Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 1.842Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 11,5 |
Média de meses | 3,3 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 1.774Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 6,0 |
Média de meses | 5,9 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 1.718Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 4,3 |
Média de meses | 6,5 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 1.775Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 43,5 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 1.771Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 43,4 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 1.775Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 40,7 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 1.787Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 4,8 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 3,4 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 4,5 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 4,3 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 6,3 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 3,7 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 4,8 |
Merenda (Média de horas) | 3,2 |
Manutenção (Média de horas) | 3,1 |
Segurança (Média de horas) | 3,2 |
Outras atividades (Média de horas) | 5,3 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 1.863
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
5%
5%
77%
18%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
7%
76%
17%
Atender as demandas administrativas da escola.
4%
4%
74%
22%
Garantir a manutenção da escola.
10%
73%
17%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
12%
72%
16%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
14%
72%
14%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
14%
73%
12%
Administrar conflitos.
9%
73%
18%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
13%
72%
15%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
7%
78%
15%
Realizar a autoavaliação institucional.
11%
76%
13%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
11%
75%
14%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 1.610
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
25%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
38%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
67%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
66%
Ensino Médio.
33%
11 - A educação infantil funciona na sede da escola?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
12 - A área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
13 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 1.892
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
22%
53%
24%
2%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
3%
3%
18%
62%
17%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
6%
6%
29%
54%
11%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
7%
30%
54%
9%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
8%
47%
42%
3%
3%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
1%
13%
70%
16%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
1%
15%
74%
11%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
1%
12%
73%
14%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
3%
3%
23%
65%
9%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
1%
17%
74%
8%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
3%
3%
76%
20%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
7%
78%
15%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
5%
5%
46%
45%
5%
5%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
2%
35%
60%
3%
3%
14 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
15 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
16 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
17 - Qual o motivo da interrupção do calendário?
Total de respondentes: 206
Comparar
Falta de água
24%
Falta de energia
19%
Falta de merenda
7%
Greve de professores
19%
Vandalismo nas instalações
1%
Problemas de infraestrutura da escola
17%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
27%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
23%
Outros
45%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
18 - Por quantos dias ocorreu a interrupção:
Total de respondentes: 204Pergunta | Média |
---|---|
Por quantos dias ocorreu a interrupção: | 11,8 |
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
19 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 1.888
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
91%
9%
1%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
78%
20%
2%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
88%
11%
1%
Houve tráfico de drogas na escola.
91%
8%
1%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
81%
18%
1%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
82%
16%
1%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
90%
10%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
97%
3%
3%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
20 - Há na escola espaço destinado exclusivamente à amamentação?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou creche (entre 0 e 3 anos) na sua escola
21 - Há na escola local para armazenamento de leite materno?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou creche (entre 0 e 3 anos) na sua escola
22 - Há na escola banheiro com chuveiro para uso das crianças
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
23 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 1.180
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
94%
Banheiro infantil
38%
Área sombreada
64%
Área coberta
76%
Vegetação e jardim
32%
Horta
18%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
24 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 1.180
Comparar
Piso emborrachado
2%
Cimento liso
38%
Cimento áspero
48%
Areia
39%
Grama
6%
Terra
51%
Cerâmica
27%
Pedras
20%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
25 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 1.180
Comparar
Tanque de areia
2%
Gira-gira
1%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
3%
Escorregador
5%
Casinha
1%
Balanço
6%
Brinquedo para escalar
3%
Banco
18%
Outros
42%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
26 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 1.719
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
22%
45%
32%
1%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
22%
45%
31%
1%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
11%
34%
51%
4%
4%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
4%
4%
21%
70%
6%
6%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
7%
20%
64%
9%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
3%
3%
11%
71%
15%
27 - Como a escola adquire Brinquedos:
Total de respondentes: 624
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
83%
Doações e campanhas de arrecadação
13%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
8%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
28 - Como a escola adquire Recursos pedagógicos:
Total de respondentes: 624
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
98%
Doações e campanhas de arrecadação
2%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
3%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
29 - Como a escola adquire Materiais de higiene pessoal:
Total de respondentes: 624
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
95%
Doações e campanhas de arrecadação
1%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
5%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
Gestão e Participação
30 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
31 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 1.746Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 5,4 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
32 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 1.739Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 4,2 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
33 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)
Total de respondentes: 1.298Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) | 2,8 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
34 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 1.735Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 3,7 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
35 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 1.703Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 3,4 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
36 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros
Total de respondentes: 1.363Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros | 3,1 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
37 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 1.752
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
3%
3%
39%
35%
23%
Questões administrativas e institucionais
2%
33%
40%
26%
Questões financeiras
1%
16%
38%
45%
Questões de relacionamento com a comunidade
5%
5%
44%
32%
19%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
38 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
39 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 972Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,2 |
40 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
41 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?
Total de respondentes: 288Pergunta | Média |
---|---|
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? | 3,3 |
42 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
43 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
44 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
45 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
46 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
47 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 1.885
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
91%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
48%
Empresas que apoiam a escola.
8%
Organizações sem fins lucrativos.
14%
Repasses da rede de ensino.
61%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
1%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
11%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
32%
48 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
49 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 1.851
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
77%
4%
4%
3%
3%
16%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
26%
22%
10%
42%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
3%
3%
8%
13%
75%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
50 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
51 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
52 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
53 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
54 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
55 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
56 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
57 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
58 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
59 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
60 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 1.758
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
98%
1%
Os pais ?
73%
24%
3%
3%
Os(As) estudantes ?
65%
29%
5%
5%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
61 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
62 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
63 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
64 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
65 - Neste ano, quais foram os critérios para a matrícula de novos estudantes nesta escola:
Total de respondentes: 185
Comparar
Sorteio
1%
Local de moradia
36%
Prova de seleção
14%
Ordem de chegada
66%
Cor ou raça do(a) estudante
2%
Características socioeconômicas
2%
Desempenho do(a) estudante no ano anterior
9%
Outros
22%
Respondida apenas por quem declarou que nem todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular
66 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 1.896
Comparar
Não se aplica
17%
Afinidade entre os(as) estudantes
4%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
44%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
11%
Manter as turmas existentes do ano anterior
35%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
8%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
16%
Outro
28%
67 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 1.868
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
27%
Tempo de serviço.
27%
Cursos de formação continuada realizados.
57%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
47%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
60%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
37%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
51%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
1%
Atribuição pela gestão da escola.
58%
68 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 1.896
Comparar
Ministério Público
31%
Conselho Tutelar
84%
Secretaria de Saúde
82%
Secretaria de Educação
96%
Secretaria de Assistência Social
68%
Secretaria de Segurança Pública
36%
Organizações não governamentais/instituições privadas
17%
69 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 1.892
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
4%
4%
1%
14%
57%
24%
Ir à residência do(a) estudante
14%
3%
3%
26%
47%
11%
Informar ao Conselho Tutelar
15%
3%
3%
20%
46%
16%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
70 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 1.889
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
18%
3%
3%
20%
45%
14%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
2%
1%
14%
66%
18%
Revisão dos procedimentos de avaliação
1%
1%
12%
72%
14%
Revisão das práticas pedagógicas
1%
1%
11%
71%
16%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
71 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 1.896
Comparar
Violência
68%
Bullying
72%
Machismo
11%
Homofobia
21%
Sexualidade
43%
Uso de drogas
65%
Direitos dos idosos
9%
Educação ambiental
68%
Ciência e tecnologia
22%
Diversidade religiosa
19%
Desigualdades sociais
30%
Nutrição e alimentação
50%
Educação para o trânsito
41%
Relações étnico-raciais/racismo
30%
Direitos da criança e do adolescente
51%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
19%
Educação financeira e consumo sustentável
14%
72 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 1.865
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
65%
Avaliação da aprendizagem.
84%
Avaliação em larga escala.
43%
Metodologias de ensino.
76%
Conhecimento do currículo.
64%
Gestão da sala de aula.
61%
Educação inclusiva.
55%
Novas tecnologias.
43%
Gestão e administração escolar.
53%
Professor(a) de Braille
18%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
64%
Professor(a) bilíngue para surdos
19%
Professor(a) de Libras
31%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
41%
Professor(a) itinerante
14%
Monitor(a) de apoio
65%
Outros
25%
Educação Inclusiva
73 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
74 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
75 - Em quais áreas ocorreram treinamento:
Total de respondentes: 442
Comparar
Deficiência intelectual
65%
Deficiência física
38%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
79%
Surdez
37%
Deficiência auditiva
36%
Cegueira
17%
Baixa visão
32%
Deficiência múltipla
36%
Altas habilidades/superdotação
22%
Surdo-cegueira
14%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial
Avaliação do Instrumento
76 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 1.893
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
2%
3%
3%
25%
56%
14%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
1%
3%
3%
24%
59%
12%
Questionário Diretores
Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento