Estado / País
Municípios
Escolas






Estado / País
Municípios
Escolas

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes: 146
42%
Branca
5%
Preta
49%
Parda
2%
Amarela
0%
Indígena
2%
Não quero declarar

2 - Por quanto tempo você trabalhou como professor(a) antes de se tornar diretor(a)?

Total de respondentes: 140
Pergunta Média
Média de anos 13,4
Média de meses 3,3

3 - Você possui quanto tempo de experiência como diretor(a) de escola?

Total de respondentes: 138
Pergunta Média
Média de anos 6,3
Média de meses 6,1

4 - Há quanto tempo você é diretor(a) desta escola?

Total de respondentes: 131
Pergunta Média
Média de anos 3,6
Média de meses 6,8

5 - Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas

Total de respondentes: 139
Pergunta Média
Considerando todas as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal? Média de horas 43,5

6 - Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas

Total de respondentes: 135
Pergunta Média
Quantas horas você trabalha em uma semana normal em atividades relacionadas à educação? Média de horas 43,6

7 - Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas

Total de respondentes: 139
Pergunta Média
Na semana normal de trabalho, quantas horas você trabalha para esta escola? Média de horas 41,8

8 - Em uma semana normal de trabalho, quantas horas você costuma gastar, aproximadamente, com as seguintes atividades para esta escola:

Total de respondentes: 142
Pergunta Média
Prestação de contas (Média de horas) 4,2
Reunião com professores(as) (Média de horas) 3,8
Atendimento aos pais ou responsáveis (Média de horas) 5,0
Gerenciamento de conflitos (Média de horas) 5,4
Atendimento aos(às) alunos(as) (Média de horas) 6,4
Atendimento individual aos(às) professores(as) (Média de horas) 4,1
Demandas da Secretaria de Educação (Média de horas) 5,6
Merenda (Média de horas) 2,7
Manutenção (Média de horas) 3,3
Segurança (Média de horas) 3,0
Outras atividades (Média de horas) 5,9

9 - Quanto você sente estar preparado(a) para realizar a seguinte atividade:

Total de respondentes: 145
Nada preparado
Pouco preparado
Preparado
Muito preparado
Liderar a equipe escolar
2%
73%
25%
Atender as demandas administrativas da rede escolar.
3%
3%
81%
16%
Atender as demandas administrativas da escola.
2%
74%
24%
Garantir a manutenção da escola.
4%
4%
80%
16%
Resolver as demandas dos familiares dos(as) alunos(as).
9%
72%
19%
Mobilizar a comunidade para auxiliar a escola.
12%
72%
17%
Coordenar a implantação do Projeto Político-Pedagógico.
8%
76%
17%
Administrar conflitos.
6%
6%
72%
23%
Manter os(as) professores(as) motivados(as).
6%
6%
76%
17%
Avaliar o desempenho dos(as) professores(as).
3%
3%
81%
17%
Realizar a autoavaliação institucional.
6%
6%
77%
17%
Melhorar os processos pedagógicos da sua escola.
10%
71%
19%

Condições de funcionamento da escola

10 - Indique quais são as etapas educacionais atendidas pela sua escola:

Total de respondentes: 120
Educação Infantil e Creche (0 a 3 anos).
11%
Educação Infantil e Pré-escola (4 e 5 anos).
30%
Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
72%
Anos Finais do Ensino Fundamental.
80%
Ensino Médio.
29%

11 - A educação infantil funciona na sede da escola?

Total de respondentes: 38
89%
Sim
11%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

12 - A área externa (pátio, área verde e parque) é utilizada em horários diferenciados pelos(as) alunos(as) da Educação Infantil?

Total de respondentes: 37
78%
Sim
22%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

13 - Indique o quanto concorda ou discorda das afirmativas relativas às condições de funcionamento desta escola neste ano:

Total de respondentes: 147
Discordo fortemente
Discordo
Concordo
Concordo fortemente
Os recursos financeiros foram suficientes.
12%
46%
39%
3%
3%
Havia professores(as) para todas as disciplinas.
3%
3%
11%
65%
20%
Havia quantidade suficiente de pessoal administrativo.
4%
4%
24%
62%
9%
Havia quantidade suficiente de pessoal para apoio pedagógico (coordenador, orientador etc.).
4%
4%
24%
57%
15%
Os recursos pedagógicos foram suficientes.
3%
3%
33%
56%
7%
Recebi apoio da Secretaria de Educação.
1%
5%
5%
68%
26%
Os(As) professores(as) foram assíduos(as).
3%
3%
16%
71%
10%
Os(As) professores(as) iniciaram as aulas no horário marcado.
2%
11%
67%
20%
As substituições das ausências de professores(as) foram facilmente realizadas.
7%
29%
54%
10%
Os(As) alunos(as) foram assíduos(as).
17%
76%
7%
Troquei experiências com diretores(as) de outras escolas.
4%
4%
72%
24%
A comunidade apoiou a gestão da escola.
3%
3%
77%
20%
A comunidade executou trabalhos voluntários na escola.
5%
5%
41%
51%
3%
3%
As famílias contribuíram com o trabalho pedagógico.
2%
30%
68%
1%
Os livros didáticos foram entregues antes do início das aulas.
3%
3%
27%
58%
12%
Todos(as) os(as) alunos(as) receberam livros didáticos.
7%
29%
49%
15%
O calendário escolar pré-estabelecido foi cumprido sem interrupções?
84%
16%

14 - Qual o motivo da interrupção do calendário?

Total de respondentes: 23
Falta de água
30%
Falta de energia
22%
Falta de merenda
4%
Greve de professores
39%
Vandalismo nas instalações
0%
Problemas de infraestrutura da escola
9%
Eventos externos (paralisação, bloqueio etc)
48%
Eventos climáticos (inundação, desmoronamento etc)
17%
Outros
43%
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções

15 - Por quantos dias ocorreu a interrupção:

Total de respondentes: 22
Pergunta Média
Por quantos dias ocorreu a interrupção: 10,4
Respondida apenas por quem declarou que o calendário escolar teve interrupções

16 - Sobre os fatos listados abaixo, diga a frequência com que ocorreram neste ano, nesta escola:

Total de respondentes: 147
Nunca
Poucas vezes
Várias vezes
Profissionais foram vítimas de atentado à vida.
95%
5%
5%
Profissionais foram ameaçados(as) por algum aluno.
70%
29%
1%
Houve ocorrência de roubo com uso de violência.
96%
4%
4%
Houve tráfico de drogas na escola.
85%
14%
1%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica.
72%
27%
1%
Alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas.
72%
22%
5%
5%
Alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.).
83%
17%
Episódios de violência ocasionaram cancelamento das aulas.
95%
5%
5%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

Recursos e Infraestrutura

17 - Há na escola espaço destinado exclusivamente à amamentação?

Total de respondentes: 13
0%
Sim
100%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou creche (entre 0 e 3 anos) na sua escola

18 - Há na escola local para armazenamento de leite materno?

Total de respondentes: 13
0%
Sim
100%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou creche (entre 0 e 3 anos) na sua escola

19 - Há na escola banheiro com chuveiro para uso das crianças? (Regra de Dependência: somente será preenchida caso Q034 ou Q035 seja igual a "A")

Total de respondentes: 36
58%
Sim
42%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

20 - Sobre a área externa da sua escola (pátio, parque e área verde), indique os itens existentes:

Total de respondentes: 100
Bebedouro ao alcance das crianças
92%
Banheiro infantil
46%
Área sombreada
66%
Área coberta
75%
Vegetação e jardim
52%
Horta
40%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou fundamental (anos iniciais ou finais) na sua escola

21 - Quais os tipos de solo ou revestimento do solo da área externa da sua escola?

Total de respondentes: 100
Piso emborrachado
7%
Cimento liso
41%
Cimento áspero
62%
Areia
28%
Grama
37%
Terra
61%
Cerâmica
35%
Pedras
20%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola

22 - Quais equipamentos existem nas áreas externas de recreação da sua escola?

Total de respondentes: 100
Tanque de areia
10%
Gira-gira
8%
Túnel lúdico
1%
Gangorra
13%
Escorregador
22%
Casinha
10%
Balanço
25%
Brinquedo para escalar
11%
Banco
35%
Outros
40%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil ou os anos iniciais do fundamental na sua escola

23 - Avalie os seguintes aspectos da escola:

Total de respondentes: 132
Muito inadequado
Inadequado
Adequado
Muito adequado
Condições de uso dos equipamentos da área externa de recreação.
12%
38%
48%
2%
O acesso à área externa de recreação pelos(as) alunos(as) público-alvo da educação especial.
14%
41%
42%
2%
O acesso à entrada principal das pessoas com deficiência física e visual (ex.: rampas e marcadores no chão).
10%
32%
52%
5%
5%
Segurança na entrada e saída dos(as) alunos(as) da escola.
1%
25%
67%
6%
6%
Muros e grades que impedem que os(as) alunos(as) saiam sozinhos(as).
5%
5%
14%
66%
14%
Identificação externa que caracterize o prédio como uma instituição escolar.
3%
3%
7%
67%
22%

24 - Como a escola adquire Brinquedos:

Total de respondentes: 38
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
84%
Doações e campanhas de arrecadação
32%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
5%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

25 - Como a escola adquire Recursos pedagógicos:

Total de respondentes: 38
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
100%
Doações e campanhas de arrecadação
3%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
0%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

26 - Como a escola adquire Materiais de higiene pessoal:

Total de respondentes: 38
Compra realizada pela própria escola/Secretaria de Educação
97%
Doações e campanhas de arrecadação
5%
Solicitado aos responsáveis pelas crianças
3%
Respondida apenas por quem declarou ter educação infantil entre 0 e 5 anos na sua escola

Gestão e Participação

27 - O Conselho Escolar é um colegiado geralmente constituído por representantes da escola e da comunidade que tem como objetivo acompanhar as atividades escolares. Na sua escola existe Conselho Escolar?

Total de respondentes: 148
80%
Sim, existe e está ativo
12%
Sim, existe, mas está inativo
8%
Não existe Conselho Escolar

28 - Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano?

Total de respondentes: 115
Pergunta Média
Quantas reuniões do Conselho Escolar ocorreram neste ano? 5,6
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

29 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as)

Total de respondentes: 117
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Professores(as) 5,3
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

30 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as)

Total de respondentes: 102
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Alunos(as) 4,0
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

31 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis)

Total de respondentes: 116
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Pais (ou responsáveis) 4,2
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

32 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários

Total de respondentes: 116
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Funcionários 3,6
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

33 - Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros

Total de respondentes: 74
Pergunta Média
Considere os atores relacionados a seguir e indique quantos participam do Conselho Escolar: Outros membros 3,2
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

34 - Neste ano, indique a frequência com que os temas/assuntos foram discutidos pelo Conselho Escolar:

Total de respondentes: 118
Nunca
Poucas vezes
Muitas vezes
Sempre
Questões pedagógicas
1%
31%
36%
32%
Questões administrativas e institucionais
3%
3%
25%
46%
27%
Questões financeiras
2%
21%
38%
38%
Questões de relacionamento com a comunidade
4%
4%
38%
31%
26%
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

35 - O Conselho Escolar tem função deliberativa?

Total de respondentes: 118
97%
Sim
3%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter Conselho Escolar ativo

36 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes: 135
Pergunta Média
O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? 3,3

37 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/ano. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe? Não existe Conselho

Total de respondentes: 148
6%
Sim
94%
Não¹

38 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)?

Total de respondentes: 56
Pergunta Média
A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? 4,0

39 - A APM - Associação de Pais e Mestres existe para apoiar as ações da escola e integrar a comunidade. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu a APM (ou caixa escolar)? Não existe APM.

Total de respondentes: 148
55%
Sim
45%
Não¹

40 - Há Grêmio Estudantil?

Total de respondentes: 120
44%
Sim, existe e está ativo
10%
Sim, existe, mas está inativo
39%
Não existe grêmio estudantil
7%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou ter anos finais do fundamental ou ensino médio na sua escola

41 - A escola é administrada pela Polícia Militar

Total de respondentes: 147
1%
Sim
99%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

42 - Os(As) estudantes são preparados(as) para os testes de avaliação externos.

Total de respondentes: 148
91%
Sim
9%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

43 - A escola segue orientação religiosa.

Total de respondentes: 147
14%
Sim
86%
Não
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

44 - Indique se as fontes abaixo fornecem ou não fornecem recursos para o funcionamento desta escola:

Total de respondentes: 148
Programa Dinheiro Direto da Escola.
95%
Eventos promovidos nas dependências da escola (Festas, rifas etc.).
57%
Empresas que apoiam a escola.
9%
Organizações sem fins lucrativos.
13%
Repasses da rede de ensino.
57%
Pagamento de taxas pelos familiares dos(as) estudantes.
0%
Contribuições voluntárias dos familiares dos(as) estudantes.
20%
Contribuições voluntárias dos(as) profissionais da escola.
28%
A escola oferece merenda aos(às) estudantes?
99%

45 - Quantas refeições são oferecidas nesta escola?

Total de respondentes: 145
Uma vez
Duas vezes
Três vezes ou mais
Não se aplica
para alunos(as) que permanecem menos de 4 horas na escola:
59%
16%
2%
23%
para alunos(as) que permanecem entre 4 e 7 horas na escola:
23%
26%
22%
29%
para alunos(as) que permanecem mais de 7 horas na escola:
1%
7%
13%
79%
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

46 - A quantidade de alimentos é suficiente para todos(as).

Total de respondentes: 146
1%
Discordo fortemente
2%
Discordo
60%
Concordo
38%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

47 - Os alimentos são de boa qualidade.

Total de respondentes: 146
0%
Discordo fortemente
1%
Discordo
64%
Concordo
35%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

48 - A cozinha atende todas as necessidades do preparo da merenda.

Total de respondentes: 146
1%
Discordo fortemente
12%
Discordo
65%
Concordo
22%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

49 - Todos(as) conseguem se alimentar sentados.

Total de respondentes: 146
10%
Discordo fortemente
32%
Discordo
41%
Concordo
18%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

50 - O acesso ao local de alimentação é livre para pessoas com mobilidade reduzida.

Total de respondentes: 146
3%
Discordo fortemente
14%
Discordo
66%
Concordo
17%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

51 - Há pias para higienização das mãos próximas ao local de alimentação.

Total de respondentes: 145
8%
Discordo fortemente
32%
Discordo
48%
Concordo
12%
Concordo fortemente
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

52 - A merenda escolar é preparada na própria instituição?

Total de respondentes: 146
93%
Sim
7%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

53 - Os cardápios da alimentação escolar são elaborados por nutricionista?

Total de respondentes: 146
100%
Sim
0%
Não
Respondida apenas por quem declarou oferecer merenda aos estudantes

Gestão Pedagógica

54 - A escola possui Projeto Político-Pedagógico?

Total de respondentes: 147
94%
Sim
6%
Não

55 - Seu conteúdo é discutido em reuniões?

Total de respondentes: 138
96%
Sim
3%
Não
1%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

56 - Quem participou da elaboração?

Total de respondentes: 138
Sim
Não
Não se aplica
Os(As) professores(as) ?
98%
2%
Os pais ?
82%
13%
4%
4%
Os(As) estudantes ?
79%
16%
5%
5%
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

57 - Estabelece metas de aprendizagem?

Total de respondentes: 137
96%
Sim
2%
Não
2%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

58 - Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)?

Total de respondentes: 138
92%
Sim
3%
Não
5%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

59 - Há metas de alcance de indicadores externos (Ideb, índices estaduais ou municipais)?

Total de respondentes: 138
91%
Sim
4%
Não
4%
Não se aplica
Respondida apenas por quem declarou que a escola possui projeto Político-Pedagógico

60 - Neste ano e nesta escola, todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular?

Total de respondentes: 148
78%
Sim
22%
Não

61 - Neste ano, quais foram os critérios para a matrícula de novos estudantes nesta escola:

Total de respondentes: 33
Sorteio
15%
Local de moradia
48%
Prova de seleção
9%
Ordem de chegada
39%
Cor ou raça do(a) estudante
0%
Características socioeconômicas
0%
Desempenho do(a) estudante no ano anterior
6%
Outros
27%
Respondida apenas por quem declarou que nem todos que solicitaram vagas conseguiram se matricular

62 - Quais critérios foram considerados para a formação das turmas:

Total de respondentes: 148
Não se aplica
13%
Afinidade entre os(as) estudantes
5%
Agrupar os(as) estudantes segundo a idade
51%
Equilíbrio de meninos e meninas nas turmas
25%
Manter as turmas existentes do ano anterior
41%
Agrupar os(as) estudantes por critérios disciplinares
13%
Agrupar os(as) estudantes com base no seu desempenho
16%
Outro
18%

63 - Neste ano, quais critérios foram utilizados para a atribuição das turmas aos(às) professores(as)?

Total de respondentes: 145
Preferência dos(as) professores(as).
40%
Tempo de serviço.
39%
Cursos de formação continuada realizados.
62%
Professores(as) experientes nas turmas com facilidade de aprendizagem.
41%
Professores(as) experientes nas turmas com dificuldade de aprendizagem.
63%
Manutenção do(a) professor(a) com a mesma turma.
36%
Revezamento dos(as) professores(as) entre séries/anos.
42%
Sorteio das turmas entre os(as) professores(as).
1%
Atribuição pela gestão da escola.
65%

64 - Na sua escola há parcerias com:

Total de respondentes: 148
Ministério Público
44%
Conselho Tutelar
88%
Secretaria de Saúde
86%
Secretaria de Educação
97%
Secretaria de Assistência Social
69%
Secretaria de Segurança Pública
57%
Organizações não governamentais/instituições privadas
18%

65 - Neste ano, para redução do ABANDONO ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 148
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito efetiva
Entrar em contato com os familiares do(a) estudante
3%
3%
11%
49%
37%
Ir à residência do(a) estudante
20%
3%
3%
18%
36%
23%
Informar ao Conselho Tutelar
6%
6%
3%
3%
18%
54%
19%
Respondida apenas por quem declarou ter na sua escola ao menos uma etapa de ensino entre educação infantil (4 - 5 anos) e ensino médio

66 - Neste ano, para a redução da REPETÊNCIA ESCOLAR, avalie o resultado das seguintes ações realizadas nesta escola:

Total de respondentes: 146
Não foi realizada esta ação
Nada efetiva
Pouco efetiva
Efetiva
Muito Efetiva
Oferta de reforço escolar
13%
1%
11%
58%
16%
Os(As) estudantes são estimulados(as) a apoiar uns(umas) aos(às) outros(as)
1%
11%
68%
20%
Revisão dos procedimentos de avaliação
1%
1%
8%
71%
18%
Revisão das práticas pedagógicas
9%
70%
20%
Respondida apenas por quem declarou ter educação fundamental (anos iniciais ou finais) ou médio na sua escola

67 - Nesta escola, há projetos com as seguintes temáticas:

Total de respondentes: 148
Violência
76%
Bullying
82%
Machismo
21%
Homofobia
33%
Sexualidade
56%
Uso de drogas
72%
Direitos dos idosos
25%
Educação ambiental
81%
Ciência e tecnologia
45%
Diversidade religiosa
31%
Desigualdades sociais
45%
Nutrição e alimentação
58%
Educação para o trânsito
45%
Relações étnico-raciais/racismo
61%
Direitos da criança e do adolescente
54%
Mundo do trabalho (direitos, relações etc)
34%
Educação financeira e consumo sustentável
31%

68 - Indique se neste ano a escola ofereceu atividades de formação nas seguintes áreas:

Total de respondentes: 146
Conteúdo e compreensão dos conceitos da(s) área(s) de ensino.
82%
Avaliação da aprendizagem.
92%
Avaliação em larga escala.
62%
Metodologias de ensino.
83%
Conhecimento do currículo.
82%
Gestão da sala de aula.
72%
Educação inclusiva.
73%
Novas tecnologias.
62%
Gestão e administração escolar.
59%

Educação Inclusiva

69 - Os(As) profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial são em número suficiente?

Total de respondentes: 148
57%
Sim
43%
Não

70 - Indique quais outros(as) profissionais seriam necessários(as) no momento:

Total de respondentes: 63
Professor(a) de Braille
8%
Professor(a) de Educação Especial que atua na sala comum
54%
Professor(a) bilíngue para surdos
14%
Professor(a) de Libras
11%
Professor(a) da sala de recursos multifuncionais
37%
Professor(a) itinerante
16%
Monitor(a) de apoio
68%
Outros
16%
Respondida apenas por quem declarou não haver profissionais para inclusão do público-alvo da educação especial suficientes

71 - Nos últimos doze meses, sua escola recebeu treinamento para lidar com o público-alvo da educação especial?

Total de respondentes: 148
58%
Sim
42%
Não

72 - Em quais áreas ocorreram treinamento:

Total de respondentes: 86
Deficiência intelectual
84%
Deficiência física
51%
Autismo ou outro Transtorno Global do Desenvolvimento
86%
Surdez
34%
Deficiência auditiva
40%
Cegueira
21%
Baixa visão
41%
Deficiência múltipla
36%
Altas habilidades/superdotação
22%
Surdo-cegueira
19%
Respondida apenas por quem declarou que houve treinamento na escola para lidar com o público-alvo da educação especial

Avaliação do Instrumento

73 - Sobre este questionário, avalie os tópicos a seguir:

Total de respondentes: 148
Muito difícil
Difícil
Nem fácil e nem difícil
Fácil
Muito fácil
Facilidade de preenchimento das respostas.
2%
1%
18%
53%
26%
Compreensão dos termos utilizados no questionário.
2%
1%
12%
59%
25%

Questionário Diretores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Condições de funcionamento da escola
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Educação Inclusiva
Avaliação do Instrumento