Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas






Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas
Brasil São Paulo

Vargem Grande Paulista

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes:
  Comparar

2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?

Total de respondentes: 22
Pergunta Média
Média de anos 15,1
Média de meses 2,6

3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?

Total de respondentes: 20
Pergunta Média
Média de anos 9,6
Média de meses 4,8

4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?

Total de respondentes: 18
Pergunta Média
Média de anos 4,0
Média de meses 4,2

5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas

Total de respondentes: 22
Pergunta Média
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas 42,0

6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas

Total de respondentes: 21
Pergunta Média
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas 41,4

7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas

Total de respondentes: 22
Pergunta Média
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas 40,1

8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:

Total de respondentes: 22
Pergunta Média
Prestação de contas (Média de horas) 3,8
Reunião com professores(as) (Média de horas) 3,9
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) 5,4
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) 5,5
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) 6,8
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) 4,0
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) 8,1
Merenda (Média de horas) 2,6
Manutenção (Média de horas) 2,1
Segurança (Média de horas) 2,4
Outras atividades (Média de horas) 3,0

9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:

Total de respondentes: 22
  Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
5%
5%
5%
5%
68%
23%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
9%
68%
23%
Atender as demandas administrativas da escola.
73%
27%
Garantir a manutenção da escola.
5%
5%
82%
14%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
86%
14%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
5%
5%
73%
23%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
5%
5%
64%
32%
Administrar conflitos.
73%
27%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
5%
5%
77%
18%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
68%
32%
Realizar a autoavaliação institucional.
5%
5%
82%
14%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
5%
5%
77%
18%

Condições de funcionamento da escola

10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:

Total de respondentes: 17
  Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
12%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
45%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
65%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
50%
Ensino Médio.
50%

11 - A educação infantil funciona na sede da escola?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

12 - A área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

13 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:

Total de respondentes: 22
  Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
9%
55%
36%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
14%
27%
45%
14%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
18%
50%
27%
5%
5%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
9%
32%
36%
23%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
5%
5%
27%
64%
5%
5%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
14%
73%
14%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
9%
36%
50%
5%
5%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
14%
77%
9%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
9%
32%
50%
9%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
32%
68%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
64%
36%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
82%
18%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
5%
5%
45%
36%
14%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
45%
50%
5%
5%

14 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

15 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

16 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?

Total de respondentes:
  Comparar

17 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:

Total de respondentes: 21
  Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
90%
5%
5%
5%
5%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
77%
23%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
91%
5%
5%
5%
5%
Houve tráfico de drogas na escola.
77%
18%
5%
5%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
77%
23%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
73%
18%
9%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
86%
14%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
100%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

Recursos e Infraestrutura

18 - Há na escola banheiro com chuveiro para uso das crianças

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

19 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:

Total de respondentes: 13
  Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
100%
Banheiro infantil
77%
Área sombreada
62%
Área coberta
92%
Vegetação e jardim
77%
Horta
31%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola

20 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?

Total de respondentes: 13
  Comparar
Piso emborrachado
8%
Cimento liso
54%
Cimento áspero
54%
Areia
0%
Grama
77%
Terra
38%
Cerâmica
15%
Pedras
23%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola

21 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?

Total de respondentes: 13
  Comparar
Tanque de areia
0%
Gira-gira
38%
Túnel lúdico
8%
Gangorra
15%
Escorregador
54%
Casinha
38%
Balanço
15%
Brinquedo para escalar
15%
Banco
69%
Outros
23%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola

22 - Avalie os seguintes aspectos da escola:

Total de respondentes: 20
  Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
5%
5%
25%
70%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
14%
32%
50%
5%
5%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
9%
32%
50%
9%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
14%
23%
50%
14%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
9%
82%
9%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
14%
59%
27%

23 - Como a escola adquire Brinquedos:

Total de respondentes: 9
  Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
100%
Doações e campanhas de arrecadação
0%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

24 - Como a escola adquire Recursos pedagógicos:

Total de respondentes: 9
  Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
100%
Doações e campanhas de arrecadação
0%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

25 - Como a escola adquire Materiais de higiene pessoal:

Total de respondentes: 9
  Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
100%
Doações e campanhas de arrecadação
0%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

Gestão e Participação

26 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?

Total de respondentes:
  Comparar

27 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?

Total de respondentes: 21
Pergunta Média
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? 6,0
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

28 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)

Total de respondentes: 20
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) 7,9
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

29 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)

Total de respondentes: 13
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) 4,5
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

30 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)

Total de respondentes: 21
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) 5,8
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

31 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários

Total de respondentes: 21
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários 3,0
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

32 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros

Total de respondentes: 12
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros 2,0
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

33 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:

Total de respondentes: 21
  Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
43%
19%
38%
Questões administrativas e institucionais
14%
52%
33%
Questões financeiras
19%
33%
48%
Questões de relacionamento com a comunidade
10%
14%
33%
43%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

34 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

35 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes: 21
Pergunta Média
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? 3,9

36 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho

Total de respondentes:
  Comparar

37 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?

Total de respondentes: 22
Pergunta Média
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? 3,8

38 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.

Total de respondentes:
  Comparar

39 - Há Grêmio Estudantil?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola

40 - A escola é administrada pela Polícia Militar

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

41 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

42 - A escola segue orientação religiosa.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

43 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:

Total de respondentes: 22
  Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
95%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
86%
Empresas que apoiam a escola.
0%
Organizações sem fins lucrativos.
14%
Repasses da rede de ensino.
33%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
10%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
14%

44 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?

Total de respondentes:
  Comparar

45 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?

Total de respondentes: 21
  Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
19%
33%
48%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
19%
48%
14%
19%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
5%
5%
11%
84%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

46 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

47 - Os alimentos são de boa qualidade.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

48 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

49 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

50 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

51 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

52 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

53 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

Gestão Pedagógica

54 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?

Total de respondentes:
  Comparar

55 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

56 - Quem participou da elaboração?

Total de respondentes: 22
  Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
95%
5%
5%
Os(As) estudantes ?
59%
14%
27%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

57 - Estabelece metas de aprendizagem?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

58 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

59 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

60 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?

Total de respondentes:
  Comparar

61 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:

Total de respondentes: 22
  Comparar
Não se aplica
14%
Afinidade entre os(as) estudantes
9%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
41%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
23%
Manter as turmas existentes do ano anterior
73%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
14%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
9%
Outro
5%

62 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?

Total de respondentes: 21
  Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
81%
Tempo de serviço.
86%
Cursos de formação continuada realizados.
71%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
38%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
38%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
29%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
24%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
50%

63 - Na sua escola há parcerias com:

Total de respondentes: 22
  Comparar
Ministério Público
45%
Conselho Tutelar
95%
Secretaria de Saúde
82%
Secretaria de Educação
95%
Secretaria de Assistência Social
41%
Secretaria de Segurança Pública
41%
Organizações não governamentais/instituições privadas
18%

64 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 22
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
50%
50%
Ir à residência do(a) estudante
36%
23%
23%
18%
Informar ao Conselho Tutelar
5%
5%
9%
41%
45%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

65 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 22
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
5%
5%
55%
41%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
9%
73%
18%
Revisão dos procedimentos de avaliação
86%
14%
Revisão das práticas pedagógicas
5%
5%
77%
18%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

66 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:

Total de respondentes: 22
  Comparar
Violência
55%
Bullying
73%
Machismo
0%
Homofobia
14%
Sexualidade
14%
Uso de drogas
82%
Direitos dos idosos
9%
Educação ambiental
68%
Ciência e tecnologia
32%
Diversidade religiosa
27%
Desigualdades sociais
32%
Nutrição e alimentação
55%
Educação para o trânsito
55%
Relações étnico-raciais/racismo
23%
Direitos da criança e do adolescente
18%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
45%
Educação financeira e consumo sustentável
14%

67 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:

Total de respondentes: 21
  Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
95%
Avaliação da aprendizagem.
95%
Avaliação em larga escala.
85%
Metodologias de ensino.
86%
Conhecimento do currículo.
100%
Gestão da sala de aula.
90%
Educação inclusiva.
86%
Novas tecnologias.
57%
Gestão e administração escolar.
86%
Professor(a) de Braille
0%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
67%
Professor(a) bilíngue para surdos
11%
Professor(a) de Libras
22%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
22%
Professor(a) itinerante
11%
Monitor(a) de apoio
78%
Outros
0%

Educação Inclusiva

68 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?

Total de respondentes:
  Comparar

69 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?

Total de respondentes:
  Comparar

70 - Em quais áreas ocorreram treinamento:

Total de respondentes: 8
  Comparar
Deficiência intelectual
100%
Deficiência física
25%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
75%
Surdez
0%
Deficiência auditiva
13%
Cegueira
0%
Baixa visão
25%
Deficiência múltipla
38%
Altas habilidades/superdotação
13%
Surdo-cegueira
0%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial

Avaliação do Instrumento

71 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:

Total de respondentes: 22
  Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
5%
5%
18%
41%
36%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
9%
18%
50%
23%

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento