Perfil
1 - Qual é a sua cor ou raça?
Total de respondentes:
%
Branca.
%
Preta.
%
Parda.
%
Amarela.
%
Indígena.
%
Não quero declarar.
2 - Há quantos anos você trabalha como professor (a)?
Total de respondentes:
%
Meu primeiro ano.
%
1-2 anos.
%
3-5 anos.
%
6-10 anos.
%
11-15 anos.
%
16-20 anos.
%
Mais de 20 anos.
3 - Há quantos anos você trabalha como professor(a) nesta escola?
Total de respondentes:
%
Meu primeiro ano.
%
1-2 anos.
%
3-5 anos.
%
6-10 anos.
%
11-15 anos.
%
16-20 anos.
%
Mais de 20 anos.
4 - Em quantas escolas você trabalha?
Total de respondentes:
%
Apenas nesta.
%
Em 2.
%
Em 3.
%
Em 4 ou mais.
5 - Qual o seu tipo de vínculo trabalhista nesta escola?
Total de respondentes:
%
Concursado/efetivo/estável.
%
Contrato temporário.
%
Contrato terceirizado.
%
Contrato CLT.
%
Pessoa jurídica.
%
Outra situação trabalhista.
6 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:
Total de respondentes: 1.684
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Tornar-me professor(a) foi a realização de um dos meus sonhos
3%
3%
10%
54%
33%
- A profissão de professor(a) é valorizada pela sociedade
29%
55%
14%
2%
- As vantagens de ser professor(a) superam claramente as desvantagens
9%
38%
46%
6%
6%
- No geral, estou satisfeito com o meu trabalho de professor(a)
1%
14%
63%
22%
- Repetir de ano é bom para o aluno que não apresentou desempenho satisfatório
7%
37%
48%
8%
- A quantidade de avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) é excessiva
9%
69%
18%
4%
4%
- As avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) têm direcionado o que deve ser ensinado na escola
5%
5%
32%
55%
7%
- As avaliações externas têm ajudado a melhorar o processo de ensino e aprendizagem desta escola
5%
5%
29%
56%
9%
- Os estudantes apresentam problemas de aprendizagem
1%
16%
62%
20%
7 - NESTE ANO, O QUE NORMALMENTE VOCÊ TEM FEITO QUANDO ESTÁ FORA DO(S) SEU(S) LOCAL(IS) DE TRABALHO?
Total de respondentes: 1.685
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Leio notícias por meio de jornais, revistas, internet etc
9%
36%
55%
- Leio livros não relacionados à Educação
2%
37%
36%
25%
- Acesso blogs, Youtube, redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook etc.)
1%
19%
40%
40%
- Assisto a filmes
2%
30%
38%
30%
- Vou a exposições (museus, centros culturais)
12%
60%
20%
8%
- Participo de festas da comunidade (igreja, bairro etc.)
12%
43%
28%
18%
- Estudo
4%
4%
32%
64%
- Assisto a telejornal
5%
5%
25%
34%
37%
8 - Considerando TODAS as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal?
Total de respondentes:
%
Até 10 horas.
%
De 11 a 20 horas.
%
De 21 a 30 horas.
%
De 31 a 40 horas.
%
Mais de 40 horas.
9 - Nesta escola, quantas horas você trabalha em uma semana normal (dando aulas, preparando murais, planejando aulas, corrigindo atividades, participando de reuniões etc.)?
Total de respondentes:
%
Até 10 horas.
%
De 11 a 20 horas.
%
De 21 a 30 horas.
%
De 31 a 40 horas.
%
Mais de 40 horas.
10 - Numa semana normal de trabalho, quantas horas você dedica exclusivamente a dar aulas aqui nesta escola?
Total de respondentes:
%
Até 10 horas.
%
De 11 a 20 horas.
%
De 21 a 30 horas.
%
De 31 a 40 horas.
%
Mais de 40 horas.
11 - EM QUE MEDIDA VOCÊ SE SENTE PREPARADO(A) PARA AS SEGUINTES ATIVIDADES:
Total de respondentes: 1.683
Nada preparado(a).
Pouco preparado(a).
Razoavelmente preparado(a).
Muito preparado(a).
- Desenvolver o conteúdo da(s) área(s) de ensino que leciono
14%
86%
- Aplicar diferentes metodologias de ensino
2%
44%
53%
- Relacionar as outras áreas do currículo com aquela que leciono
6%
6%
52%
42%
- Desenvolver instrumentos de avaliação de sala de aula
2%
32%
66%
- Gestão de sala de aula
1%
27%
72%
- Ensinar para o público-alvo da educação especial
21%
48%
24%
7%
- Usar novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
10%
51%
39%
- Comunicar-me com as famílias de alunos(as)
6%
6%
40%
53%
- Utilizar conhecimentos sobre o desenvolvimento da aprendizagem
4%
4%
39%
57%
- Participar da gestão da escola
2%
14%
48%
35%
- Lidar com conflitos do cotidiano escolar
6%
6%
51%
43%
12 - DENTRE AS ATIVIDADES FORMATIVAS LISTADAS ABAIXO, INDIQUE QUANTAS VOCÊ REALIZOU NESSE ANO:
Total de respondentes: 1.675
Nenhuma.
Uma.
Duas.
Três ou mais.
- Atividades formativas com menos de 20 horas
23%
22%
24%
32%
- Cursos de 20 a menos de 180 horas
37%
32%
18%
13%
- Cursos de aperfeiçoamento de 180 a 360 horas
68%
22%
6%
6%
4%
4%
13 - CONSIDERANDO AS ATIVIDADES FORMATIVAS DE CURTA DURAÇÃO (INFERIORES A 360 HORAS) DAS QUAIS PARTICIPOU NESTE ANO, EM QUAIS DELAS ESTAVA PREVISTO:
Total de respondentes: 1.662
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Participação de colegas da(s) escola(s) em que leciono?
23%
32%
25%
21%
- Atividades colaborativas de aprendizado?
17%
32%
34%
17%
- Encontros de formação distribuídos por semanas ou meses?
24%
35%
25%
15%
14 - DURANTE ESTE ANO, INDIQUE DE QUAIS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO VOCÊ PARTICIPOU E SE RECEBEU APOIO DA SECRETARIA OU MANTENEDORA PARA REALIZÁ-LO:
Total de respondentes: 1.674
Não fiz este curso.
Sim, sem apoio.
Sim, com apoio parcial.
Sim, com apoio total.
- Especialização (mínimo de 360 horas)
76%
17%
3%
3%
4%
4%
- Mestrado (acadêmico ou profissional)
89%
6%
6%
3%
3%
2%
- Doutorado
96%
2%
2%
1%
15 - INDIQUE O NÍVEL DE CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS E CURSOS REALIZADOS NESTE ANO PARA:
Total de respondentes: 1.644
Não contribuiu.
Contribuiu pouco.
Contribuiu razoavelmente.
Contribuiu muito.
- Aprofundar meus conhecimentos sobre as disciplinas que leciono
13%
12%
33%
42%
- Compreender o processo de aprendizagem
9%
11%
37%
42%
- Aprimorar os processos avaliativos de sala de aula
10%
15%
36%
38%
- Utilizar novas tecnologias para apoiar minhas atividades
13%
18%
33%
37%
- Colaborar com meus colegas na preparação de atividades e projetos
12%
18%
37%
33%
- Aprimorar as metodologias de ensino
10%
13%
35%
42%
- Auxiliar na mediação de conflitos em sala de aula
17%
22%
33%
28%
Recursos e Infraestrutura
16 - AVALIE AS CONDIÇÕES DA SALA DE AULA QUE VOCÊ UTILIZA NESTA ESCOLA COM RELAÇÃO AOS SEGUINTES ELEMENTOS:
Total de respondentes: 1.684
Inadequado.
Pouco adequado.
Razoavelmente adequado.
Adequado.
- Tamanho da sala com relação ao número de alunos
4%
4%
9%
25%
61%
- Acústica
5%
5%
12%
32%
51%
- Iluminação natural
4%
4%
11%
30%
55%
- Ventilação natural
11%
23%
32%
34%
- Temperatura
13%
19%
32%
36%
- Limpeza
1%
4%
4%
24%
71%
- Acessibilidade
4%
4%
8%
25%
63%
- Mobiliário (mesas e carteiras)
2%
6%
6%
28%
64%
- Infraestrutura (paredes, teto, assoalho, portas)
3%
3%
9%
32%
55%
- Lousa (quadro de giz ou quadro branco)
3%
3%
8%
26%
64%
17 - INDIQUE OS RECURSOS QUE VOCÊ NORMALMENTE USA NESTA ESCOLA E QUAL A SUA ADEQUAÇÃO PARA AS ATIVIDADES EM SALA DE AULA:
Total de respondentes: 1.679
NÃO USO / Não tem.
USO E É Inadequado.
USO E É Pouco adequado.
USO E É Razoavelmente adequado.
USO E É Adequado.
- Livro didático
6%
6%
2%
11%
35%
46%
- Projetor multimídia (datashow)
4%
4%
3%
3%
9%
27%
58%
- Computador (de mesa, portátil, tablet)
11%
6%
6%
13%
27%
42%
- Software
20%
6%
6%
14%
29%
31%
- Internet
6%
6%
11%
19%
33%
31%
- Acervo multimídia
18%
8%
18%
31%
25%
Gestão e Participação
18 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/série. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?
Total de respondentes:
%
Não existe Conselho de Classe nesta escola.
%
Nenhuma vez.
%
Uma vez.
%
Duas vezes.
%
Três vezes ou mais.
19 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA COM OS SEGUINTES TEMAS:
Total de respondentes: 1.662
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- O(A) diretor(a) debate com frequência metas educacionais com os(as) professores(as) nas reuniões
4%
4%
10%
44%
42%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre tratam a qualidade de ensino como uma responsabilidade coletiva
2%
5%
5%
41%
51%
- O(A) diretor(a) informa aos(às) professores(as) sobre as possibilidades de aperfeiçoamento profissional
3%
3%
10%
46%
41%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados à aprendizagem dos alunos
3%
3%
9%
45%
43%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados às normas administrativas
1%
3%
3%
45%
50%
- O(A) diretor(a) com frequência me anima e me motiva para o trabalho
4%
4%
14%
45%
37%
- Tenho confiança no(a) diretor(a) como profissional
2%
5%
5%
39%
54%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre asseguram que as questões relacionadas à qualidade da convivência e gestão de conflitos sejam uma responsabilidade coletiva
2%
8%
43%
47%
20 - NESTA ESCOLA E NESTE ANO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORREU:
Total de respondentes: 1.663
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Colaboração das famílias para superar problemas que interferem na aprendizagem dos(as) alunos(as) (ausências, indisciplinas, acompanhamento das tarefas escolares etc.)
3%
3%
42%
39%
15%
- Colaboração entre colegas (feedback, trocas, projetos interdisciplinares)
1%
18%
54%
28%
- Colaboração da gestão da escola para superar dificuldades de sala de aula
2%
16%
47%
36%
- Colaboração da gestão da escola para superar problemas que interferem na qualidade das relações com os estudantes
1%
15%
47%
37%
- Apoio da Secretaria de Educação para superar as dificuldades do cotidiano escolar
25%
40%
25%
9%
Gestão Pedagógica
21 - NESTE ANO, INDIQUE O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELAS SEGUINTES DEFINIÇÕES:
Total de respondentes: 1.667
Docente da turma.
Todo o corpo docente da escola.
Equipe gestora.
Decisão externa à escola (Secretaria de Educação, sistema apostilado de ensino etc.).
- Material didático
34%
46%
13%
7%
- Metodologia de ensino
61%
31%
5%
5%
2%
- Conteúdos trabalhados em sala
54%
30%
4%
4%
12%
- Instrumentos para avaliar os(as) alunos(as)
51%
35%
11%
3%
3%
- Peso de cada instrumento de avaliação na nota final do(a) aluno(a)
51%
33%
11%
5%
5%
- Seleção de conteúdos usados nas provas
84%
14%
2%
1%
22 - INDIQUE SE AS SITUAÇÕES ABAIXO SE APLICAM OU NÃO AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DESTA ESCOLA:
Total de respondentes: 1.666
Desconheço o projeto.
Não.
Sim.
- Seu conteúdo é discutido em reuniões
6%
6%
14%
79%
- Os(As) professores(as) participaram da sua elaboração
6%
6%
10%
84%
- Estabelece metas de aprendizagem
6%
6%
5%
5%
89%
- Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)
9%
12%
80%
- Há metas de alcance de índices (Ideb, índices estaduais ou municipais)
10%
13%
77%
Percepção sobre alunos
23 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO SEUS(SUAS) ALUNOS(AS) NESTA ESCOLA:
Total de respondentes: 1.669
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Respeitam os acordos estabelecidos em sala
1%
14%
69%
16%
- Chegam pontualmente
4%
4%
30%
57%
9%
- Estão sempre presentes às minhas aulas
1%
16%
66%
17%
- São respeitosos(as) comigo
4%
4%
59%
37%
- São respeitosos(as) com os(as) colegas da turma
1%
18%
67%
14%
- Interessam-se pela disciplina que leciono
1%
16%
70%
13%
Violência
24 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:
Total de respondentes: 1.669
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica
84%
15%
1%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas
83%
16%
1%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.)
95%
5%
5%
25 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:
Total de respondentes: 1.670
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Fui ameaçado(a) por algum(a) aluno(a)
97%
3%
3%
- Fui ameaçado(a) por familiares de alunos(as)
99%
1%
- Fui agredido(a) fisicamente por algum(a) aluno(a)
99%
1%
- Fui agredido(a) fisicamente por familiares dos(as) alunos(as)
100%
- Fui vítima de roubo com uso de violência
99%
1%
- Fui vítima de atentado à vida
100%
- Outro(a) profissional foi vítima de atentado à vida
96%
4%
4%
Práticas Pedagógicas
26 - INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE VOCÊ DESENVOLVE AS SEGUINTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NESTA TURMA:
Total de respondentes: 1.667
Nunca.
Uma vez por ano.
De 3 a 4 vezes ao ano.
Mensalmente.
Semanalmente.
Diariamente.
- Propor dever de casa
4%
4%
3%
3%
12%
57%
24%
- Corrigir com os(as) alunos(as) o dever de casa
3%
3%
2%
10%
53%
31%
- Desenvolver atividades em grupo, em sala de aula, para que os(as) alunos(as) busquem soluções de problemas
6%
6%
29%
44%
21%
- Desenvolver projetos temáticos com o objetivo de aprimorar as habilidades de trabalho em equipe
5%
5%
11%
30%
33%
14%
7%
- Solicitar que os(as) alunos(as) copiem textos e atividades do livro didático ou do quadro negro (lousa)
16%
1%
5%
5%
14%
36%
28%
- Estimular os(as) alunos(as) a expressarem suas opiniões e a desenvolverem argumentos a partir de temas diversos
1%
2%
6%
6%
30%
61%
- Propor situações de aprendizagem que sejam familiares ou de interesse dos(as) alunos(as)
1%
1%
5%
5%
14%
35%
42%
- Promover discussões a partir de textos de jornais ou revistas
2%
1%
10%
31%
37%
18%
- Propor atividades gramaticais relacionadas aos textos de jornais ou revistas
5%
5%
1%
9%
26%
43%
16%
- Promover a leitura e discussão de contos, crônicas, poesias ou romances
4%
4%
1%
5%
5%
21%
43%
26%
- Utilizar contos, crônicas, poesias ou romances para exercitar aspectos da gramática
7%
1%
6%
6%
22%
41%
24%
- Utilizar revistas em quadrinhos como instrumento de aprendizado
14%
8%
21%
25%
21%
12%
- Fixar os nomes de conceitos gramaticais e linguísticos
8%
1%
8%
20%
34%
29%
- Fazer exercícios para fixar procedimentos e regras
1%
2%
32%
65%
- Discutir se os resultados numéricos obtidos na solução de um problema são adequados à situação apresentada
1%
3%
3%
31%
64%
- Discutir diferentes modos para resolver problemas e cálculos
1%
3%
3%
30%
65%
- Lidar com temas que aparecem em jornais e/ou revistas, discutindo a relação dos temas com a matemática
4%
4%
2%
11%
30%
34%
19%
- Fornecer esquemas/regras que permitem obter as respostas certas dos cálculos e problemas
3%
3%
2%
5%
5%
34%
56%
- Experimentar diferentes ações (coletar informações, recortar, explorar, manipular etc.) para resolver problemas
3%
3%
2%
9%
22%
35%
29%
Perfil
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Percepção sobre alunos
Violência
Práticas Pedagógicas