Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas






Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas
Brasil Amapá

Porto Grande

Amazônia Legal

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes:
  Comparar

2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?

Total de respondentes: 13
Pergunta Média
Média de anos 9,9
Média de meses 4,0

3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?

Total de respondentes: 13
Pergunta Média
Média de anos 5,5
Média de meses 3,8

4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?

Total de respondentes: 11
Pergunta Média
Média de anos 3,6
Média de meses 3,5

5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas

Total de respondentes: 12
Pergunta Média
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas 42,3

6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas

Total de respondentes: 12
Pergunta Média
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas 35,6

7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas

Total de respondentes: 13
Pergunta Média
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas 40,9

8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:

Total de respondentes: 14
Pergunta Média
Prestação de contas (Média de horas) 4,4
Reunião com professores(as) (Média de horas) 4,4
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) 5,4
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) 4,5
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) 5,2
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) 4,4
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) 5,9
Merenda (Média de horas) 5,3
Manutenção (Média de horas) 3,9
Segurança (Média de horas) 3,6
Outras atividades (Média de horas) 4,5

9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:

Total de respondentes: 14
  Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
14%
57%
29%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
21%
64%
14%
Atender as demandas administrativas da escola.
14%
64%
21%
Garantir a manutenção da escola.
14%
71%
14%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
31%
54%
15%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
14%
71%
14%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
29%
57%
14%
Administrar conflitos.
29%
64%
7%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
29%
64%
7%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
29%
64%
7%
Realizar a autoavaliação institucional.
29%
64%
7%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
29%
57%
14%

Condições de funcionamento da escola

10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:

Total de respondentes: 12
  Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
0%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
54%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
62%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
69%
Ensino Médio.
25%

11 - A educação infantil funciona na sede da escola?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

12 - A área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

13 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:

Total de respondentes: 14
  Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
29%
50%
21%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
36%
57%
7%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
21%
36%
43%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
29%
43%
29%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
14%
64%
21%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
36%
64%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
7%
14%
79%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
7%
21%
64%
7%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
14%
43%
43%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
7%
29%
64%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
7%
93%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
14%
71%
14%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
14%
29%
43%
14%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
50%
43%
7%

14 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

15 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

16 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?

Total de respondentes:
  Comparar

17 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:

Total de respondentes: 14
  Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
86%
14%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
64%
36%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
93%
7%
Houve tráfico de drogas na escola.
71%
21%
7%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
71%
21%
7%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
64%
29%
7%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
64%
36%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
93%
7%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

Recursos e Infraestrutura

18 - Há na escola banheiro com chuveiro para uso das crianças

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

19 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:

Total de respondentes: 8
  Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
100%
Banheiro infantil
25%
Área sombreada
38%
Área coberta
50%
Vegetação e jardim
13%
Horta
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola

20 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?

Total de respondentes: 8
  Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
25%
Cimento áspero
63%
Areia
63%
Grama
50%
Terra
75%
Cerâmica
25%
Pedras
13%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola

21 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?

Total de respondentes: 8
  Comparar
Tanque de areia
50%
Gira-gira
0%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
0%
Escorregador
13%
Casinha
0%
Balanço
13%
Brinquedo para escalar
13%
Banco
25%
Outros
38%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola

22 - Avalie os seguintes aspectos da escola:

Total de respondentes: 14
  Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
50%
36%
14%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
43%
43%
14%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
21%
50%
29%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
36%
7%
50%
7%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
14%
43%
43%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
29%
57%
14%

23 - Como a escola adquire Brinquedos:

Total de respondentes: 7
  Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
57%
Doações e campanhas de arrecadação
29%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
43%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

24 - Como a escola adquire Recursos pedagógicos:

Total de respondentes: 7
  Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
100%
Doações e campanhas de arrecadação
14%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
57%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

25 - Como a escola adquire Materiais de higiene pessoal:

Total de respondentes: 7
  Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
71%
Doações e campanhas de arrecadação
0%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

Gestão e Participação

26 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?

Total de respondentes:
  Comparar

27 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho

Total de respondentes:
  Comparar

28 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?

Total de respondentes: 7
Pergunta Média
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? 3,7

29 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.

Total de respondentes:
  Comparar

30 - Há Grêmio Estudantil?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola

31 - A escola é administrada pela Polícia Militar

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

32 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

33 - A escola segue orientação religiosa.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

34 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:

Total de respondentes: 14
  Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
86%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
93%
Empresas que apoiam a escola.
21%
Organizações sem fins lucrativos.
29%
Repasses da rede de ensino.
100%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
14%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
43%

35 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?

Total de respondentes:
  Comparar

36 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?

Total de respondentes: 13
  Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
92%
8%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
31%
8%
62%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
8%
92%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

37 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

38 - Os alimentos são de boa qualidade.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

39 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

40 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

41 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

42 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

43 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

44 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

Gestão Pedagógica

45 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?

Total de respondentes:
  Comparar

46 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

47 - Quem participou da elaboração?

Total de respondentes: 10
  Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
67%
22%
11%
Os(As) estudantes ?
50%
40%
10%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

48 - Estabelece metas de aprendizagem?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

49 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

50 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

51 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?

Total de respondentes:
  Comparar

52 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:

Total de respondentes: 14
  Comparar
Não se aplica
7%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
29%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
14%
Manter as turmas existentes do ano anterior
71%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
14%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
7%
Outro
36%

53 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?

Total de respondentes: 14
  Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
14%
Tempo de serviço.
7%
Cursos de formação continuada realizados.
50%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
50%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
71%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
57%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
43%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
29%
Atribuição pela gestão da escola.
50%

54 - Na sua escola há parcerias com:

Total de respondentes: 14
  Comparar
Ministério Público
64%
Conselho Tutelar
79%
Secretaria de Saúde
64%
Secretaria de Educação
93%
Secretaria de Assistência Social
36%
Secretaria de Segurança Pública
21%
Organizações não governamentais/instituições privadas
14%

55 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 14
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
7%
7%
71%
14%
Ir à residência do(a) estudante
7%
7%
14%
64%
7%
Informar ao Conselho Tutelar
7%
7%
29%
50%
7%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

56 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 14
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
14%
7%
36%
43%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
7%
86%
7%
Revisão dos procedimentos de avaliação
7%
14%
71%
7%
Revisão das práticas pedagógicas
7%
21%
64%
7%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

57 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:

Total de respondentes: 14
  Comparar
Violência
64%
Bullying
57%
Machismo
21%
Homofobia
21%
Sexualidade
50%
Uso de drogas
43%
Direitos dos idosos
7%
Educação ambiental
79%
Ciência e tecnologia
14%
Diversidade religiosa
29%
Desigualdades sociais
36%
Nutrição e alimentação
29%
Educação para o trânsito
36%
Relações étnico-raciais/racismo
50%
Direitos da criança e do adolescente
43%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
29%
Educação financeira e consumo sustentável
7%

58 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:

Total de respondentes: 14
  Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
57%
Avaliação da aprendizagem.
71%
Avaliação em larga escala.
23%
Metodologias de ensino.
71%
Conhecimento do currículo.
69%
Gestão da sala de aula.
62%
Educação inclusiva.
67%
Novas tecnologias.
54%
Gestão e administração escolar.
38%
Professor(a) de Braille
22%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
89%
Professor(a) bilíngue para surdos
22%
Professor(a) de Libras
11%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
67%
Professor(a) itinerante
22%
Monitor(a) de apoio
67%
Outros
22%

Educação Inclusiva

59 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?

Total de respondentes:
  Comparar

60 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?

Total de respondentes:
  Comparar

Avaliação do Instrumento

61 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:

Total de respondentes: 14
  Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
14%
71%
14%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
14%
71%
14%

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento