Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 39Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 10,1 |
Média de meses | 3,0 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 35Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 4,9 |
Média de meses | 5,3 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 33Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 2,7 |
Média de meses | 5,8 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 40Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 45,4 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 40Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 45,7 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 40Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 43,9 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 41Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 4,0 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 4,2 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 4,0 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 5,2 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 6,7 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 4,0 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 6,0 |
Merenda (Média de horas) | 2,1 |
Manutenção (Média de horas) | 2,6 |
Segurança (Média de horas) | 2,1 |
Outras atividades (Média de horas) | 5,8 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 41
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
7%
68%
24%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
5%
5%
78%
17%
Atender as demandas administrativas da escola.
2%
83%
15%
Garantir a manutenção da escola.
7%
78%
15%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
5%
5%
80%
15%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
24%
68%
7%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
5%
5%
76%
20%
Administrar conflitos.
10%
70%
20%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
12%
76%
12%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
5%
5%
83%
12%
Realizar a autoavaliação institucional.
5%
5%
83%
12%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
7%
78%
15%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 30
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
0%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
0%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
7%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
75%
Ensino Médio.
100%
11 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 41
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
12%
37%
51%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
2%
27%
51%
20%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
10%
44%
44%
2%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
5%
5%
39%
54%
2%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
3%
3%
45%
45%
8%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
2%
7%
76%
15%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
12%
73%
15%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
5%
5%
76%
20%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
7%
34%
51%
7%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
17%
73%
10%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
2%
80%
17%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
8%
78%
15%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
3%
3%
30%
65%
3%
3%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
2%
44%
51%
2%
Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
32%
63%
5%
5%
Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
5%
5%
34%
54%
7%
O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
93%
7%
12 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 41
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
93%
7%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
56%
39%
5%
5%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
92%
8%
Houve tráfico de drogas na escola.
66%
29%
5%
5%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
41%
59%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
55%
43%
3%
3%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
63%
37%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
95%
5%
5%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
13 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 41
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
15%
37%
49%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
13%
40%
48%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
10%
46%
41%
2%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
10%
24%
59%
7%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
10%
22%
63%
5%
5%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
7%
68%
24%
Gestão e Participação
14 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
15 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 30Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 3,7 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
16 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 30Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 4,9 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
17 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)
Total de respondentes: 27Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) | 3,6 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
18 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 29Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 3,3 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
19 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 30Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 5,4 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
20 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros
Total de respondentes: 20Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros | 4,4 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
21 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 30
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
3%
3%
17%
40%
40%
Questões administrativas e institucionais
3%
3%
27%
47%
23%
Questões financeiras
3%
3%
20%
33%
43%
Questões de relacionamento com a comunidade
7%
31%
45%
17%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
22 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
23 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 38Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,2 |
24 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não¹
25 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?
Total de respondentes: 28Pergunta | Média |
---|---|
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? | 2,8 |
26 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não¹
27 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
28 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
29 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
30 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
31 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 41
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
88%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
46%
Empresas que apoiam a escola.
15%
Organizações sem fins lucrativos.
29%
Repasses da rede de ensino.
90%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
10%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
17%
A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
98%
32 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 40
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
60%
5%
5%
8%
28%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
25%
5%
5%
13%
58%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
5%
5%
3%
3%
30%
63%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
33 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
34 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
35 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
36 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
37 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
38 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
39 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
40 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
41 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
42 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
43 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 40
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
80%
18%
3%
3%
Os(As) estudantes ?
88%
13%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
44 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
45 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
46 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
47 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
48 - Neste ano, quais foram os critérios para a matrícula de novos estudantes nesta escola:
Total de respondentes: 6
Comparar
Sorteio
0%
Local de moradia
0%
Prova de seleção
50%
Ordem de chegada
33%
Cor ou raça do(a) estudante
0%
Características socioeconômicas
0%
Desempenho do(a) estudante no ano anterior
17%
Outros
17%
Respondida apenas por quem declarou que nem todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular
49 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 41
Comparar
Não se aplica
15%
Afinidade entre os(as) estudantes
5%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
15%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
10%
Manter as turmas existentes do ano anterior
46%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
0%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
12%
Outro
39%
50 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 41
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
41%
Tempo de serviço.
29%
Cursos de formação continuada realizados.
73%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
51%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
63%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
49%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
44%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
2%
Atribuição pela gestão da escola.
73%
51 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 41
Comparar
Ministério Público
59%
Conselho Tutelar
88%
Secretaria de Saúde
88%
Secretaria de Educação
90%
Secretaria de Assistência Social
61%
Secretaria de Segurança Pública
63%
Organizações não governamentais/instituições privadas
54%
52 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 41
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
12%
59%
29%
Ir à residência do(a) estudante
10%
27%
46%
17%
Informar ao Conselho Tutelar
12%
5%
5%
17%
41%
24%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
53 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 41
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
7%
2%
29%
46%
15%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
15%
71%
15%
Revisão dos procedimentos de avaliação
15%
73%
12%
Revisão das práticas pedagógicas
12%
68%
20%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
54 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 41
Comparar
Violência
68%
Bullying
83%
Machismo
22%
Homofobia
34%
Sexualidade
54%
Uso de drogas
71%
Direitos dos idosos
15%
Educação ambiental
78%
Ciência e tecnologia
44%
Diversidade religiosa
24%
Desigualdades sociais
41%
Nutrição e alimentação
61%
Educação para o trânsito
27%
Relações étnico-raciais/racismo
54%
Direitos da criança e do adolescente
44%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
54%
Educação financeira e consumo sustentável
78%
55 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 41
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
76%
Avaliação da aprendizagem.
83%
Avaliação em larga escala.
41%
Metodologias de ensino.
93%
Conhecimento do currículo.
80%
Gestão da sala de aula.
71%
Educação inclusiva.
59%
Novas tecnologias.
45%
Gestão e administração escolar.
43%
Educação Inclusiva
56 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
57 - Indique quais outros(as) profissionais seriam necessários(as) no momento:
Total de respondentes: 22
Comparar
Professor(a) de Braille
14%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
64%
Professor(a) bilíngue para surdos
14%
Professor(a) de Libras
23%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
45%
Professor(a) itinerante
14%
Monitor(a) de apoio
77%
Outros
27%
Respondida apenas por quem declarou não haver profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial suficientes
58 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
59 - Em quais áreas ocorreram treinamento:
Total de respondentes: 14
Comparar
Deficiência intelectual
79%
Deficiência física
57%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
29%
Surdez
50%
Deficiência auditiva
50%
Cegueira
14%
Baixa visão
64%
Deficiência múltipla
29%
Altas habilidades/superdotação
36%
Surdo-cegueira
7%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial
Avaliação do Instrumento
60 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 41
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
2%
17%
59%
22%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
22%
63%
15%
Questionário Diretores
Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento