Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas






Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas
Brasil São Paulo

Santa Cruz Das Palmeiras

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes:
  Comparar

2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?

Total de respondentes: 9
Pergunta Média
Média de anos 16,3
Média de meses 3,2

3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?

Total de respondentes: 8
Pergunta Média
Média de anos 5,4
Média de meses 6,8

4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?

Total de respondentes: 8
Pergunta Média
Média de anos 1,8
Média de meses 6,3

5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas

Total de respondentes: 9
Pergunta Média
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas 43,1

6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas

Total de respondentes: 9
Pergunta Média
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas 42,4

7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas

Total de respondentes: 9
Pergunta Média
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas 40,0

8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:

Total de respondentes: 9
Pergunta Média
Prestação de contas (Média de horas) 3,1
Reunião com professores(as) (Média de horas) 3,9
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) 6,0
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) 6,2
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) 4,8
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) 5,6
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) 3,8
Merenda (Média de horas) 4,8
Manutenção (Média de horas) 2,4
Segurança (Média de horas) 3,3
Outras atividades (Média de horas) 4,6

9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:

Total de respondentes: 9
  Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
56%
44%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
11%
33%
56%
Atender as demandas administrativas da escola.
11%
33%
56%
Garantir a manutenção da escola.
44%
56%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
100%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
89%
11%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
11%
33%
56%
Administrar conflitos.
89%
11%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
11%
78%
11%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
78%
22%
Realizar a autoavaliação institucional.
11%
22%
67%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
11%
56%
33%

Condições de funcionamento da escola

10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:

Total de respondentes: 7
  Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
0%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
0%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
50%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
57%
Ensino Médio.
50%

11 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:

Total de respondentes: 9
  Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
44%
44%
11%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
22%
44%
33%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
44%
44%
11%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
11%
44%
44%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
33%
44%
22%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
11%
44%
44%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
11%
89%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
78%
22%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
33%
56%
11%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
89%
11%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
44%
56%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
78%
22%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
22%
67%
11%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
22%
78%

12 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

13 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

14 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?

Total de respondentes:
  Comparar

15 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:

Total de respondentes: 9
  Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
100%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
78%
22%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
78%
22%
Houve tráfico de drogas na escola.
100%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
78%
22%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
100%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
100%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
100%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

Recursos e Infraestrutura

16 - Avalie os seguintes aspectos da escola:

Total de respondentes: 9
  Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
11%
89%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
14%
86%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
11%
22%
56%
11%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
11%
89%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
78%
22%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
56%
44%

Gestão e Participação

17 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?

Total de respondentes:
  Comparar

18 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?

Total de respondentes: 9
Pergunta Média
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? 6,2
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

19 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)

Total de respondentes: 9
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) 6,8
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

20 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)

Total de respondentes: 7
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) 4,4
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

21 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)

Total de respondentes: 9
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) 4,9
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

22 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários

Total de respondentes: 9
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários 3,2
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

23 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros

Total de respondentes: 6
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros 3,5
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

24 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:

Total de respondentes: 9
  Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
33%
56%
11%
Questões administrativas e institucionais
22%
56%
22%
Questões financeiras
22%
44%
33%
Questões de relacionamento com a comunidade
11%
22%
56%
11%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

25 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

26 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes: 9
Pergunta Média
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? 3,1

27 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho

Total de respondentes:
  Comparar

28 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?

Total de respondentes: 9
Pergunta Média
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? 6,0

29 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.

Total de respondentes:
  Comparar

30 - A escola é administrada pela Polícia Militar

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

31 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

32 - A escola segue orientação religiosa.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

33 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:

Total de respondentes: 9
  Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
100%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
33%
Empresas que apoiam a escola.
33%
Organizações sem fins lucrativos.
22%
Repasses da rede de ensino.
100%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
22%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
33%

34 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?

Total de respondentes:
  Comparar

35 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?

Total de respondentes: 9
  Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
22%
78%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
44%
44%
11%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
11%
89%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

36 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

37 - Os alimentos são de boa qualidade.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

38 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

39 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

40 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

41 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

42 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

43 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

Gestão Pedagógica

44 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?

Total de respondentes:
  Comparar

45 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

46 - Quem participou da elaboração?

Total de respondentes: 9
  Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
78%
22%
Os(As) estudantes ?
78%
22%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

47 - Estabelece metas de aprendizagem?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

48 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

49 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

50 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?

Total de respondentes:
  Comparar

51 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:

Total de respondentes: 9
  Comparar
Não se aplica
11%
Afinidade entre os(as) estudantes
22%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
67%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
11%
Manter as turmas existentes do ano anterior
22%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
22%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
22%
Outro
11%

52 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?

Total de respondentes: 9
  Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
44%
Tempo de serviço.
100%
Cursos de formação continuada realizados.
56%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
22%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
78%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
22%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
22%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
67%

53 - Na sua escola há parcerias com:

Total de respondentes: 9
  Comparar
Ministério Público
67%
Conselho Tutelar
89%
Secretaria de Saúde
78%
Secretaria de Educação
89%
Secretaria de Assistência Social
56%
Secretaria de Segurança Pública
89%
Organizações não governamentais/instituições privadas
44%

54 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 9
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
56%
44%
Ir à residência do(a) estudante
22%
33%
33%
11%
Informar ao Conselho Tutelar
11%
44%
44%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

55 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 8
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
13%
38%
50%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
67%
33%
Revisão dos procedimentos de avaliação
33%
67%
Revisão das práticas pedagógicas
56%
44%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

56 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:

Total de respondentes: 9
  Comparar
Violência
56%
Bullying
67%
Machismo
11%
Homofobia
22%
Sexualidade
33%
Uso de drogas
78%
Direitos dos idosos
22%
Educação ambiental
89%
Ciência e tecnologia
22%
Diversidade religiosa
11%
Desigualdades sociais
33%
Nutrição e alimentação
78%
Educação para o trânsito
56%
Relações étnico-raciais/racismo
56%
Direitos da criança e do adolescente
33%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
67%
Educação financeira e consumo sustentável
44%

57 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:

Total de respondentes: 9
  Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
78%
Avaliação da aprendizagem.
89%
Avaliação em larga escala.
44%
Metodologias de ensino.
89%
Conhecimento do currículo.
89%
Gestão da sala de aula.
44%
Educação inclusiva.
78%
Novas tecnologias.
44%
Gestão e administração escolar.
33%

Educação Inclusiva

58 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?

Total de respondentes:
  Comparar

59 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?

Total de respondentes:
  Comparar

60 - Em quais áreas ocorreram treinamento:

Total de respondentes: 7
  Comparar
Deficiência intelectual
100%
Deficiência física
57%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
100%
Surdez
43%
Deficiência auditiva
29%
Cegueira
0%
Baixa visão
0%
Deficiência múltipla
0%
Altas habilidades/superdotação
0%
Surdo-cegueira
0%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial

Avaliação do Instrumento

61 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:

Total de respondentes: 9
  Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
78%
22%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
67%
33%

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento