O portal QEdu promove o acesso aos principais dados da Educação Básica brasileira e de avaliações internacionais de forma rápida e simplificada,por meio de imagens e gráficos que facilitam sua compreensão. Nas nossas diversas plataformas, estão disponíveis os seguintes dados:
Percentual de crianças com aprendizado adequado em Matemática e Língua Portuguesa no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), além de recortes de cor/raça e nível socioeconômico.
Dados dos questionários realizados conjuntamente com o Saeb l trazem o perfil de secretários de Educação, diretores, professores e alunos. Práticas de estudo, ensino, percepções e ocorrências na escola também são temas abordados.
Informações sobre diversos aspectos das escolas brasileiras, como número de matrículas e professores por etapa.
Taxas de aprovação, abandono e reprovação.
Percentual de estudantes que reprovou dois anos ou mais.
Dados do principal indicador da qualidade da educação brasileira.
Informações do Censo Escolar sobre acessibilidade, alimentação, espaços físicos, serviços, tecnologias e equipamentos das escolas brasileiras.
Percentual de alunos fora da escola.
Percentual de escolas com medidor Educação Conectada e que possuem internet com velocidade adequada para uso pedagógico.
Percentual de professores concursados.
Percentual de escolas com Ideb calculado.
Quantidade de escolas técnicas, Ideb, aprendizado em Matemática, Aprendizado em Português, taxa de Reprovação e taxa de Abandono.
Artigos informativos sobre conceitos e indicadores relevantes da educação brasileira, como Ideb, Saeb, Enem e Censo Escolar.
Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA, na sigla em inglês) em disciplinas como Leitura, Matemática e Ciências.
Dados sobre a estrutura, o financiamento e o desempenho de sistemas educacionais dos países membros da OCDE, nações parceiras e integrantes do G20.
Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (TALIS, na sigla em inglês) avalia, por meio de questionários, o ambiente de ensino e aprendizagem, e as condições de trabalho dos professores e diretores nas escolas.
Perfil socioeconômico dos jovens brasileiro, sua situação de estudo e trabalho e relação com nível educacional, perfil socioeconômico e desigualdades de cor/raça, gênero e localização.