Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas






Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas
Brasil Minas Gerais

Serra Do Salitre

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes:
  Comparar

2 - Média de anos

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Média de anos 12,6

3 - Média de anos

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Média de anos 6,4

4 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas 49,0

5 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Prestação de contas (Média de horas) 7,0
Reunião com professores(as) (Média de horas) 3,0
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) 5,4
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) 5,6
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) 6,6
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) 4,0
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) 8,8
Merenda (Média de horas) 2,0
Manutenção (Média de horas) 2,6
Segurança (Média de horas) 1,8
Outras atividades (Média de horas) 4,2

6 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
80%
20%
Atender as demandas administrativas da escola.
80%
20%
Garantir a manutenção da escola.
100%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
20%
80%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
20%
80%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
80%
20%
Administrar conflitos.
20%
80%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
100%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
100%
Realizar a autoavaliação institucional.
20%
80%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
100%

Condições de funcionamento da escola

7 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
0%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
40%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
60%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
60%
Ensino Médio.
20%

8 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
40%
60%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
20%
60%
20%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
60%
20%
20%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
40%
40%
20%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
40%
60%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
20%
60%
20%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
80%
20%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
80%
20%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
20%
60%
20%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
40%
40%
20%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
100%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
100%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
20%
40%
40%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
40%
60%

9 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

10 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

11 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?

Total de respondentes:
  Comparar

12 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
100%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
80%
20%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
100%
Houve tráfico de drogas na escola.
100%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
80%
20%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
60%
40%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
100%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
100%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

Recursos e Infraestrutura

13 - Avalie os seguintes aspectos da escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
40%
60%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
20%
80%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
60%
40%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
40%
20%
40%

Gestão e Participação

14 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?

Total de respondentes:
  Comparar

15 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho

Total de respondentes:
  Comparar

16 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.

Total de respondentes:
  Comparar

17 - A escola é administrada pela Polícia Militar

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

18 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

19 - A escola segue orientação religiosa.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

20 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
100%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
20%
Empresas que apoiam a escola.
40%
Organizações sem fins lucrativos.
20%
Repasses da rede de ensino.
80%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
0%

Gestão Pedagógica

21 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?

Total de respondentes:
  Comparar

22 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

23 - Quem participou da elaboração?

Total de respondentes: 5
  Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
60%
40%
Os(As) estudantes ?
60%
40%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

24 - Estabelece metas de aprendizagem?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

25 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

26 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

27 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?

Total de respondentes:
  Comparar

28 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Não se aplica
20%
Afinidade entre os(as) estudantes
20%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
60%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
40%
Manter as turmas existentes do ano anterior
20%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
0%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
0%
Outro
0%

29 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?

Total de respondentes: 5
  Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
80%
Tempo de serviço.
80%
Cursos de formação continuada realizados.
80%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
20%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
20%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
20%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
0%

30 - Na sua escola há parcerias com:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Ministério Público
40%
Conselho Tutelar
100%
Secretaria de Saúde
100%
Secretaria de Educação
100%
Secretaria de Assistência Social
80%
Secretaria de Segurança Pública
80%
Organizações não governamentais/instituições privadas
100%

31 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
20%
40%
40%
Ir à residência do(a) estudante
40%
40%
20%
Informar ao Conselho Tutelar
40%
20%
40%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

32 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
60%
40%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
60%
40%
Revisão dos procedimentos de avaliação
80%
20%
Revisão das práticas pedagógicas
20%
80%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

33 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Violência
80%
Bullying
100%
Machismo
20%
Homofobia
40%
Sexualidade
60%
Uso de drogas
100%
Direitos dos idosos
0%
Educação ambiental
100%
Ciência e tecnologia
40%
Diversidade religiosa
0%
Desigualdades sociais
40%
Nutrição e alimentação
80%
Educação para o trânsito
80%
Relações étnico-raciais/racismo
60%
Direitos da criança e do adolescente
60%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
40%
Educação financeira e consumo sustentável
60%

34 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
80%
Avaliação da aprendizagem.
80%
Avaliação em larga escala.
60%
Metodologias de ensino.
80%
Conhecimento do currículo.
100%
Gestão da sala de aula.
60%
Educação inclusiva.
60%
Gestão e administração escolar.
60%

Educação Inclusiva

35 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?

Total de respondentes:
  Comparar

Avaliação do Instrumento

36 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
20%
80%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
20%
80%

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento