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Brasil Amazonas

Benjamin Constant

Amazônia Legal

Composição do Ideb

O Ideb é calculado como a média dos resultados padronizados do Saeb de português e matemática multiplicados pela taxa de aprovação do Censo Escolar.

 

Sem dados para o filtro aplicado.

Legenda

Fonte: Saeb/Ideb, INEP - 2023

Aprendizado adequado

Percentual de estudantes com nível de aprendizado considerado suficiente para a etapa (nível Proficiente ou Avançado no Saeb)

Sem dados disponíveis para este filtro.

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem.
Fonte: Saeb, INEP

Ioeb

O Índice de Oportunidade da Educação Brasileira (Ioeb) mede, em escala de 0 a 10, as oportunidades educacionais oferecidas no Brasil. Os extremos da barra laranja mostram a distância entre o maior e o menor Ioeb da região, a barra amarela mostra o intervalo que contém a maioria dos municípios, e a linha tracejada mostra a nota média da região. Entenda o Ioeb.

2021

Benjamin Constant

0
3.7
10

Amazonas

0
10

Brasil

0
10

2023

Benjamin Constant

0
4.02
10

Amazonas

0
10

Brasil

0
10

Fonte: Ioeb, Roda Educativa

O Ioeb mede, em escala de 0 a 10, as oportunidades educacionais oferecidas no Brasil. Os eixos mostram a posição da região em comparação à mediana nacional (nos Municípios) ou dos estados (nas UFs). O eixo vertical mostra as notas da edição atual e o eixo horizontal mostra a variação em relação a uma edição anterior. Entenda o Ioeb.

Fonte: Ioeb, Roda Educativa

Nível de equidade

Percentual de estudantes com aprendizado considerado suficiente para a etapa, entre diferentes grupos sociais

70%

Aprendizado

50%

Aprendizado

25%

Aprendizado

<

25%

Aprendizado

* A cor verde foi ancorada na Meta 3 do Todos Pela Educação, de que 70% dos alunos deveriam apresentar aprendizado adequado e a cor amarela de que ainda se está um pouco abaixo desse percentual. Já a cor laranja, na visão de que é insucesso se menos de 50% dos alunos demonstram aprendizado adequado. Por fim, a cor vermelha ilustra que a grande maioria dos alunos não apresenta um bom nível de aprendizagem. Saiba mais.

Fonte: Saeb, INEP - 2019

Permanência

SAIBA MAIS  

Percentual de crianças fora da escola em 2020.

Nascidos em 2003

Nascidos em 2004

Nascidos em 2005

≥ 95%
da geração matriculada
≥ 90%
da geração matriculada
≥ 85%
da geração matriculada
< 85%
da geração matriculada

Fonte: Indicador próprio calculado pelo Iede com base nos dados do Censo Escolar - 2020

Indicador de Não aprovação

Percentual de alunos reprovados ou que abandonaram a escola

Sem dados para o filtro aplicado.

Abandono

Ver mais

0,2%

<

1%

<

2%

2%

<

2%

<

5%

<

10%

10%

* As faixas de cores para taxas de abandono foram criadas de acordo com a visão de que, se alguns alunos abandonam na etapa inicial do Fundamental isso deveria representar um insucesso; e de que, nos anos finais e Ensino Médio, a rede de ensino deveria buscar que o abandono escolar fosse raro.

Indicador Taxa de Rendimento - Inep 2023

Reprovação

Ver mais

<

2%

<

5%

<

10%

10%

<

4%

<

10%

<

15%

15%

* As faixas de cores para taxas de reprovação foram criadas de acordo com a visão de que não deveria acontecer a reprovação nos anos iniciais; e de que nos anos finais a reprovação deveria ser uma política de exceção para pouquíssimos alunos.

Indicador Taxa de Rendimento - Inep 2023

Distorção idade-série

Percentual de alunos com 2 ou mais anos de atraso em relação à idade esperada para o ano em que estão matriculados, nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio da rede pública

Fonte: Indicador de Distorção idade-série - INEP, 2023

Infraestrutura

VER TUDO

Percentual de escolas do município com cada tipo de equipamento de infraestrutura.

9%

Escolas com Acessibilidade

99%

Alimentação fornecida

20%

TV

17%

Biblioteca*

6%

Láb. Informática

4%

Láb. Ciências

14%

Quadra de Esportes

21%

Água tratada (rede pública)

99%

Energia Elétrica (rede pública)

17%

Lixo com coleta periódica

3%

Esgoto (rede pública)

63%

Banda Larga

A equipe QEdu entende que é essencial a garantia de boas condições de funcionamento para todos e cada um dos alunos. Por isso, para os itens de acessibilidade, saneamento básico e condições elementares de infraestrutura, se marcou em vermelho todos os itens abaixo de 70%.

* A partir da definição do Inep, a biblioteca é um local composto por um acervo de livros e um profissional especializado, o bibliotecário.

Fonte: Censo, INEP - 2023

Enem por escola

Escolas públicas com maiores taxas de participação e maiores médias (critério de desempate)

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Média Geral
ESC EST INDIGENA PROFESSOR GILDO SAMPAIO MEGATANUCU

35% de taxa de participação

(56 participantes)

417 pts

ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DA IMACULADA CONCEICAO

22% de taxa de participação

(80 participantes)

447 pts

ESC EST INDIGENA CACIQUE MANUEL FLORENTINO MECURACU

2% de taxa de participação

(4 participantes)

399 pts

Fonte: Enem, INEP - 2019

Como é calculado o Ideb?

Com base no aprendizado dos alunos: a soma de português e matemática dividido por dois, multiplicado pelo taxa de aprovação que resulta na nota do Ideb.

Quadro como é calculado o ideb

Fonte: Ideb, INEP.

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São três tipos de formações que podem ser adaptadas à sua necessidade.

Saiba mais

Situação do municipio (rede pública)

Escolas

70

Alunos Matriculados

10.917

Professores

657*

Fonte: Censo, INEP - 2023
* A partir de 2021 os dados de professores são a soma da contagem dos Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio.

Destaques na sua região

Conheça as escolas e redes de ensino brasileiras que possuem destaque na condução da educação.

Total de crianças fora da escola

2.640

Total de crianças nascidas em 2003, 2004 e 2005.

430

Crianças fora da escola

Fonte: IBGE, INEP - 2020