Estado / País
Municípios
Escolas






Estado / País
Municípios
Escolas

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:

Perfil

1 - Qual é a sua cor ou raça?

Total de respondentes: 1.328
49%
Branca.
8%
Preta.
40%
Parda.
2%
Amarela.
0%
Indígena.
1%
Não quero declarar.

2 - Há quantos anos você trabalha como professor (a)?

Total de respondentes: 1.323
2%
Meu primeiro ano.
3%
1-2 anos.
8%
3-5 anos.
25%
6-10 anos.
19%
11-15 anos.
16%
16-20 anos.
28%
Mais de 20 anos.

3 - Há quantos anos você trabalha como professor(a) nesta escola?

Total de respondentes: 1.321
17%
Meu primeiro ano.
15%
1-2 anos.
24%
3-5 anos.
21%
6-10 anos.
9%
11-15 anos.
6%
16-20 anos.
8%
Mais de 20 anos.

4 - Em quantas escolas você trabalha?

Total de respondentes: 1.321
59%
Apenas nesta.
31%
Em 2.
6%
Em 3.
4%
Em 4 ou mais.

5 - Qual o seu tipo de vínculo trabalhista nesta escola?

Total de respondentes: 1.322
56%
Concursado/efetivo/estável.
31%
Contrato temporário.
0%
Contrato terceirizado.
13%
Contrato CLT.
0%
Pessoa jurídica.
0%
Outra situação trabalhista.

6 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO O SEU TRABALHO COMO PROFESSOR(A) DA EDUCAÇÃO BÁSICA:

Total de respondentes: 1.316
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Tornar-me professor(a) foi a realização de um dos meus sonhos
3%
3%
10%
56%
31%
- A profissão de professor(a) é valorizada pela sociedade
27%
56%
15%
2%
- As vantagens de ser professor(a) superam claramente as desvantagens
9%
38%
48%
5%
5%
- No geral, estou satisfeito com o meu trabalho de professor(a)
2%
15%
64%
19%
- Repetir de ano é bom para o aluno que não apresentou desempenho satisfatório
6%
6%
38%
48%
9%
- A quantidade de avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) é excessiva
9%
67%
20%
4%
4%
- As avaliações externas (municipais, estaduais ou federais) têm direcionado o que deve ser ensinado na escola
4%
4%
28%
59%
8%
- As avaliações externas têm ajudado a melhorar o processo de ensino e aprendizagem desta escola
4%
4%
25%
59%
11%
- Os estudantes apresentam problemas de aprendizagem
1%
16%
62%
21%

7 - NESTE ANO, O QUE NORMALMENTE VOCÊ TEM FEITO QUANDO ESTÁ FORA DO(S) SEU(S) LOCAL(IS) DE TRABALHO?

Total de respondentes: 1.317
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Leio notícias por meio de jornais, revistas, internet etc
9%
37%
54%
- Leio livros não relacionados à Educação
2%
38%
37%
24%
- Acesso blogs, Youtube, redes sociais (Twitter, Instagram, Facebook etc.)
1%
19%
41%
39%
- Assisto a filmes
2%
31%
38%
29%
- Vou a exposições (museus, centros culturais)
13%
60%
19%
8%
- Participo de festas da comunidade (igreja, bairro etc.)
10%
44%
28%
18%
- Estudo
5%
5%
32%
63%
- Assisto a telejornal
4%
4%
23%
34%
39%

8 - Considerando TODAS as suas atividades profissionais remuneradas, quantas horas você trabalha em uma semana normal?

Total de respondentes: 1.309
1%
Até 10 horas.
4%
De 11 a 20 horas.
8%
De 21 a 30 horas.
37%
De 31 a 40 horas.
50%
Mais de 40 horas.

9 - Nesta escola, quantas horas você trabalha em uma semana normal (dando aulas, preparando murais, planejando aulas, corrigindo atividades, participando de reuniões etc.)?

Total de respondentes: 1.306
3%
Até 10 horas.
12%
De 11 a 20 horas.
16%
De 21 a 30 horas.
44%
De 31 a 40 horas.
25%
Mais de 40 horas.

10 - Numa semana normal de trabalho, quantas horas você dedica exclusivamente a dar aulas aqui nesta escola?

Total de respondentes: 1.314
5%
Até 10 horas.
23%
De 11 a 20 horas.
38%
De 21 a 30 horas.
29%
De 31 a 40 horas.
5%
Mais de 40 horas.

11 - EM QUE MEDIDA VOCÊ SE SENTE PREPARADO(A) PARA AS SEGUINTES ATIVIDADES:

Total de respondentes: 1.314
Nada preparado(a).
Pouco preparado(a).
Razoavelmente preparado(a).
Muito preparado(a).
- Desenvolver o conteúdo da(s) área(s) de ensino que leciono
14%
86%
- Aplicar diferentes metodologias de ensino
2%
42%
55%
- Relacionar as outras áreas do currículo com aquela que leciono
5%
5%
52%
43%
- Desenvolver instrumentos de avaliação de sala de aula
2%
31%
68%
- Gestão de sala de aula
1%
26%
73%
- Ensinar para o público-alvo da educação especial
21%
47%
25%
7%
- Usar novas tecnologias de informação e comunicação na prática pedagógica
9%
51%
40%
- Comunicar-me com as famílias de alunos(as)
1%
6%
6%
39%
54%
- Utilizar conhecimentos sobre o desenvolvimento da aprendizagem
3%
3%
37%
60%
- Participar da gestão da escola
2%
13%
48%
37%
- Lidar com conflitos do cotidiano escolar
6%
6%
50%
43%

12 - DENTRE AS ATIVIDADES FORMATIVAS LISTADAS ABAIXO, INDIQUE QUANTAS VOCÊ REALIZOU NESSE ANO:

Total de respondentes: 1.310
Nenhuma.
Uma.
Duas.
Três ou mais.
- Atividades formativas com menos de 20 horas
23%
21%
25%
32%
- Cursos de 20 a menos de 180 horas
34%
32%
19%
15%
- Cursos de aperfeiçoamento de 180 a 360 horas
64%
24%
7%
4%
4%

13 - CONSIDERANDO AS ATIVIDADES FORMATIVAS DE CURTA DURAÇÃO (INFERIORES A 360 HORAS) DAS QUAIS PARTICIPOU NESTE ANO, EM QUAIS DELAS ESTAVA PREVISTO:

Total de respondentes: 1.307
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Participação de colegas da(s) escola(s) em que leciono?
21%
33%
26%
20%
- Atividades colaborativas de aprendizado?
15%
32%
36%
18%
- Encontros de formação distribuídos por semanas ou meses?
21%
36%
27%
16%

14 - DURANTE ESTE ANO, INDIQUE DE QUAIS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO VOCÊ PARTICIPOU E SE RECEBEU APOIO DA SECRETARIA OU MANTENEDORA PARA REALIZÁ-LO:

Total de respondentes: 1.311
Não fiz este curso.
Sim, sem apoio.
Sim, com apoio parcial.
Sim, com apoio total.
- Especialização (mínimo de 360 horas)
72%
20%
4%
4%
5%
5%
- Mestrado (acadêmico ou profissional)
90%
6%
6%
2%
2%
- Doutorado
98%
1%
1%
1%

15 - INDIQUE O NÍVEL DE CONTRIBUIÇÃO DAS ATIVIDADES FORMATIVAS E CURSOS REALIZADOS NESTE ANO PARA:

Total de respondentes: 1.292
Não contribuiu.
Contribuiu pouco.
Contribuiu razoavelmente.
Contribuiu muito.
- Aprofundar meus conhecimentos sobre as disciplinas que leciono
12%
12%
34%
43%
- Compreender o processo de aprendizagem
8%
12%
36%
44%
- Aprimorar os processos avaliativos de sala de aula
9%
14%
36%
41%
- Utilizar novas tecnologias para apoiar minhas atividades
11%
17%
33%
39%
- Colaborar com meus colegas na preparação de atividades e projetos
11%
16%
38%
35%
- Aprimorar as metodologias de ensino
9%
12%
35%
44%
- Auxiliar na mediação de conflitos em sala de aula
14%
21%
34%
30%

Recursos e Infraestrutura

16 - AVALIE AS CONDIÇÕES DA SALA DE AULA QUE VOCÊ UTILIZA NESTA ESCOLA COM RELAÇÃO AOS SEGUINTES ELEMENTOS:

Total de respondentes: 1.315
Inadequado.
Pouco adequado.
Razoavelmente adequado.
Adequado.
- Tamanho da sala com relação ao número de alunos
5%
5%
9%
27%
59%
- Acústica
6%
6%
12%
32%
50%
- Iluminação natural
4%
4%
11%
31%
54%
- Ventilação natural
11%
24%
32%
33%
- Temperatura
15%
20%
31%
35%
- Limpeza
2%
5%
5%
25%
69%
- Acessibilidade
5%
5%
9%
24%
63%
- Mobiliário (mesas e carteiras)
2%
7%
29%
63%
- Infraestrutura (paredes, teto, assoalho, portas)
4%
4%
11%
33%
53%
- Lousa (quadro de giz ou quadro branco)
3%
3%
8%
27%
62%

17 - INDIQUE OS RECURSOS QUE VOCÊ NORMALMENTE USA NESTA ESCOLA E QUAL A SUA ADEQUAÇÃO PARA AS ATIVIDADES EM SALA DE AULA:

