Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas






Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas
Brasil

Rio Grande Do Sul

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes: 11.252
  Comparar
87%
Branca.
4%
Preta.
7%
Parda.
0%
Amarela.
0%
Indígena.
1%
Não quero declarar.

2 - Há quantos anos você trabalha como professor (a)?

Total de respondentes: 11.237
  Comparar
2%
Meu primeiro ano.
2%
1-2 anos.
8%
3-5 anos.
20%
6-10 anos.
16%
11-15 anos.
19%
16-20 anos.
33%
Mais de 20 anos.

3 - Há quantos anos você trabalha como professor(a) nesta escola?

Total de respondentes: 11.237
  Comparar
13%
Meu primeiro ano.
11%
1-2 anos.
21%
3-5 anos.
22%
6-10 anos.
11%
11-15 anos.
11%
16-20 anos.
10%
Mais de 20 anos.

4 - Em quantas escolas você trabalha?

Total de respondentes: 11.248
  Comparar
53%
Apenas nesta.
39%
Em 2.
6%
Em 3.
2%
Em 4 ou mais.

5 - Qual o seu tipo de vínculo trabalhista nesta escola?

Total de respondentes: 11.231
  Comparar
72%
Concursado/efetivo/estável.
26%
Contrato temporário.
0%
Contrato terceirizado.
1%
Contrato CLT.
0%
Pessoa jurídica.
1%
Outra situação trabalhista.

6 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 11.164
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Tornar-me professor(a) foi a realização de um dos meus sonhos
2%
6%
6%
51%
41%
- A profissão de professor(a) é valorizada pela sociedade
38%
51%
10%
1%
- As vantagens de ser professor(a) superam claramente as desvantagens
14%
47%
36%
3%
3%
- No geral, estou satisfeito com o meu trabalho de professor(a)
3%
3%
21%
62%
13%

7 - NESTE ANO, O QUE NORMALMENTE VOCÊ TEM FEITO QUANDO ESTÁ FORA DO(S) SEU(S) LOCAL(IS) DE TRABALHO?

Total de respondentes: 11.235
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Leio notícias por meio de jornais, revistas, internet etc
8%
40%
51%
- Leio livros não relacionados à Educação
2%
35%
40%
23%
- Acesso blogs, Youtube, redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook etc.)
1%
19%
42%
39%
- Assisto a filmes
2%
34%
38%
27%
- Vou a exposições (museus, centros culturais)
11%
64%
19%
6%
6%
- Participo de festas da comunidade (igreja, bairro etc.)
13%
47%
26%
14%
- Estudo
8%
42%
50%
- Assisto a telejornal
4%
4%
24%
36%
36%

8 - Considerando TODAS as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal?

Total de respondentes: 11.156
  Comparar
1%
Até 10 horas.
7%
De 11 a 20 horas.
10%
De 21 a 30 horas.
33%
De 31 a 40 horas.
50%
Mais de 40 horas.

9 - Nesta escola, quantas horas você trabalha em uma semana normal (dando aulas, preparando murais, planejando aulas, corrigindo atividades, participando de reuniões etc.)?

Total de respondentes: 11.213
  Comparar
1%
Até 10 horas.
20%
De 11 a 20 horas.
29%
De 21 a 30 horas.
26%
De 31 a 40 horas.
23%
Mais de 40 horas.

10 - Numa semana normal de trabalho, quantas horas você dedica exclusivamente a dar aulas aqui nesta escola?

Total de respondentes: 11.218
  Comparar
2%
Até 10 horas.
44%
De 11 a 20 horas.
17%
De 21 a 30 horas.
30%
De 31 a 40 horas.
6%
Mais de 40 horas.

11 - EM QUE MEDIDA VOCÊ SE SENTE PREPARADO(A) PARA AS SEGUINTES ATIVIDADES:

Total de respondentes: 11.217
  Comparar
Nada preparado(a).
Pouco preparado(a).
Razoavelmente preparado(a).
Muito preparado(a).
- Desenvolver o conteúdo da(s) área(s) de ensino que leciono
16%
84%
- Aplicar diferentes metodologias de ensino
3%
3%
48%
49%
- Relacionar as outras áreas do currículo com aquela que leciono
7%
50%
43%
- Desenvolver instrumentos de avaliação de sala de aula
1%
27%
72%
- Gestão de sala de aula
1%
21%
78%
- Ensinar para o público-alvo da educação especial
16%
43%
32%
9%
- Usar novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
1%
18%
54%
27%
- Comunicar-me com as famílias de alunos(as)
3%
3%
33%
64%
- Utilizar conhecimentos sobre o desenvolvimento da aprendizagem
2%
38%
60%
- Participar da gestão da escola
2%
15%
48%
35%
- Lidar com conflitos do cotidiano escolar
5%
5%
49%
46%

12 - DENTRE AS ATIVIDADES FORMATIVAS LISTADAS ABAIXO, INDIQUE QUANTAS VOCÊ REALIZOU NESSE ANO:

Total de respondentes: 11.191
  Comparar
Nenhuma.
Uma.
Duas.
Três ou mais.
- Atividades formativas com menos de 20 horas
17%
22%
21%
40%
- Cursos de 20 a menos de 180 horas
39%
33%
17%
11%
- Cursos de aperfeiçoamento de 180 a 360 horas
73%
19%
4%
4%
4%
4%

13 - CONSIDERANDO AS ATIVIDADES FORMATIVAS DE CURTA DURAÇÃO (INFERIORES A 360 HORAS) DAS QUAIS PARTICIPOU NESTE ANO, EM QUAIS DELAS ESTAVA PREVISTO:

Total de respondentes: 11.178
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Participação de colegas da(s) escola(s) em que leciono?
14%
26%
28%
32%
- Atividades colaborativas de aprendizado?
11%
29%
36%
24%
- Encontros de formação distribuídos por semanas ou meses?
14%
30%
29%
27%

14 - DURANTE ESTE ANO, INDIQUE DE QUAIS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO VOCÊ PARTICIPOU E SE RECEBEU APOIO DA SECRETARIA OU MANTENEDORA PARA REALIZÁ-LO:

Total de respondentes: 11.149
  Comparar
Não fiz este curso.
Sim, sem apoio.
Sim, com apoio parcial.
Sim, com apoio total.
- Especialização (mínimo de 360 horas)
75%
20%
3%
3%
3%
3%
- Mestrado (acadêmico ou profissional)
96%
2%
1%
1%
- Doutorado
98%
1%
1%

15 - INDIQUE O NÍVEL DE CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS E CURSOS REALIZADOS NESTE ANO PARA:

Total de respondentes: 11.129
  Comparar
Não contribuiu.
Contribuiu pouco.
Contribuiu razoavelmente.
Contribuiu muito.
- Aprofundar meus conhecimentos sobre as disciplinas que leciono
11%
19%
39%
31%
- Compreender o processo de aprendizagem
8%
16%
42%
35%
- Aprimorar os processos avaliativos de sala de aula
10%
20%
41%
30%
- Utilizar novas tecnologias para apoiar minhas atividades
14%
23%
37%
26%
- Colaborar com meus colegas na preparação de atividades e projetos
9%
19%
41%
30%
- Aprimorar as metodologias de ensino
8%
17%
42%
32%
- Auxiliar na mediação de conflitos em sala de aula
15%
23%
36%
26%

Recursos e Infraestrutura

16 - AVALIE AS CONDIÇÕES DA SALA DE AULA QUE VOCÊ UTILIZA NESTA ESCOLA COM RELAÇÃO AOS SEGUINTES ELEMENTOS:

Total de respondentes: 11.232
  Comparar
Inadequado.
Pouco adequado.
Razoavelmente adequado.
Adequado.
- Tamanho da sala com relação ao número de alunos
5%
5%
9%
23%
62%
- Acústica
6%
6%
12%
28%
55%
- Iluminação natural
4%
4%
11%
27%
58%
- Ventilação natural
6%
6%
14%
29%
51%
- Temperatura
10%
18%
30%
41%
- Limpeza
4%
4%
9%
28%
60%
- Acessibilidade
12%
14%
25%
49%
- Mobiliário (mesas e carteiras)
3%
3%
9%
29%
59%
- Infraestrutura (paredes, teto, assoalho, portas)
5%
5%
12%
33%
50%
- Lousa (quadro de giz ou quadro branco)
4%
4%
7%
23%
66%

17 - INDIQUE OS RECURSOS QUE VOCÊ NORMALMENTE USA NESTA ESCOLA E QUAL A SUA ADEQUAÇÃO PARA AS ATIVIDADES EM SALA DE AULA:

Total de respondentes: 11.214
  Comparar
NÃO USO / Não tem.
USO E É Inadequado.
USO E É Pouco adequado.
USO E É Razoavelmente adequado.
USO E É Adequado.
- Livro didático
6%
6%
3%
3%
16%
39%
36%
- Projetor multimídia (datashow)
9%
3%
3%
8%
23%
56%
- Computador (de mesa, portátil, tablet)
26%
8%
15%
24%
27%
- Software
38%
8%
16%
21%
17%
- Internet
14%
13%
20%
28%
25%
- Acervo multimídia
28%
9%
19%
25%
19%

Gestão e Participação

18 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/série. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes: 11.119
  Comparar
1%
Não existe Conselho de Classe nesta escola.
3%
Nenhuma vez.
3%
Uma vez.
46%
Duas vezes.
47%
Três vezes ou mais.

19 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA COM OS SEGUINTES TEMAS:

Total de respondentes: 11.136
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- O(A) diretor(a) debate com frequência metas educacionais com os(as) professores(as) nas reuniões
3%
3%
12%
56%
29%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre tratam a qualidade de ensino como uma responsabilidade coletiva
1%
6%
6%
53%
40%
- O(A) diretor(a) informa aos(às) professores(as) sobre as possibilidades de aperfeiçoamento profissional
2%
8%
53%
36%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados à aprendizagem dos alunos
2%
9%
53%
37%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados às normas administrativas
1%
3%
3%
51%
46%
- O(A) diretor(a) com frequência me anima e me motiva para o trabalho
3%
3%
11%
50%
35%
- Tenho confiança no(a) diretor(a) como profissional
2%
4%
4%
44%
50%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre asseguram que as questões relacionadas à qualidade da convivência e gestão de conflitos sejam uma responsabilidade coletiva
2%
7%
50%
42%

20 - NESTA ESCOLA E NESTE ANO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORREU:

Total de respondentes: 11.156
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Colaboração das famílias para superar problemas que interferem na aprendizagem dos(as) alunos(as) (ausências, indisciplinas, acompanhamento das tarefas escolares etc.)
4%
4%
52%
35%
9%
- Colaboração entre colegas (feedback, trocas, projetos interdisciplinares)
2%
24%
52%
23%
- Colaboração da gestão da escola para superar dificuldades de sala de aula
2%
16%
47%
36%
- Colaboração da gestão da escola para superar problemas que interferem na qualidade das relações com os estudantes
1%
14%
46%
38%
- Apoio da Secretaria de Educação para superar as dificuldades do cotidiano escolar
23%
42%
25%
10%

Gestão Pedagógica

21 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 11.206
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Repetir de ano é bom para o aluno que não apresentou desempenho satisfatório
4%
4%
29%
59%
8%
- A quantidade de avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) é excessiva
6%
6%
76%
16%
2%
- As avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) têm direcionado o que deve ser ensinado na escola
5%
5%
40%
53%
3%
3%
- As avaliações externas têm ajudado a melhorar o processo de ensino e aprendizagem desta escola
6%
6%
39%
52%
3%
3%
- Os estudantes apresentam problemas de aprendizagem
1%
10%
64%
25%

22 - NESTE ANO, INDIQUE O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELAS SEGUINTES DEFINIÇÕES:

Total de respondentes: 11.143
  Comparar
Docente da turma.
Todo o corpo docente da escola.
Equipe gestora.
Decisão externa à escola (Secretaria de Educação, sistema apostilado de ensino etc.).
- Material didático
38%
41%
10%
11%
- Metodologia de ensino
56%
34%
6%
6%
4%
4%
- Conteúdos trabalhados em sala
48%
32%
5%
5%
15%
- Instrumentos para avaliar os(as) alunos(as)
70%
23%
4%
4%
2%
- Peso de cada instrumento de avaliação na nota final do(a) aluno(a)
69%
22%
7%
3%
3%
- Seleção de conteúdos usados nas provas
88%
9%
1%
2%

23 - INDIQUE SE AS SITUAÇÕES ABAIXO SE APLICAM OU NÃO AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 11.139
  Comparar
Desconheço o projeto.
Não.
Sim.
- Seu conteúdo é discutido em reuniões
4%
4%
17%
80%
- Os(As) professores(as) participaram da sua elaboração
4%
4%
10%
86%
- Estabelece metas de aprendizagem
4%
4%
7%
89%
- Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)
6%
6%
16%
78%
- Há metas de alcance de índices (Ideb, índices estaduais ou municipais)
8%
20%
72%

Percepção sobre alunos

24 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO SEUS(SUAS) ALUNOS(AS) NESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 11.161
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Respeitam os acordos estabelecidos em sala
2%
20%
66%
12%
- Chegam pontualmente
3%
3%
29%
56%
12%
- Estão sempre presentes às minhas aulas
2%
28%
59%
11%
- São respeitosos(as) comigo
1%
8%
63%
28%
- São respeitosos(as) com os(as) colegas da turma
2%
29%
60%
9%
- Interessam-se pela disciplina que leciono
2%
18%
68%
11%

Violência

25 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 11.140
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica
89%
10%
1%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas
83%
16%
1%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.)
92%
8%

26 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 11.165
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Fui ameaçado(a) por algum(a) aluno(a)
93%
6%
6%
1%
- Fui ameaçado(a) por familiares de alunos(as)
95%
5%
5%
- Fui agredido(a) fisicamente por algum(a) aluno(a)
99%
1%
- Fui agredido(a) fisicamente por familiares dos(as) alunos(as)
100%
- Fui vítima de roubo com uso de violência
99%
1%
- Fui vítima de atentado à vida
99%
- Outro(a) profissional foi vítima de atentado à vida
95%
5%
5%
1%

Práticas Pedagógicas

27 - INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE VOCÊ DESENVOLVE AS SEGUINTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NESTA TURMA:

Total de respondentes: 11.135
  Comparar
Nunca.
Uma vez por ano.
De 3 a 4 vezes ao ano.
Mensalmente.
Semanalmente.
Diariamente.
- Propor dever de casa
3%
3%
1%
3%
3%
11%
52%
30%
- Corrigir com os(as) alunos(as) o dever de casa
2%
3%
3%
7%
38%
49%
- Desenvolver atividades em grupo, em sala de aula, para que os(as) alunos(as) busquem soluções de problemas
5%
5%
24%
48%
23%
- Desenvolver projetos temáticos com o objetivo de aprimorar as habilidades de trabalho em equipe
3%
3%
7%
25%
38%
18%
9%
- Solicitar que os(as) alunos(as) copiem textos e atividades do livro didático ou do quadro negro (lousa)
4%
4%
1%
3%
3%
10%
37%
45%
- Estimular os(as) alunos(as) a expressarem suas opiniões e a desenvolverem argumentos a partir de temas diversos
1%
5%
5%
21%
72%
- Propor situações de aprendizagem que sejam familiares ou de interesse dos(as) alunos(as)
1%
1%
5%
5%
14%
29%
51%
- Promover discussões a partir de textos de jornais ou revistas
2%
1%
8%
26%
45%
19%
- Propor atividades gramaticais relacionadas aos textos de jornais ou revistas
3%
3%
1%
6%
6%
22%
47%
22%
- Promover a leitura e discussão de contos, crônicas, poesias ou romances
2%
2%
16%
52%
27%
- Utilizar contos, crônicas, poesias ou romances para exercitar aspectos da gramática
3%
3%
3%
3%
16%
51%
26%
- Utilizar revistas em quadrinhos como instrumento de aprendizado
5%
5%
3%
3%
13%
31%
36%
13%
- Fixar os nomes de conceitos gramaticais e linguísticos
3%
3%
1%
3%
3%
14%
42%
36%
- Fazer exercícios para fixar procedimentos e regras
1%
3%
3%
26%
71%
- Discutir se os resultados numéricos obtidos na solução de um problema são adequados à situação apresentada
1%
1%
3%
3%
27%
68%
- Discutir diferentes modos para resolver problemas e cálculos
1%
2%
28%
68%
- Lidar com temas que aparecem em jornais e/ou revistas, discutindo a relação dos temas com a matemática
3%
3%
1%
8%
27%
37%
23%
- Fornecer esquemas/regras que permitem obter as respostas certas dos cálculos e problemas
2%
1%
6%
6%
35%
56%
- Experimentar diferentes ações (coletar informações, recortar, explorar, manipular etc.) para resolver problemas
2%
1%
6%
6%
20%
38%
34%

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Percepção sobre alunos
Violência
Práticas Pedagógicas