Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 392Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 12,6 |
Média de meses | 3,7 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 382Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 8,3 |
Média de meses | 5,4 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 374Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 5,7 |
Média de meses | 5,8 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 377Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 45,7 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 372Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 45,8 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 378Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 43,6 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 379Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 3,7 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 5,0 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 6,9 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 6,5 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 7,7 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 4,1 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 6,9 |
Merenda (Média de horas) | 3,1 |
Manutenção (Média de horas) | 3,2 |
Segurança (Média de horas) | 2,8 |
Outras atividades (Média de horas) | 4,5 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 396
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
1%
66%
33%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
5%
5%
73%
22%
Atender as demandas administrativas da escola.
1%
67%
32%
Garantir a manutenção da escola.
1%
13%
69%
17%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
15%
65%
20%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
9%
68%
23%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
8%
73%
19%
Administrar conflitos.
4%
4%
68%
27%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
7%
74%
18%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
6%
6%
74%
21%
Realizar a autoavaliação institucional.
4%
4%
75%
21%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
1%
5%
5%
74%
20%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 312
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
6%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
35%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
72%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
51%
Ensino Médio.
33%
11 - A educação infantil funciona na sede da escola?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
12 - A área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
13 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 399
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
21%
50%
27%
2%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
10%
42%
37%
11%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
17%
40%
37%
6%
6%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
19%
42%
34%
5%
5%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
9%
53%
36%
2%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
3%
3%
24%
70%
3%
3%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
3%
3%
20%
69%
8%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
1%
23%
68%
8%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
20%
51%
25%
4%
4%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
3%
3%
36%
58%
3%
3%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
5%
5%
71%
23%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
3%
3%
68%
30%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
5%
5%
40%
47%
8%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
2%
40%
56%
2%
14 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
15 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
16 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
17 - Qual o motivo da interrupção do calendário?
Total de respondentes: 159
Comparar
Falta de água
47%
Falta de energia
8%
Falta de merenda
1%
Greve de professores
31%
Vandalismo nas instalações
3%
Problemas de infraestrutura da escola
28%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
81%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
8%
Outros
31%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
18 - Por quantos dias ocorreu a interrupção:
Total de respondentes: 157Pergunta | Média |
---|---|
Por quantos dias ocorreu a interrupção: | 7,7 |
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
19 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 399
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
85%
15%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
62%
35%
3%
3%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
89%
11%
Houve tráfico de drogas na escola.
83%
15%
2%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
69%
29%
2%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
66%
31%
3%
3%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
77%
23%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
72%
27%
2%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
20 - Há na escola espaço destinado exclusivamente à amamentação?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou creche (entre 0 e 3 anos) na sua escola
21 - Há na escola local para armazenamento de leite materno?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou creche (entre 0 e 3 anos) na sua escola
22 - Há na escola banheiro com chuveiro para uso das crianças
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
23 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 263
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
87%
Banheiro infantil
49%
Área sombreada
31%
Área coberta
53%
Vegetação e jardim
25%
Horta
12%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
24 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 263
Comparar
Piso emborrachado
2%
Cimento liso
29%
Cimento áspero
41%
Areia
2%
Grama
16%
Terra
20%
Cerâmica
30%
Pedras
4%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
25 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 263
Comparar
Tanque de areia
0%
Gira-gira
0%
Túnel lúdico
2%
Gangorra
3%
Escorregador
6%
Casinha
21%
Balanço
6%
Brinquedo para escalar
2%
Banco
22%
Outros
20%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
26 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 338
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
29%
50%
20%
1%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
34%
42%
23%
1%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
28%
35%
35%
3%
3%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
7%
28%
62%
4%
4%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
6%
6%
16%
67%
11%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
6%
6%
23%
62%
9%
27 - Como a escola adquire Brinquedos:
Total de respondentes: 118
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
86%
Doações e campanhas de arrecadação
31%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
3%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
28 - Como a escola adquire Recursos pedagógicos:
Total de respondentes: 118
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
99%
Doações e campanhas de arrecadação
8%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
1%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
29 - Como a escola adquire Materiais de higiene pessoal:
Total de respondentes: 118
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
94%
Doações e campanhas de arrecadação
4%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
4%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
Gestão e Participação
30 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
31 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 368Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 6,5 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
32 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 369Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 5,5 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
33 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)
Total de respondentes: 224Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) | 3,7 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
34 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 359Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 4,3 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
35 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 302Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 2,2 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
36 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros
Total de respondentes: 176Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros | 2,4 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
37 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 367
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
1%
26%
43%
31%
Questões administrativas e institucionais
23%
49%
28%
Questões financeiras
16%
46%
37%
Questões de relacionamento com a comunidade
5%
5%
39%
40%
17%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
38 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
39 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 392Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,1 |
40 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
41 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?
Total de respondentes: 54Pergunta | Média |
---|---|
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? | 3,1 |
42 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
43 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
44 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
45 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
46 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
47 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 397
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
97%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
30%
Empresas que apoiam a escola.
9%
Organizações sem fins lucrativos.
17%
Repasses da rede de ensino.
57%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
1%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
5%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
40%
48 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
49 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 385
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
76%
3%
3%
3%
3%
19%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
21%
14%
9%
56%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
1%
5%
5%
11%
83%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
50 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
51 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
52 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
53 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
54 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
55 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
56 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
57 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
58 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
59 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
60 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 350
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
99%
1%
Os pais ?
64%
34%
2%
Os(As) estudantes ?
59%
36%
5%
5%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
61 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
62 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
63 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
64 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
65 - Neste ano, quais foram os critérios para a matrícula de novos estudantes nesta escola:
Total de respondentes: 178
Comparar
Sorteio
20%
Local de moradia
10%
Prova de seleção
1%
Ordem de chegada
84%
Cor ou raça do(a) estudante
0%
Características socioeconômicas
1%
Desempenho do(a) estudante no ano anterior
5%
Outros
17%
Respondida apenas por quem declarou que nem todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular
66 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 400
Comparar
Não se aplica
13%
Afinidade entre os(as) estudantes
2%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
47%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
7%
Manter as turmas existentes do ano anterior
39%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
7%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
8%
Outro
24%
67 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 388
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
48%
Tempo de serviço.
35%
Cursos de formação continuada realizados.
48%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
33%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
72%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
43%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
51%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
2%
Atribuição pela gestão da escola.
61%
68 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 400
Comparar
Ministério Público
38%
Conselho Tutelar
77%
Secretaria de Saúde
52%
Secretaria de Educação
89%
Secretaria de Assistência Social
11%
Secretaria de Segurança Pública
37%
Organizações não governamentais/instituições privadas
31%
69 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 398
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
1%
9%
46%
44%
Ir à residência do(a) estudante
32%
4%
4%
21%
29%
14%
Informar ao Conselho Tutelar
12%
8%
31%
36%
14%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
70 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 398
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
16%
2%
21%
49%
12%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
1%
1%
14%
65%
19%
Revisão dos procedimentos de avaliação
1%
11%
71%
17%
Revisão das práticas pedagógicas
1%
8%
72%
20%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
71 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 400
Comparar
Violência
66%
Bullying
76%
Machismo
20%
Homofobia
31%
Sexualidade
42%
Uso de drogas
47%
Direitos dos idosos
15%
Educação ambiental
74%
Ciência e tecnologia
28%
Diversidade religiosa
24%
Desigualdades sociais
37%
Nutrição e alimentação
51%
Educação para o trânsito
30%
Relações étnico-raciais/racismo
67%
Direitos da criança e do adolescente
42%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
34%
Educação financeira e consumo sustentável
18%
72 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 389
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
61%
Avaliação da aprendizagem.
71%
Avaliação em larga escala.
35%
Metodologias de ensino.
53%
Conhecimento do currículo.
51%
Gestão da sala de aula.
46%
Educação inclusiva.
55%
Novas tecnologias.
33%
Gestão e administração escolar.
30%
Professor(a) de Braille
12%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
54%
Professor(a) bilíngue para surdos
9%
Professor(a) de Libras
10%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
42%
Professor(a) itinerante
20%
Monitor(a) de apoio
69%
Outros
28%
Educação Inclusiva
73 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
74 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
75 - Em quais áreas ocorreram treinamento:
Total de respondentes: 126
Comparar
Deficiência intelectual
72%
Deficiência física
17%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
81%
Surdez
16%
Deficiência auditiva
20%
Cegueira
18%
Baixa visão
29%
Deficiência múltipla
20%
Altas habilidades/superdotação
11%
Surdo-cegueira
8%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial
Avaliação do Instrumento
76 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 399
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
2%
1%
21%
54%
22%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
1%
3%
3%
15%
61%
21%
Questionário Diretores
Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento