Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 16,3 |
Média de meses | 3,2 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 8Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 5,4 |
Média de meses | 6,8 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 8Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 1,8 |
Média de meses | 6,3 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 43,1 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 42,4 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 40,0 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 3,1 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 3,9 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 6,0 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 6,2 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 4,8 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 5,6 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 3,8 |
Merenda (Média de horas) | 4,8 |
Manutenção (Média de horas) | 2,4 |
Segurança (Média de horas) | 3,3 |
Outras atividades (Média de horas) | 4,6 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 9
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
56%
44%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
11%
33%
56%
Atender as demandas administrativas da escola.
11%
33%
56%
Garantir a manutenção da escola.
44%
56%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
100%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
89%
11%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
11%
33%
56%
Administrar conflitos.
89%
11%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
11%
78%
11%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
78%
22%
Realizar a autoavaliação institucional.
11%
22%
67%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
11%
56%
33%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 7
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
0%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
0%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
50%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
57%
Ensino Médio.
50%
11 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 9
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
44%
44%
11%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
22%
44%
33%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
44%
44%
11%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
11%
44%
44%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
33%
44%
22%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
11%
44%
44%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
11%
89%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
78%
22%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
33%
56%
11%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
89%
11%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
44%
56%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
78%
22%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
22%
67%
11%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
22%
78%
12 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
13 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
14 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
15 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 9
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
100%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
78%
22%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
78%
22%
Houve tráfico de drogas na escola.
100%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
78%
22%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
100%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
100%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
100%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
16 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 9
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
11%
89%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
14%
86%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
11%
22%
56%
11%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
11%
89%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
78%
22%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
56%
44%
Gestão e Participação
17 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
18 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 6,2 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
19 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 6,8 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
20 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)
Total de respondentes: 7Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) | 4,4 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
21 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 4,9 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
22 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 3,2 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
23 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros
Total de respondentes: 6Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros | 3,5 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
24 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 9
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
33%
56%
11%
Questões administrativas e institucionais
22%
56%
22%
Questões financeiras
22%
44%
33%
Questões de relacionamento com a comunidade
11%
22%
56%
11%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
25 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
26 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,1 |
27 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
28 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?
Total de respondentes: 9Pergunta | Média |
---|---|
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? | 6,0 |
29 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
30 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
31 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
32 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
33 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 9
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
100%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
33%
Empresas que apoiam a escola.
33%
Organizações sem fins lucrativos.
22%
Repasses da rede de ensino.
100%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
22%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
33%
34 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
35 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 9
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
22%
78%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
44%
44%
11%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
11%
89%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
36 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
37 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
38 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
39 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
40 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
41 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
42 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
43 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
44 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
45 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
46 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 9
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
78%
22%
Os(As) estudantes ?
78%
22%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
47 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
48 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
49 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
50 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
51 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 9
Comparar
Não se aplica
11%
Afinidade entre os(as) estudantes
22%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
67%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
11%
Manter as turmas existentes do ano anterior
22%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
22%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
22%
Outro
11%
52 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 9
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
44%
Tempo de serviço.
100%
Cursos de formação continuada realizados.
56%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
22%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
78%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
22%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
22%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
67%
53 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 9
Comparar
Ministério Público
67%
Conselho Tutelar
89%
Secretaria de Saúde
78%
Secretaria de Educação
89%
Secretaria de Assistência Social
56%
Secretaria de Segurança Pública
89%
Organizações não governamentais/instituições privadas
44%
54 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 9
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
56%
44%
Ir à residência do(a) estudante
22%
33%
33%
11%
Informar ao Conselho Tutelar
11%
44%
44%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
55 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 8
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
13%
38%
50%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
67%
33%
Revisão dos procedimentos de avaliação
33%
67%
Revisão das práticas pedagógicas
56%
44%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
56 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 9
Comparar
Violência
56%
Bullying
67%
Machismo
11%
Homofobia
22%
Sexualidade
33%
Uso de drogas
78%
Direitos dos idosos
22%
Educação ambiental
89%
Ciência e tecnologia
22%
Diversidade religiosa
11%
Desigualdades sociais
33%
Nutrição e alimentação
78%
Educação para o trânsito
56%
Relações étnico-raciais/racismo
56%
Direitos da criança e do adolescente
33%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
67%
Educação financeira e consumo sustentável
44%
57 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 9
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
78%
Avaliação da aprendizagem.
89%
Avaliação em larga escala.
44%
Metodologias de ensino.
89%
Conhecimento do currículo.
89%
Gestão da sala de aula.
44%
Educação inclusiva.
78%
Novas tecnologias.
44%
Gestão e administração escolar.
33%
Educação Inclusiva
58 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
59 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
60 - Em quais áreas ocorreram treinamento:
Total de respondentes: 7
Comparar
Deficiência intelectual
100%
Deficiência física
57%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
100%
Surdez
43%
Deficiência auditiva
29%
Cegueira
0%
Baixa visão
0%
Deficiência múltipla
0%
Altas habilidades/superdotação
0%
Surdo-cegueira
0%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial
Avaliação do Instrumento
61 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 9
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
78%
22%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
67%
33%
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento