Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 69Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 13,0 |
Média de meses | 4,0 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 70Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 7,9 |
Média de meses | 5,6 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 68Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 6,0 |
Média de meses | 6,3 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 68Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 41,9 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 69Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 42,6 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 68Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 41,0 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 70Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 4,0 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 3,7 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 4,2 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 4,9 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 6,2 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 3,0 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 6,2 |
Merenda (Média de horas) | 3,2 |
Manutenção (Média de horas) | 3,0 |
Segurança (Média de horas) | 2,7 |
Outras atividades (Média de horas) | 4,9 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 72
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
1%
75%
24%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
3%
3%
82%
15%
Atender as demandas administrativas da escola.
74%
26%
Garantir a manutenção da escola.
4%
4%
75%
21%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
10%
73%
18%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
13%
71%
17%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
10%
79%
11%
Administrar conflitos.
4%
4%
69%
27%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
1%
70%
29%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
77%
23%
Realizar a autoavaliação institucional.
7%
74%
19%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
3%
3%
82%
15%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 63
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
32%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
45%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
87%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
64%
Ensino Médio.
25%
11 - A educação infantil funciona na sede da escola?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
12 - A área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
13 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 73
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
16%
45%
38%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
8%
74%
18%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
8%
36%
51%
5%
5%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
3%
3%
19%
70%
8%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
7%
39%
47%
7%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
5%
5%
85%
10%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
12%
77%
11%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
14%
72%
15%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
7%
27%
55%
11%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
1%
18%
77%
4%
4%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
1%
84%
15%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
3%
3%
79%
18%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
4%
4%
38%
53%
5%
5%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
4%
4%
25%
68%
3%
3%
14 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
15 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
16 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
17 - Qual o motivo da interrupção do calendário?
Total de respondentes: 17
Comparar
Falta de água
0%
Falta de energia
0%
Falta de merenda
0%
Greve de professores
18%
Vandalismo nas instalações
0%
Problemas de infraestrutura da escola
12%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
71%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
0%
Outros
12%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
18 - Por quantos dias ocorreu a interrupção:
Total de respondentes: 17Pergunta | Média |
---|---|
Por quantos dias ocorreu a interrupção: | 9,9 |
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
19 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 74
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
89%
9%
1%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
76%
22%
3%
3%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
97%
3%
3%
Houve tráfico de drogas na escola.
92%
8%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
80%
20%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
76%
24%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
88%
12%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
97%
3%
3%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
20 - Há na escola espaço destinado exclusivamente à amamentação?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou creche (entre 0 e 3 anos) na sua escola
21 - Há na escola local para armazenamento de leite materno?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou creche (entre 0 e 3 anos) na sua escola
22 - Há na escola banheiro com chuveiro para uso das crianças
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
23 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 62
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
94%
Banheiro infantil
48%
Área sombreada
66%
Área coberta
65%
Vegetação e jardim
42%
Horta
16%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
24 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 62
Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
21%
Cimento áspero
61%
Areia
39%
Grama
2%
Terra
50%
Cerâmica
31%
Pedras
13%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
25 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 62
Comparar
Tanque de areia
11%
Gira-gira
13%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
10%
Escorregador
15%
Casinha
2%
Balanço
16%
Brinquedo para escalar
2%
Banco
16%
Outros
29%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
26 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 62
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
27%
47%
23%
3%
3%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
23%
42%
32%
3%
3%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
7%
33%
52%
8%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
1%
18%
74%
7%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
4%
4%
11%
74%
11%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
3%
3%
11%
64%
23%
27 - Como a escola adquire Brinquedos:
Total de respondentes: 29
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
79%
Doações e campanhas de arrecadação
34%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
28 - Como a escola adquire Recursos pedagógicos:
Total de respondentes: 29
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
100%
Doações e campanhas de arrecadação
3%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
29 - Como a escola adquire Materiais de higiene pessoal:
Total de respondentes: 29
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
90%
Doações e campanhas de arrecadação
14%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
3%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
Gestão e Participação
30 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
31 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 68Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 5,5 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
32 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 66Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 4,8 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
33 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)
Total de respondentes: 29Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) | 2,4 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
34 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 68Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 5,3 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
35 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 68Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 3,5 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
36 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros
Total de respondentes: 35Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros | 2,8 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
37 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 69
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
1%
38%
33%
28%
Questões administrativas e institucionais
14%
52%
33%
Questões financeiras
7%
35%
58%
Questões de relacionamento com a comunidade
1%
38%
41%
20%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
38 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
39 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 73Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,4 |
40 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
41 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?
Total de respondentes: 50Pergunta | Média |
---|---|
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? | 4,4 |
42 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
43 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
44 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
45 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
46 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
47 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 74
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
96%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
46%
Empresas que apoiam a escola.
16%
Organizações sem fins lucrativos.
19%
Repasses da rede de ensino.
89%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
8%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
19%
48 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
49 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 72
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
76%
3%
3%
3%
3%
18%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
19%
23%
11%
47%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
3%
3%
10%
88%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
50 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
51 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
52 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
53 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
54 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
55 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
56 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
57 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
58 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
59 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
60 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 74
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
99%
1%
Os pais ?
80%
15%
5%
5%
Os(As) estudantes ?
64%
24%
12%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
61 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
62 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
63 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
64 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
65 - Neste ano, quais foram os critérios para a matrícula de novos estudantes nesta escola:
Total de respondentes: 24
Comparar
Sorteio
0%
Local de moradia
25%
Prova de seleção
4%
Ordem de chegada
63%
Cor ou raça do(a) estudante
0%
Características socioeconômicas
4%
Desempenho do(a) estudante no ano anterior
8%
Outros
38%
Respondida apenas por quem declarou que nem todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular
66 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 74
Comparar
Não se aplica
20%
Afinidade entre os(as) estudantes
4%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
50%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
19%
Manter as turmas existentes do ano anterior
31%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
11%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
8%
Outro
28%
67 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 74
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
32%
Tempo de serviço.
38%
Cursos de formação continuada realizados.
70%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
45%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
69%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
36%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
46%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
5%
Atribuição pela gestão da escola.
53%
68 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 74
Comparar
Ministério Público
41%
Conselho Tutelar
73%
Secretaria de Saúde
66%
Secretaria de Educação
99%
Secretaria de Assistência Social
43%
Secretaria de Segurança Pública
38%
Organizações não governamentais/instituições privadas
22%
69 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 74
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
15%
59%
26%
Ir à residência do(a) estudante
8%
1%
26%
51%
14%
Informar ao Conselho Tutelar
23%
5%
5%
31%
36%
4%
4%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
70 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 74
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
15%
7%
24%
45%
9%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
1%
12%
77%
9%
Revisão dos procedimentos de avaliação
7%
81%
12%
Revisão das práticas pedagógicas
1%
7%
77%
15%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
71 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 74
Comparar
Violência
76%
Bullying
82%
Machismo
16%
Homofobia
23%
Sexualidade
45%
Uso de drogas
66%
Direitos dos idosos
20%
Educação ambiental
80%
Ciência e tecnologia
30%
Diversidade religiosa
20%
Desigualdades sociais
46%
Nutrição e alimentação
26%
Educação para o trânsito
41%
Relações étnico-raciais/racismo
51%
Direitos da criança e do adolescente
73%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
35%
Educação financeira e consumo sustentável
18%
72 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 69
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
80%
Avaliação da aprendizagem.
95%
Avaliação em larga escala.
54%
Metodologias de ensino.
83%
Conhecimento do currículo.
71%
Gestão da sala de aula.
82%
Educação inclusiva.
81%
Novas tecnologias.
51%
Gestão e administração escolar.
61%
Professor(a) de Braille
17%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
78%
Professor(a) bilíngue para surdos
13%
Professor(a) de Libras
30%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
43%
Professor(a) itinerante
30%
Monitor(a) de apoio
65%
Outros
13%
Educação Inclusiva
73 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
74 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
75 - Em quais áreas ocorreram treinamento:
Total de respondentes: 48
Comparar
Deficiência intelectual
71%
Deficiência física
56%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
85%
Surdez
52%
Deficiência auditiva
54%
Cegueira
27%
Baixa visão
38%
Deficiência múltipla
35%
Altas habilidades/superdotação
19%
Surdo-cegueira
23%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial
Avaliação do Instrumento
76 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 74
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
1%
1%
16%
59%
22%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
1%
1%
19%
55%
23%
Questionário Diretores
Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento