Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 145Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 16,6 |
Média de meses | 3,1 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 125Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 5,2 |
Média de meses | 6,7 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 117Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 3,9 |
Média de meses | 7,2 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 144Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 45,8 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 144Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 47,2 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 146Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 44,2 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 147Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 6,1 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 4,5 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 5,8 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 5,8 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 7,3 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 5,0 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 6,9 |
Merenda (Média de horas) | 3,8 |
Manutenção (Média de horas) | 4,4 |
Segurança (Média de horas) | 3,2 |
Outras atividades (Média de horas) | 5,9 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 152
Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
2%
80%
18%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
11%
75%
14%
Atender as demandas administrativas da escola.
9%
75%
16%
Garantir a manutenção da escola.
9%
76%
15%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
18%
69%
13%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
15%
72%
13%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
11%
79%
11%
Administrar conflitos.
9%
73%
18%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
1%
28%
62%
9%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
14%
77%
8%
Realizar a autoavaliação institucional.
10%
81%
9%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
12%
78%
10%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 130
Comparar
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
1%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
24%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
89%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
92%
Ensino Médio.
98%
11 - A educação infantil funciona na sede da escola?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
12 - A área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
13 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 152
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
20%
54%
26%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
12%
44%
39%
5%
5%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
16%
45%
38%
1%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
22%
42%
35%
1%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
8%
49%
42%
1%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
4%
4%
37%
56%
3%
3%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
3%
3%
32%
62%
3%
3%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
2%
13%
76%
9%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
18%
45%
36%
1%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
1%
27%
71%
1%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
9%
81%
10%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
4%
4%
80%
16%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
5%
5%
35%
52%
7%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
1%
33%
62%
3%
3%
Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
15%
75%
10%
Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
4%
4%
40%
49%
8%
O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
76%
24%
14 - Qual o motivo da interrupção do calendário?
Total de respondentes: 37
Comparar
Falta de água
8%
Falta de energia
3%
Falta de merenda
0%
Greve de professores
62%
Vandalismo nas instalações
0%
Problemas de infraestrutura da escola
5%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
46%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
5%
Outros
22%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
15 - Por quantos dias ocorreu a interrupção:
Total de respondentes: 36Pergunta | Média |
---|---|
Por quantos dias ocorreu a interrupção: | 4,9 |
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
16 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 153
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
89%
8%
3%
3%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
63%
35%
2%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
86%
12%
1%
Houve tráfico de drogas na escola.
76%
22%
2%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
59%
41%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
51%
47%
2%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
68%
32%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
97%
3%
3%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
17 - Há na escola banheiro com chuveiro para uso das crianças? (Regra de Dependência: somente será preenchida caso Q034 ou Q035 seja igual a "A")
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
18 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 132
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
92%
Banheiro infantil
60%
Área sombreada
89%
Área coberta
76%
Vegetação e jardim
85%
Horta
45%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
19 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 132
Comparar
Piso emborrachado
5%
Cimento liso
52%
Cimento áspero
73%
Areia
43%
Grama
86%
Terra
70%
Cerâmica
47%
Pedras
51%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
20 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 132
Comparar
Tanque de areia
31%
Gira-gira
63%
Túnel lúdico
8%
Gangorra
88%
Escorregador
92%
Casinha
55%
Balanço
95%
Brinquedo para escalar
54%
Banco
97%
Outros
34%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
21 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 153
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
4%
4%
20%
69%
7%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
8%
29%
59%
4%
4%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
6%
6%
38%
51%
5%
5%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
4%
4%
29%
60%
7%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
5%
5%
19%
65%
11%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
2%
6%
6%
65%
27%
22 - Como a escola adquire Brinquedos:
Total de respondentes: 32
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
94%
Doações e campanhas de arrecadação
31%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
9%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
23 - Como a escola adquire Recursos pedagógicos:
Total de respondentes: 32
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
100%
Doações e campanhas de arrecadação
25%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
16%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
24 - Como a escola adquire Materiais de higiene pessoal:
Total de respondentes: 32
Comparar
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
97%
Doações e campanhas de arrecadação
19%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
9%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
Gestão e Participação
25 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
26 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 141Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 8,7 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
27 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 141Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 4,5 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
28 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)
Total de respondentes: 138Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) | 3,1 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
29 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 137Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 3,5 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
30 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 140Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 2,4 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
31 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros
Total de respondentes: 53Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros | 2,3 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
32 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 144
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
1%
33%
44%
22%
Questões administrativas e institucionais
8%
47%
45%
Questões financeiras
5%
5%
46%
49%
Questões de relacionamento com a comunidade
4%
4%
35%
42%
19%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
33 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
34 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 149Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,7 |
35 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não¹
36 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?
Total de respondentes: 140Pergunta | Média |
---|---|
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? | 5,5 |
37 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não¹
38 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
39 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
40 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
41 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
42 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 153
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
91%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
81%
Empresas que apoiam a escola.
23%
Organizações sem fins lucrativos.
22%
Repasses da rede de ensino.
89%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
3%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
36%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
23%
A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
98%
43 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 149
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
74%
6%
6%
4%
4%
15%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
14%
39%
29%
19%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
13%
33%
54%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
44 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
45 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
46 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
47 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
48 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
49 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
50 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
51 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
52 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
53 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
54 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 154
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
99%
1%
Os pais ?
80%
17%
3%
3%
Os(As) estudantes ?
83%
13%
4%
4%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
55 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
56 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
57 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
58 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
59 - Neste ano, quais foram os critérios para a matrícula de novos estudantes nesta escola:
Total de respondentes: 71
Comparar
Sorteio
18%
Local de moradia
42%
Prova de seleção
18%
Ordem de chegada
38%
Cor ou raça do(a) estudante
0%
Características socioeconômicas
0%
Desempenho do(a) estudante no ano anterior
4%
Outros
35%
Respondida apenas por quem declarou que nem todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular
60 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 154
Comparar
Não se aplica
16%
Afinidade entre os(as) estudantes
22%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
23%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
25%
Manter as turmas existentes do ano anterior
52%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
16%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
5%
Outro
21%
61 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 153
Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
49%
Tempo de serviço.
60%
Cursos de formação continuada realizados.
49%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
23%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
41%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
33%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
36%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
3%
Atribuição pela gestão da escola.
67%
62 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 154
Comparar
Ministério Público
61%
Conselho Tutelar
84%
Secretaria de Saúde
68%
Secretaria de Educação
88%
Secretaria de Assistência Social
53%
Secretaria de Segurança Pública
53%
Organizações não governamentais/instituições privadas
34%
63 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 154
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
1%
18%
54%
28%
Ir à residência do(a) estudante
44%
6%
6%
27%
19%
4%
4%
Informar ao Conselho Tutelar
2%
4%
4%
12%
46%
35%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
64 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 153
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
32%
4%
4%
27%
31%
6%
6%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
1%
1%
14%
64%
20%
Revisão dos procedimentos de avaliação
1%
1%
15%
71%
12%
Revisão das práticas pedagógicas
1%
1%
17%
72%
9%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
65 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 154
Comparar
Violência
83%
Bullying
86%
Machismo
37%
Homofobia
56%
Sexualidade
70%
Uso de drogas
81%
Direitos dos idosos
29%
Educação ambiental
90%
Ciência e tecnologia
63%
Diversidade religiosa
47%
Desigualdades sociais
57%
Nutrição e alimentação
56%
Educação para o trânsito
52%
Relações étnico-raciais/racismo
71%
Direitos da criança e do adolescente
55%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
71%
Educação financeira e consumo sustentável
61%
66 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 153
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
77%
Avaliação da aprendizagem.
84%
Avaliação em larga escala.
32%
Metodologias de ensino.
81%
Conhecimento do currículo.
88%
Gestão da sala de aula.
72%
Educação inclusiva.
79%
Novas tecnologias.
75%
Gestão e administração escolar.
45%
Educação Inclusiva
67 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
68 - Indique quais outros(as) profissionais seriam necessários(as) no momento:
Total de respondentes: 82
Comparar
Professor(a) de Braille
17%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
61%
Professor(a) bilíngue para surdos
20%
Professor(a) de Libras
32%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
48%
Professor(a) itinerante
34%
Monitor(a) de apoio
83%
Outros
11%
Respondida apenas por quem declarou não haver profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial suficientes
69 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
70 - Em quais áreas ocorreram treinamento:
Total de respondentes: 78
Comparar
Deficiência intelectual
78%
Deficiência física
40%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
87%
Surdez
24%
Deficiência auditiva
37%
Cegueira
18%
Baixa visão
35%
Deficiência múltipla
44%
Altas habilidades/superdotação
38%
Surdo-cegueira
15%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial
Avaliação do Instrumento
71 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 154
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
1%
3%
3%
18%
57%
21%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
1%
1%
13%
58%
27%
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento