Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas






Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas
Brasil Rio de Janeiro

Nova Iguaçu

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes:
  Comparar

2 - Há quantos anos você trabalha como professor (a)?

Total de respondentes:
  Comparar

3 - Há quantos anos você trabalha como professor(a) nesta escola?

Total de respondentes:
  Comparar

4 - Em quantas escolas você trabalha?

Total de respondentes:
  Comparar

5 - Qual o seu tipo de vínculo trabalhista nesta escola?

Total de respondentes:
  Comparar

6 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 408
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Tornar-me professor(a) foi a realização de um dos meus sonhos
2%
13%
53%
33%
- A profissão de professor(a) é valorizada pela sociedade
50%
45%
4%
4%
1%
- As vantagens de ser professor(a) superam claramente as desvantagens
17%
53%
28%
2%
- No geral, estou satisfeito com o meu trabalho de professor(a)
3%
3%
30%
59%
8%

7 - NESTE ANO, O QUE NORMALMENTE VOCÊ TEM FEITO QUANDO ESTÁ FORA DO(S) SEU(S) LOCAL(IS) DE TRABALHO?

Total de respondentes: 410
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Leio notícias por meio de jornais, revistas, internet etc
8%
28%
63%
- Leio livros não relacionados à Educação
2%
33%
40%
25%
- Acesso blogs, Youtube, redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook etc.)
1%
17%
34%
48%
- Assisto a filmes
1%
22%
32%
45%
- Vou a exposições (museus, centros culturais)
4%
4%
54%
29%
13%
- Participo de festas da comunidade (igreja, bairro etc.)
11%
40%
26%
22%
- Estudo
11%
36%
52%
- Assisto a telejornal
2%
19%
33%
46%

8 - Considerando TODAS as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal?

Total de respondentes:
  Comparar

9 - Nesta escola, quantas horas você trabalha em uma semana normal (dando aulas, preparando murais, planejando aulas, corrigindo atividades, participando de reuniões etc.)?

Total de respondentes:
  Comparar

10 - Numa semana normal de trabalho, quantas horas você dedica exclusivamente a dar aulas aqui nesta escola?

Total de respondentes:
  Comparar

11 - EM QUE MEDIDA VOCÊ SE SENTE PREPARADO(A) PARA AS SEGUINTES ATIVIDADES:

Total de respondentes: 410
  Comparar
Nada preparado(a).
Pouco preparado(a).
Razoavelmente preparado(a).
Muito preparado(a).
- Desenvolver o conteúdo da(s) área(s) de ensino que leciono
1%
21%
79%
- Aplicar diferentes metodologias de ensino
2%
47%
52%
- Relacionar as outras áreas do currículo com aquela que leciono
3%
3%
53%
44%
- Desenvolver instrumentos de avaliação de sala de aula
1%
31%
68%
- Gestão de sala de aula
2%
24%
74%
- Ensinar para o público-alvo da educação especial
28%
43%
24%
5%
5%
- Usar novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
2%
20%
51%
28%
- Comunicar-me com as famílias de alunos(as)
1%
4%
4%
41%
53%
- Utilizar conhecimentos sobre o desenvolvimento da aprendizagem
2%
45%
53%
- Participar da gestão da escola
6%
6%
16%
51%
27%
- Lidar com conflitos do cotidiano escolar
7%
52%
41%

12 - DENTRE AS ATIVIDADES FORMATIVAS LISTADAS ABAIXO, INDIQUE QUANTAS VOCÊ REALIZOU NESSE ANO:

Total de respondentes: 409
  Comparar
Nenhuma.
Uma.
Duas.
Três ou mais.
- Atividades formativas com menos de 20 horas
44%
27%
15%
14%
- Cursos de 20 a menos de 180 horas
64%
24%
7%
5%
5%
- Cursos de aperfeiçoamento de 180 a 360 horas
79%
17%
3%
3%
2%

13 - CONSIDERANDO AS ATIVIDADES FORMATIVAS DE CURTA DURAÇÃO (INFERIORES A 360 HORAS) DAS QUAIS PARTICIPOU NESTE ANO, EM QUAIS DELAS ESTAVA PREVISTO:

Total de respondentes: 407
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Participação de colegas da(s) escola(s) em que leciono?
43%
34%
15%
8%
- Atividades colaborativas de aprendizado?
36%
33%
20%
11%
- Encontros de formação distribuídos por semanas ou meses?
44%
34%
14%
7%

14 - DURANTE ESTE ANO, INDIQUE DE QUAIS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO VOCÊ PARTICIPOU E SE RECEBEU APOIO DA SECRETARIA OU MANTENEDORA PARA REALIZÁ-LO:

Total de respondentes: 408
  Comparar
Não fiz este curso.
Sim, sem apoio.
Sim, com apoio parcial.
Sim, com apoio total.
- Especialização (mínimo de 360 horas)
76%
19%
1%
3%
3%
- Mestrado (acadêmico ou profissional)
95%
3%
3%
1%
1%
- Doutorado
98%
1%
1%

15 - INDIQUE O NÍVEL DE CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS E CURSOS REALIZADOS NESTE ANO PARA:

Total de respondentes: 402
  Comparar
Não contribuiu.
Contribuiu pouco.
Contribuiu razoavelmente.
Contribuiu muito.
- Aprofundar meus conhecimentos sobre as disciplinas que leciono
33%
10%
27%
30%
- Compreender o processo de aprendizagem
30%
12%
29%
29%
- Aprimorar os processos avaliativos de sala de aula
31%
13%
30%
26%
- Utilizar novas tecnologias para apoiar minhas atividades
35%
18%
28%
19%
- Colaborar com meus colegas na preparação de atividades e projetos
31%
13%
34%
22%
- Aprimorar as metodologias de ensino
30%
12%
31%
27%
- Auxiliar na mediação de conflitos em sala de aula
37%
15%
29%
19%

Recursos e Infraestrutura

16 - AVALIE AS CONDIÇÕES DA SALA DE AULA QUE VOCÊ UTILIZA NESTA ESCOLA COM RELAÇÃO AOS SEGUINTES ELEMENTOS:

Total de respondentes: 410
  Comparar
Inadequado.
Pouco adequado.
Razoavelmente adequado.
Adequado.
- Tamanho da sala com relação ao número de alunos
15%
15%
30%
40%
- Acústica
20%
20%
29%
30%
- Iluminação natural
16%
19%
28%
37%
- Ventilação natural
25%
26%
29%
20%
- Temperatura
40%
24%
24%
12%
- Limpeza
4%
4%
8%
26%
62%
- Acessibilidade
11%
13%
23%
53%
- Mobiliário (mesas e carteiras)
6%
6%
13%
29%
53%
- Infraestrutura (paredes, teto, assoalho, portas)
11%
13%
32%
45%
- Lousa (quadro de giz ou quadro branco)
4%
4%
9%
26%
60%

17 - INDIQUE OS RECURSOS QUE VOCÊ NORMALMENTE USA NESTA ESCOLA E QUAL A SUA ADEQUAÇÃO PARA AS ATIVIDADES EM SALA DE AULA:

Total de respondentes: 410
  Comparar
NÃO USO / Não tem.
USO E É Inadequado.
USO E É Pouco adequado.
USO E É Razoavelmente adequado.
USO E É Adequado.
- Livro didático
8%
5%
5%
17%
37%
33%
- Projetor multimídia (datashow)
28%
4%
4%
12%
21%
36%
- Computador (de mesa, portátil, tablet)
54%
6%
6%
12%
13%
15%
- Software
60%
5%
5%
11%
14%
10%
- Internet
50%
10%
15%
16%
10%
- Acervo multimídia
50%
9%
13%
18%
10%

Gestão e Participação

18 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/série. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes:
  Comparar

19 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA COM OS SEGUINTES TEMAS:

Total de respondentes: 406
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- O(A) diretor(a) debate com frequência metas educacionais com os(as) professores(as) nas reuniões
1%
6%
6%
55%
37%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre tratam a qualidade de ensino como uma responsabilidade coletiva
4%
4%
50%
45%
- O(A) diretor(a) informa aos(às) professores(as) sobre as possibilidades de aperfeiçoamento profissional
1%
6%
6%
57%
35%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados à aprendizagem dos alunos
1%
6%
6%
56%
37%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados às normas administrativas
1%
3%
3%
50%
46%
- O(A) diretor(a) com frequência me anima e me motiva para o trabalho
1%
9%
55%
34%
- Tenho confiança no(a) diretor(a) como profissional
1%
3%
3%
45%
51%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre asseguram que as questões relacionadas à qualidade da convivência e gestão de conflitos sejam uma responsabilidade coletiva
1%
4%
4%
56%
40%

20 - NESTA ESCOLA E NESTE ANO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORREU:

Total de respondentes: 410
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Colaboração das famílias para superar problemas que interferem na aprendizagem dos(as) alunos(as) (ausências, indisciplinas, acompanhamento das tarefas escolares etc.)
4%
4%
58%
28%
10%
- Colaboração entre colegas (feedback, trocas, projetos interdisciplinares)
1%
13%
50%
36%
- Colaboração da gestão da escola para superar dificuldades de sala de aula
2%
11%
48%
40%
- Colaboração da gestão da escola para superar problemas que interferem na qualidade das relações com os estudantes
2%
11%
47%
41%
- Apoio da Secretaria de Educação para superar as dificuldades do cotidiano escolar
26%
49%
18%
7%

Gestão Pedagógica

21 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 407
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Repetir de ano é bom para o aluno que não apresentou desempenho satisfatório
3%
3%
32%
56%
9%
- A quantidade de avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) é excessiva
7%
76%
16%
2%
- As avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) têm direcionado o que deve ser ensinado na escola
4%
4%
34%
60%
2%
- As avaliações externas têm ajudado a melhorar o processo de ensino e aprendizagem desta escola
4%
4%
35%
58%
3%
3%
- Os estudantes apresentam problemas de aprendizagem
1%
8%
63%
28%

22 - NESTE ANO, INDIQUE O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELAS SEGUINTES DEFINIÇÕES:

Total de respondentes: 406
  Comparar
Docente da turma.
Todo o corpo docente da escola.
Equipe gestora.
Decisão externa à escola (Secretaria de Educação, sistema apostilado de ensino etc.).
- Material didático
25%
57%
13%
6%
6%
- Metodologia de ensino
50%
40%
5%
5%
4%
4%
- Conteúdos trabalhados em sala
51%
30%
1%
17%
- Instrumentos para avaliar os(as) alunos(as)
41%
39%
11%
10%
- Peso de cada instrumento de avaliação na nota final do(a) aluno(a)
25%
44%
17%
14%
- Seleção de conteúdos usados nas provas
80%
15%
2%
3%
3%

23 - INDIQUE SE AS SITUAÇÕES ABAIXO SE APLICAM OU NÃO AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 409
  Comparar
Desconheço o projeto.
Não.
Sim.
- Seu conteúdo é discutido em reuniões
4%
4%
12%
83%
- Os(As) professores(as) participaram da sua elaboração
3%
3%
10%
88%
- Estabelece metas de aprendizagem
6%
6%
4%
4%
90%
- Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)
5%
5%
4%
4%
91%
- Há metas de alcance de índices (Ideb, índices estaduais ou municipais)
6%
6%
5%
5%
89%

Percepção sobre alunos

24 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO SEUS(SUAS) ALUNOS(AS) NESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 410
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Respeitam os acordos estabelecidos em sala
6%
6%
27%
59%
9%
- Chegam pontualmente
5%
5%
35%
54%
6%
6%
- Estão sempre presentes às minhas aulas
2%
14%
70%
13%
- São respeitosos(as) comigo
2%
12%
65%
20%
- São respeitosos(as) com os(as) colegas da turma
4%
4%
36%
55%
5%
5%
- Interessam-se pela disciplina que leciono
6%
6%
24%
63%
8%

Violência

25 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 409
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica
87%
12%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas
91%
8%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.)
95%
5%
5%

26 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 410
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Fui ameaçado(a) por algum(a) aluno(a)
95%
5%
5%
- Fui ameaçado(a) por familiares de alunos(as)
95%
4%
4%
- Fui agredido(a) fisicamente por algum(a) aluno(a)
99%
1%
- Fui agredido(a) fisicamente por familiares dos(as) alunos(as)
100%
- Fui vítima de roubo com uso de violência
99%
1%
- Fui vítima de atentado à vida
99%
1%
- Outro(a) profissional foi vítima de atentado à vida
93%
6%
6%

Práticas Pedagógicas

27 - INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE VOCÊ DESENVOLVE AS SEGUINTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NESTA TURMA:

Total de respondentes: 410
  Comparar
Nunca.
Uma vez por ano.
De 3 a 4 vezes ao ano.
Mensalmente.
Semanalmente.
Diariamente.
- Propor dever de casa
5%
5%
5%
5%
10%
52%
27%
- Corrigir com os(as) alunos(as) o dever de casa
5%
5%
4%
4%
8%
46%
36%
- Desenvolver atividades em grupo, em sala de aula, para que os(as) alunos(as) busquem soluções de problemas
1%
1%
8%
31%
39%
20%
- Desenvolver projetos temáticos com o objetivo de aprimorar as habilidades de trabalho em equipe
2%
4%
4%
33%
39%
13%
9%
- Solicitar que os(as) alunos(as) copiem textos e atividades do livro didático ou do quadro negro (lousa)
2%
1%
4%
4%
30%
63%
- Estimular os(as) alunos(as) a expressarem suas opiniões e a desenvolverem argumentos a partir de temas diversos
3%
3%
7%
22%
67%
- Propor situações de aprendizagem que sejam familiares ou de interesse dos(as) alunos(as)
1%
4%
4%
10%
32%
53%
- Promover discussões a partir de textos de jornais ou revistas
1%
2%
9%
27%
44%
18%
- Propor atividades gramaticais relacionadas aos textos de jornais ou revistas
3%
3%
1%
8%
19%
48%
20%
- Promover a leitura e discussão de contos, crônicas, poesias ou romances
3%
3%
5%
5%
15%
50%
27%
- Utilizar contos, crônicas, poesias ou romances para exercitar aspectos da gramática
3%
3%
1%
3%
3%
14%
52%
27%
- Utilizar revistas em quadrinhos como instrumento de aprendizado
5%
5%
5%
5%
11%
24%
38%
17%
- Fixar os nomes de conceitos gramaticais e linguísticos
5%
5%
2%
13%
43%
37%
- Fazer exercícios para fixar procedimentos e regras
2%
30%
68%
- Discutir se os resultados numéricos obtidos na solução de um problema são adequados à situação apresentada
1%
4%
4%
33%
61%
- Discutir diferentes modos para resolver problemas e cálculos
1%
2%
3%
3%
39%
56%
- Lidar com temas que aparecem em jornais e/ou revistas, discutindo a relação dos temas com a matemática
1%
1%
11%
25%
44%
19%
- Fornecer esquemas/regras que permitem obter as respostas certas dos cálculos e problemas
2%
2%
7%
42%
47%
- Experimentar diferentes ações (coletar informações, recortar, explorar, manipular etc.) para resolver problemas
1%
1%
4%
4%
23%
41%
30%

Questionário Professores

Ano:
Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Percepção sobre alunos
Violência
Práticas Pedagógicas