Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas






Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas
Brasil Minas Gerais

Serra Dos Aimorés

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes:
  Comparar

2 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
20%
60%
20%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
80%
20%
Atender as demandas administrativas da escola.
60%
40%
Garantir a manutenção da escola.
60%
40%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
20%
60%
20%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
40%
40%
20%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
20%
60%
20%
Administrar conflitos.
20%
60%
20%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
100%
Realizar a autoavaliação institucional.
20%
60%
20%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
80%
20%

Condições de funcionamento da escola

3 - Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Total de respondentes: 5
  Comparar
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
80%

4 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
20%
60%
20%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
20%
80%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
20%
60%
20%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
60%
20%
20%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
60%
40%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
20%
80%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
40%
60%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
80%
20%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
40%
40%
20%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
80%
20%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
60%
40%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
100%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
40%
40%
20%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
60%
40%

5 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

6 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

7 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?

Total de respondentes:
  Comparar

8 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
80%
20%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
40%
60%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
80%
20%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
60%
40%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
60%
40%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
80%
20%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
100%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

Recursos e Infraestrutura

9 - Avalie os seguintes aspectos da escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
20%
60%
20%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
20%
80%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
20%
60%
20%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
20%
40%
20%
20%

Gestão e Participação

10 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?

Total de respondentes:
  Comparar

11 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? 4,2

12 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho

Total de respondentes:
  Comparar

13 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.

Total de respondentes:
  Comparar

14 - A escola é administrada pela Polícia Militar

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

15 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

16 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
100%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
80%
Empresas que apoiam a escola.
0%
Organizações sem fins lucrativos.
0%
Repasses da rede de ensino.
100%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
0%

17 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?

Total de respondentes:
  Comparar

18 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?

Total de respondentes: 5
  Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
80%
20%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
20%
20%
60%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
20%
80%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

19 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

20 - Os alimentos são de boa qualidade.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

21 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

22 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

23 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

24 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

25 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

26 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

Gestão Pedagógica

27 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?

Total de respondentes:
  Comparar

28 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

29 - Quem participou da elaboração?

Total de respondentes: 5
  Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
80%
20%
Os(As) estudantes ?
80%
20%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

30 - Estabelece metas de aprendizagem?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

31 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

32 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

33 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?

Total de respondentes:
  Comparar

34 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Não se aplica
0%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
40%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
0%
Manter as turmas existentes do ano anterior
60%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
0%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
20%
Outro
40%

35 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?

Total de respondentes: 5
  Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
60%
Tempo de serviço.
80%
Cursos de formação continuada realizados.
40%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
20%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
60%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
0%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
20%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
40%

36 - Na sua escola há parcerias com:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Ministério Público
60%
Conselho Tutelar
100%
Secretaria de Saúde
80%
Secretaria de Educação
100%
Secretaria de Assistência Social
60%
Secretaria de Segurança Pública
40%
Organizações não governamentais/instituições privadas
0%

37 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
80%
20%
Ir à residência do(a) estudante
20%
20%
40%
20%
Informar ao Conselho Tutelar
20%
40%
40%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

38 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
80%
20%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
40%
40%
20%
Revisão dos procedimentos de avaliação
40%
60%
Revisão das práticas pedagógicas
20%
60%
20%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

39 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Violência
80%
Bullying
80%
Machismo
20%
Homofobia
40%
Sexualidade
60%
Uso de drogas
80%
Direitos dos idosos
0%
Educação ambiental
100%
Ciência e tecnologia
20%
Diversidade religiosa
40%
Desigualdades sociais
40%
Nutrição e alimentação
20%
Educação para o trânsito
40%
Relações étnico-raciais/racismo
60%
Direitos da criança e do adolescente
80%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
20%
Educação financeira e consumo sustentável
60%

40 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Avaliação da aprendizagem.
80%
Avaliação em larga escala.
60%
Metodologias de ensino.
80%
Conhecimento do currículo.
60%
Gestão da sala de aula.
80%
Novas tecnologias.
40%
Gestão e administração escolar.
40%

Educação Inclusiva

41 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?

Total de respondentes:
  Comparar

42 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?

Total de respondentes:
  Comparar

Avaliação do Instrumento

43 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
80%
20%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
80%
20%

Questionário Diretores

Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento