Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
%
Branca
%
Preta
%
Parda
%
Amarela
%
Indígena
%
Não quero declarar
2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?
Total de respondentes: 3.057Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 13,9 |
Média de meses | 3,4 |
3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?
Total de respondentes: 2.892Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 6,4 |
Média de meses | 5,3 |
4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?
Total de respondentes: 2.821Pergunta | Média |
---|---|
Média de anos | 4,9 |
Média de meses | 5,6 |
5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas
Total de respondentes: 2.984Pergunta | Média |
---|---|
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas | 45,1 |
6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas
Total de respondentes: 2.976Pergunta | Média |
---|---|
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas | 45,4 |
7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas
Total de respondentes: 3.008Pergunta | Média |
---|---|
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas | 43,8 |
8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:
Total de respondentes: 3.056Pergunta | Média |
---|---|
Prestação de contas (Média de horas) | 5,6 |
Reunião com professores(as) (Média de horas) | 4,0 |
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) | 4,9 |
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) | 5,5 |
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) | 6,7 |
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) | 3,9 |
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) | 6,7 |
Merenda (Média de horas) | 3,0 |
Manutenção (Média de horas) | 3,6 |
Segurança (Média de horas) | 2,7 |
Outras atividades (Média de horas) | 5,1 |
9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:
Total de respondentes: 3.124
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
2%
69%
29%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
6%
6%
72%
22%
Atender as demandas administrativas da escola.
4%
4%
69%
27%
Garantir a manutenção da escola.
7%
69%
24%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
14%
67%
18%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
14%
68%
18%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
8%
70%
22%
Administrar conflitos.
8%
67%
25%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
14%
70%
16%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
8%
74%
18%
Realizar a autoavaliação institucional.
7%
74%
19%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
8%
73%
19%
Condições de funcionamento da escola
10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:
Total de respondentes: 2.455
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
1%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
3%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
23%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
64%
Ensino Médio.
96%
11 - A educação infantil funciona na sede da escola?
Total de respondentes:
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
12 - A área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?
Total de respondentes:
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
13 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:
Total de respondentes: 3.151
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
16%
49%
33%
2%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
4%
4%
25%
55%
16%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
17%
45%
34%
4%
4%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
12%
40%
41%
7%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
6%
6%
46%
45%
3%
3%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
3%
3%
18%
70%
9%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
2%
22%
67%
9%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
1%
13%
73%
13%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
9%
38%
45%
7%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
1%
27%
66%
5%
5%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
4%
4%
72%
24%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
1%
5%
5%
74%
21%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
6%
6%
39%
50%
5%
5%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
3%
3%
40%
54%
2%
Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
4%
4%
20%
63%
14%
Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
6%
6%
33%
45%
16%
O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
83%
17%
14 - Qual o motivo da interrupção do calendário?
Total de respondentes: 538
Falta de água
10%
Falta de energia
6%
Falta de merenda
2%
Greve de professores
62%
Vandalismo nas instalações
0%
Problemas de infraestrutura da escola
8%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
34%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
6%
Outros
18%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
15 - Por quantos dias ocorreu a interrupção:
Total de respondentes: 533Pergunta | Média |
---|---|
Por quantos dias ocorreu a interrupção: | 10,3 |
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções
16 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:
Total de respondentes: 3.156
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
92%
8%
1%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
64%
33%
2%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
89%
10%
1%
Houve tráfico de drogas na escola.
71%
26%
3%
3%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
55%
44%
2%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
51%
44%
5%
5%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
79%
21%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
96%
4%
4%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
Recursos e Infraestrutura
17 - Há na escola espaço destinado exclusivamente à amamentação?
Total de respondentes:
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou creche (entre 0 e 3 anos) na sua escola
18 - Há na escola local para armazenamento de leite materno?
Total de respondentes:
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou creche (entre 0 e 3 anos) na sua escola
19 - Há na escola banheiro com chuveiro para uso das crianças? (Regra de Dependência: somente será preenchida caso Q034 ou Q035 seja igual a "A")
Total de respondentes:
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
20 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:
Total de respondentes: 579
Bebedouro ao alcance das crianças
94%
Banheiro infantil
40%
Área sombreada
74%
Área coberta
77%
Vegetação e jardim
71%
Horta
45%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola
21 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?
Total de respondentes: 579
Piso emborrachado
3%
Cimento liso
47%
Cimento áspero
72%
Areia
26%
Grama
60%
Terra
57%
Cerâmica
33%
Pedras
28%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
22 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?
Total de respondentes: 579
Tanque de areia
13%
Gira-gira
18%
Túnel lúdico
3%
Gangorra
27%
Escorregador
33%
Casinha
19%
Balanço
32%
Brinquedo para escalar
18%
Banco
58%
Outros
34%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola
23 - Avalie os seguintes aspectos da escola:
Total de respondentes: 3.076
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
14%
35%
47%
4%
4%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
16%
38%
42%
3%
3%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
12%
34%
47%
7%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
8%
29%
56%
7%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
7%
19%
62%
11%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
4%
4%
11%
61%
24%
24 - Como a escola adquire Brinquedos:
Total de respondentes: 80
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
85%
Doações e campanhas de arrecadação
33%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
10%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
25 - Como a escola adquire Recursos pedagógicos:
Total de respondentes: 80
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
100%
Doações e campanhas de arrecadação
14%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
8%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
26 - Como a escola adquire Materiais de higiene pessoal:
Total de respondentes: 80
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
98%
Doações e campanhas de arrecadação
10%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
8%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola
Gestão e Participação
27 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?
Total de respondentes:
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe Conselho Escolar
28 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?
Total de respondentes: 2.878Pergunta | Média |
---|---|
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? | 7,4 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
29 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)
Total de respondentes: 2.880Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) | 4,3 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
30 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)
Total de respondentes: 2.824Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) | 3,3 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
31 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)
Total de respondentes: 2.802Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) | 3,0 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
32 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários
Total de respondentes: 2.827Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários | 3,0 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
33 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros
Total de respondentes: 1.917Pergunta | Média |
---|---|
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros | 2,8 |
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
34 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:
Total de respondentes: 2.894
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
1%
30%
44%
25%
Questões administrativas e institucionais
1%
20%
51%
28%
Questões financeiras
1%
14%
47%
38%
Questões de relacionamento com a comunidade
4%
4%
42%
38%
17%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
35 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?
Total de respondentes:
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo
36 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes: 2.988Pergunta | Média |
---|---|
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? | 3,4 |
37 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho
Total de respondentes:
%
Sim
%
Não¹
38 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?
Total de respondentes: 1.356Pergunta | Média |
---|---|
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? | 4,8 |
39 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.
Total de respondentes:
%
Sim
%
Não¹
40 - Há Grêmio Estudantil?
Total de respondentes:
%
Sim, existe e está ativo
%
Sim, existe, mas está inativo
%
Não existe grêmio estudantil
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola
41 - A escola é administrada pela Polícia Militar
Total de respondentes:
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
42 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.
Total de respondentes:
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
43 - A escola segue orientação religiosa.
Total de respondentes:
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
44 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:
Total de respondentes: 3.143
Programa Dinheiro Direto da Escola.
90%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
46%
Empresas que apoiam a escola.
18%
Organizações sem fins lucrativos.
17%
Repasses da rede de ensino.
81%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
2%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
18%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
23%
A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
98%
45 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?
Total de respondentes: 3.050
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
60%
9%
7%
23%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
20%
21%
25%
34%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
1%
6%
6%
37%
55%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
46 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).
Total de respondentes:
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
47 - Os alimentos são de boa qualidade.
Total de respondentes:
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
48 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.
Total de respondentes:
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
49 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.
Total de respondentes:
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
50 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.
Total de respondentes:
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
51 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.
Total de respondentes:
%
Discordo fortemente
%
Discordo
%
Concordo
%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
52 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?
Total de respondentes:
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
53 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?
Total de respondentes:
%
Sim
%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes
Gestão Pedagógica
54 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?
Total de respondentes:
%
Sim
%
Não
55 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?
Total de respondentes:
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
56 - Quem participou da elaboração?
Total de respondentes: 3.104
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
99%
Os pais ?
77%
20%
3%
3%
Os(As) estudantes ?
86%
12%
2%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
57 - Estabelece metas de aprendizagem?
Total de respondentes:
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
58 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?
Total de respondentes:
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
59 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?
Total de respondentes:
%
Sim
%
Não
%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico
60 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?
Total de respondentes:
%
Sim
%
Não
61 - Neste ano, quais foram os critérios para a matrícula de novos estudantes nesta escola:
Total de respondentes: 941
Sorteio
6%
Local de moradia
31%
Prova de seleção
24%
Ordem de chegada
30%
Cor ou raça do(a) estudante
2%
Características socioeconômicas
4%
Desempenho do(a) estudante no ano anterior
12%
Outros
33%
Respondida apenas por quem declarou que nem todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular
62 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:
Total de respondentes: 3.161
Não se aplica
19%
Afinidade entre os(as) estudantes
9%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
27%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
16%
Manter as turmas existentes do ano anterior
38%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
9%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
6%
Outro
32%
63 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?
Total de respondentes: 3.116
Preferência dos(as) professores(as).
47%
Tempo de serviço.
63%
Cursos de formação continuada realizados.
42%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
23%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
40%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
26%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
32%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
1%
Atribuição pela gestão da escola.
48%
64 - Na sua escola há parcerias com:
Total de respondentes: 3.161
Ministério Público
43%
Conselho Tutelar
83%
Secretaria de Saúde
67%
Secretaria de Educação
87%
Secretaria de Assistência Social
52%
Secretaria de Segurança Pública
48%
Organizações não governamentais/instituições privadas
38%
65 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 3.158
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
1%
1%
18%
50%
31%
Ir à residência do(a) estudante
27%
5%
5%
32%
29%
7%
Informar ao Conselho Tutelar
9%
3%
3%
21%
43%
23%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio
66 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:
Total de respondentes: 3.155
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
14%
2%
24%
47%
12%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
1%
1%
16%
63%
20%
Revisão dos procedimentos de avaliação
1%
1%
12%
69%
17%
Revisão das práticas pedagógicas
1%
1%
12%
68%
18%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola
67 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:
Total de respondentes: 3.161
Violência
79%
Bullying
87%
Machismo
28%
Homofobia
50%
Sexualidade
64%
Uso de drogas
80%
Direitos dos idosos
20%
Educação ambiental
81%
Ciência e tecnologia
53%
Diversidade religiosa
28%
Desigualdades sociais
47%
Nutrição e alimentação
47%
Educação para o trânsito
40%
Relações étnico-raciais/racismo
63%
Direitos da criança e do adolescente
43%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
64%
Educação financeira e consumo sustentável
41%
68 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:
Total de respondentes: 3.106
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
69%
Avaliação da aprendizagem.
85%
Avaliação em larga escala.
53%
Metodologias de ensino.
77%
Conhecimento do currículo.
81%
Gestão da sala de aula.
66%
Educação inclusiva.
66%
Novas tecnologias.
65%
Gestão e administração escolar.
52%
Educação Inclusiva
69 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?
Total de respondentes:
%
Sim
%
Não
70 - Indique quais outros(as) profissionais seriam necessários(as) no momento:
Total de respondentes: 1.574
Professor(a) de Braille
14%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
49%
Professor(a) bilíngue para surdos
16%
Professor(a) de Libras
25%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
38%
Professor(a) itinerante
21%
Monitor(a) de apoio
63%
Outros
24%
Respondida apenas por quem declarou não haver profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial suficientes
71 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?
Total de respondentes:
%
Sim
%
Não
72 - Em quais áreas ocorreram treinamento:
Total de respondentes: 927
Deficiência intelectual
77%
Deficiência física
40%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
69%
Surdez
38%
Deficiência auditiva
37%
Cegueira
24%
Baixa visão
40%
Deficiência múltipla
36%
Altas habilidades/superdotação
31%
Surdo-cegueira
16%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial
Avaliação do Instrumento
73 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:
Total de respondentes: 3.157
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
2%
2%
18%
55%
24%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
2%
2%
14%
59%
24%
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento