Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas






Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas
Brasil

Espírito Santo

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes:
  Comparar

2 - Há quantos anos você trabalha como professor (a)?

Total de respondentes:
  Comparar

3 - Há quantos anos você trabalha como professor(a) nesta escola?

Total de respondentes:
  Comparar

4 - Em quantas escolas você trabalha?

Total de respondentes:
  Comparar

5 - Qual o seu tipo de vínculo trabalhista nesta escola?

Total de respondentes:
  Comparar

6 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 3.905
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Tornar-me professor(a) foi a realização de um dos meus sonhos
2%
11%
51%
36%
- A profissão de professor(a) é valorizada pela sociedade
32%
54%
12%
1%
- As vantagens de ser professor(a) superam claramente as desvantagens
12%
42%
41%
4%
4%
- No geral, estou satisfeito com o meu trabalho de professor(a)
3%
3%
16%
66%
16%

7 - NESTE ANO, O QUE NORMALMENTE VOCÊ TEM FEITO QUANDO ESTÁ FORA DO(S) SEU(S) LOCAL(IS) DE TRABALHO?

Total de respondentes: 3.914
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Leio notícias por meio de jornais, revistas, internet etc
8%
37%
54%
- Leio livros não relacionados à Educação
3%
3%
41%
34%
23%
- Acesso blogs, Youtube, redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook etc.)
1%
19%
38%
43%
- Assisto a filmes
2%
34%
33%
32%
- Vou a exposições (museus, centros culturais)
13%
64%
15%
7%
- Participo de festas da comunidade (igreja, bairro etc.)
6%
6%
33%
31%
29%
- Estudo
1%
8%
39%
53%
- Assisto a telejornal
3%
3%
20%
35%
41%

8 - Considerando TODAS as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal?

Total de respondentes:
  Comparar

9 - Nesta escola, quantas horas você trabalha em uma semana normal (dando aulas, preparando murais, planejando aulas, corrigindo atividades, participando de reuniões etc.)?

Total de respondentes:
  Comparar

10 - Numa semana normal de trabalho, quantas horas você dedica exclusivamente a dar aulas aqui nesta escola?

Total de respondentes:
  Comparar

11 - EM QUE MEDIDA VOCÊ SE SENTE PREPARADO(A) PARA AS SEGUINTES ATIVIDADES:

Total de respondentes: 3.908
  Comparar
Nada preparado(a).
Pouco preparado(a).
Razoavelmente preparado(a).
Muito preparado(a).
- Desenvolver o conteúdo da(s) área(s) de ensino que leciono
14%
86%
- Aplicar diferentes metodologias de ensino
2%
40%
59%
- Relacionar as outras áreas do currículo com aquela que leciono
4%
4%
45%
50%
- Desenvolver instrumentos de avaliação de sala de aula
1%
26%
74%
- Gestão de sala de aula
1%
19%
80%
- Ensinar para o público-alvo da educação especial
10%
39%
39%
12%
- Usar novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
1%
11%
51%
38%
- Comunicar-me com as famílias de alunos(as)
3%
3%
29%
68%
- Utilizar conhecimentos sobre o desenvolvimento da aprendizagem
2%
30%
68%
- Participar da gestão da escola
2%
10%
45%
42%
- Lidar com conflitos do cotidiano escolar
4%
4%
42%
53%

12 - DENTRE AS ATIVIDADES FORMATIVAS LISTADAS ABAIXO, INDIQUE QUANTAS VOCÊ REALIZOU NESSE ANO:

Total de respondentes: 3.900
  Comparar
Nenhuma.
Uma.
Duas.
Três ou mais.
- Atividades formativas com menos de 20 horas
30%
24%
21%
24%
- Cursos de 20 a menos de 180 horas
21%
41%
23%
15%
- Cursos de aperfeiçoamento de 180 a 360 horas
63%
22%
8%
6%
6%

13 - CONSIDERANDO AS ATIVIDADES FORMATIVAS DE CURTA DURAÇÃO (INFERIORES A 360 HORAS) DAS QUAIS PARTICIPOU NESTE ANO, EM QUAIS DELAS ESTAVA PREVISTO:

Total de respondentes: 3.892
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Participação de colegas da(s) escola(s) em que leciono?
13%
30%
30%
27%
- Atividades colaborativas de aprendizado?
11%
28%
37%
24%
- Encontros de formação distribuídos por semanas ou meses?
13%
33%
31%
24%

14 - DURANTE ESTE ANO, INDIQUE DE QUAIS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO VOCÊ PARTICIPOU E SE RECEBEU APOIO DA SECRETARIA OU MANTENEDORA PARA REALIZÁ-LO:

Total de respondentes: 3.884
  Comparar
Não fiz este curso.
Sim, sem apoio.
Sim, com apoio parcial.
Sim, com apoio total.
- Especialização (mínimo de 360 horas)
82%
13%
2%
3%
3%
- Mestrado (acadêmico ou profissional)
94%
3%
3%
1%
1%
- Doutorado
98%
1%
1%
1%

15 - INDIQUE O NÍVEL DE CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS E CURSOS REALIZADOS NESTE ANO PARA:

Total de respondentes: 3.883
  Comparar
Não contribuiu.
Contribuiu pouco.
Contribuiu razoavelmente.
Contribuiu muito.
- Aprofundar meus conhecimentos sobre as disciplinas que leciono
9%
13%
34%
44%
- Compreender o processo de aprendizagem
7%
12%
34%
48%
- Aprimorar os processos avaliativos de sala de aula
8%
13%
35%
44%
- Utilizar novas tecnologias para apoiar minhas atividades
11%
17%
34%
38%
- Colaborar com meus colegas na preparação de atividades e projetos
9%
15%
38%
38%
- Aprimorar as metodologias de ensino
7%
12%
35%
46%
- Auxiliar na mediação de conflitos em sala de aula
14%
19%
32%
35%

Recursos e Infraestrutura

16 - AVALIE AS CONDIÇÕES DA SALA DE AULA QUE VOCÊ UTILIZA NESTA ESCOLA COM RELAÇÃO AOS SEGUINTES ELEMENTOS:

Total de respondentes: 3.913
  Comparar
Inadequado.
Pouco adequado.
Razoavelmente adequado.
Adequado.
- Tamanho da sala com relação ao número de alunos
7%
11%
26%
55%
- Acústica
12%
18%
33%
37%
- Iluminação natural
6%
6%
14%
29%
51%
- Ventilação natural
17%
24%
30%
29%
- Temperatura
26%
25%
28%
21%
- Limpeza
2%
6%
6%
24%
68%
- Acessibilidade
11%
13%
23%
53%
- Mobiliário (mesas e carteiras)
5%
5%
11%
30%
54%
- Infraestrutura (paredes, teto, assoalho, portas)
7%
13%
34%
47%
- Lousa (quadro de giz ou quadro branco)
3%
3%
8%
27%
62%

17 - INDIQUE OS RECURSOS QUE VOCÊ NORMALMENTE USA NESTA ESCOLA E QUAL A SUA ADEQUAÇÃO PARA AS ATIVIDADES EM SALA DE AULA:

Total de respondentes: 3.905
  Comparar
NÃO USO / Não tem.
USO E É Inadequado.
USO E É Pouco adequado.
USO E É Razoavelmente adequado.
USO E É Adequado.
- Livro didático
3%
3%
3%
3%
13%
37%
44%
- Projetor multimídia (datashow)
9%
3%
3%
11%
26%
51%
- Computador (de mesa, portátil, tablet)
19%
8%
17%
27%
30%
- Software
30%
8%
18%
26%
19%
- Internet
10%
11%
21%
32%
26%
- Acervo multimídia
24%
9%
20%
27%
20%

Gestão e Participação

18 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/série. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes:
  Comparar

19 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA COM OS SEGUINTES TEMAS:

Total de respondentes: 3.868
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- O(A) diretor(a) debate com frequência metas educacionais com os(as) professores(as) nas reuniões
3%
3%
10%
50%
37%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre tratam a qualidade de ensino como uma responsabilidade coletiva
2%
5%
5%
46%
47%
- O(A) diretor(a) informa aos(às) professores(as) sobre as possibilidades de aperfeiçoamento profissional
2%
7%
48%
43%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados à aprendizagem dos alunos
2%
8%
48%
43%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados às normas administrativas
1%
3%
3%
45%
51%
- O(A) diretor(a) com frequência me anima e me motiva para o trabalho
4%
4%
11%
46%
39%
- Tenho confiança no(a) diretor(a) como profissional
2%
4%
4%
40%
53%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre asseguram que as questões relacionadas à qualidade da convivência e gestão de conflitos sejam uma responsabilidade coletiva
2%
6%
6%
45%
46%

20 - NESTA ESCOLA E NESTE ANO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORREU:

Total de respondentes: 3.884
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Colaboração das famílias para superar problemas que interferem na aprendizagem dos(as) alunos(as) (ausências, indisciplinas, acompanhamento das tarefas escolares etc.)
3%
3%
46%
36%
15%
- Colaboração entre colegas (feedback, trocas, projetos interdisciplinares)
1%
18%
50%
31%
- Colaboração da gestão da escola para superar dificuldades de sala de aula
2%
16%
46%
36%
- Colaboração da gestão da escola para superar problemas que interferem na qualidade das relações com os estudantes
2%
15%
46%
38%
- Apoio da Secretaria de Educação para superar as dificuldades do cotidiano escolar
16%
43%
27%
13%

Gestão Pedagógica

21 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 3.911
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Repetir de ano é bom para o aluno que não apresentou desempenho satisfatório
5%
5%
35%
53%
8%
- A quantidade de avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) é excessiva
6%
6%
61%
26%
7%
- As avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) têm direcionado o que deve ser ensinado na escola
4%
4%
26%
62%
8%
- As avaliações externas têm ajudado a melhorar o processo de ensino e aprendizagem desta escola
4%
4%
27%
61%
9%
- Os estudantes apresentam problemas de aprendizagem
1%
15%
63%
20%

22 - NESTE ANO, INDIQUE O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELAS SEGUINTES DEFINIÇÕES:

Total de respondentes: 3.888
  Comparar
Docente da turma.
Todo o corpo docente da escola.
Equipe gestora.
Decisão externa à escola (Secretaria de Educação, sistema apostilado de ensino etc.).
- Material didático
20%
40%
22%
17%
- Metodologia de ensino
51%
34%
9%
7%
- Conteúdos trabalhados em sala
51%
24%
6%
6%
20%
- Instrumentos para avaliar os(as) alunos(as)
51%
33%
11%
5%
5%
- Peso de cada instrumento de avaliação na nota final do(a) aluno(a)
42%
32%
16%
10%
- Seleção de conteúdos usados nas provas
80%
14%
3%
3%
3%
3%

23 - INDIQUE SE AS SITUAÇÕES ABAIXO SE APLICAM OU NÃO AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 3.889
  Comparar
Desconheço o projeto.
Não.
Sim.
- Seu conteúdo é discutido em reuniões
10%
21%
70%
- Os(As) professores(as) participaram da sua elaboração
9%
15%
76%
- Estabelece metas de aprendizagem
10%
5%
5%
85%
- Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)
10%
5%
5%
85%
- Há metas de alcance de índices (Ideb, índices estaduais ou municipais)
10%
7%
83%

Percepção sobre alunos

24 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO SEUS(SUAS) ALUNOS(AS) NESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 3.888
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Respeitam os acordos estabelecidos em sala
3%
3%
17%
64%
16%
- Chegam pontualmente
3%
3%
24%
56%
18%
- Estão sempre presentes às minhas aulas
1%
12%
63%
23%
- São respeitosos(as) comigo
1%
7%
60%
33%
- São respeitosos(as) com os(as) colegas da turma
2%
23%
62%
12%
- Interessam-se pela disciplina que leciono
2%
16%
68%
14%

Violência

25 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 3.881
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica
91%
8%
1%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas
84%
15%
1%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.)
93%
7%

26 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 3.887
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Fui ameaçado(a) por algum(a) aluno(a)
94%
5%
5%
1%
- Fui ameaçado(a) por familiares de alunos(as)
97%
3%
3%
- Fui agredido(a) fisicamente por algum(a) aluno(a)
99%
1%
- Fui agredido(a) fisicamente por familiares dos(as) alunos(as)
99%
- Fui vítima de roubo com uso de violência
99%
1%
- Fui vítima de atentado à vida
99%
- Outro(a) profissional foi vítima de atentado à vida
93%
6%
6%
1%

Práticas Pedagógicas

27 - INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE VOCÊ DESENVOLVE AS SEGUINTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NESTA TURMA:

Total de respondentes: 3.875
  Comparar
Nunca.
Uma vez por ano.
De 3 a 4 vezes ao ano.
Mensalmente.
Semanalmente.
Diariamente.
- Propor dever de casa
3%
3%
1%
3%
3%
7%
47%
39%
- Corrigir com os(as) alunos(as) o dever de casa
3%
3%
2%
5%
5%
35%
55%
- Desenvolver atividades em grupo, em sala de aula, para que os(as) alunos(as) busquem soluções de problemas
5%
5%
24%
44%
27%
- Desenvolver projetos temáticos com o objetivo de aprimorar as habilidades de trabalho em equipe
2%
5%
5%
29%
37%
14%
13%
- Solicitar que os(as) alunos(as) copiem textos e atividades do livro didático ou do quadro negro (lousa)
6%
6%
1%
3%
3%
9%
33%
49%
- Estimular os(as) alunos(as) a expressarem suas opiniões e a desenvolverem argumentos a partir de temas diversos
1%
4%
4%
16%
78%
- Propor situações de aprendizagem que sejam familiares ou de interesse dos(as) alunos(as)
1%
1%
4%
4%
12%
24%
59%
- Promover discussões a partir de textos de jornais ou revistas
2%
1%
8%
23%
40%
26%
- Propor atividades gramaticais relacionadas aos textos de jornais ou revistas
3%
3%
1%
7%
20%
42%
27%
- Promover a leitura e discussão de contos, crônicas, poesias ou romances
3%
3%
1%
2%
11%
46%
38%
- Utilizar contos, crônicas, poesias ou romances para exercitar aspectos da gramática
3%
3%
1%
2%
10%
45%
39%
- Utilizar revistas em quadrinhos como instrumento de aprendizado
7%
3%
3%
10%
25%
34%
21%
- Fixar os nomes de conceitos gramaticais e linguísticos
5%
5%
1%
3%
3%
11%
38%
43%
- Fazer exercícios para fixar procedimentos e regras
1%
1%
3%
3%
20%
75%
- Discutir se os resultados numéricos obtidos na solução de um problema são adequados à situação apresentada
1%
1%
3%
3%
20%
75%
- Discutir diferentes modos para resolver problemas e cálculos
1%
1%
2%
19%
76%
- Lidar com temas que aparecem em jornais e/ou revistas, discutindo a relação dos temas com a matemática
3%
3%
1%
6%
6%
23%
36%
31%
- Fornecer esquemas/regras que permitem obter as respostas certas dos cálculos e problemas
2%
1%
5%
5%
28%
64%
- Experimentar diferentes ações (coletar informações, recortar, explorar, manipular etc.) para resolver problemas
2%
1%
4%
4%
16%
32%
45%

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Percepção sobre alunos
Violência
Práticas Pedagógicas