Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 21Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 15,9 |
Média de meses | 2,4 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 19Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 8,1 |
Média de meses | 5,1 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 19Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 6,8 |
Média de meses | 5,1 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 19Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 42,7 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 19Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 43,2 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 21Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 47,1 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 20Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 4,9 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 5,2 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 5,9 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 7,5 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 7,3 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 4,1 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 8,2 |
Merenda (Média de horas) | 3,5 |
Manutenção (Média de horas) | 3,9 |
Segurança (Média de horas) | 2,7 |
Outras atividades (Média de horas) | 4,6 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 21
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
48%
52%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
5%
5%
62%
33%
Atender as demandas administrativas da escola.
43%
57%
Garantir a manutenção da escola.
62%
38%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
57%
43%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
5%
5%
57%
38%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
19%
48%
33%
Administrar conflitos.
62%
38%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
10%
60%
30%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
19%
57%
24%
Realizar a autoavaliação institucional.
5%
5%
19%
52%
24%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
5%
5%
10%
62%
24%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 18
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
0%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
0%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
11%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
80%
Ensino Médio.
95%
11 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 20
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
40%
45%
15%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
19%
38%
33%
10%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
29%
43%
24%
5%
5%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
14%
62%
19%
5%
5%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
14%
48%
33%
5%
5%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
5%
5%
24%
71%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
24%
76%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
29%
67%
5%
5%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
29%
57%
14%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
10%
38%
48%
5%
5%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
81%
19%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
76%
24%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
10%
38%
43%
10%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
10%
30%
60%
Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
5%
5%
30%
60%
5%
5%
Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
10%
38%
48%
5%
5%
O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
75%
25%
12 - Qual o motivo da interrupção do calendário?
Total de respondentes: 5
Comparar
Falta de água
0%
Falta de energia
0%
Falta de merenda
0%
Greve de professores
20%
Vandalismo nas instalações
0%
Problemas de infraestrutura da escola
0%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
100%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
0%
Outros
20%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
13 - Por quantos dias ocorreu a interrupção:
Total de respondentes: 5Pergunta | Média |
---|---|
Por quantos dias ocorreu a interrupção: | 5,8 |
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
14 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 21
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
81%
19%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
62%
33%
5%
5%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
76%
24%
Houve tráfico de drogas na escola.
62%
33%
5%
5%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
48%
52%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
33%
62%
5%
5%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
81%
19%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
76%
24%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
15 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 21
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
24%
57%
19%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
30%
50%
20%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
30%
25%
45%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
5%
5%
62%
33%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
14%
14%
71%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
10%
14%
67%
10%
Gestão e Participação
16 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
17 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 18Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 6,4 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
18 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 18Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 4,4 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
19 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)
Total de respondentes: 18Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) | 4,2 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
20 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 16Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 3,4 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
21 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 18Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 3,3 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
22 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros
Total de respondentes: 15Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros | 2,2 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
23 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 18
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
6%
6%
28%
33%
33%
Questões administrativas e institucionais
33%
33%
33%
Questões financeiras
6%
6%
39%
22%
33%
Questões de relacionamento com a comunidade
11%
33%
28%
28%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
24 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
25 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 21Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,5 |
26 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não¹
27 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?
Total de respondentes: 6Pergunta | Média |
---|---|
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? | 2,5 |
28 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não¹
29 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
30 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
31 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
32 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
33 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 20
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
95%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
19%
Empresas que apoiam a escola.
10%
Organizações sem fins lucrativos.
14%
Repasses da rede de ensino.
67%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
24%
A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
100%
34 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 21
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
76%
5%
5%
19%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
35%
15%
10%
40%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
5%
5%
15%
80%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
35 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
36 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
37 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
38 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
39 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
40 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
41 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
42 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
43 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
44 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
45 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 21
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
95%
5%
5%
Os pais ?
67%
33%
Os(As) estudantes ?
81%
19%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
46 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
47 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
48 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
49 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
50 - Neste ano, quais foram os critérios para a matrícula de novos estudantes nesta escola:
Total de respondentes: 7
Comparar
Sorteio
0%
Local de moradia
14%
Prova de seleção
0%
Ordem de chegada
100%
Cor ou raça do(a) estudante
0%
Características socioeconômicas
0%
Desempenho do(a) estudante no ano anterior
14%
Outros
0%
Respondida apenas por quem declarou que nem todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular
51 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 21
Comparar
Não se aplica
19%
Afinidade entre os(as) estudantes
10%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
62%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
5%
Manter as turmas existentes do ano anterior
19%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
10%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
5%
Outro
19%
52 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 19
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
32%
Tempo de serviço.
63%
Cursos de formação continuada realizados.
72%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
39%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
80%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
42%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
58%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
6%
Atribuição pela gestão da escola.
80%
53 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 21
Comparar
Ministério Público
38%
Conselho Tutelar
71%
Secretaria de Saúde
48%
Secretaria de Educação
90%
Secretaria de Assistência Social
10%
Secretaria de Segurança Pública
43%
Organizações não governamentais/instituições privadas
33%
54 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 20
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
5%
5%
20%
55%
20%
Ir à residência do(a) estudante
62%
5%
5%
19%
10%
5%
5%
Informar ao Conselho Tutelar
29%
43%
29%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
55 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 21
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
19%
5%
5%
19%
48%
10%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
5%
5%
19%
62%
14%
Revisão dos procedimentos de avaliação
24%
67%
10%
Revisão das práticas pedagógicas
5%
5%
10%
81%
5%
5%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
56 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 21
Comparar
Violência
86%
Bullying
81%
Machismo
43%
Homofobia
67%
Sexualidade
71%
Uso de drogas
67%
Direitos dos idosos
5%
Educação ambiental
81%
Ciência e tecnologia
71%
Diversidade religiosa
43%
Desigualdades sociais
67%
Nutrição e alimentação
29%
Educação para o trânsito
33%
Relações étnico-raciais/racismo
76%
Direitos da criança e do adolescente
33%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
86%
Educação financeira e consumo sustentável
43%
57 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 20
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
55%
Avaliação da aprendizagem.
62%
Avaliação em larga escala.
33%
Metodologias de ensino.
55%
Conhecimento do currículo.
45%
Gestão da sala de aula.
38%
Educação inclusiva.
45%
Novas tecnologias.
71%
Gestão e administração escolar.
30%
Educação Inclusiva
58 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
59 - Indique quais outros(as) profissionais seriam necessários(as) no momento:
Total de respondentes: 19
Comparar
Professor(a) de Braille
26%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
63%
Professor(a) bilíngue para surdos
16%
Professor(a) de Libras
26%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
53%
Professor(a) itinerante
32%
Monitor(a) de apoio
63%
Outros
37%
Respondida apenas por quem declarou não haver profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial suficientes
60 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Avaliação do Instrumento
61 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 21
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
5%
5%
19%
62%
14%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
5%
5%
5%
5%
19%
57%
14%
Questionário Diretores
Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento