Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 12,6 |
Média de meses | 2,4 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 6,5 |
Média de meses | 5,9 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 3,9 |
Média de meses | 8,4 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 40,2 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 38,5 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 41,5 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 11Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 3,5 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 2,9 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 7,1 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 7,1 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 7,1 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 3,5 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 7,1 |
Merenda (Média de horas) | 2,2 |
Manutenção (Média de horas) | 2,2 |
Segurança (Média de horas) | 2,4 |
Outras atividades (Média de horas) | 3,7 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 12
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
58%
42%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
67%
33%
Atender as demandas administrativas da escola.
58%
42%
Garantir a manutenção da escola.
67%
33%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
8%
58%
33%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
25%
67%
8%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
75%
25%
Administrar conflitos.
58%
42%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
17%
42%
42%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
58%
42%
Realizar a autoavaliação institucional.
83%
17%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
83%
17%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 11
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
9%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
36%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
83%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
36%
Ensino Médio.
18%
11 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 12
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
17%
75%
8%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
75%
25%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
17%
58%
25%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
33%
42%
25%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
75%
25%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
50%
50%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
17%
75%
8%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
8%
58%
33%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
50%
33%
17%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
25%
58%
17%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
58%
42%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
8%
67%
25%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
33%
67%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
33%
67%
12 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
13 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
14 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
15 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 12
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
100%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
83%
17%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
100%
Houve tráfico de drogas na escola.
83%
17%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
67%
33%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
75%
25%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
100%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
100%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
16 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 10
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
100%
Banheiro infantil
50%
Área sombreada
50%
Área coberta
90%
Vegetação e jardim
60%
Horta
40%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
17 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 10
Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
70%
Cimento áspero
50%
Areia
20%
Grama
60%
Terra
60%
Cerâmica
10%
Pedras
10%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
18 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 10
Comparar
Tanque de areia
10%
Gira-gira
10%
Túnel lúdico
10%
Gangorra
40%
Escorregador
50%
Casinha
40%
Balanço
50%
Brinquedo para escalar
20%
Banco
10%
Outros
50%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
19 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 12
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
17%
17%
67%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
8%
42%
50%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
8%
33%
58%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
42%
50%
8%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
25%
42%
33%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
75%
25%
Gestão e Participação
20 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
21 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 12Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,1 |
22 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
23 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
24 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
25 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
26 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
27 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
28 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 12
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
100%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
83%
Empresas que apoiam a escola.
8%
Organizações sem fins lucrativos.
17%
Repasses da rede de ensino.
73%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
8%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
8%
29 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
30 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 11
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
36%
36%
27%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
8%
25%
33%
33%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
42%
58%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
31 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
32 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
33 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
34 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
35 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
36 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
37 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
38 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
39 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
40 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
41 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 12
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
83%
17%
Os(As) estudantes ?
67%
33%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
42 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
43 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
44 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
45 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
46 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 12
Comparar
Não se aplica
8%
Afinidade entre os(as) estudantes
25%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
25%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
58%
Manter as turmas existentes do ano anterior
17%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
25%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
17%
Outro
25%
47 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 12
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
92%
Tempo de serviço.
100%
Cursos de formação continuada realizados.
75%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
0%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
0%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
0%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
8%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
0%
48 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 12
Comparar
Ministério Público
67%
Conselho Tutelar
83%
Secretaria de Saúde
92%
Secretaria de Educação
100%
Secretaria de Assistência Social
75%
Secretaria de Segurança Pública
67%
Organizações não governamentais/instituições privadas
33%
49 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 12
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
25%
42%
33%
Ir à residência do(a) estudante
17%
33%
50%
Informar ao Conselho Tutelar
8%
8%
75%
8%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
50 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 12
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
33%
50%
17%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
8%
25%
58%
8%
Revisão dos procedimentos de avaliação
17%
17%
50%
17%
Revisão das práticas pedagógicas
8%
58%
33%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
51 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 12
Comparar
Violência
67%
Bullying
92%
Machismo
0%
Homofobia
0%
Sexualidade
17%
Uso de drogas
92%
Direitos dos idosos
17%
Educação ambiental
92%
Ciência e tecnologia
33%
Diversidade religiosa
33%
Desigualdades sociais
50%
Nutrição e alimentação
83%
Educação para o trânsito
42%
Relações étnico-raciais/racismo
42%
Direitos da criança e do adolescente
42%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
42%
Educação financeira e consumo sustentável
75%
52 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 12
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
75%
Avaliação da aprendizagem.
83%
Avaliação em larga escala.
42%
Metodologias de ensino.
75%
Conhecimento do currículo.
83%
Gestão da sala de aula.
75%
Educação inclusiva.
92%
Novas tecnologias.
50%
Gestão e administração escolar.
50%
Educação Inclusiva
53 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
54 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
55 - Em quais áreas ocorreram treinamento:
Total de respondentes: 10
Comparar
Deficiência intelectual
90%
Deficiência física
30%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
100%
Surdez
20%
Deficiência auditiva
20%
Cegueira
0%
Baixa visão
0%
Deficiência múltipla
60%
Altas habilidades/superdotação
10%
Surdo-cegueira
10%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial
Avaliação do Instrumento
56 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 12
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
8%
25%
42%
25%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
25%
33%
42%
Questionário Diretores
Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento