Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 12Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 12,8 |
Média de meses | 0,7 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 12Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 5,4 |
Média de meses | 4,8 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 12Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 2,9 |
Média de meses | 7,3 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 12Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 42,4 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 39,5 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 12Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 44,0 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 12Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 3,3 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 3,3 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 4,5 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 2,8 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 3,7 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 3,6 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 5,0 |
Merenda (Média de horas) | 5,0 |
Manutenção (Média de horas) | 3,3 |
Segurança (Média de horas) | 4,0 |
Outras atividades (Média de horas) | 6,0 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 12
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
83%
17%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
75%
25%
Atender as demandas administrativas da escola.
75%
25%
Garantir a manutenção da escola.
25%
58%
17%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
92%
8%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
17%
67%
17%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
83%
17%
Administrar conflitos.
83%
17%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
8%
75%
17%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
83%
17%
Realizar a autoavaliação institucional.
75%
25%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
83%
17%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 12
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
0%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
42%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
83%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
67%
Ensino Médio.
18%
11 - A educação infantil funciona na sede da escola?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
12 - A área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
13 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 12
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
25%
58%
17%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
8%
17%
58%
17%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
8%
42%
33%
17%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
25%
25%
42%
8%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
58%
42%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
100%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
83%
17%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
8%
83%
8%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
8%
17%
67%
8%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
17%
75%
8%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
83%
17%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
75%
25%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
17%
33%
50%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
50%
42%
8%
14 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
15 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
16 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
17 - Qual o motivo da interrupção do calendário?
Total de respondentes: 9
Comparar
Falta de água
22%
Falta de energia
0%
Falta de merenda
0%
Greve de professores
56%
Vandalismo nas instalações
0%
Problemas de infraestrutura da escola
0%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
56%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
0%
Outros
67%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
18 - Por quantos dias ocorreu a interrupção:
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
Por quantos dias ocorreu a interrupção: | 32,0 |
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
19 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 12
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
100%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
82%
18%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
92%
8%
Houve tráfico de drogas na escola.
100%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
67%
33%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
83%
8%
8%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
92%
8%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
100%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
20 - Há na escola banheiro com chuveiro para uso das crianças
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
21 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 10
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
100%
Banheiro infantil
60%
Área sombreada
80%
Área coberta
100%
Vegetação e jardim
30%
Horta
20%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
22 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 10
Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
50%
Cimento áspero
60%
Areia
40%
Grama
0%
Terra
40%
Cerâmica
10%
Pedras
10%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
23 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 10
Comparar
Tanque de areia
0%
Gira-gira
0%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
10%
Escorregador
10%
Casinha
0%
Balanço
10%
Brinquedo para escalar
0%
Banco
20%
Outros
50%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
24 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 12
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
8%
50%
42%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
17%
33%
50%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
8%
17%
67%
8%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
8%
25%
67%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
25%
75%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
25%
67%
8%
25 - Como a escola adquire Brinquedos:
Total de respondentes: 5
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
40%
Doações e campanhas de arrecadação
40%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
26 - Como a escola adquire Recursos pedagógicos:
Total de respondentes: 5
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
100%
Doações e campanhas de arrecadação
0%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
27 - Como a escola adquire Materiais de higiene pessoal:
Total de respondentes: 5
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
100%
Doações e campanhas de arrecadação
0%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
Gestão e Participação
28 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
29 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 5Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 1,6 |
30 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
31 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?
Total de respondentes: 10Pergunta | Média |
---|---|
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? | 3,4 |
32 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
33 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
34 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
35 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
36 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
37 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 12
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
100%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
67%
Empresas que apoiam a escola.
17%
Organizações sem fins lucrativos.
17%
Repasses da rede de ensino.
42%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
8%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
36%
38 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
39 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 12
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
83%
8%
8%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
8%
33%
8%
50%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
17%
8%
75%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
40 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
41 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
42 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
43 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
44 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
45 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
46 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
47 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
48 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
49 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
50 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 12
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
83%
17%
Os(As) estudantes ?
50%
42%
8%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
51 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
52 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
53 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
54 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
55 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 12
Comparar
Não se aplica
0%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
92%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
25%
Manter as turmas existentes do ano anterior
67%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
17%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
0%
Outro
33%
56 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 12
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
58%
Tempo de serviço.
25%
Cursos de formação continuada realizados.
58%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
75%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
83%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
42%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
67%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
83%
57 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 12
Comparar
Ministério Público
67%
Conselho Tutelar
92%
Secretaria de Saúde
83%
Secretaria de Educação
100%
Secretaria de Assistência Social
50%
Secretaria de Segurança Pública
33%
Organizações não governamentais/instituições privadas
33%
58 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 12
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
83%
17%
Ir à residência do(a) estudante
8%
17%
58%
17%
Informar ao Conselho Tutelar
8%
33%
42%
17%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
59 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 12
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
33%
33%
33%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
8%
25%
67%
Revisão dos procedimentos de avaliação
9%
18%
64%
9%
Revisão das práticas pedagógicas
17%
83%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
60 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 12
Comparar
Violência
75%
Bullying
67%
Machismo
25%
Homofobia
25%
Sexualidade
42%
Uso de drogas
67%
Direitos dos idosos
25%
Educação ambiental
67%
Ciência e tecnologia
17%
Diversidade religiosa
33%
Desigualdades sociais
33%
Nutrição e alimentação
50%
Educação para o trânsito
33%
Relações étnico-raciais/racismo
25%
Direitos da criança e do adolescente
67%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
25%
Educação financeira e consumo sustentável
8%
61 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 12
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
50%
Avaliação da aprendizagem.
67%
Avaliação em larga escala.
33%
Metodologias de ensino.
58%
Conhecimento do currículo.
67%
Gestão da sala de aula.
42%
Educação inclusiva.
50%
Novas tecnologias.
27%
Gestão e administração escolar.
17%
Professor(a) de Braille
0%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
50%
Professor(a) bilíngue para surdos
17%
Professor(a) de Libras
17%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
50%
Professor(a) itinerante
17%
Monitor(a) de apoio
33%
Outros
33%
Educação Inclusiva
62 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
63 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
64 - Em quais áreas ocorreram treinamento:
Total de respondentes: 5
Comparar
Deficiência intelectual
60%
Deficiência física
20%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
60%
Surdez
20%
Deficiência auditiva
60%
Cegueira
0%
Baixa visão
0%
Deficiência múltipla
40%
Altas habilidades/superdotação
20%
Surdo-cegueira
0%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial
Avaliação do Instrumento
65 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 12
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
25%
67%
8%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
17%
75%
8%
Questionário Diretores
Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento