Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 23Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 13,8 |
Média de meses | 3,7 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 23Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 8,3 |
Média de meses | 4,4 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 23Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 5,5 |
Média de meses | 3,9 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 23Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 39,8 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 22Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 42,1 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 22Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 38,1 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 22Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 2,7 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 2,8 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 6,6 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 4,5 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 5,4 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 3,3 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 5,3 |
Merenda (Média de horas) | 2,1 |
Manutenção (Média de horas) | 2,5 |
Segurança (Média de horas) | 2,0 |
Outras atividades (Média de horas) | 2,5 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 23
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
4%
4%
74%
22%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
17%
52%
30%
Atender as demandas administrativas da escola.
65%
35%
Garantir a manutenção da escola.
4%
4%
78%
17%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
9%
78%
13%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
9%
68%
23%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
4%
4%
65%
30%
Administrar conflitos.
65%
35%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
9%
77%
14%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
9%
52%
39%
Realizar a autoavaliação institucional.
78%
22%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
4%
4%
70%
26%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 14
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
0%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
0%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
90%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
78%
Ensino Médio.
8%
11 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 23
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
4%
4%
48%
48%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
13%
74%
13%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
4%
4%
22%
70%
4%
4%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
35%
57%
9%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
43%
52%
4%
4%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
4%
4%
61%
35%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
4%
4%
26%
65%
4%
4%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
9%
83%
9%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
9%
30%
52%
9%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
4%
4%
9%
87%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
13%
74%
13%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
57%
43%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
39%
48%
13%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
22%
74%
4%
4%
12 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
13 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
14 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
15 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 23
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
91%
9%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
65%
30%
4%
4%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
96%
4%
4%
Houve tráfico de drogas na escola.
91%
9%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
78%
22%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
83%
17%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
78%
22%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
100%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
16 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 18
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
78%
Banheiro infantil
56%
Área sombreada
61%
Área coberta
39%
Vegetação e jardim
39%
Horta
11%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
17 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 18
Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
17%
Cimento áspero
78%
Areia
28%
Grama
50%
Terra
39%
Cerâmica
28%
Pedras
6%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
18 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 18
Comparar
Tanque de areia
0%
Gira-gira
0%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
0%
Escorregador
0%
Casinha
0%
Balanço
0%
Brinquedo para escalar
0%
Banco
44%
Outros
44%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
19 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 21
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
29%
24%
43%
5%
5%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
18%
32%
50%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
10%
24%
67%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
9%
70%
22%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
4%
4%
70%
26%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
4%
4%
57%
39%
Gestão e Participação
20 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
21 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 21Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 6,0 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
22 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 21Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 5,3 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
23 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)
Total de respondentes: 18Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) | 2,8 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
24 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 21Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 3,7 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
25 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 21Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 3,4 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
26 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros
Total de respondentes: 17Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros | 2,8 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
27 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 21
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
24%
52%
24%
Questões administrativas e institucionais
14%
62%
24%
Questões financeiras
38%
62%
Questões de relacionamento com a comunidade
38%
29%
33%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
28 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
29 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 22Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 2,3 |
30 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
31 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
32 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
33 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
34 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
35 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
36 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 23
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
91%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
87%
Empresas que apoiam a escola.
0%
Organizações sem fins lucrativos.
17%
Repasses da rede de ensino.
22%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
13%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
30%
37 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
38 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 23
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
4%
4%
74%
4%
4%
17%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
27%
14%
59%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
5%
5%
95%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
39 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
40 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
41 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
42 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
43 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
44 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
45 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
46 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
47 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
48 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
49 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 23
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
78%
13%
9%
Os(As) estudantes ?
78%
9%
13%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
50 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
51 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
52 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
53 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
54 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 23
Comparar
Não se aplica
9%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
39%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
35%
Manter as turmas existentes do ano anterior
57%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
17%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
9%
Outro
22%
55 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 23
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
70%
Tempo de serviço.
83%
Cursos de formação continuada realizados.
61%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
27%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
70%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
13%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
52%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
52%
56 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 23
Comparar
Ministério Público
35%
Conselho Tutelar
65%
Secretaria de Saúde
74%
Secretaria de Educação
100%
Secretaria de Assistência Social
83%
Secretaria de Segurança Pública
87%
Organizações não governamentais/instituições privadas
17%
57 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 23
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
22%
43%
35%
Ir à residência do(a) estudante
43%
17%
30%
9%
Informar ao Conselho Tutelar
4%
4%
13%
22%
48%
13%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
58 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 23
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
9%
17%
57%
17%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
22%
48%
30%
Revisão dos procedimentos de avaliação
4%
4%
83%
13%
Revisão das práticas pedagógicas
4%
4%
78%
17%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
59 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 23
Comparar
Violência
78%
Bullying
100%
Machismo
26%
Homofobia
35%
Sexualidade
52%
Uso de drogas
83%
Direitos dos idosos
13%
Educação ambiental
96%
Ciência e tecnologia
74%
Diversidade religiosa
13%
Desigualdades sociais
70%
Nutrição e alimentação
87%
Educação para o trânsito
91%
Relações étnico-raciais/racismo
70%
Direitos da criança e do adolescente
70%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
39%
Educação financeira e consumo sustentável
43%
60 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 22
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
86%
Avaliação da aprendizagem.
95%
Avaliação em larga escala.
45%
Metodologias de ensino.
73%
Conhecimento do currículo.
91%
Gestão da sala de aula.
48%
Educação inclusiva.
82%
Novas tecnologias.
73%
Gestão e administração escolar.
36%
Professor(a) de Braille
0%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
67%
Professor(a) bilíngue para surdos
22%
Professor(a) de Libras
22%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
33%
Professor(a) itinerante
33%
Monitor(a) de apoio
67%
Outros
11%
Educação Inclusiva
61 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
62 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
63 - Em quais áreas ocorreram treinamento:
Total de respondentes: 19
Comparar
Deficiência intelectual
100%
Deficiência física
58%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
100%
Surdez
26%
Deficiência auditiva
53%
Cegueira
37%
Baixa visão
26%
Deficiência múltipla
79%
Altas habilidades/superdotação
32%
Surdo-cegueira
16%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial
Avaliação do Instrumento
64 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 23
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
30%
48%
22%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
17%
57%
26%
Questionário Diretores
Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento