Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas






Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes:

2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?

Total de respondentes: 3.057
Pergunta Média
Média de anos 13,9
Média de meses 3,4

3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?

Total de respondentes: 2.892
Pergunta Média
Média de anos 6,4
Média de meses 5,3

4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?

Total de respondentes: 2.821
Pergunta Média
Média de anos 4,9
Média de meses 5,6

5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas

Total de respondentes: 2.984
Pergunta Média
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas 45,1

6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas

Total de respondentes: 2.976
Pergunta Média
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas 45,4

7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas

Total de respondentes: 3.008
Pergunta Média
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas 43,8

8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:

Total de respondentes: 3.056
Pergunta Média
Prestação de contas (Média de horas) 5,6
Reunião com professores(as) (Média de horas) 4,0
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) 4,9
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) 5,5
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) 6,7
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) 3,9
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) 6,7
Merenda (Média de horas) 3,0
Manutenção (Média de horas) 3,6
Segurança (Média de horas) 2,7
Outras atividades (Média de horas) 5,1

9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:

Total de respondentes: 3.124
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
2%
69%
29%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
6%
6%
72%
22%
Atender as demandas administrativas da escola.
4%
4%
69%
27%
Garantir a manutenção da escola.
7%
69%
24%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
14%
67%
18%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
14%
68%
18%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
8%
70%
22%
Administrar conflitos.
8%
67%
25%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
14%
70%
16%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
8%
74%
18%
Realizar a autoavaliação institucional.
7%
74%
19%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
8%
73%
19%

Condições de funcionamento da escola

10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:

Total de respondentes: 2.455
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
1%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
3%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
23%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
64%
Ensino Médio.
96%

11 - A educação infantil funciona na sede da escola?

Total de respondentes:
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

12 - A área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?

Total de respondentes:
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

13 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:

Total de respondentes: 3.151
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
16%
49%
33%
2%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
4%
4%
25%
55%
16%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
17%
45%
34%
4%
4%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
12%
40%
41%
7%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
6%
6%
46%
45%
3%
3%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
3%
3%
18%
70%
9%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
2%
22%
67%
9%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
1%
13%
73%
13%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
9%
38%
45%
7%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
1%
27%
66%
5%
5%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
4%
4%
72%
24%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
1%
5%
5%
74%
21%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
6%
6%
39%
50%
5%
5%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
3%
3%
40%
54%
2%
Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
4%
4%
20%
63%
14%
Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
6%
6%
33%
45%
16%
O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
83%
17%

14 - Qual o motivo da interrupção do calendário?

Total de respondentes: 538
Falta de água
10%
Falta de energia
6%
Falta de merenda
2%
Greve de professores
62%
Vandalismo nas instalações
0%
Problemas de infraestrutura da escola
8%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
34%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
6%
Outros
18%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções

15 - Por quantos dias ocorreu a interrupção:

Total de respondentes: 533
Pergunta Média
Por quantos dias ocorreu a interrupção: 10,3
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções

16 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:

Total de respondentes: 3.156
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
92%
8%
1%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
64%
33%
2%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
89%
10%
1%
Houve tráfico de drogas na escola.
71%
26%
3%
3%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
55%
44%
2%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
51%
44%
5%
5%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
79%
21%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
96%
4%
4%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

Recursos e Infraestrutura

17 - Há na escola espaço destinado exclusivamente à amamentação?

Total de respondentes:
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou creche (entre 0 e 3 anos) na sua escola

18 - Há na escola local para armazenamento de leite materno?

Total de respondentes:
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou creche (entre 0 e 3 anos) na sua escola

19 - Há na escola banheiro com chuveiro para uso das crianças? (Regra de Dependência: somente será preenchida caso Q034 ou Q035 seja igual a "A")

Total de respondentes:
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

20 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:

Total de respondentes: 579
Bebedouro ao alcance das crianças
94%
Banheiro infantil
40%
Área sombreada
74%
Área coberta
77%
Vegetação e jardim
71%
Horta
45%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola

21 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?

Total de respondentes: 579
Piso emborrachado
3%
Cimento liso
47%
Cimento áspero
72%
Areia
26%
Grama
60%
Terra
57%
Cerâmica
33%
Pedras
28%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola

22 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?

Total de respondentes: 579
Tanque de areia
13%
Gira-gira
18%
Túnel lúdico
3%
Gangorra
27%
Escorregador
33%
Casinha
19%
Balanço
32%
Brinquedo para escalar
18%
Banco
58%
Outros
34%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola

23 - Avalie os seguintes aspectos da escola:

Total de respondentes: 3.076
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
14%
35%
47%
4%
4%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
16%
38%
42%
3%
3%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
12%
34%
47%
7%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
8%
29%
56%
7%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
7%
19%
62%
11%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
4%
4%
11%
61%
24%

24 - Como a escola adquire Brinquedos:

Total de respondentes: 80
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
85%
Doações e campanhas de arrecadação
33%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
10%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

25 - Como a escola adquire Recursos pedagógicos:

Total de respondentes: 80
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
100%
Doações e campanhas de arrecadação
14%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
8%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

26 - Como a escola adquire Materiais de higiene pessoal:

Total de respondentes: 80
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
98%
Doações e campanhas de arrecadação
10%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
8%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

Gestão e Participação

27 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?

Total de respondentes:

28 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?

Total de respondentes: 2.878
Pergunta Média
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? 7,4
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

29 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)

Total de respondentes: 2.880
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) 4,3
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

30 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)

Total de respondentes: 2.824
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) 3,3
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

31 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)

Total de respondentes: 2.802
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) 3,0
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

32 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários

Total de respondentes: 2.827
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários 3,0
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

33 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros

Total de respondentes: 1.917
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros 2,8
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

34 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:

Total de respondentes: 2.894
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
1%
30%
44%
25%
Questões administrativas e institucionais
1%
20%
51%
28%
Questões financeiras
1%
14%
47%
38%
Questões de relacionamento com a comunidade
4%
4%
42%
38%
17%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

35 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?

Total de respondentes:
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

36 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes: 2.988
Pergunta Média
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? 3,4

37 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho

Total de respondentes:

38 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?

Total de respondentes: 1.356
Pergunta Média
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? 4,8

39 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.

Total de respondentes:

40 - Há Grêmio Estudantil?

Total de respondentes:
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola

41 - A escola é administrada pela Polícia Militar

Total de respondentes:
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

42 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.

Total de respondentes:
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

43 - A escola segue orientação religiosa.

Total de respondentes:
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

44 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:

Total de respondentes: 3.143
Programa Dinheiro Direto da Escola.
90%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
46%
Empresas que apoiam a escola.
18%
Organizações sem fins lucrativos.
17%
Repasses da rede de ensino.
81%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
2%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
18%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
23%
A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
98%

45 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?

Total de respondentes: 3.050
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
60%
9%
7%
23%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
20%
21%
25%
34%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
1%
6%
6%
37%
55%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

46 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).

Total de respondentes:
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

47 - Os alimentos são de boa qualidade.

Total de respondentes:
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

48 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.

Total de respondentes:
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

49 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.

Total de respondentes:
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

50 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.

Total de respondentes:
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

51 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.

Total de respondentes:
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

52 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?

Total de respondentes:
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

53 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?

Total de respondentes:
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

Gestão Pedagógica

54 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?

Total de respondentes:

55 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?

Total de respondentes:
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

56 - Quem participou da elaboração?

Total de respondentes: 3.104
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
99%
Os pais ?
77%
20%
3%
3%
Os(As) estudantes ?
86%
12%
2%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

57 - Estabelece metas de aprendizagem?

Total de respondentes:
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

58 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?

Total de respondentes:
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

59 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?

Total de respondentes:
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

60 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?

Total de respondentes:

61 - Neste ano, quais foram os critérios para a matrícula de novos estudantes nesta escola:

Total de respondentes: 941
Sorteio
6%
Local de moradia
31%
Prova de seleção
24%
Ordem de chegada
30%
Cor ou raça do(a) estudante
2%
Características socioeconômicas
4%
Desempenho do(a) estudante no ano anterior
12%
Outros
33%
Respondida apenas por quem declarou que nem todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular

62 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:

Total de respondentes: 3.161
Não se aplica
19%
Afinidade entre os(as) estudantes
9%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
27%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
16%
Manter as turmas existentes do ano anterior
38%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
9%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
6%
Outro
32%

63 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?

Total de respondentes: 3.116
Preferência dos(as) professores(as).
47%
Tempo de serviço.
63%
Cursos de formação continuada realizados.
42%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
23%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
40%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
26%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
32%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
1%
Atribuição pela gestão da escola.
48%

64 - Na sua escola há parcerias com:

Total de respondentes: 3.161
Ministério Público
43%
Conselho Tutelar
83%
Secretaria de Saúde
67%
Secretaria de Educação
87%
Secretaria de Assistência Social
52%
Secretaria de Segurança Pública
48%
Organizações não governamentais/instituições privadas
38%

65 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 3.158
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
1%
1%
18%
50%
31%
Ir à residência do(a) estudante
27%
5%
5%
32%
29%
7%
Informar ao Conselho Tutelar
9%
3%
3%
21%
43%
23%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

66 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 3.155
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
14%
2%
24%
47%
12%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
1%
1%
16%
63%
20%
Revisão dos procedimentos de avaliação
1%
1%
12%
69%
17%
Revisão das práticas pedagógicas
1%
1%
12%
68%
18%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

67 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:

Total de respondentes: 3.161
Violência
79%
Bullying
87%
Machismo
28%
Homofobia
50%
Sexualidade
64%
Uso de drogas
80%
Direitos dos idosos
20%
Educação ambiental
81%
Ciência e tecnologia
53%
Diversidade religiosa
28%
Desigualdades sociais
47%
Nutrição e alimentação
47%
Educação para o trânsito
40%
Relações étnico-raciais/racismo
63%
Direitos da criança e do adolescente
43%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
64%
Educação financeira e consumo sustentável
41%

68 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:

Total de respondentes: 3.106
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
69%
Avaliação da aprendizagem.
85%
Avaliação em larga escala.
53%
Metodologias de ensino.
77%
Conhecimento do currículo.
81%
Gestão da sala de aula.
66%
Educação inclusiva.
66%
Novas tecnologias.
65%
Gestão e administração escolar.
52%

Educação Inclusiva

69 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?

Total de respondentes:

70 - Indique quais outros(as) profissionais seriam necessários(as) no momento:

Total de respondentes: 1.574
Professor(a) de Braille
14%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
49%
Professor(a) bilíngue para surdos
16%
Professor(a) de Libras
25%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
38%
Professor(a) itinerante
21%
Monitor(a) de apoio
63%
Outros
24%
Respondida apenas por quem declarou não haver profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial suficientes

71 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?

Total de respondentes:

72 - Em quais áreas ocorreram treinamento:

Total de respondentes: 927
Deficiência intelectual
77%
Deficiência física
40%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
69%
Surdez
38%
Deficiência auditiva
37%
Cegueira
24%
Baixa visão
40%
Deficiência múltipla
36%
Altas habilidades/superdotação
31%
Surdo-cegueira
16%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial

Avaliação do Instrumento

73 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:

Total de respondentes: 3.157
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
2%
2%
18%
55%
24%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
2%
2%
14%
59%
24%

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento