Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas






Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas
Brasil

Acre

Acre

Brasil /

Norte

Amazônia Legal

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes:
  Comparar

2 - Há quantos anos você trabalha como professor (a)?

Total de respondentes:
  Comparar

3 - Há quantos anos você trabalha como professor(a) nesta escola?

Total de respondentes:
  Comparar

4 - Em quantas escolas você trabalha?

Total de respondentes:
  Comparar

5 - Qual o seu tipo de vínculo trabalhista nesta escola?

Total de respondentes:
  Comparar

6 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 980
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Tornar-me professor(a) foi a realização de um dos meus sonhos
2%
15%
57%
26%
- A profissão de professor(a) é valorizada pela sociedade
30%
53%
14%
3%
3%
- As vantagens de ser professor(a) superam claramente as desvantagens
8%
43%
44%
5%
5%
- No geral, estou satisfeito com o meu trabalho de professor(a)
1%
16%
68%
15%

7 - NESTE ANO, O QUE NORMALMENTE VOCÊ TEM FEITO QUANDO ESTÁ FORA DO(S) SEU(S) LOCAL(IS) DE TRABALHO?

Total de respondentes: 981
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Leio notícias por meio de jornais, revistas, internet etc
1%
13%
39%
47%
- Leio livros não relacionados à Educação
4%
4%
50%
29%
16%
- Acesso blogs, Youtube, redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook etc.)
2%
27%
34%
37%
- Assisto a filmes
3%
3%
47%
27%
24%
- Vou a exposições (museus, centros culturais)
26%
60%
9%
5%
5%
- Participo de festas da comunidade (igreja, bairro etc.)
4%
4%
34%
28%
34%
- Estudo
5%
5%
34%
60%
- Assisto a telejornal
1%
18%
35%
46%

8 - Considerando TODAS as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal?

Total de respondentes:
  Comparar

9 - Nesta escola, quantas horas você trabalha em uma semana normal (dando aulas, preparando murais, planejando aulas, corrigindo atividades, participando de reuniões etc.)?

Total de respondentes:
  Comparar

10 - Numa semana normal de trabalho, quantas horas você dedica exclusivamente a dar aulas aqui nesta escola?

Total de respondentes:
  Comparar

11 - EM QUE MEDIDA VOCÊ SE SENTE PREPARADO(A) PARA AS SEGUINTES ATIVIDADES:

Total de respondentes: 978
  Comparar
Nada preparado(a).
Pouco preparado(a).
Razoavelmente preparado(a).
Muito preparado(a).
- Desenvolver o conteúdo da(s) área(s) de ensino que leciono
23%
76%
- Aplicar diferentes metodologias de ensino
2%
46%
52%
- Relacionar as outras áreas do currículo com aquela que leciono
5%
5%
54%
41%
- Desenvolver instrumentos de avaliação de sala de aula
1%
35%
64%
- Gestão de sala de aula
2%
30%
68%
- Ensinar para o público-alvo da educação especial
7%
35%
45%
13%
- Usar novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
10%
52%
37%
- Comunicar-me com as famílias de alunos(as)
4%
4%
34%
62%
- Utilizar conhecimentos sobre o desenvolvimento da aprendizagem
2%
42%
57%
- Participar da gestão da escola
2%
10%
50%
38%
- Lidar com conflitos do cotidiano escolar
4%
4%
49%
47%

12 - DENTRE AS ATIVIDADES FORMATIVAS LISTADAS ABAIXO, INDIQUE QUANTAS VOCÊ REALIZOU NESSE ANO:

Total de respondentes: 972
  Comparar
Nenhuma.
Uma.
Duas.
Três ou mais.
- Atividades formativas com menos de 20 horas
9%
17%
25%
49%
- Cursos de 20 a menos de 180 horas
49%
24%
15%
12%
- Cursos de aperfeiçoamento de 180 a 360 horas
71%
15%
8%
6%
6%

13 - CONSIDERANDO AS ATIVIDADES FORMATIVAS DE CURTA DURAÇÃO (INFERIORES A 360 HORAS) DAS QUAIS PARTICIPOU NESTE ANO, EM QUAIS DELAS ESTAVA PREVISTO:

Total de respondentes: 973
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Participação de colegas da(s) escola(s) em que leciono?
12%
26%
23%
38%
- Atividades colaborativas de aprendizado?
8%
24%
33%
35%
- Encontros de formação distribuídos por semanas ou meses?
12%
28%
25%
35%

14 - DURANTE ESTE ANO, INDIQUE DE QUAIS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO VOCÊ PARTICIPOU E SE RECEBEU APOIO DA SECRETARIA OU MANTENEDORA PARA REALIZÁ-LO:

Total de respondentes: 973
  Comparar
Não fiz este curso.
Sim, sem apoio.
Sim, com apoio parcial.
Sim, com apoio total.
- Especialização (mínimo de 360 horas)
73%
20%
3%
3%
5%
5%
- Mestrado (acadêmico ou profissional)
95%
3%
3%
1%
1%
- Doutorado
97%
1%
1%
1%

15 - INDIQUE O NÍVEL DE CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS E CURSOS REALIZADOS NESTE ANO PARA:

Total de respondentes: 968
  Comparar
Não contribuiu.
Contribuiu pouco.
Contribuiu razoavelmente.
Contribuiu muito.
- Aprofundar meus conhecimentos sobre as disciplinas que leciono
7%
10%
32%
50%
- Compreender o processo de aprendizagem
5%
5%
7%
33%
55%
- Aprimorar os processos avaliativos de sala de aula
5%
5%
9%
32%
54%
- Utilizar novas tecnologias para apoiar minhas atividades
9%
13%
36%
43%
- Colaborar com meus colegas na preparação de atividades e projetos
7%
12%
38%
44%
- Aprimorar as metodologias de ensino
5%
5%
9%
33%
54%
- Auxiliar na mediação de conflitos em sala de aula
10%
13%
35%
42%

Recursos e Infraestrutura

16 - AVALIE AS CONDIÇÕES DA SALA DE AULA QUE VOCÊ UTILIZA NESTA ESCOLA COM RELAÇÃO AOS SEGUINTES ELEMENTOS:

Total de respondentes: 980
  Comparar
Inadequado.
Pouco adequado.
Razoavelmente adequado.
Adequado.
- Tamanho da sala com relação ao número de alunos
7%
12%
27%
54%
- Acústica
10%
18%
33%
39%
- Iluminação natural
8%
19%
30%
44%
- Ventilação natural
14%
23%
28%
35%
- Temperatura
15%
16%
25%
44%
- Limpeza
1%
3%
3%
22%
74%
- Acessibilidade
4%
4%
8%
26%
62%
- Mobiliário (mesas e carteiras)
4%
4%
13%
33%
51%
- Infraestrutura (paredes, teto, assoalho, portas)
5%
5%
10%
30%
54%
- Lousa (quadro de giz ou quadro branco)
4%
4%
9%
27%
60%

17 - INDIQUE OS RECURSOS QUE VOCÊ NORMALMENTE USA NESTA ESCOLA E QUAL A SUA ADEQUAÇÃO PARA AS ATIVIDADES EM SALA DE AULA:

Total de respondentes: 977
  Comparar
NÃO USO / Não tem.
USO E É Inadequado.
USO E É Pouco adequado.
USO E É Razoavelmente adequado.
USO E É Adequado.
- Livro didático
2%
2%
14%
33%
48%
- Projetor multimídia (datashow)
8%
3%
3%
11%
25%
53%
- Computador (de mesa, portátil, tablet)
33%
6%
6%
15%
18%
28%
- Software
45%
7%
15%
17%
15%
- Internet
27%
8%
19%
20%
26%
- Acervo multimídia
29%
7%
18%
22%
23%

Gestão e Participação

18 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/série. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes:
  Comparar

19 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA COM OS SEGUINTES TEMAS:

Total de respondentes: 958
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- O(A) diretor(a) debate com frequência metas educacionais com os(as) professores(as) nas reuniões
3%
3%
8%
49%
41%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre tratam a qualidade de ensino como uma responsabilidade coletiva
1%
4%
4%
45%
50%
- O(A) diretor(a) informa aos(às) professores(as) sobre as possibilidades de aperfeiçoamento profissional
3%
3%
8%
48%
41%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados à aprendizagem dos alunos
2%
6%
6%
44%
48%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados às normas administrativas
1%
4%
4%
48%
46%
- O(A) diretor(a) com frequência me anima e me motiva para o trabalho
4%
4%
10%
44%
42%
- Tenho confiança no(a) diretor(a) como profissional
2%
4%
4%
40%
54%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre asseguram que as questões relacionadas à qualidade da convivência e gestão de conflitos sejam uma responsabilidade coletiva
1%
5%
5%
48%
45%

20 - NESTA ESCOLA E NESTE ANO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORREU:

Total de respondentes: 962
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Colaboração das famílias para superar problemas que interferem na aprendizagem dos(as) alunos(as) (ausências, indisciplinas, acompanhamento das tarefas escolares etc.)
5%
5%
57%
24%
14%
- Colaboração entre colegas (feedback, trocas, projetos interdisciplinares)
4%
4%
26%
44%
26%
- Colaboração da gestão da escola para superar dificuldades de sala de aula
2%
15%
39%
44%
- Colaboração da gestão da escola para superar problemas que interferem na qualidade das relações com os estudantes
2%
14%
39%
45%
- Apoio da Secretaria de Educação para superar as dificuldades do cotidiano escolar
12%
39%
29%
21%

Gestão Pedagógica

21 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 981
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Repetir de ano é bom para o aluno que não apresentou desempenho satisfatório
10%
39%
45%
6%
6%
- A quantidade de avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) é excessiva
12%
71%
14%
3%
3%
- As avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) têm direcionado o que deve ser ensinado na escola
2%
14%
74%
11%
- As avaliações externas têm ajudado a melhorar o processo de ensino e aprendizagem desta escola
2%
12%
71%
14%
- Os estudantes apresentam problemas de aprendizagem
2%
11%
68%
19%

22 - NESTE ANO, INDIQUE O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELAS SEGUINTES DEFINIÇÕES:

Total de respondentes: 962
  Comparar
Docente da turma.
Todo o corpo docente da escola.
Equipe gestora.
Decisão externa à escola (Secretaria de Educação, sistema apostilado de ensino etc.).
- Material didático
20%
40%
31%
9%
- Metodologia de ensino
40%
34%
16%
11%
- Conteúdos trabalhados em sala
32%
25%
9%
34%
- Instrumentos para avaliar os(as) alunos(as)
36%
29%
11%
24%
- Peso de cada instrumento de avaliação na nota final do(a) aluno(a)
41%
27%
13%
20%
- Seleção de conteúdos usados nas provas
37%
18%
5%
5%
40%

23 - INDIQUE SE AS SITUAÇÕES ABAIXO SE APLICAM OU NÃO AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 962
  Comparar
Desconheço o projeto.
Não.
Sim.
- Seu conteúdo é discutido em reuniões
11%
13%
76%
- Os(As) professores(as) participaram da sua elaboração
10%
14%
76%
- Estabelece metas de aprendizagem
10%
3%
3%
87%
- Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)
9%
2%
89%
- Há metas de alcance de índices (Ideb, índices estaduais ou municipais)
10%
2%
89%

Percepção sobre alunos

24 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO SEUS(SUAS) ALUNOS(AS) NESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 969
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Respeitam os acordos estabelecidos em sala
4%
4%
25%
59%
12%
- Chegam pontualmente
4%
4%
29%
54%
14%
- Estão sempre presentes às minhas aulas
1%
19%
62%
18%
- São respeitosos(as) comigo
1%
9%
65%
24%
- São respeitosos(as) com os(as) colegas da turma
3%
3%
32%
55%
10%
- Interessam-se pela disciplina que leciono
2%
17%
68%
13%

Violência

25 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 961
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica
89%
10%
1%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas
85%
13%
2%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.)
91%
8%
1%

26 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 967
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Fui ameaçado(a) por algum(a) aluno(a)
92%
6%
6%
1%
- Fui ameaçado(a) por familiares de alunos(as)
96%
3%
3%
1%
- Fui agredido(a) fisicamente por algum(a) aluno(a)
99%
1%
1%
- Fui agredido(a) fisicamente por familiares dos(as) alunos(as)
99%
1%
- Fui vítima de roubo com uso de violência
99%
1%
1%
- Fui vítima de atentado à vida
99%
1%
1%
- Outro(a) profissional foi vítima de atentado à vida
95%
4%
4%
1%

Práticas Pedagógicas

27 - INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE VOCÊ DESENVOLVE AS SEGUINTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NESTA TURMA:

Total de respondentes: 966
  Comparar
Nunca.
Uma vez por ano.
De 3 a 4 vezes ao ano.
Mensalmente.
Semanalmente.
Diariamente.
- Propor dever de casa
3%
3%
1%
2%
5%
5%
50%
38%
- Corrigir com os(as) alunos(as) o dever de casa
2%
2%
4%
4%
38%
53%
- Desenvolver atividades em grupo, em sala de aula, para que os(as) alunos(as) busquem soluções de problemas
2%
14%
50%
34%
- Desenvolver projetos temáticos com o objetivo de aprimorar as habilidades de trabalho em equipe
4%
4%
8%
27%
32%
19%
10%
- Solicitar que os(as) alunos(as) copiem textos e atividades do livro didático ou do quadro negro (lousa)
6%
6%
2%
7%
32%
53%
- Estimular os(as) alunos(as) a expressarem suas opiniões e a desenvolverem argumentos a partir de temas diversos
1%
4%
4%
13%
82%
- Propor situações de aprendizagem que sejam familiares ou de interesse dos(as) alunos(as)
1%
2%
9%
25%
63%
- Promover discussões a partir de textos de jornais ou revistas
2%
1%
5%
5%
19%
42%
31%
- Propor atividades gramaticais relacionadas aos textos de jornais ou revistas
2%
1%
5%
5%
18%
44%
30%
- Promover a leitura e discussão de contos, crônicas, poesias ou romances
2%
1%
11%
34%
52%
- Utilizar contos, crônicas, poesias ou romances para exercitar aspectos da gramática
1%
1%
2%
12%
40%
45%
- Utilizar revistas em quadrinhos como instrumento de aprendizado
6%
6%
3%
3%
8%
22%
39%
22%
- Fixar os nomes de conceitos gramaticais e linguísticos
6%
6%
1%
3%
3%
13%
37%
40%
- Fazer exercícios para fixar procedimentos e regras
2%
3%
3%
23%
72%
- Discutir se os resultados numéricos obtidos na solução de um problema são adequados à situação apresentada
1%
2%
20%
76%
- Discutir diferentes modos para resolver problemas e cálculos
1%
18%
80%
- Lidar com temas que aparecem em jornais e/ou revistas, discutindo a relação dos temas com a matemática
3%
3%
4%
4%
16%
39%
37%
- Fornecer esquemas/regras que permitem obter as respostas certas dos cálculos e problemas
1%
1%
4%
4%
22%
72%
- Experimentar diferentes ações (coletar informações, recortar, explorar, manipular etc.) para resolver problemas
1%
3%
3%
10%
32%
53%

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Percepção sobre alunos
Violência
Práticas Pedagógicas