
Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 13Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 12,9 |
Média de meses | 5,4 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 12Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 10,5 |
Média de meses | 7,5 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 10,7 |
Média de meses | 7,7 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 38,9 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 38,9 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 36,4 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 3,0 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 2,6 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 4,3 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 3,5 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 4,9 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 2,5 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 3,9 |
Merenda (Média de horas) | 3,9 |
Manutenção (Média de horas) | 2,3 |
Segurança (Média de horas) | 4,6 |
Outras atividades (Média de horas) | 11,7 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 12
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
8%
75%
17%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
17%
67%
17%
Atender as demandas administrativas da escola.
17%
67%
17%
Garantir a manutenção da escola.
33%
50%
17%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
92%
8%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
8%
83%
8%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
17%
33%
50%
Administrar conflitos.
17%
75%
8%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
8%
83%
8%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
83%
17%
Realizar a autoavaliação institucional.
83%
17%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
25%
58%
17%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 9
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
33%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
75%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
83%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
58%
Ensino Médio.
9%
11 - A educação infantil funciona na sede da escola?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
12 - A área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
13 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 13
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
23%
46%
23%
8%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
23%
62%
15%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
23%
69%
8%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
54%
38%
8%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
8%
38%
46%
8%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
92%
8%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
31%
62%
8%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
8%
8%
62%
23%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
23%
69%
8%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
23%
69%
8%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
85%
15%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
15%
62%
23%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
8%
54%
38%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
46%
54%
14 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
15 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
16 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
17 - Qual o motivo da interrupção do calendário?
Total de respondentes: 5
Comparar
Falta de água
0%
Falta de energia
20%
Falta de merenda
0%
Greve de professores
0%
Vandalismo nas instalações
0%
Problemas de infraestrutura da escola
20%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
40%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
0%
Outros
60%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
18 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 13
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
92%
8%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
69%
31%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
100%
Houve tráfico de drogas na escola.
100%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
92%
8%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
100%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
92%
8%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
100%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
19 - Há na escola banheiro com chuveiro para uso das crianças
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
20 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 10
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
80%
Banheiro infantil
10%
Área sombreada
10%
Área coberta
40%
Vegetação e jardim
0%
Horta
10%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
21 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 10
Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
0%
Cimento áspero
20%
Areia
20%
Grama
30%
Terra
30%
Cerâmica
20%
Pedras
10%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
22 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 10
Comparar
Tanque de areia
0%
Gira-gira
0%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
0%
Escorregador
0%
Casinha
0%
Balanço
0%
Brinquedo para escalar
0%
Banco
0%
Outros
10%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
23 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 11
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
64%
27%
9%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
64%
27%
9%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
23%
31%
46%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
8%
31%
46%
15%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
15%
38%
38%
8%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
15%
77%
8%
24 - Como a escola adquire Brinquedos:
Total de respondentes: 9
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
33%
Doações e campanhas de arrecadação
0%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
11%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
25 - Como a escola adquire Recursos pedagógicos:
Total de respondentes: 9
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
100%
Doações e campanhas de arrecadação
0%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
26 - Como a escola adquire Materiais de higiene pessoal:
Total de respondentes: 9
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
100%
Doações e campanhas de arrecadação
0%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
Gestão e Participação
27 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
28 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 7Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,4 |
29 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
30 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?
Total de respondentes: 8Pergunta | Média |
---|---|
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? | 3,1 |
31 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
32 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
33 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
34 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
35 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
36 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 13
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
100%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
54%
Empresas que apoiam a escola.
0%
Organizações sem fins lucrativos.
8%
Repasses da rede de ensino.
23%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
15%
37 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
38 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 13
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
77%
23%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
50%
8%
42%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
8%
8%
8%
75%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
39 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
40 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
41 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
42 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
43 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
44 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
45 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
46 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
47 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
48 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
49 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 13
Comparar
Não se aplica
38%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
8%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
0%
Manter as turmas existentes do ano anterior
15%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
0%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
8%
Outro
38%
50 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 13
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
31%
Tempo de serviço.
31%
Cursos de formação continuada realizados.
62%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
62%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
46%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
38%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
31%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
54%
51 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 13
Comparar
Ministério Público
15%
Conselho Tutelar
92%
Secretaria de Saúde
77%
Secretaria de Educação
100%
Secretaria de Assistência Social
77%
Secretaria de Segurança Pública
0%
Organizações não governamentais/instituições privadas
0%
52 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 12
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
8%
67%
25%
Ir à residência do(a) estudante
25%
67%
8%
Informar ao Conselho Tutelar
50%
8%
42%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
53 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 13
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
23%
8%
31%
38%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
8%
69%
23%
Revisão dos procedimentos de avaliação
15%
62%
23%
Revisão das práticas pedagógicas
15%
85%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
54 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 13
Comparar
Violência
69%
Bullying
77%
Machismo
31%
Homofobia
31%
Sexualidade
38%
Uso de drogas
77%
Direitos dos idosos
31%
Educação ambiental
62%
Ciência e tecnologia
8%
Diversidade religiosa
15%
Desigualdades sociais
46%
Nutrição e alimentação
38%
Educação para o trânsito
46%
Relações étnico-raciais/racismo
23%
Direitos da criança e do adolescente
54%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
0%
Educação financeira e consumo sustentável
0%
55 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 12
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
50%
Avaliação da aprendizagem.
69%
Avaliação em larga escala.
33%
Metodologias de ensino.
62%
Conhecimento do currículo.
54%
Gestão da sala de aula.
38%
Educação inclusiva.
62%
Novas tecnologias.
0%
Gestão e administração escolar.
38%
Professor(a) de Braille
33%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
50%
Professor(a) bilíngue para surdos
33%
Professor(a) de Libras
50%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
50%
Professor(a) itinerante
33%
Monitor(a) de apoio
67%
Outros
17%
Educação Inclusiva
56 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
57 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Avaliação do Instrumento
58 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 13
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
8%
15%
69%
8%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
8%
15%
62%
15%
Questionário Diretores
Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento