Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 8,3 |
Média de meses | 5,3 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 7,0 |
Média de meses | 5,6 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 4,2 |
Média de meses | 5,0 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 40,5 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 39,1 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 39,5 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 6,6 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 3,2 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 3,3 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 4,2 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 4,1 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 3,5 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 5,4 |
Merenda (Média de horas) | 1,8 |
Manutenção (Média de horas) | 2,6 |
Segurança (Média de horas) | 2,1 |
Outras atividades (Média de horas) | 4,6 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 10
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
70%
30%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
80%
20%
Atender as demandas administrativas da escola.
70%
30%
Garantir a manutenção da escola.
10%
60%
30%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
70%
30%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
80%
20%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
10%
80%
10%
Administrar conflitos.
70%
30%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
30%
50%
20%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
90%
10%
Realizar a autoavaliação institucional.
40%
40%
20%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
70%
30%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 7
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
0%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
0%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
89%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
89%
Ensino Médio.
14%
11 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 10
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
20%
40%
30%
10%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
60%
40%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
20%
60%
20%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
20%
60%
20%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
30%
60%
10%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
10%
70%
20%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
10%
50%
40%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
60%
40%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
10%
60%
30%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
20%
70%
10%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
30%
50%
20%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
10%
50%
40%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
22%
67%
11%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
30%
60%
10%
12 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
13 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
14 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
15 - Qual o motivo da interrupção do calendário?
Total de respondentes: 6
Comparar
Falta de água
0%
Falta de energia
0%
Falta de merenda
0%
Greve de professores
0%
Vandalismo nas instalações
0%
Problemas de infraestrutura da escola
0%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
33%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
67%
Outros
0%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
16 - Por quantos dias ocorreu a interrupção:
Total de respondentes: 6Pergunta | Média |
---|---|
Por quantos dias ocorreu a interrupção: | 9,7 |
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
17 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 10
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
90%
10%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
80%
20%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
100%
Houve tráfico de drogas na escola.
89%
11%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
89%
11%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
90%
10%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
100%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
100%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
18 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 8
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
100%
Banheiro infantil
38%
Área sombreada
100%
Área coberta
88%
Vegetação e jardim
75%
Horta
38%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
19 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 8
Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
38%
Cimento áspero
75%
Areia
75%
Grama
38%
Terra
38%
Cerâmica
50%
Pedras
13%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
20 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 8
Comparar
Tanque de areia
0%
Gira-gira
0%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
0%
Escorregador
13%
Casinha
13%
Balanço
25%
Brinquedo para escalar
0%
Banco
38%
Outros
88%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
21 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 10
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
10%
30%
50%
10%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
10%
60%
30%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
10%
20%
60%
10%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
10%
40%
50%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
10%
70%
20%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
30%
50%
20%
Gestão e Participação
22 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
23 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 5Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 6,2 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
24 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 5Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 5,2 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
25 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)
Total de respondentes: 5Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) | 3,0 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
26 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 5Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 3,2 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
27 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 5
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
80%
20%
Questões administrativas e institucionais
60%
20%
20%
Questões financeiras
20%
40%
40%
Questões de relacionamento com a comunidade
20%
40%
20%
20%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
28 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
29 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 7Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,6 |
30 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
31 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? | 3,2 |
32 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
33 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
34 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
35 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
36 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
37 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 10
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
100%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
89%
Empresas que apoiam a escola.
20%
Organizações sem fins lucrativos.
30%
Repasses da rede de ensino.
20%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
10%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
40%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
50%
38 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
39 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 10
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
90%
10%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
60%
40%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
30%
10%
60%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
40 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
41 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
42 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
43 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
44 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
45 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
46 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
47 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
48 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
49 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
50 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 10
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
100%
Os(As) estudantes ?
90%
10%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
51 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
52 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
53 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
54 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
55 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 10
Comparar
Não se aplica
0%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
20%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
40%
Manter as turmas existentes do ano anterior
30%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
50%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
20%
Outro
60%
56 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 10
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
70%
Tempo de serviço.
40%
Cursos de formação continuada realizados.
80%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
50%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
40%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
70%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
70%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
80%
57 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 10
Comparar
Ministério Público
30%
Conselho Tutelar
80%
Secretaria de Saúde
90%
Secretaria de Educação
100%
Secretaria de Assistência Social
90%
Secretaria de Segurança Pública
30%
Organizações não governamentais/instituições privadas
20%
58 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 10
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
10%
10%
40%
40%
Ir à residência do(a) estudante
10%
20%
50%
20%
Informar ao Conselho Tutelar
20%
20%
50%
10%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
59 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 10
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
50%
50%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
10%
20%
30%
40%
Revisão dos procedimentos de avaliação
10%
10%
60%
20%
Revisão das práticas pedagógicas
10%
70%
20%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
60 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 10
Comparar
Violência
70%
Bullying
80%
Machismo
0%
Homofobia
10%
Sexualidade
30%
Uso de drogas
40%
Direitos dos idosos
10%
Educação ambiental
90%
Ciência e tecnologia
40%
Diversidade religiosa
0%
Desigualdades sociais
20%
Nutrição e alimentação
60%
Educação para o trânsito
40%
Relações étnico-raciais/racismo
50%
Direitos da criança e do adolescente
50%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
10%
Educação financeira e consumo sustentável
50%
61 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 10
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
80%
Avaliação da aprendizagem.
100%
Avaliação em larga escala.
80%
Metodologias de ensino.
78%
Conhecimento do currículo.
78%
Gestão da sala de aula.
90%
Educação inclusiva.
60%
Novas tecnologias.
44%
Gestão e administração escolar.
60%
Professor(a) de Braille
29%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
71%
Professor(a) bilíngue para surdos
0%
Professor(a) de Libras
43%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
57%
Professor(a) itinerante
29%
Monitor(a) de apoio
71%
Outros
43%
Educação Inclusiva
62 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
63 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
64 - Em quais áreas ocorreram treinamento:
Total de respondentes: 5
Comparar
Deficiência intelectual
40%
Deficiência física
20%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
80%
Surdez
0%
Deficiência auditiva
20%
Cegueira
0%
Baixa visão
20%
Deficiência múltipla
40%
Altas habilidades/superdotação
0%
Surdo-cegueira
0%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial
Avaliação do Instrumento
65 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 10
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
10%
60%
30%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
70%
30%
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento