Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas






Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes:
  Comparar

2 - Média de anos

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Média de anos 12,6

3 - Média de anos

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Média de anos 3,0

4 - Média de anos

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Média de anos 1,6

5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas 44,0

6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas 48,0

7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas 44,0

8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Prestação de contas (Média de horas) 4,8
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) 4,8
Outras atividades (Média de horas) 4,4

9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
17%
83%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
33%
67%
Atender as demandas administrativas da escola.
17%
83%
Garantir a manutenção da escola.
17%
67%
17%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
17%
17%
50%
17%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
100%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
17%
83%
Administrar conflitos.
50%
50%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
17%
83%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
17%
83%
Realizar a autoavaliação institucional.
33%
50%
17%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
100%

Condições de funcionamento da escola

10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:

Total de respondentes: 5
  Comparar
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
40%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
100%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
100%
Ensino Médio.
80%

11 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
33%
67%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
17%
50%
17%
17%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
33%
17%
50%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
33%
17%
50%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
50%
50%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
50%
50%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
17%
67%
17%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
17%
83%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
33%
33%
33%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
83%
17%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
50%
50%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
83%
17%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
50%
50%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
67%
33%

12 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

13 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

14 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?

Total de respondentes:
  Comparar

15 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
83%
17%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
67%
33%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
100%
Houve tráfico de drogas na escola.
67%
33%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
67%
17%
17%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
33%
67%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
67%
33%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
67%
33%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

Recursos e Infraestrutura

16 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
67%
Banheiro infantil
33%
Área sombreada
83%
Área coberta
67%
Vegetação e jardim
100%
Horta
33%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola

17 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?

Total de respondentes: 6
  Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
0%
Cimento áspero
67%
Areia
17%
Grama
100%
Terra
50%
Cerâmica
33%
Pedras
33%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola

18 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?

Total de respondentes: 6
  Comparar
Tanque de areia
17%
Gira-gira
33%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
67%
Escorregador
67%
Casinha
67%
Balanço
67%
Brinquedo para escalar
67%
Banco
67%
Outros
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola

19 - Avalie os seguintes aspectos da escola:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
17%
17%
67%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
17%
50%
33%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
17%
33%
50%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
33%
50%
17%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
17%
33%
33%
17%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
17%
17%
67%

Gestão e Participação

20 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?

Total de respondentes:
  Comparar

21 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?

Total de respondentes: 6
Pergunta Média
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? 6,8
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

22 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)

Total de respondentes: 6
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) 2,7
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

23 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) 1,6
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

24 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)

Total de respondentes: 6
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) 2,7
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

25 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários

Total de respondentes: 5
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários 1,8
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

26 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
100%
Questões administrativas e institucionais
67%
33%
Questões financeiras
50%
50%
Questões de relacionamento com a comunidade
83%
17%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

27 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

28 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes: 6
Pergunta Média
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? 3,0

29 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho

Total de respondentes:
  Comparar

30 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?

Total de respondentes: 6
Pergunta Média
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? 4,5

31 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.

Total de respondentes:
  Comparar

32 - Há Grêmio Estudantil?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola

33 - A escola é administrada pela Polícia Militar

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

34 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

35 - A escola segue orientação religiosa.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

36 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
100%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
100%
Empresas que apoiam a escola.
83%
Organizações sem fins lucrativos.
0%
Repasses da rede de ensino.
100%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
50%

37 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?

Total de respondentes:
  Comparar

38 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?

Total de respondentes: 6
  Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
100%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
50%
33%
17%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
33%
67%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

39 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

40 - Os alimentos são de boa qualidade.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

41 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

42 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

43 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

44 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

45 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

46 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

Gestão Pedagógica

47 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?

Total de respondentes:
  Comparar

48 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

49 - Quem participou da elaboração?

Total de respondentes: 6
  Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
100%
Os pais ?
83%
17%
Os(As) estudantes ?
83%
17%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

50 - Estabelece metas de aprendizagem?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

51 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

52 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?

Total de respondentes:
  Comparar
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

53 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?

Total de respondentes:
  Comparar

54 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Não se aplica
33%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
17%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
0%
Manter as turmas existentes do ano anterior
67%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
0%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
0%
Outro
0%

55 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?

Total de respondentes: 5
  Comparar
Preferência dos(as) professores(as).
60%
Tempo de serviço.
20%
Cursos de formação continuada realizados.
20%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
20%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
83%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
50%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
80%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
0%
Atribuição pela gestão da escola.
83%

56 - Na sua escola há parcerias com:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Ministério Público
50%
Conselho Tutelar
83%
Secretaria de Saúde
67%
Secretaria de Educação
100%
Secretaria de Assistência Social
17%
Secretaria de Segurança Pública
17%
Organizações não governamentais/instituições privadas
17%

57 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
17%
33%
50%
Ir à residência do(a) estudante
17%
17%
50%
17%
Informar ao Conselho Tutelar
17%
50%
33%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

58 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
33%
17%
50%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
17%
67%
17%
Revisão dos procedimentos de avaliação
17%
17%
17%
33%
17%
Revisão das práticas pedagógicas
33%
17%
33%
17%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

59 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Violência
83%
Bullying
83%
Machismo
67%
Homofobia
50%
Sexualidade
50%
Uso de drogas
50%
Direitos dos idosos
17%
Educação ambiental
83%
Ciência e tecnologia
67%
Diversidade religiosa
0%
Desigualdades sociais
33%
Nutrição e alimentação
33%
Educação para o trânsito
67%
Relações étnico-raciais/racismo
50%
Direitos da criança e do adolescente
17%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
50%
Educação financeira e consumo sustentável
17%

60 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
50%
Avaliação da aprendizagem.
50%
Avaliação em larga escala.
50%
Metodologias de ensino.
100%
Conhecimento do currículo.
33%
Gestão da sala de aula.
33%
Educação inclusiva.
80%
Novas tecnologias.
33%
Gestão e administração escolar.
60%

Educação Inclusiva

61 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?

Total de respondentes:
  Comparar

62 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?

Total de respondentes:
  Comparar

Avaliação do Instrumento

63 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:

Total de respondentes: 6
  Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
50%
50%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
33%
17%
50%

Questionário Diretores

Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento