Estado / País
Municípios
Escolas






Estado / País
Municípios
Escolas
Brasil

Mato Grosso Do Sul

Mato Grosso do Sul
Brasil /

Centro-Oeste

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes: 3.043
  Comparar
52%
Branca.
6%
Preta.
37%
Parda.
1%
Amarela.
3%
Indígena.
1%
Não quero declarar.

2 - Há quantos anos você trabalha como professor (a)?

Total de respondentes: 3.043
  Comparar
2%
Meu primeiro ano.
4%
1-2 anos.
11%
3-5 anos.
21%
6-10 anos.
20%
11-15 anos.
16%
16-20 anos.
26%
Mais de 20 anos.

3 - Há quantos anos você trabalha como professor(a) nesta escola?

Total de respondentes: 3.035
  Comparar
13%
Meu primeiro ano.
13%
1-2 anos.
24%
3-5 anos.
20%
6-10 anos.
14%
11-15 anos.
8%
16-20 anos.
8%
Mais de 20 anos.

4 - Em quantas escolas você trabalha?

Total de respondentes: 3.041
  Comparar
56%
Apenas nesta.
36%
Em 2.
6%
Em 3.
3%
Em 4 ou mais.

5 - Qual o seu tipo de vínculo trabalhista nesta escola?

Total de respondentes: 3.039
  Comparar
46%
Concursado/efetivo/estável.
54%
Contrato temporário.
0%
Contrato terceirizado.
0%
Contrato CLT.
0%
Pessoa jurídica.
0%
Outra situação trabalhista.

6 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 3.026
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Tornar-me professor(a) foi a realização de um dos meus sonhos
2%
7%
52%
39%
- A profissão de professor(a) é valorizada pela sociedade
23%
59%
16%
2%
- As vantagens de ser professor(a) superam claramente as desvantagens
7%
40%
47%
6%
6%
- No geral, estou satisfeito com o meu trabalho de professor(a)
2%
16%
65%
17%

7 - NESTE ANO, O QUE NORMALMENTE VOCÊ TEM FEITO QUANDO ESTÁ FORA DO(S) SEU(S) LOCAL(IS) DE TRABALHO?

Total de respondentes: 3.033
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Leio notícias por meio de jornais, revistas, internet etc
10%
37%
52%
- Leio livros não relacionados à Educação
3%
3%
42%
33%
21%
- Acesso blogs, Youtube, redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook etc.)
1%
20%
38%
42%
- Assisto a filmes
2%
36%
33%
29%
- Vou a exposições (museus, centros culturais)
17%
65%
12%
5%
5%
- Participo de festas da comunidade (igreja, bairro etc.)
4%
4%
38%
30%
28%
- Estudo
6%
6%
38%
55%
- Assisto a telejornal
2%
19%
32%
47%

8 - Considerando TODAS as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal?

Total de respondentes: 3.015
  Comparar
1%
Até 10 horas.
14%
De 11 a 20 horas.
18%
De 21 a 30 horas.
34%
De 31 a 40 horas.
33%
Mais de 40 horas.

9 - Nesta escola, quantas horas você trabalha em uma semana normal (dando aulas, preparando murais, planejando aulas, corrigindo atividades, participando de reuniões etc.)?

Total de respondentes: 3.029
  Comparar
3%
Até 10 horas.
29%
De 11 a 20 horas.
32%
De 21 a 30 horas.
22%
De 31 a 40 horas.
14%
Mais de 40 horas.

10 - Numa semana normal de trabalho, quantas horas você dedica exclusivamente a dar aulas aqui nesta escola?

Total de respondentes: 3.028
  Comparar
4%
Até 10 horas.
51%
De 11 a 20 horas.
20%
De 21 a 30 horas.
20%
De 31 a 40 horas.
4%
Mais de 40 horas.

11 - EM QUE MEDIDA VOCÊ SE SENTE PREPARADO(A) PARA AS SEGUINTES ATIVIDADES:

Total de respondentes: 3.029
  Comparar
Nada preparado(a).
Pouco preparado(a).
Razoavelmente preparado(a).
Muito preparado(a).
- Desenvolver o conteúdo da(s) área(s) de ensino que leciono
14%
85%
- Aplicar diferentes metodologias de ensino
1%
41%
57%
- Relacionar as outras áreas do currículo com aquela que leciono
5%
5%
49%
46%
- Desenvolver instrumentos de avaliação de sala de aula
1%
29%
70%
- Gestão de sala de aula
1%
22%
78%
- Ensinar para o público-alvo da educação especial
7%
36%
42%
15%
- Usar novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
8%
52%
40%
- Comunicar-me com as famílias de alunos(as)
3%
3%
31%
66%
- Utilizar conhecimentos sobre o desenvolvimento da aprendizagem
2%
32%
67%
- Participar da gestão da escola
1%
9%
47%
44%
- Lidar com conflitos do cotidiano escolar
3%
3%
40%
57%

12 - DENTRE AS ATIVIDADES FORMATIVAS LISTADAS ABAIXO, INDIQUE QUANTAS VOCÊ REALIZOU NESSE ANO:

Total de respondentes: 3.025
  Comparar
Nenhuma.
Uma.
Duas.
Três ou mais.
- Atividades formativas com menos de 20 horas
13%
14%
18%
56%
- Cursos de 20 a menos de 180 horas
20%
35%
24%
21%
- Cursos de aperfeiçoamento de 180 a 360 horas
59%
27%
7%
7%

13 - CONSIDERANDO AS ATIVIDADES FORMATIVAS DE CURTA DURAÇÃO (INFERIORES A 360 HORAS) DAS QUAIS PARTICIPOU NESTE ANO, EM QUAIS DELAS ESTAVA PREVISTO:

Total de respondentes: 3.030
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Participação de colegas da(s) escola(s) em que leciono?
6%
6%
20%
34%
40%
- Atividades colaborativas de aprendizado?
4%
4%
19%
41%
35%
- Encontros de formação distribuídos por semanas ou meses?
5%
5%
20%
38%
37%

14 - DURANTE ESTE ANO, INDIQUE DE QUAIS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO VOCÊ PARTICIPOU E SE RECEBEU APOIO DA SECRETARIA OU MANTENEDORA PARA REALIZÁ-LO:

Total de respondentes: 3.023
  Comparar
Não fiz este curso.
Sim, sem apoio.
Sim, com apoio parcial.
Sim, com apoio total.
- Especialização (mínimo de 360 horas)
66%
26%
4%
4%
4%
4%
- Mestrado (acadêmico ou profissional)
93%
4%
4%
2%
1%
- Doutorado
98%
1%
1%
1%

15 - INDIQUE O NÍVEL DE CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS E CURSOS REALIZADOS NESTE ANO PARA:

Total de respondentes: 3.019
  Comparar
Não contribuiu.
Contribuiu pouco.
Contribuiu razoavelmente.
Contribuiu muito.
- Aprofundar meus conhecimentos sobre as disciplinas que leciono
6%
6%
13%
35%
46%
- Compreender o processo de aprendizagem
2%
9%
38%
51%
- Aprimorar os processos avaliativos de sala de aula
3%
3%
10%
36%
50%
- Utilizar novas tecnologias para apoiar minhas atividades
5%
5%
17%
38%
40%
- Colaborar com meus colegas na preparação de atividades e projetos
4%
4%
14%
41%
42%
- Aprimorar as metodologias de ensino
2%
10%
37%
51%
- Auxiliar na mediação de conflitos em sala de aula
7%
18%
37%
38%

Recursos e Infraestrutura

16 - AVALIE AS CONDIÇÕES DA SALA DE AULA QUE VOCÊ UTILIZA NESTA ESCOLA COM RELAÇÃO AOS SEGUINTES ELEMENTOS:

Total de respondentes: 3.031
  Comparar
Inadequado.
Pouco adequado.
Razoavelmente adequado.
Adequado.
- Tamanho da sala com relação ao número de alunos
9%
14%
29%
48%
- Acústica
7%
17%
32%
44%
- Iluminação natural
5%
5%
16%
28%
50%
- Ventilação natural
15%
24%
30%
31%
- Temperatura
24%
23%
27%
26%
- Limpeza
3%
3%
8%
26%
62%
- Acessibilidade
8%
11%
27%
55%
- Mobiliário (mesas e carteiras)
5%
5%
14%
34%
47%
- Infraestrutura (paredes, teto, assoalho, portas)
6%
6%
13%
34%
47%
- Lousa (quadro de giz ou quadro branco)
6%
6%
11%
27%
55%

17 - INDIQUE OS RECURSOS QUE VOCÊ NORMALMENTE USA NESTA ESCOLA E QUAL A SUA ADEQUAÇÃO PARA AS ATIVIDADES EM SALA DE AULA:

Total de respondentes: 3.028
  Comparar
NÃO USO / Não tem.
USO E É Inadequado.
USO E É Pouco adequado.
USO E É Razoavelmente adequado.
USO E É Adequado.
- Livro didático
4%
4%
3%
3%
15%
38%
39%
- Projetor multimídia (datashow)
5%
5%
3%
3%
10%
27%
55%
- Computador (de mesa, portátil, tablet)
14%
11%
19%
28%
28%
- Software
22%
11%
21%
27%
19%
- Internet
7%
16%
24%
30%
23%
- Acervo multimídia
14%
10%
23%
31%
22%

Gestão e Participação

18 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/série. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes: 3.000
  Comparar
0%
Não existe Conselho de Classe nesta escola.
1%
Nenhuma vez.
2%
Uma vez.
3%
Duas vezes.
93%
Três vezes ou mais.

19 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA COM OS SEGUINTES TEMAS:

Total de respondentes: 2.996
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- O(A) diretor(a) debate com frequência metas educacionais com os(as) professores(as) nas reuniões
1%
5%
5%
51%
43%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre tratam a qualidade de ensino como uma responsabilidade coletiva
1%
3%
3%
45%
51%
- O(A) diretor(a) informa aos(às) professores(as) sobre as possibilidades de aperfeiçoamento profissional
1%
4%
4%
49%
46%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados à aprendizagem dos alunos
1%
4%
4%
47%
48%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados às normas administrativas
1%
1%
47%
51%
- O(A) diretor(a) com frequência me anima e me motiva para o trabalho
1%
8%
47%
44%
- Tenho confiança no(a) diretor(a) como profissional
1%
3%
3%
36%
60%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre asseguram que as questões relacionadas à qualidade da convivência e gestão de conflitos sejam uma responsabilidade coletiva
1%
3%
3%
47%
49%

20 - NESTA ESCOLA E NESTE ANO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORREU:

Total de respondentes: 3.006
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Colaboração das famílias para superar problemas que interferem na aprendizagem dos(as) alunos(as) (ausências, indisciplinas, acompanhamento das tarefas escolares etc.)
2%
54%
31%
12%
- Colaboração entre colegas (feedback, trocas, projetos interdisciplinares)
1%
21%
51%
26%
- Colaboração da gestão da escola para superar dificuldades de sala de aula
1%
12%
47%
41%
- Colaboração da gestão da escola para superar problemas que interferem na qualidade das relações com os estudantes
10%
45%
44%
- Apoio da Secretaria de Educação para superar as dificuldades do cotidiano escolar
14%
43%
28%
14%

Gestão Pedagógica

21 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 3.032
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Repetir de ano é bom para o aluno que não apresentou desempenho satisfatório
7%
38%
48%
7%
- A quantidade de avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) é excessiva
8%
78%
13%
2%
- As avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) têm direcionado o que deve ser ensinado na escola
3%
3%
23%
67%
6%
6%
- As avaliações externas têm ajudado a melhorar o processo de ensino e aprendizagem desta escola
2%
20%
68%
9%
- Os estudantes apresentam problemas de aprendizagem
1%
14%
69%
17%

22 - NESTE ANO, INDIQUE O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELAS SEGUINTES DEFINIÇÕES:

Total de respondentes: 3.013
  Comparar
Docente da turma.
Todo o corpo docente da escola.
Equipe gestora.
Decisão externa à escola (Secretaria de Educação, sistema apostilado de ensino etc.).
- Material didático
22%
48%
16%
14%
- Metodologia de ensino
54%
30%
11%
4%
4%
- Conteúdos trabalhados em sala
48%
16%
6%
6%
30%
- Instrumentos para avaliar os(as) alunos(as)
51%
32%
13%
3%
3%
- Peso de cada instrumento de avaliação na nota final do(a) aluno(a)
56%
28%
13%
3%
3%
- Seleção de conteúdos usados nas provas
83%
12%
3%
3%
2%

23 - INDIQUE SE AS SITUAÇÕES ABAIXO SE APLICAM OU NÃO AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 3.010
  Comparar
Desconheço o projeto.
Não.
Sim.
- Seu conteúdo é discutido em reuniões
2%
15%
83%
- Os(As) professores(as) participaram da sua elaboração
2%
9%
89%
- Estabelece metas de aprendizagem
2%
3%
3%
95%
- Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)
2%
4%
4%
95%
- Há metas de alcance de índices (Ideb, índices estaduais ou municipais)
2%
4%
4%
94%

Percepção sobre alunos

24 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO SEUS(SUAS) ALUNOS(AS) NESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 3.008
  Comparar
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Respeitam os acordos estabelecidos em sala
2%
16%
68%
14%
- Chegam pontualmente
2%
28%
58%
12%
- Estão sempre presentes às minhas aulas
1%
14%
67%
18%
- São respeitosos(as) comigo
1%
6%
6%
63%
30%
- São respeitosos(as) com os(as) colegas da turma
2%
24%
62%
12%
- Interessam-se pela disciplina que leciono
1%
13%
70%
15%

Violência

25 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 3.001
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica
87%
12%
1%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas
84%
15%
1%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.)
91%
9%
1%

26 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 3.011
  Comparar
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Fui ameaçado(a) por algum(a) aluno(a)
96%
4%
4%
1%
- Fui ameaçado(a) por familiares de alunos(as)
97%
2%
- Fui agredido(a) fisicamente por algum(a) aluno(a)
99%
1%
- Fui agredido(a) fisicamente por familiares dos(as) alunos(as)
99%
- Fui vítima de roubo com uso de violência
99%
1%
- Fui vítima de atentado à vida
99%
- Outro(a) profissional foi vítima de atentado à vida
95%
5%
5%
1%

Práticas Pedagógicas

27 - INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE VOCÊ DESENVOLVE AS SEGUINTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NESTA TURMA:

Total de respondentes: 2.997
  Comparar
Nunca.
Uma vez por ano.
De 3 a 4 vezes ao ano.
Mensalmente.
Semanalmente.
Diariamente.
- Propor dever de casa
2%
1%
3%
3%
9%
50%
36%
- Corrigir com os(as) alunos(as) o dever de casa
1%
1%
2%
6%
6%
37%
53%
- Desenvolver atividades em grupo, em sala de aula, para que os(as) alunos(as) busquem soluções de problemas
1%
4%
4%
24%
46%
25%
- Desenvolver projetos temáticos com o objetivo de aprimorar as habilidades de trabalho em equipe
2%
8%
26%
40%
14%
10%
- Solicitar que os(as) alunos(as) copiem textos e atividades do livro didático ou do quadro negro (lousa)
4%
4%
1%
3%
3%
8%
33%
51%
- Estimular os(as) alunos(as) a expressarem suas opiniões e a desenvolverem argumentos a partir de temas diversos
1%
4%
4%
16%
79%
- Propor situações de aprendizagem que sejam familiares ou de interesse dos(as) alunos(as)
1%
1%
4%
4%
13%
27%
55%
- Promover discussões a partir de textos de jornais ou revistas
1%
1%
7%
25%
42%
23%
- Propor atividades gramaticais relacionadas aos textos de jornais ou revistas
2%
1%
7%
21%
43%
27%
- Promover a leitura e discussão de contos, crônicas, poesias ou romances
2%
1%
2%
15%
49%
31%
- Utilizar contos, crônicas, poesias ou romances para exercitar aspectos da gramática
2%
1%
3%
3%
14%
46%
34%
- Utilizar revistas em quadrinhos como instrumento de aprendizado
4%
4%
3%
3%
12%
28%
37%
16%
- Fixar os nomes de conceitos gramaticais e linguísticos
3%
3%
1%
2%
12%
38%
44%
- Fazer exercícios para fixar procedimentos e regras
2%
20%
76%
- Discutir se os resultados numéricos obtidos na solução de um problema são adequados à situação apresentada
3%
3%
21%
76%
- Discutir diferentes modos para resolver problemas e cálculos
1%
2%
21%
75%
- Lidar com temas que aparecem em jornais e/ou revistas, discutindo a relação dos temas com a matemática
2%
1%
7%
23%
39%
28%
- Fornecer esquemas/regras que permitem obter as respostas certas dos cálculos e problemas
1%
1%
4%
4%
27%
66%
- Experimentar diferentes ações (coletar informações, recortar, explorar, manipular etc.) para resolver problemas
1%
1%
4%
4%
18%
36%
40%

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Percepção sobre alunos
Violência
Práticas Pedagógicas