Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas






Regiões
Estado / País
Municípios
Escolas
Brasil

Paraná

Paraná

Brasil /

Sul

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes:
  Comparar

2 - Há quantos anos você trabalha como professor (a)?

Total de respondentes:
  Comparar

3 - Há quantos anos você trabalha como professor(a) nesta escola?

Total de respondentes:
  Comparar

4 - Em quantas escolas você trabalha?

Total de respondentes:
  Comparar

5 - Qual o seu tipo de vínculo trabalhista nesta escola?

Total de respondentes:
  Comparar

6 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 11.116
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Tornar-me professor(a) foi a realização de um dos meus sonhos
1%
7%
51%
41%
- A profissão de professor(a) é valorizada pela sociedade
27%
58%
14%
1%
- As vantagens de ser professor(a) superam claramente as desvantagens
8%
43%
44%
5%
5%
- No geral, estou satisfeito com o meu trabalho de professor(a)
2%
19%
64%
16%

7 - NESTE ANO, O QUE NORMALMENTE VOCÊ TEM FEITO QUANDO ESTÁ FORA DO(S) SEU(S) LOCAL(IS) DE TRABALHO?

Total de respondentes: 11.137
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Leio notícias por meio de jornais, revistas, internet etc
9%
40%
51%
- Leio livros não relacionados à Educação
2%
39%
36%
23%
- Acesso blogs, Youtube, redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook etc.)
1%
22%
38%
38%
- Assisto a filmes
2%
34%
35%
29%
- Vou a exposições (museus, centros culturais)
13%
66%
15%
6%
6%
- Participo de festas da comunidade (igreja, bairro etc.)
8%
44%
27%
21%
- Estudo
6%
6%
38%
56%
- Assisto a telejornal
3%
3%
23%
34%
40%

8 - Considerando TODAS as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal?

Total de respondentes:
  Comparar

9 - Nesta escola, quantas horas você trabalha em uma semana normal (dando aulas, preparando murais, planejando aulas, corrigindo atividades, participando de reuniões etc.)?

Total de respondentes:
  Comparar

10 - Numa semana normal de trabalho, quantas horas você dedica exclusivamente a dar aulas aqui nesta escola?

Total de respondentes:
  Comparar

11 - EM QUE MEDIDA VOCÊ SE SENTE PREPARADO(A) PARA AS SEGUINTES ATIVIDADES:

Total de respondentes: 11.135
  Comparar
Nada preparado(a).
Pouco preparado(a).
Razoavelmente preparado(a).
Muito preparado(a).
- Desenvolver o conteúdo da(s) área(s) de ensino que leciono
17%
83%
- Aplicar diferentes metodologias de ensino
2%
42%
56%
- Relacionar as outras áreas do currículo com aquela que leciono
4%
4%
49%
47%
- Desenvolver instrumentos de avaliação de sala de aula
1%
28%
71%
- Gestão de sala de aula
1%
23%
76%
- Ensinar para o público-alvo da educação especial
12%
38%
37%
13%
- Usar novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
12%
55%
33%
- Comunicar-me com as famílias de alunos(as)
3%
3%
33%
63%
- Utilizar conhecimentos sobre o desenvolvimento da aprendizagem
2%
35%
63%
- Participar da gestão da escola
1%
11%
48%
40%
- Lidar com conflitos do cotidiano escolar
5%
5%
46%
49%

12 - DENTRE AS ATIVIDADES FORMATIVAS LISTADAS ABAIXO, INDIQUE QUANTAS VOCÊ REALIZOU NESSE ANO:

Total de respondentes: 11.125
  Comparar
Nenhuma.
Uma.
Duas.
Três ou mais.
- Atividades formativas com menos de 20 horas
9%
13%
26%
52%
- Cursos de 20 a menos de 180 horas
25%
31%
24%
20%
- Cursos de aperfeiçoamento de 180 a 360 horas
74%
17%
4%
4%
5%
5%

13 - CONSIDERANDO AS ATIVIDADES FORMATIVAS DE CURTA DURAÇÃO (INFERIORES A 360 HORAS) DAS QUAIS PARTICIPOU NESTE ANO, EM QUAIS DELAS ESTAVA PREVISTO:

Total de respondentes: 11.110
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Participação de colegas da(s) escola(s) em que leciono?
8%
26%
30%
37%
- Atividades colaborativas de aprendizado?
7%
29%
35%
29%
- Encontros de formação distribuídos por semanas ou meses?
12%
37%
27%
25%

14 - DURANTE ESTE ANO, INDIQUE DE QUAIS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO VOCÊ PARTICIPOU E SE RECEBEU APOIO DA SECRETARIA OU MANTENEDORA PARA REALIZÁ-LO:

Total de respondentes: 11.104
  Comparar
Não fiz este curso.
Sim, sem apoio.
Sim, com apoio parcial.
Sim, com apoio total.
- Especialização (mínimo de 360 horas)
79%
17%
2%
3%
3%
- Mestrado (acadêmico ou profissional)
95%
3%
3%
1%
1%
- Doutorado
98%
1%
1%

15 - INDIQUE O NÍVEL DE CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS E CURSOS REALIZADOS NESTE ANO PARA:

Total de respondentes: 11.106
  Comparar
Não contribuiu.
Contribuiu pouco.
Contribuiu razoavelmente.
Contribuiu muito.
- Aprofundar meus conhecimentos sobre as disciplinas que leciono
7%
16%
39%
37%
- Compreender o processo de aprendizagem
4%
4%
14%
42%
40%
- Aprimorar os processos avaliativos de sala de aula
5%
5%
16%
42%
36%
- Utilizar novas tecnologias para apoiar minhas atividades
10%
22%
38%
29%
- Colaborar com meus colegas na preparação de atividades e projetos
6%
6%
20%
41%
33%
- Aprimorar as metodologias de ensino
5%
5%
16%
41%
38%
- Auxiliar na mediação de conflitos em sala de aula
13%
23%
36%
28%

Recursos e Infraestrutura

16 - AVALIE AS CONDIÇÕES DA SALA DE AULA QUE VOCÊ UTILIZA NESTA ESCOLA COM RELAÇÃO AOS SEGUINTES ELEMENTOS:

Total de respondentes: 11.135
  Comparar
Inadequado.
Pouco adequado.
Razoavelmente adequado.
Adequado.
- Tamanho da sala com relação ao número de alunos
9%
12%
27%
52%
- Acústica
8%
16%
31%
45%
- Iluminação natural
5%
5%
13%
29%
52%
- Ventilação natural
13%
23%
32%
32%
- Temperatura
19%
24%
32%
26%
- Limpeza
2%
6%
6%
25%
67%
- Acessibilidade
7%
10%
25%
57%
- Mobiliário (mesas e carteiras)
3%
3%
8%
28%
62%
- Infraestrutura (paredes, teto, assoalho, portas)
4%
4%
9%
33%
54%
- Lousa (quadro de giz ou quadro branco)
4%
4%
9%
26%
61%

17 - INDIQUE OS RECURSOS QUE VOCÊ NORMALMENTE USA NESTA ESCOLA E QUAL A SUA ADEQUAÇÃO PARA AS ATIVIDADES EM SALA DE AULA:

Total de respondentes: 11.134
  Comparar
NÃO USO / Não tem.
USO E É Inadequado.
USO E É Pouco adequado.
USO E É Razoavelmente adequado.
USO E É Adequado.
- Livro didático
2%
2%
10%
37%
50%
- Projetor multimídia (datashow)
11%
3%
3%
10%
22%
55%
- Computador (de mesa, portátil, tablet)
20%
8%
15%
25%
31%
- Software
31%
8%
16%
25%
20%
- Internet
9%
14%
21%
31%
25%
- Acervo multimídia
21%
9%
19%
29%
22%

Gestão e Participação

18 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/série. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes:
  Comparar

19 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA COM OS SEGUINTES TEMAS:

Total de respondentes: 11.059
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- O(A) diretor(a) debate com frequência metas educacionais com os(as) professores(as) nas reuniões
2%
7%
52%
39%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre tratam a qualidade de ensino como uma responsabilidade coletiva
1%
4%
4%
46%
49%
- O(A) diretor(a) informa aos(às) professores(as) sobre as possibilidades de aperfeiçoamento profissional
1%
5%
5%
47%
47%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados à aprendizagem dos alunos
1%
7%
47%
45%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados às normas administrativas
2%
46%
51%
- O(A) diretor(a) com frequência me anima e me motiva para o trabalho
3%
3%
10%
47%
41%
- Tenho confiança no(a) diretor(a) como profissional
1%
4%
4%
41%
54%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre asseguram que as questões relacionadas à qualidade da convivência e gestão de conflitos sejam uma responsabilidade coletiva
1%
6%
6%
47%
46%

20 - NESTA ESCOLA E NESTE ANO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORREU:

Total de respondentes: 11.084
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Colaboração das famílias para superar problemas que interferem na aprendizagem dos(as) alunos(as) (ausências, indisciplinas, acompanhamento das tarefas escolares etc.)
2%
51%
35%
12%
- Colaboração entre colegas (feedback, trocas, projetos interdisciplinares)
1%
22%
49%
27%
- Colaboração da gestão da escola para superar dificuldades de sala de aula
1%
15%
47%
37%
- Colaboração da gestão da escola para superar problemas que interferem na qualidade das relações com os estudantes
1%
13%
46%
40%
- Apoio da Secretaria de Educação para superar as dificuldades do cotidiano escolar
17%
43%
27%
13%

Gestão Pedagógica

21 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 11.118
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Repetir de ano é bom para o aluno que não apresentou desempenho satisfatório
3%
3%
28%
59%
10%
- A quantidade de avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) é excessiva
4%
4%
54%
35%
8%
- As avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) têm direcionado o que deve ser ensinado na escola
2%
25%
66%
7%
- As avaliações externas têm ajudado a melhorar o processo de ensino e aprendizagem desta escola
3%
3%
28%
62%
7%
- Os estudantes apresentam problemas de aprendizagem
1%
10%
67%
22%

22 - NESTE ANO, INDIQUE O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELAS SEGUINTES DEFINIÇÕES:

Total de respondentes: 11.087
  Comparar
Docente da turma.
Todo o corpo docente da escola.
Equipe gestora.
Decisão externa à escola (Secretaria de Educação, sistema apostilado de ensino etc.).
- Material didático
21%
50%
10%
20%
- Metodologia de ensino
54%
31%
6%
6%
9%
- Conteúdos trabalhados em sala
52%
23%
4%
4%
21%
- Instrumentos para avaliar os(as) alunos(as)
57%
30%
8%
6%
6%
- Peso de cada instrumento de avaliação na nota final do(a) aluno(a)
47%
33%
13%
7%
- Seleção de conteúdos usados nas provas
82%
12%
2%
4%
4%

23 - INDIQUE SE AS SITUAÇÕES ABAIXO SE APLICAM OU NÃO AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 11.086
  Comparar
Desconheço o projeto.
Não.
Sim.
- Seu conteúdo é discutido em reuniões
3%
3%
13%
84%
- Os(As) professores(as) participaram da sua elaboração
2%
8%
90%
- Estabelece metas de aprendizagem
3%
3%
4%
4%
94%
- Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)
3%
3%
4%
4%
93%
- Há metas de alcance de índices (Ideb, índices estaduais ou municipais)
3%
3%
5%
5%
91%

Percepção sobre alunos

24 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO SEUS(SUAS) ALUNOS(AS) NESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 11.096
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Respeitam os acordos estabelecidos em sala
2%
22%
63%
13%
- Chegam pontualmente
3%
3%
30%
55%
12%
- Estão sempre presentes às minhas aulas
1%
17%
65%
17%
- São respeitosos(as) comigo
1%
9%
63%
27%
- São respeitosos(as) com os(as) colegas da turma
2%
28%
59%
10%
- Interessam-se pela disciplina que leciono
1%
16%
69%
14%

Violência

25 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 11.079
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica
87%
12%
1%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas
81%
17%
2%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.)
93%
7%

26 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 11.096
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Fui ameaçado(a) por algum(a) aluno(a)
93%
6%
6%
1%
- Fui ameaçado(a) por familiares de alunos(as)
96%
3%
3%
- Fui agredido(a) fisicamente por algum(a) aluno(a)
98%
1%
- Fui agredido(a) fisicamente por familiares dos(as) alunos(as)
100%
- Fui vítima de roubo com uso de violência
99%
1%
- Fui vítima de atentado à vida
99%
- Outro(a) profissional foi vítima de atentado à vida
94%
5%
5%
1%

Práticas Pedagógicas

27 - INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE VOCÊ DESENVOLVE AS SEGUINTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NESTA TURMA:

Total de respondentes: 11.066
  Comparar
Nunca.
Uma vez por ano.
De 3 a 4 vezes ao ano.
Mensalmente.
Semanalmente.
Diariamente.
- Propor dever de casa
2%
3%
3%
9%
50%
36%
- Corrigir com os(as) alunos(as) o dever de casa
2%
2%
6%
6%
39%
51%
- Desenvolver atividades em grupo, em sala de aula, para que os(as) alunos(as) busquem soluções de problemas
5%
5%
28%
46%
20%
- Desenvolver projetos temáticos com o objetivo de aprimorar as habilidades de trabalho em equipe
4%
4%
8%
26%
37%
17%
8%
- Solicitar que os(as) alunos(as) copiem textos e atividades do livro didático ou do quadro negro (lousa)
5%
5%
1%
3%
3%
8%
34%
49%
- Estimular os(as) alunos(as) a expressarem suas opiniões e a desenvolverem argumentos a partir de temas diversos
1%
3%
3%
16%
80%
- Propor situações de aprendizagem que sejam familiares ou de interesse dos(as) alunos(as)
1%
1%
3%
3%
11%
26%
58%
- Promover discussões a partir de textos de jornais ou revistas
1%
1%
8%
25%
41%
24%
- Propor atividades gramaticais relacionadas aos textos de jornais ou revistas
2%
1%
7%
22%
44%
24%
- Promover a leitura e discussão de contos, crônicas, poesias ou romances
2%
2%
12%
49%
35%
- Utilizar contos, crônicas, poesias ou romances para exercitar aspectos da gramática
3%
3%
2%
13%
47%
35%
- Utilizar revistas em quadrinhos como instrumento de aprendizado
4%
4%
2%
10%
26%
39%
18%
- Fixar os nomes de conceitos gramaticais e linguísticos
4%
4%
1%
4%
4%
14%
38%
39%
- Fazer exercícios para fixar procedimentos e regras
1%
1%
3%
3%
24%
71%
- Discutir se os resultados numéricos obtidos na solução de um problema são adequados à situação apresentada
1%
2%
23%
74%
- Discutir diferentes modos para resolver problemas e cálculos
1%
2%
22%
75%
- Lidar com temas que aparecem em jornais e/ou revistas, discutindo a relação dos temas com a matemática
2%
1%
7%
25%
40%
25%
- Fornecer esquemas/regras que permitem obter as respostas certas dos cálculos e problemas
1%
1%
4%
4%
31%
63%
- Experimentar diferentes ações (coletar informações, recortar, explorar, manipular etc.) para resolver problemas
1%
1%
5%
5%
17%
37%
39%

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Percepção sobre alunos
Violência
Práticas Pedagógicas