Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas






Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas
Brasil

Tocantins

Tocantins

Brasil /

Norte

Amazônia Legal

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes:
  Comparar

2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?

Total de respondentes: 730
Pergunta Média
Média de anos 12,4
Média de meses 3,6

3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?

Total de respondentes: 669
Pergunta Média
Média de anos 5,0
Média de meses 6,1

4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?

Total de respondentes: 608
Pergunta Média
Média de anos 3,5
Média de meses 6,4

5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas

Total de respondentes: 721
Pergunta Média
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas 42,2

6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas

Total de respondentes: 720
Pergunta Média
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas 42,0

7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas

Total de respondentes: 725
Pergunta Média
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas 41,6

8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:

Total de respondentes: 723
Pergunta Média
Prestação de contas (Média de horas) 4,3
Reunião com professores(as) (Média de horas) 3,7
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) 4,7
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) 4,4
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) 6,2
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) 4,1
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) 5,3
Merenda (Média de horas) 2,9
Manutenção (Média de horas) 3,1
Segurança (Média de horas) 2,7
Outras atividades (Média de horas) 5,4

9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:

Total de respondentes: 749
  Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
5%
5%
80%
15%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
6%
6%
83%
11%
Atender as demandas administrativas da escola.
4%
4%
81%
15%
Garantir a manutenção da escola.
10%
76%
14%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
15%
71%
14%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
16%
74%
10%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
7%
77%
16%
Administrar conflitos.
9%
76%
16%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
12%
77%
11%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
6%
6%
83%
11%
Realizar a autoavaliação institucional.
11%
80%
9%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
9%
79%
12%

Condições de funcionamento da escola

10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:

Total de respondentes: 588
  Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
7%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
33%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
68%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
70%
Ensino Médio.
41%

11 - A educação infantil funciona na sede da escola?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

12 - A área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

13 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:

Total de respondentes: 757
  Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
13%
47%
37%
3%
3%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
1%
12%
68%
20%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
7%
32%
54%
7%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
6%
6%
32%
54%
8%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
6%
6%
46%
44%
4%
4%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
1%
7%
79%
13%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
9%
79%
11%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
7%
75%
18%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
3%
3%
21%
67%
9%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
1%
18%
75%
6%
6%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
6%
6%
78%
15%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
6%
6%
82%
12%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
2%
37%
57%
4%
4%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
1%
35%
62%
2%

14 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

15 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

16 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?

Total de respondentes:
  Comparar

17 - Qual o motivo da interrupção do calendário?

Total de respondentes: 41
  Comparar
Falta de água
32%
Falta de energia
12%
Falta de merenda
7%
Greve de professores
20%
Vandalismo nas instalações
0%
Problemas de infraestrutura da escola
7%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
29%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
12%
Outros
44%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções

18 - Por quantos dias ocorreu a interrupção:

Total de respondentes: 39
Pergunta Média
Por quantos dias ocorreu a interrupção: 5,8
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções

19 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:

Total de respondentes: 757
  Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
93%
6%
6%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
67%
31%
2%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
93%
7%
Houve tráfico de drogas na escola.
84%
14%
2%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
71%
28%
1%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
73%
25%
2%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
73%
27%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
98%
2%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

Recursos e Infraestrutura

20 - Há na escola espaço destinado exclusivamente à amamentação?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou creche (entre 0 e 3 anos) na sua escola

21 - Há na escola local para armazenamento de leite materno?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou creche (entre 0 e 3 anos) na sua escola

22 - Há na escola banheiro com chuveiro para uso das crianças

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

23 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:

Total de respondentes: 467
  Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
97%
Banheiro infantil
53%
Área sombreada
65%
Área coberta
71%
Vegetação e jardim
45%
Horta
46%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola

24 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?

Total de respondentes: 467
  Comparar
Piso emborrachado
2%
Cimento liso
36%
Cimento áspero
58%
Areia
39%
Grama
38%
Terra
65%
Cerâmica
20%
Pedras
23%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola

25 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?

Total de respondentes: 467
  Comparar
Tanque de areia
13%
Gira-gira
5%
Túnel lúdico
3%
Gangorra
12%
Escorregador
15%
Casinha
3%
Balanço
15%
Brinquedo para escalar
6%
Banco
20%
Outros
46%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola

26 - Avalie os seguintes aspectos da escola:

Total de respondentes: 707
  Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
14%
41%
44%
1%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
16%
42%
41%
2%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
12%
40%
45%
3%
3%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
5%
5%
24%
67%
4%
4%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
7%
18%
66%
10%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
3%
3%
12%
68%
17%

27 - Como a escola adquire Brinquedos:

Total de respondentes: 207
  Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
85%
Doações e campanhas de arrecadação
25%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
8%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

28 - Como a escola adquire Recursos pedagógicos:

Total de respondentes: 207
  Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
99%
Doações e campanhas de arrecadação
8%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
5%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

29 - Como a escola adquire Materiais de higiene pessoal:

Total de respondentes: 207
  Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
93%
Doações e campanhas de arrecadação
3%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
7%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

Gestão e Participação

30 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?

Total de respondentes:
  Comparar

31 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?

Total de respondentes: 512
Pergunta Média
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? 3,8
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

32 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)

Total de respondentes: 515
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) 5,9
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

33 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)

Total de respondentes: 344
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) 3,7
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

34 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)

Total de respondentes: 499
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) 3,5
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

35 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários

Total de respondentes: 500
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários 5,3
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

36 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros

Total de respondentes: 365
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros 3,4
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

37 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:

Total de respondentes: 520
  Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
2%
27%
37%
34%
Questões administrativas e institucionais
2%
35%
39%
24%
Questões financeiras
1%
28%
39%
32%
Questões de relacionamento com a comunidade
4%
4%
40%
37%
19%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

38 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

39 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes: 706
Pergunta Média
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? 3,1

40 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho

Total de respondentes:
  Comparar

41 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?

Total de respondentes: 539
Pergunta Média
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? 3,0

42 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.

Total de respondentes:
  Comparar

43 - Há Grêmio Estudantil?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola

44 - A escola é administrada pela Polícia Militar

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

45 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

46 - A escola segue orientação religiosa.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

47 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:

Total de respondentes: 753
  Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
95%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
65%
Empresas que apoiam a escola.
23%
Organizações sem fins lucrativos.
24%
Repasses da rede de ensino.
75%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
15%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
33%

48 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?

Total de respondentes:
  Comparar

49 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?

Total de respondentes: 742
  Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
71%
6%
6%
4%
4%
19%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
28%
22%
9%
42%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
3%
3%
7%
14%
77%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

50 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

51 - Os alimentos são de boa qualidade.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

52 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

53 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

54 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

55 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

56 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

57 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

Gestão Pedagógica

58 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?

Total de respondentes:
  Comparar

59 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

60 - Quem participou da elaboração?

Total de respondentes: 746
  Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
99%
Os pais ?
76%
20%
3%
3%
Os(As) estudantes ?
66%
29%
5%
5%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

61 - Estabelece metas de aprendizagem?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

62 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

63 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

64 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?

Total de respondentes:
  Comparar

65 - Neste ano, quais foram os critérios para a matrícula de novos estudantes nesta escola:

Total de respondentes: 106
  Comparar
Sorteio
5%
Local de moradia
27%
Prova de seleção
8%
Ordem de chegada
57%
Cor ou raça do(a) estudante
0%
Características socioeconômicas
6%
Desempenho do(a) estudante no ano anterior
6%
Outros
38%
Respondida apenas por quem declarou que nem todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular

66 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:

Total de respondentes: 759
  Comparar
Não se aplica
23%
Afinidade entre os(as) estudantes
2%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
22%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
13%
Manter as turmas existentes do ano anterior
43%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
6%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
4%
Outro
30%

67 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?

Total de respondentes: 746
  Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
37%
Tempo de serviço.
27%
Cursos de formação continuada realizados.
56%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
47%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
62%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
36%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
46%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
1%
Atribuição pela gestão da escola.
66%

68 - Na sua escola há parcerias com:

Total de respondentes: 759
  Comparar
Ministério Público
43%
Conselho Tutelar
93%
Secretaria de Saúde
91%
Secretaria de Educação
96%
Secretaria de Assistência Social
74%
Secretaria de Segurança Pública
53%
Organizações não governamentais/instituições privadas
35%

69 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 756
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
2%
1%
9%
56%
33%
Ir à residência do(a) estudante
6%
6%
1%
17%
56%
21%
Informar ao Conselho Tutelar
5%
5%
1%
15%
56%
23%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

70 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 757
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
4%
4%
1%
19%
53%
23%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
13%
69%
17%
Revisão dos procedimentos de avaliação
1%
7%
76%
16%
Revisão das práticas pedagógicas
6%
6%
75%
19%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

71 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:

Total de respondentes: 759
  Comparar
Violência
61%
Bullying
79%
Machismo
8%
Homofobia
16%
Sexualidade
42%
Uso de drogas
67%
Direitos dos idosos
9%
Educação ambiental
81%
Ciência e tecnologia
29%
Diversidade religiosa
16%
Desigualdades sociais
28%
Nutrição e alimentação
69%
Educação para o trânsito
43%
Relações étnico-raciais/racismo
43%
Direitos da criança e do adolescente
47%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
26%
Educação financeira e consumo sustentável
50%

72 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:

Total de respondentes: 745
  Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
76%
Avaliação da aprendizagem.
81%
Avaliação em larga escala.
34%
Metodologias de ensino.
82%
Conhecimento do currículo.
78%
Gestão da sala de aula.
68%
Educação inclusiva.
64%
Novas tecnologias.
41%
Gestão e administração escolar.
45%
Professor(a) de Braille
20%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
65%
Professor(a) bilíngue para surdos
17%
Professor(a) de Libras
29%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
45%
Professor(a) itinerante
17%
Monitor(a) de apoio
66%
Outros
22%

Educação Inclusiva

73 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?

Total de respondentes:
  Comparar

74 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?

Total de respondentes:
  Comparar

75 - Em quais áreas ocorreram treinamento:

Total de respondentes: 292
  Comparar
Deficiência intelectual
82%
Deficiência física
46%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
68%
Surdez
42%
Deficiência auditiva
46%
Cegueira
32%
Baixa visão
46%
Deficiência múltipla
46%
Altas habilidades/superdotação
37%
Surdo-cegueira
21%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial

Avaliação do Instrumento

76 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:

Total de respondentes: 757
  Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
1%
3%
3%
21%
58%
16%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
1%
3%
3%
20%
61%
15%

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento