Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 19Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 12,4 |
Média de meses | 3,9 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 15Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 4,3 |
Média de meses | 5,2 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 15Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 3,4 |
Média de meses | 5,8 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 18Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 46,7 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 17Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 46,1 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 19Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 46,7 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 20Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 4,1 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 3,7 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 5,6 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 3,8 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 6,3 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 4,9 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 5,2 |
Merenda (Média de horas) | 6,1 |
Manutenção (Média de horas) | 4,4 |
Segurança (Média de horas) | 3,1 |
Outras atividades (Média de horas) | 6,5 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 22
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
77%
23%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
82%
18%
Atender as demandas administrativas da escola.
73%
27%
Garantir a manutenção da escola.
82%
18%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
73%
27%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
77%
23%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
5%
5%
73%
23%
Administrar conflitos.
5%
5%
77%
18%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
73%
27%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
86%
14%
Realizar a autoavaliação institucional.
91%
9%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
77%
23%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 15
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
27%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
38%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
82%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
78%
Ensino Médio.
47%
11 - A educação infantil funciona na sede da escola?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
12 - A área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
13 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 22
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
32%
55%
14%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
5%
5%
50%
32%
14%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
27%
45%
27%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
32%
23%
41%
5%
5%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
27%
50%
23%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
52%
33%
14%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
5%
5%
9%
68%
18%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
5%
5%
82%
14%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
9%
27%
55%
9%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
5%
5%
86%
9%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
5%
5%
59%
36%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
5%
5%
64%
32%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
14%
27%
50%
9%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
9%
23%
55%
14%
14 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
15 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
16 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
17 - Qual o motivo da interrupção do calendário?
Total de respondentes: 10
Comparar
Falta de água
40%
Falta de energia
50%
Falta de merenda
10%
Greve de professores
90%
Vandalismo nas instalações
0%
Problemas de infraestrutura da escola
20%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
0%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
20%
Outros
10%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
18 - Por quantos dias ocorreu a interrupção:
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
Por quantos dias ocorreu a interrupção: | 24,5 |
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
19 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 22
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
77%
14%
9%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
100%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
91%
5%
5%
5%
5%
Houve tráfico de drogas na escola.
95%
5%
5%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
95%
5%
5%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
100%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
100%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
100%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
20 - Há na escola banheiro com chuveiro para uso das crianças
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
21 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 18
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
67%
Banheiro infantil
56%
Área sombreada
61%
Área coberta
44%
Vegetação e jardim
44%
Horta
6%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
22 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 18
Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
28%
Cimento áspero
39%
Areia
22%
Grama
67%
Terra
44%
Cerâmica
0%
Pedras
6%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
23 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 18
Comparar
Tanque de areia
0%
Gira-gira
6%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
6%
Escorregador
6%
Casinha
11%
Balanço
11%
Brinquedo para escalar
6%
Banco
28%
Outros
33%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
24 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 21
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
43%
29%
24%
5%
5%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
41%
32%
18%
9%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
29%
33%
29%
10%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
23%
27%
41%
9%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
18%
27%
41%
14%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
23%
59%
18%
25 - Como a escola adquire Brinquedos:
Total de respondentes: 6
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
67%
Doações e campanhas de arrecadação
17%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
33%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
26 - Como a escola adquire Recursos pedagógicos:
Total de respondentes: 6
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
83%
Doações e campanhas de arrecadação
0%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
33%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
27 - Como a escola adquire Materiais de higiene pessoal:
Total de respondentes: 6
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
100%
Doações e campanhas de arrecadação
0%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
17%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
Gestão e Participação
28 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
29 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 14Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,6 |
30 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
31 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?
Total de respondentes: 19Pergunta | Média |
---|---|
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? | 3,9 |
32 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
33 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
34 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
35 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
36 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
37 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 22
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
59%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
73%
Empresas que apoiam a escola.
18%
Organizações sem fins lucrativos.
23%
Repasses da rede de ensino.
64%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
27%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
45%
38 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
39 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 20
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
70%
10%
5%
5%
15%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
30%
20%
5%
5%
45%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
5%
5%
16%
11%
68%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
40 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
41 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
42 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
43 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
44 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
45 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
46 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
47 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
48 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
49 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
50 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 19
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
58%
42%
Os(As) estudantes ?
58%
37%
5%
5%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
51 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
52 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
53 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
54 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
55 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 22
Comparar
Não se aplica
5%
Afinidade entre os(as) estudantes
14%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
50%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
27%
Manter as turmas existentes do ano anterior
59%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
0%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
0%
Outro
36%
56 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 22
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
36%
Tempo de serviço.
41%
Cursos de formação continuada realizados.
82%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
82%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
55%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
64%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
55%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
14%
Atribuição pela gestão da escola.
81%
57 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 22
Comparar
Ministério Público
41%
Conselho Tutelar
77%
Secretaria de Saúde
95%
Secretaria de Educação
95%
Secretaria de Assistência Social
86%
Secretaria de Segurança Pública
55%
Organizações não governamentais/instituições privadas
9%
58 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 21
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
10%
5%
5%
57%
29%
Ir à residência do(a) estudante
9%
5%
5%
55%
32%
Informar ao Conselho Tutelar
14%
14%
27%
36%
9%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
59 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 22
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
14%
9%
14%
41%
23%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
23%
64%
14%
Revisão dos procedimentos de avaliação
9%
64%
27%
Revisão das práticas pedagógicas
18%
64%
18%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
60 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 22
Comparar
Violência
82%
Bullying
91%
Machismo
5%
Homofobia
27%
Sexualidade
50%
Uso de drogas
77%
Direitos dos idosos
14%
Educação ambiental
86%
Ciência e tecnologia
32%
Diversidade religiosa
55%
Desigualdades sociais
55%
Nutrição e alimentação
41%
Educação para o trânsito
27%
Relações étnico-raciais/racismo
64%
Direitos da criança e do adolescente
73%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
23%
Educação financeira e consumo sustentável
14%
61 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 22
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
64%
Avaliação da aprendizagem.
77%
Avaliação em larga escala.
41%
Metodologias de ensino.
64%
Conhecimento do currículo.
68%
Gestão da sala de aula.
68%
Educação inclusiva.
68%
Novas tecnologias.
64%
Gestão e administração escolar.
45%
Professor(a) de Braille
47%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
73%
Professor(a) bilíngue para surdos
40%
Professor(a) de Libras
40%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
60%
Professor(a) itinerante
27%
Monitor(a) de apoio
67%
Outros
20%
Educação Inclusiva
62 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
63 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Avaliação do Instrumento
64 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 22
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
41%
50%
9%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
5%
5%
32%
64%
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento