonte: Saeb, INEP - 2019

Permanência

SAIBA MAIS  

Percentual de crianças fora da escola em 2020.

Fora da Escola19%

Nascidos em 2003

Fora da Escola12%

Nascidos em 2004

Fora da Escola9%

Nascidos em 2005

≥ 95%
da geração matriculada
≥ 90%
da geração matriculada
≥ 85%
da geração matriculada
< 85%
da geração matriculada

Fonte: Indicador próprio calculado pelo Iede com base nos dados do Censo Escolar - 2020

Indicador de Não aprovação

Percentual de alunos reprovados ou que abandonaram a escola

Abandono

Ver mais

2021202120222022202320231%0.75%0.5%0.25%0%
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<

2%

<

5%

<

10%

10%

* As faixas de cores para taxas de abandono foram criadas de acordo com a visão de que, se alguns alunos abandonam na etapa inicial do Fundamental isso deveria representar um insucesso; e de que, nos anos finais e Ensino Médio, a rede de ensino deveria buscar que o abandono escolar fosse raro.

Indicador Taxa de Rendimento - Inep 2023

Reprovação

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2021202120222022202320232%1.5%1%0.5%0%
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<

4%

<

10%

<

15%

15%

* As faixas de cores para taxas de reprovação foram criadas de acordo com a visão de que não deveria acontecer a reprovação nos anos iniciais; e de que nos anos finais a reprovação deveria ser uma política de exceção para pouquíssimos alunos.

Indicador Taxa de Rendimento - Inep 2023

Distorção idade-série

Percentual de alunos com 2 ou mais anos de atraso em relação à idade esperada para o ano em que estão matriculados, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio da rede pública

Anos Iniciais
Anos Finais
Ensino Médio
2021202120222022202320239%6.75%4.5%2.25%0%
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Fonte: Indicador de Distorção idade-série - INEP, 2023

Infraestrutura

VER TUDO

Percentual de escolas do município com cada tipo de equipamento de infraestrutura.

53%

Escolas com Acessibilidade

87%

Alimentação fornecida

93%

TV

13%

Biblioteca*

53%

Láb. Informática

0%

Láb. Ciências

33%

Quadra de Esportes

87%

Água tratada (rede pública)

100%

Energia Elétrica (rede pública)

100%

Lixo com coleta periódica

93%

Esgoto (rede pública)

87%

Banda Larga

A equipe QEdu entende que é essencial a garantia de boas condições de funcionamento para todos e cada um dos alunos. Por isso, para os itens de acessibilidade, saneamento básico e condições elementares de infraestrutura, se marcou em vermelho todos os itens abaixo de 70%.

* A partir da definição do Inep, a biblioteca é um local composto por um acervo de livros e um profissional especializado, o bibliotecário.

Fonte: Censo, INEP - 2023

Enem por escola

Escolas públicas com maiores taxas de participação e maiores médias (critério de desempate)

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Média Geral
PEDRO DIAS DE CAMPOS CORONEL

27% de taxa de participação

(63 participantes)

507 pts

Fonte: Enem, INEP - 2019

Como é calculado o Ideb?

Com base no aprendizado dos alunos: a soma de português e matemática dividido por dois, multiplicado pelo taxa de aprovação que resulta na nota do Ideb.

Quadro como é calculado o ideb

Fonte: Ideb, INEP.

Você sabia?

O Iede, gestor do QEdu, pode fazer uma formação sobre indicadores educacionais na sua secretaria!

São três tipos de formações que podem ser adaptadas à sua necessidade.

Saiba mais

Situação do municipio (rede pública)

Escolas

15

Alunos Matriculados

3.709

Professores

201*

Fonte: Censo, INEP - 2023
* A partir de 2021 os dados de professores são a soma da contagem dos Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio.

Destaques na sua região

Conheça as escolas e redes de ensino brasileiras que possuem destaque na condução da educação.

Total de crianças fora da escola

902

Total de crianças nascidas em 2003, 2004 e 2005.

122

Crianças fora da escola

Fonte: IBGE, INEP - 2020