Total de respondentes: 1.311
NÃO USO / Não tem.
USO E É Inadequado.
USO E É Pouco adequado.
USO E É Razoavelmente adequado.
USO E É Adequado.
- Livro didático
5%
5%
2%
11%
34%
48%
- Projetor multimídia (datashow)
4%
4%
3%
3%
10%
27%
56%
- Computador (de mesa, portátil, tablet)
11%
6%
6%
14%
27%
41%
- Software
20%
6%
6%
16%
29%
29%
- Internet
6%
6%
13%
21%
32%
28%
- Acervo multimídia
16%
9%
19%
32%
24%

Gestão e Participação

18 - O Conselho de Classe é um órgão formado por todos os professores que lecionam em cada turma/série. Neste ano e nesta escola, quantas vezes se reuniu o Conselho de Classe?

Total de respondentes: 1.303
2%
Não existe Conselho de Classe nesta escola.
5%
Nenhuma vez.
8%
Uma vez.
25%
Duas vezes.
60%
Três vezes ou mais.

19 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA COM OS SEGUINTES TEMAS:

Total de respondentes: 1.297
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- O(A) diretor(a) debate com frequência metas educacionais com os(as) professores(as) nas reuniões
2%
7%
43%
48%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre tratam a qualidade de ensino como uma responsabilidade coletiva
1%
4%
4%
39%
55%
- O(A) diretor(a) informa aos(às) professores(as) sobre as possibilidades de aperfeiçoamento profissional
1%
8%
46%
45%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados à aprendizagem dos alunos
2%
7%
43%
48%
- O(A) diretor(a) dá atenção especial a aspectos relacionados às normas administrativas
1%
3%
3%
43%
54%
- O(A) diretor(a) com frequência me anima e me motiva para o trabalho
4%
4%
11%
45%
40%
- Tenho confiança no(a) diretor(a) como profissional
2%
4%
4%
36%
59%
- O(A) diretor(a) e os(as) professores(as) sempre asseguram que as questões relacionadas à qualidade da convivência e gestão de conflitos sejam uma responsabilidade coletiva
2%
5%
5%
41%
52%

20 - NESTA ESCOLA E NESTE ANO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORREU:

Total de respondentes: 1.298
Nunca.
Poucas vezes.
Muitas vezes.
Sempre.
- Colaboração das famílias para superar problemas que interferem na aprendizagem dos(as) alunos(as) (ausências, indisciplinas, acompanhamento das tarefas escolares etc.)
3%
3%
40%
41%
17%
- Colaboração entre colegas (feedback, trocas, projetos interdisciplinares)
1%
17%
53%
30%
- Colaboração da gestão da escola para superar dificuldades de sala de aula
1%
13%
47%
39%
- Colaboração da gestão da escola para superar problemas que interferem na qualidade das relações com os estudantes
1%
13%
46%
40%
- Apoio da Secretaria de Educação para superar as dificuldades do cotidiano escolar
19%
42%
28%
11%

Gestão Pedagógica

21 - NESTE ANO, INDIQUE O PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELAS SEGUINTES DEFINIÇÕES:

Total de respondentes: 1.301
Docente da turma.
Todo o corpo docente da escola.
Equipe gestora.
Decisão externa à escola (Secretaria de Educação, sistema apostilado de ensino etc.).
- Material didático
31%
47%
13%
8%
- Metodologia de ensino
57%
34%
6%
6%
3%
3%
- Conteúdos trabalhados em sala
55%
28%
3%
3%
13%
- Instrumentos para avaliar os(as) alunos(as)
46%
38%
12%
4%
4%
- Peso de cada instrumento de avaliação na nota final do(a) aluno(a)
45%
39%
12%
4%
4%
- Seleção de conteúdos usados nas provas
82%
15%
2%
1%

22 - INDIQUE SE AS SITUAÇÕES ABAIXO SE APLICAM OU NÃO AO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 1.300
Desconheço o projeto.
Não.
Sim.
- Seu conteúdo é discutido em reuniões
6%
6%
13%
81%
- Os(As) professores(as) participaram da sua elaboração
6%
6%
9%
85%
- Estabelece metas de aprendizagem
5%
5%
3%
3%
92%
- Considera os resultados de avaliações externas (Saeb, estaduais, municipais etc.)
6%
6%
6%
6%
88%
- Há metas de alcance de índices (Ideb, índices estaduais ou municipais)
6%
6%
6%
6%
88%

Percepção sobre alunos

23 - INDIQUE O QUANTO VOCÊ CONCORDA OU DISCORDA EM RELAÇÃO AOS SEGUINTES TEMAS ENVOLVENDO SEUS(SUAS) ALUNOS(AS) NESTA ESCOLA:

Total de respondentes: 1.303
Discordo fortemente.
Discordo.
Concordo.
Concordo fortemente.
- Respeitam os acordos estabelecidos em sala
1%
15%
69%
15%
- Chegam pontualmente
4%
4%
30%
57%
9%
- Estão sempre presentes às minhas aulas
1%
16%
66%
17%
- São respeitosos(as) comigo
4%
4%
59%
36%
- São respeitosos(as) com os(as) colegas da turma
1%
19%
67%
13%
- Interessam-se pela disciplina que leciono
1%
16%
69%
13%

Violência

24 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 1.304
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de bebida alcoólica
84%
16%
1%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola sob efeito de drogas ilícitas
81%
18%
1%
- Os(As) alunos(as) frequentaram a escola portando arma (revólver, faca, canivete etc.)
94%
5%
5%

25 - SOBRE OS FATOS LISTADOS ABAIXO, INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE OCORRERAM NESTA ESCOLA E NESTE ANO:

Total de respondentes: 1.305
Nunca.
Poucas vezes.
Várias vezes.
- Fui ameaçado(a) por algum(a) aluno(a)
96%
3%
3%
- Fui ameaçado(a) por familiares de alunos(as)
98%
1%
- Fui agredido(a) fisicamente por algum(a) aluno(a)
99%
1%
- Fui agredido(a) fisicamente por familiares dos(as) alunos(as)
100%
- Fui vítima de roubo com uso de violência
99%
1%
- Fui vítima de atentado à vida
99%
- Outro(a) profissional foi vítima de atentado à vida
96%
4%
4%
1%

Práticas Pedagógicas

26 - INDIQUE A FREQUÊNCIA COM QUE VOCÊ DESENVOLVE AS SEGUINTES PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NESTA TURMA:

Total de respondentes: 1.303
Nunca.
Uma vez por ano.
De 3 a 4 vezes ao ano.
Mensalmente.
Semanalmente.
Diariamente.
- Propor dever de casa
4%
4%
3%
3%
11%
55%
26%
- Corrigir com os(as) alunos(as) o dever de casa
3%
3%
2%
9%
51%
34%
- Desenvolver atividades em grupo, em sala de aula, para que os(as) alunos(as) busquem soluções de problemas
4%
4%
26%
45%
24%
- Desenvolver projetos temáticos com o objetivo de aprimorar as habilidades de trabalho em equipe
4%
4%
10%
30%
33%
15%
8%
- Solicitar que os(as) alunos(as) copiem textos e atividades do livro didático ou do quadro negro (lousa)
12%
1%
5%
5%
14%
37%
31%
- Estimular os(as) alunos(as) a expressarem suas opiniões e a desenvolverem argumentos a partir de temas diversos
1%
1%
6%
6%
28%
64%
- Propor situações de aprendizagem que sejam familiares ou de interesse dos(as) alunos(as)
1%
1%
5%
5%
14%
35%
45%
- Promover discussões a partir de textos de jornais ou revistas
2%
1%
10%
30%
39%
18%
- Propor atividades gramaticais relacionadas aos textos de jornais ou revistas
4%
4%
1%
8%
24%
45%
18%
- Promover a leitura e discussão de contos, crônicas, poesias ou romances
3%
3%
1%
4%
4%
21%
44%
27%
- Utilizar contos, crônicas, poesias ou romances para exercitar aspectos da gramática
5%
5%
1%
4%
4%
21%
43%
26%
- Utilizar revistas em quadrinhos como instrumento de aprendizado
12%
7%
20%
27%
22%
11%
- Fixar os nomes de conceitos gramaticais e linguísticos
6%
6%
1%
8%
19%
34%
32%
- Fazer exercícios para fixar procedimentos e regras
1%
1%
30%
68%
- Discutir se os resultados numéricos obtidos na solução de um problema são adequados à situação apresentada
1%
3%
3%
29%
66%
- Discutir diferentes modos para resolver problemas e cálculos
1%
3%
3%
28%
67%
- Lidar com temas que aparecem em jornais e/ou revistas, discutindo a relação dos temas com a matemática
4%
4%
1%
10%
28%
36%
20%
- Fornecer esquemas/regras que permitem obter as respostas certas dos cálculos e problemas
2%
1%
5%
5%
32%
60%
- Experimentar diferentes ações (coletar informações, recortar, explorar, manipular etc.) para resolver problemas
3%
3%
2%
8%
19%
37%
30%

Questionário Professores

Dependência Administrativa:
Tipo de escola:
Perfil
Recursos e Infraestrutura
Gestão e Participação
Gestão Pedagógica
Percepção sobre alunos
Violência
Práticas Pedagógicas