Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 13Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 9,9 |
Média de meses | 4,0 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 13Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 5,5 |
Média de meses | 3,8 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 3,6 |
Média de meses | 3,5 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 12Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 42,3 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 12Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 35,6 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 13Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 40,9 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 14Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 4,4 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 4,4 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 5,4 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 4,5 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 5,2 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 4,4 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 5,9 |
Merenda (Média de horas) | 5,3 |
Manutenção (Média de horas) | 3,9 |
Segurança (Média de horas) | 3,6 |
Outras atividades (Média de horas) | 4,5 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 14
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
14%
57%
29%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
21%
64%
14%
Atender as demandas administrativas da escola.
14%
64%
21%
Garantir a manutenção da escola.
14%
71%
14%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
31%
54%
15%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
14%
71%
14%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
29%
57%
14%
Administrar conflitos.
29%
64%
7%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
29%
64%
7%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
29%
64%
7%
Realizar a autoavaliação institucional.
29%
64%
7%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
29%
57%
14%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 12
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
0%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
54%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
62%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
69%
Ensino Médio.
25%
11 - A educação infantil funciona na sede da escola?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
12 - A área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
13 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 14
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
29%
50%
21%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
36%
57%
7%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
21%
36%
43%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
29%
43%
29%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
14%
64%
21%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
36%
64%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
7%
14%
79%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
7%
21%
64%
7%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
14%
43%
43%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
7%
29%
64%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
7%
93%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
14%
71%
14%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
14%
29%
43%
14%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
50%
43%
7%
14 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
15 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
16 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
17 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 14
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
86%
14%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
64%
36%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
93%
7%
Houve tráfico de drogas na escola.
71%
21%
7%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
71%
21%
7%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
64%
29%
7%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
64%
36%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
93%
7%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
18 - Há na escola banheiro com chuveiro para uso das crianças
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
19 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 8
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
100%
Banheiro infantil
25%
Área sombreada
38%
Área coberta
50%
Vegetação e jardim
13%
Horta
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
20 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 8
Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
25%
Cimento áspero
63%
Areia
63%
Grama
50%
Terra
75%
Cerâmica
25%
Pedras
13%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
21 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 8
Comparar
Tanque de areia
50%
Gira-gira
0%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
0%
Escorregador
13%
Casinha
0%
Balanço
13%
Brinquedo para escalar
13%
Banco
25%
Outros
38%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
22 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 14
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
50%
36%
14%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
43%
43%
14%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
21%
50%
29%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
36%
7%
50%
7%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
14%
43%
43%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
29%
57%
14%
23 - Como a escola adquire Brinquedos:
Total de respondentes: 7
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
57%
Doações e campanhas de arrecadação
29%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
43%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
24 - Como a escola adquire Recursos pedagógicos:
Total de respondentes: 7
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
100%
Doações e campanhas de arrecadação
14%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
57%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
25 - Como a escola adquire Materiais de higiene pessoal:
Total de respondentes: 7
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
71%
Doações e campanhas de arrecadação
0%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
Gestão e Participação
26 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
27 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
28 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?
Total de respondentes: 7Pergunta | Média |
---|---|
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? | 3,7 |
29 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
30 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
31 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
32 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
33 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
34 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 14
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
86%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
93%
Empresas que apoiam a escola.
21%
Organizações sem fins lucrativos.
29%
Repasses da rede de ensino.
100%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
14%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
43%
35 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
36 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 13
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
92%
8%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
31%
8%
62%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
8%
92%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
37 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
38 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
39 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
40 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
41 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
42 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
43 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
44 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
45 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
46 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
47 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 10
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
67%
22%
11%
Os(As) estudantes ?
50%
40%
10%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
48 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
49 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
50 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
51 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
52 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 14
Comparar
Não se aplica
7%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
29%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
14%
Manter as turmas existentes do ano anterior
71%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
14%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
7%
Outro
36%
53 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 14
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
14%
Tempo de serviço.
7%
Cursos de formação continuada realizados.
50%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
50%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
71%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
57%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
43%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
29%
Atribuição pela gestão da escola.
50%
54 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 14
Comparar
Ministério Público
64%
Conselho Tutelar
79%
Secretaria de Saúde
64%
Secretaria de Educação
93%
Secretaria de Assistência Social
36%
Secretaria de Segurança Pública
21%
Organizações não governamentais/instituições privadas
14%
55 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 14
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
7%
7%
71%
14%
Ir à residência do(a) estudante
7%
7%
14%
64%
7%
Informar ao Conselho Tutelar
7%
7%
29%
50%
7%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
56 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 14
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
14%
7%
36%
43%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
7%
86%
7%
Revisão dos procedimentos de avaliação
7%
14%
71%
7%
Revisão das práticas pedagógicas
7%
21%
64%
7%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
57 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 14
Comparar
Violência
64%
Bullying
57%
Machismo
21%
Homofobia
21%
Sexualidade
50%
Uso de drogas
43%
Direitos dos idosos
7%
Educação ambiental
79%
Ciência e tecnologia
14%
Diversidade religiosa
29%
Desigualdades sociais
36%
Nutrição e alimentação
29%
Educação para o trânsito
36%
Relações étnico-raciais/racismo
50%
Direitos da criança e do adolescente
43%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
29%
Educação financeira e consumo sustentável
7%
58 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 14
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
57%
Avaliação da aprendizagem.
71%
Avaliação em larga escala.
23%
Metodologias de ensino.
71%
Conhecimento do currículo.
69%
Gestão da sala de aula.
62%
Educação inclusiva.
67%
Novas tecnologias.
54%
Gestão e administração escolar.
38%
Professor(a) de Braille
22%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
89%
Professor(a) bilíngue para surdos
22%
Professor(a) de Libras
11%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
67%
Professor(a) itinerante
22%
Monitor(a) de apoio
67%
Outros
22%
Educação Inclusiva
59 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
60 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Avaliação do Instrumento
61 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 14
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
14%
71%
14%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
14%
71%
14%
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento