Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 84Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 15,8 |
Média de meses | 3,9 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 85Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 7,0 |
Média de meses | 5,0 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 82Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 5,6 |
Média de meses | 5,5 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 85Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 48,2 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 84Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 48,8 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 84Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 47,9 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 85Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 5,7 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 5,0 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 4,9 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 5,3 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 6,2 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 4,0 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 8,3 |
Merenda (Média de horas) | 2,4 |
Manutenção (Média de horas) | 3,5 |
Segurança (Média de horas) | 2,1 |
Outras atividades (Média de horas) | 4,6 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 88
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
2%
61%
36%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
2%
70%
27%
Atender as demandas administrativas da escola.
1%
63%
36%
Garantir a manutenção da escola.
8%
63%
30%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
14%
62%
24%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
13%
68%
19%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
7%
66%
27%
Administrar conflitos.
6%
6%
65%
30%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
8%
69%
23%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
7%
68%
25%
Realizar a autoavaliação institucional.
3%
3%
72%
25%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
3%
3%
72%
25%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 75
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
0%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
0%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
26%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
66%
Ensino Médio.
93%
11 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 90
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
13%
44%
38%
4%
4%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
1%
19%
57%
22%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
11%
41%
42%
6%
6%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
8%
40%
46%
7%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
2%
34%
56%
8%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
8%
75%
17%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
2%
19%
67%
12%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
7%
73%
20%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
12%
26%
53%
9%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
2%
37%
56%
4%
4%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
63%
37%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
3%
3%
70%
27%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
7%
50%
37%
7%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
1%
42%
55%
2%
Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
13%
28%
40%
19%
Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
14%
39%
30%
17%
O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
98%
2%
12 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 90
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
83%
17%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
62%
36%
2%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
86%
12%
2%
Houve tráfico de drogas na escola.
63%
30%
7%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
51%
48%
1%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
31%
59%
10%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
79%
21%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
94%
6%
6%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
13 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 20
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
65%
Banheiro infantil
30%
Área sombreada
75%
Área coberta
70%
Vegetação e jardim
65%
Horta
20%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
14 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 20
Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
35%
Cimento áspero
70%
Areia
25%
Grama
30%
Terra
50%
Cerâmica
15%
Pedras
20%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
15 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 20
Comparar
Tanque de areia
5%
Gira-gira
0%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
5%
Escorregador
10%
Casinha
10%
Balanço
5%
Brinquedo para escalar
0%
Banco
70%
Outros
20%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
16 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 87
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
21%
26%
45%
8%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
17%
33%
42%
9%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
16%
34%
40%
10%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
9%
22%
56%
12%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
6%
6%
11%
58%
25%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
3%
3%
11%
60%
26%
Gestão e Participação
17 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
18 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 89Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 9,4 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
19 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 89Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 4,5 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
20 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)
Total de respondentes: 89Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) | 3,2 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
21 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 86Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 3,2 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
22 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 88Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 3,5 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
23 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros
Total de respondentes: 78Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros | 2,1 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
24 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 89
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
2%
44%
43%
11%
Questões administrativas e institucionais
17%
60%
24%
Questões financeiras
1%
48%
51%
Questões de relacionamento com a comunidade
3%
3%
50%
36%
10%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
25 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
26 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 88Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,2 |
27 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não¹
28 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não¹
29 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
30 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
31 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
32 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
33 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 90
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
90%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
17%
Empresas que apoiam a escola.
12%
Organizações sem fins lucrativos.
12%
Repasses da rede de ensino.
83%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
2%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
10%
A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
96%
34 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 86
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
55%
1%
2%
42%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
40%
15%
24%
20%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
4%
4%
36%
61%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
35 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
36 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
37 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
38 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
39 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
40 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
41 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
42 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
43 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
44 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
45 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 88
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
98%
1%
1%
Os pais ?
65%
29%
6%
6%
Os(As) estudantes ?
76%
18%
6%
6%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
46 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
47 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
48 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
49 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
50 - Neste ano, quais foram os critérios para a matrícula de novos estudantes nesta escola:
Total de respondentes: 29
Comparar
Sorteio
0%
Local de moradia
21%
Prova de seleção
14%
Ordem de chegada
38%
Cor ou raça do(a) estudante
3%
Características socioeconômicas
3%
Desempenho do(a) estudante no ano anterior
10%
Outros
52%
Respondida apenas por quem declarou que nem todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular
51 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 90
Comparar
Não se aplica
29%
Afinidade entre os(as) estudantes
14%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
12%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
21%
Manter as turmas existentes do ano anterior
27%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
13%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
8%
Outro
30%
52 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 89
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
54%
Tempo de serviço.
38%
Cursos de formação continuada realizados.
24%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
13%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
43%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
29%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
29%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
1%
Atribuição pela gestão da escola.
51%
53 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 90
Comparar
Ministério Público
53%
Conselho Tutelar
86%
Secretaria de Saúde
48%
Secretaria de Educação
96%
Secretaria de Assistência Social
30%
Secretaria de Segurança Pública
42%
Organizações não governamentais/instituições privadas
36%
54 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 90
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
1%
19%
48%
32%
Ir à residência do(a) estudante
39%
7%
37%
16%
1%
Informar ao Conselho Tutelar
4%
4%
4%
4%
28%
39%
24%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
55 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 90
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
22%
18%
44%
16%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
14%
64%
21%
Revisão dos procedimentos de avaliação
8%
69%
24%
Revisão das práticas pedagógicas
3%
3%
69%
28%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
56 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 90
Comparar
Violência
68%
Bullying
87%
Machismo
22%
Homofobia
34%
Sexualidade
52%
Uso de drogas
69%
Direitos dos idosos
12%
Educação ambiental
78%
Ciência e tecnologia
68%
Diversidade religiosa
16%
Desigualdades sociais
37%
Nutrição e alimentação
58%
Educação para o trânsito
26%
Relações étnico-raciais/racismo
67%
Direitos da criança e do adolescente
24%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
62%
Educação financeira e consumo sustentável
40%
57 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 88
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
67%
Avaliação da aprendizagem.
80%
Avaliação em larga escala.
63%
Metodologias de ensino.
74%
Conhecimento do currículo.
90%
Gestão da sala de aula.
55%
Educação inclusiva.
60%
Novas tecnologias.
82%
Gestão e administração escolar.
43%
Educação Inclusiva
58 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
59 - Indique quais outros(as) profissionais seriam necessários(as) no momento:
Total de respondentes: 22
Comparar
Professor(a) de Braille
9%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
64%
Professor(a) bilíngue para surdos
18%
Professor(a) de Libras
18%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
36%
Professor(a) itinerante
23%
Monitor(a) de apoio
68%
Outros
18%
Respondida apenas por quem declarou não haver profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial suficientes
60 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
61 - Em quais áreas ocorreram treinamento:
Total de respondentes: 32
Comparar
Deficiência intelectual
75%
Deficiência física
41%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
59%
Surdez
38%
Deficiência auditiva
44%
Cegueira
22%
Baixa visão
41%
Deficiência múltipla
44%
Altas habilidades/superdotação
25%
Surdo-cegueira
13%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial
Avaliação do Instrumento
62 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 90
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
1%
1%
14%
46%
38%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
1%
1%
10%
52%
36%
Questionário Diretores
Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento