Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
Comparar
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
Condições de funcionamento da escola
2 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 5
Comparar
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
100%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
100%
3 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 5
Comparar
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
20%
60%
20%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
60%
20%
20%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
20%
40%
40%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
20%
20%
40%
20%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
60%
20%
20%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
40%
40%
20%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
80%
20%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
60%
40%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
20%
80%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
40%
60%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
20%
60%
20%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
80%
20%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
20%
40%
40%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
20%
60%
20%
4 - Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
5 - Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
6 - O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
7 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 5
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
100%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
80%
20%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
100%
Houve tráfico de drogas na escola.
100%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
80%
20%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
80%
20%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
80%
20%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
100%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
8 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 5
Comparar
Bebedouro ao alcance das crianças
100%
Banheiro infantil
60%
Área sombreada
60%
Área coberta
40%
Vegetação e jardim
20%
Horta
80%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
9 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 5
Comparar
Piso emborrachado
0%
Cimento liso
20%
Cimento áspero
60%
Areia
60%
Grama
40%
Terra
100%
Cerâmica
0%
Pedras
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
10 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 5
Comparar
Tanque de areia
20%
Gira-gira
0%
Túnel lúdico
0%
Gangorra
20%
Escorregador
20%
Casinha
0%
Balanço
40%
Brinquedo para escalar
0%
Banco
20%
Outros
20%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
11 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 5
Comparar
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
40%
40%
20%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
40%
60%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
60%
40%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
40%
60%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
20%
60%
20%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
60%
40%
Gestão e Participação
12 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
13 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 5Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 5,2 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
14 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 5Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 2,8 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
15 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 5Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 3,0 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
16 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 5Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 3,0 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
17 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 5
Comparar
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
20%
20%
40%
20%
Questões administrativas e institucionais
20%
20%
20%
40%
Questões financeiras
40%
60%
Questões de relacionamento com a comunidade
20%
20%
60%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
18 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
19 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 5Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 2,4 |
20 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
21 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
22 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
23 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
24 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
25 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 5
Comparar
Programa Dinheiro Direto da Escola.
80%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
60%
Empresas que apoiam a escola.
20%
Organizações sem fins lucrativos.
20%
Repasses da rede de ensino.
60%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
0%
26 - A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
27 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 5
Comparar
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
60%
20%
20%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
20%
20%
60%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
100%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
28 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
29 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
30 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
31 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
32 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
33 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
Comparar
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
34 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
35 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
36 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
37 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
38 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 5
Comparar
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
80%
20%
Os pais ?
40%
60%
Os(As) estudantes ?
60%
40%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
39 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
40 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
41 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
42 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
43 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 5
Comparar
Não se aplica
40%
Afinidade entre os(as) estudantes
0%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
20%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
0%
Manter as turmas existentes do ano anterior
60%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
0%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
0%
Outro
0%
44 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 5
Comparar
Ministério Público
40%
Conselho Tutelar
80%
Secretaria de Saúde
80%
Secretaria de Educação
80%
Secretaria de Assistência Social
80%
Secretaria de Segurança Pública
60%
Organizações não governamentais/instituições privadas
0%
45 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 5
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
20%
20%
60%
Ir à residência do(a) estudante
40%
20%
40%
Informar ao Conselho Tutelar
20%
60%
20%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
46 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 5
Comparar
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
20%
40%
20%
20%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
20%
60%
20%
Revisão dos procedimentos de avaliação
80%
20%
Revisão das práticas pedagógicas
100%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
47 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 5
Comparar
Violência
60%
Bullying
60%
Machismo
20%
Homofobia
20%
Sexualidade
40%
Uso de drogas
60%
Direitos dos idosos
20%
Educação ambiental
40%
Ciência e tecnologia
20%
Diversidade religiosa
0%
Desigualdades sociais
20%
Nutrição e alimentação
20%
Educação para o trânsito
20%
Relações étnico-raciais/racismo
20%
Direitos da criança e do adolescente
20%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
20%
Educação financeira e consumo sustentável
20%
48 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 5
Comparar
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
40%
Avaliação da aprendizagem.
80%
Avaliação em larga escala.
40%
Metodologias de ensino.
80%
Conhecimento do currículo.
80%
Gestão da sala de aula.
80%
Educação inclusiva.
40%
Novas tecnologias.
0%
Gestão e administração escolar.
0%
Professor(a) de Braille
20%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
40%
Professor(a) bilíngue para surdos
0%
Professor(a) de Libras
20%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
40%
Professor(a) itinerante
0%
Monitor(a) de apoio
20%
Outros
20%
Educação Inclusiva
49 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
50 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
Comparar
%
Sim
%
Não
Avaliação do Instrumento
51 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 5
Comparar
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
20%
40%
40%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
20%
80%
Questionário Diretores
Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento